sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ATENÇÃO!! Atendimento de Emergência aos usuários de saúde mental na Cidade do RJ

Atendimento de Emergência aos usuários de saúde mental na Cidade do RJ:

A Equipe do PSE - NSEC06 DESEJA A TODAS AS CRIANÇAS MUITA FELICIDADE E SAÚDE

Dia das Crianças

Ministério da Saúde reduz idade mínima para cirurgia bariátrica

 http://drauziovarella.com.br/
Ministério da Saúde reduz idade mínima para cirurgia bariátrica:

O Ministério da Saúde informou nessa quinta-feira (11/10/1988), Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, que vai reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no SUS.
A medida foi decidida após dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2009  apontarem aumento na taxa de obesidade entre adolescentes. Segundo o levantamento, 21,7% dos brasileiros entre dez e 19 anos estão com excesso de peso. Esse índice era bem menor em 1970, quando apenas 3,7% das pessoas nessa faixa etária eram obesas.
Além da cirurgia bariátrica, será oferecida também a cirurgia plástica reconstrutiva do abdômen, e o SUS deve incluir a intervenção para reparar esteticamente as costas e retirar excessos de pele.
Haverá reajuste nos valores  de cinco exames ambulatoriais pré-operatórios: endoscopia digestiva alta; ultrassonografia de abdômen total; ecocardiografia; ultrassonografia com doppler colorido de vasos e prova de função pulmonar completa com broncodilatador (espirometria).
Antes da cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos tem que passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, ele tem de fazer dieta, e somente se os resultados não forem positivos a cirurgia é recomendada.
Apenas  pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 40 podem ser submetidos à cirurgia, com exceção dos que sofrem de diabeteshipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade. Esses podem passar pelo procedimento com IMC entre 35 e 40.
O número de cirurgias bariátricas aumentou 200% no País em oito anos. Foram 1.773, em 2003 e 5.332 em 2011.  Nos três primeiros meses de 2012, já foram realizadas 1.286 cirurgias.

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 13 a 19 de outubro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 13 a 19 de outubro:
RAP DA SAÚDE: INSCRIÇÕES ABERTAS
Quer fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território? Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável? Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você? Aproveite! Se você tem entre 14 e 29 anos, mora em uma comunidade próxima a um dos oito polos do RAP da Saúde, é comunicativo, tem interesse pela área da saúde e deseja contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e de toda a cidade, vá em frente!  O RAP da Saúde está com inscrições abertas para o ciclo 2012-2014 até 15 de outubro. Se você mora em outra área da cidade do Rio de Janeiro, onde ainda não há um polo do RAP da Saúde, não se preocupe! Você também pode se cadastrar para participar da Iniciativa Juvenil – que promoverá encontros bimestrais de jovens e adolescentes para a construção compartilhada de soluções sociais. Saiba mais sobre o RAP da Saúde e acesse a ficha de inscrição.
SEMANA DA ALIMENTAÇÃO CARIOCA 2012
“Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. Este é o tema da Semana da Alimentação Carioca 2012, que acontece de 16 a 23 de outubro no Rio de Janeiro. A programação, promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Rio de Janeiro (Consea Rio), inclui debates, palestras e atividades para conscientização sobre a origem e a escolha dos alimentos, de sua produção à mesa. A abertura do evento será nesta terça-feira, 16 de outubro, às 14, na Praça Pio X, nº 119, 9º andar. Na quarta-feira, o Espaço do Servidor, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, abriga uma exposição de mudas e temperos, de 9h às 16. Além de aprender como fazer a compostagem doméstica, o público receberá mudas de plantas e materiais com dicas sobre alimentação saudável. A programação também inclui visitas à CEASA-RJ; ao Restaurante Cidadão da Cidade de Deus; à Fazendinha, na Penha; e a oficina de culinária Temperando Conceitos, dia 19, de 9h às 13h, no Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), em Botafogo. O encerramento do evento será no dia 23 de outubro, com o seminário Participação da Agricultura Familiar no Fornecimento para Alimentação Escolar no Município do Rio de Janeiro, de 13h às 16h, na Fazenda Modelo (Estrada do Mato Alto, 5.620, Guaratiba). Confira a programação completa da Semana da Alimentação Carioca 2012.
CHAMADA PÚBLICA DA FUNASA
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebe até quarta-feira, 17 de outubro, propostas de pesquisas aplicadas e estudos prioritários baseados nos projetos apresentados pelas Instituições de Ensino e Pesquisa, com vistas à produção de soluções técnicas sustentáveis, que serão incorporadas às ações desenvolvidas pela instituição. O edital contempla quatro áreas temáticas: Qualidade da Água para o Consumo Humano; Remediação Ambiental; Promoção da Saúde; e Saneamento Básico. Acesse o edital e saiba como submeter a sua proposta.
MULHER, CUIDE BEM DE VOCÊ!
De setembro a dezembro, o Instituto Noos promove gratuitamente Grupos Reflexivos de Gênero, para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, de meio-dia às 13h30 ou das 18h às 19h30. As incrições devem ser feitas  pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br. O Instituto Noos fica em Botafogo, no Rio de Janeiro (Rua Álvares Borgerth, 27). Baixe a cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero, do Instituto Noos.
SESSÃO DE SAÚDE
O tabagismo é tema da sessão de cinema que acontece nesta quarta-feira, 17 de outubro, a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova. A iniciativa, promovida pela Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde (Subpav), exibirá o documentário “Fumando Espero”, de Adriana L. Dutra. O filme aborda a trajetória de uma cineasta para abandonar o tabagismo e apresenta imagens e dados sobre a história do tabaco no mundo, além de depoimentos de médicos, especialistas, fumantes e ex-fumantes, como os atores Herson Capri, Ney Latorraca e Eduardo Moscovis.
Assista ao trailer de “Fumando Espero”

Criança no banheiro: todo cuidado é pouco

http://www.pediatriabrasil.com.br/Criança no banheiro: todo cuidado é pouco:
A melhor e mais simples maneira de se evitar acidentes no banheiro é fazer com que este seja inacessível sem a companhia de um adulto.
Isto pode ser ser feito com a instalação de uma trava na porta em uma altura que a criança não alcance. Além disso, é preciso se certificar de que a fechadura possa ser aberta pelo lado de fora, caso a criança se tranque dentro do banheiro.

Prevenir ainda é o melhor remédio

Afogamento

As crianças podem se afogar em apenas alguns centímetros de água, por isso nunca deixe uma criança sozinha no banho, nem por um momento. Se a campainha ou o telefone não podem esperar, envolva a criança em uma toalha e leve-a junto com você.
Cadeiras de banho e bóias são feitos para serem auxiliares no banho e NÃO previnem do afogamento o bebê que é deixado sem vigilância. Nunca deixe água na banheira, quando esta não estiver em uso.
Prevenir ainda é o melhor remédio

Traumas

Existem tiras e apliques antiderrapantes que podem ser aplicadas no fundo da banheira. Se você ainda não tem a banheirinha, vale a pena pensar em comprar uma cujo piso já seja antiderrapante.
Outra potencial causa de acidentes é a torneira de água. É prudente utilizar algo que evite que o bebê machuque a cabecinha na torneira, caso realize algum movimento brusco.
Tenha também o hábito de fechar a tampa do vaso sanitário. Uma criança curiosa pode perder o equilíbrio, cair dentro e se machucar.

Queimaduras

Para evitar queimaduras, a temperatura da água deve ser de cerca de 37ºC, variando um pouco para mais ou para menos de acordo com a época do ano. Coloque primeiramente a água fria, e vá temperando com a água quente.
SEMPRE teste a temperatura da água ANTES de colocar o bebê no banho.
Existem termômetros próprios para testar a temperatura da água, mas com um pouquinho de prática dá para controlar manualmente.
Quando a criança tem idade suficiente para controlar as torneiras, ensine-a a abrir sempre a água fria antes da quente.

Intoxicações

Armazene todos os medicamentos e cosméticos em lugar alto e fora do alcance da criança, de preferência em um armário fechado. Lembre-se que até mesmo os frascos com tampa de segurança não são infalíveis. Portanto, não arrisque.

Choque elétrico

Se você utiliza aparelhos elétricos no banheiro, como secadores de cabelo e máquinas de barbear, não se esqueça de desligá-los e guardá-los em um armário com chave, quando não estão em uso. O melhor mesmo é usá-los em outro cômodo, onde não haja água.

Leia também:

Preparando o banho do bebê
É hora do banho
Balde de banho para recém-nascido
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: Stock.xchng, benedeki
Última atualização: 12/10/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.