quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Hábitos alimentares saudáveis devem começar na infância

 http://www.blog.saude.gov.br/
Hábitos alimentares saudáveis devem começar na infância:
O que fazer para as crianças consumirem alimentos saudáveis? Como deve ser o preparo da lancheira? Hábitos alimentares corretos são determinantes nesta fase e contribuem para que no futuro as crianças não desenvolvam doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade.
Segundo a coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, é importante que os pais sejam exemplos para os filhos e evitem alimentos gordurosos, biscoitos e guloseimas. “Temos um grande número de crianças com colesterol alto e sobrepeso. É importante reforçar que dentro de casa, crianças devem ser estimuladas a ter alimentação equilibrada com leite, pães, frutas da época, verduras. O recomendado é reduzir o consumo de frituras e refrigerante durante a semana”, destaca Tatiana.
O período escolar é um momento determinante para os pequenos adquirirem hábitos saudáveis.Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, os ministérios da Saúde e da Educação trabalham em parceria para fortalecer o Programa Saúde na Escola, que leva médicos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde à rede pública de ensino para aconselhamento nutricional e orientação de saúde. Já foram atendidos 12 milhões de estudantes em 56 mil escolas de 2.495 municípios.

Foto: Corbis Images
A coordenadora Tatiana Coimbra ressalta, também, que para os passeios em família, onde está previsto um lanche fora de casa, o ideal é levar frutas, sucos naturais e sanduíches preparados em casa. “Quando isso não é possível, os pais devem dar preferência a alimentos preparados na hora, como carnes grelhadas. Para evitar contaminações, devem evitar hortaliças cruas, dar preferência a verduras cozidas”, ensina.
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.
Dez Passos para uma Alimentação Saudável - O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos – Dez Passos para uma Alimentação Saudável, foi elaborado pela coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde para os profissionais de atenção básica para orientar às mães e cuidadores quanto à alimentação saudável das crianças brasileiras menores de 2 anos. É importante que a criança desde cedo coma frutas, verduras e legumes variados, para receber maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis que perduram por toda a vida adulta. O ideal é oferecer duas frutas diferentes por dia, com preferência às frutas da estação, principalmente as ricas em vitamina A, como as amarelas ou alaranjadas e que sejam cultivadas localmente.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

Rede Cegonha ajuda na prevenção de violência contra criança

 http://www.blog.saude.gov.br/
Rede Cegonha ajuda na prevenção de violência contra criança:
De acordo com o Artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. Entretanto, causas externas (acidentes e violências) ainda são consideradas um grave problema de saúde pública, que demandam esforços conjugados de governo e sociedade. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), acidentes e violências são a primeira causa de óbito de crianças a partir de um ano de idade.
O Ministério da Saúde, em cumprimento à determinação do estatuto e preocupado com esse dado alarmante, criou a Linha de Cuidado: Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz, que faz parte da Área Técnica da Criança e Aleitamento Materno. O objetivo é formular diretrizes, estratégias e metodologias para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal nas ações de prevenção de acidentes e violências, assim como prestar atendimento integral à saúde de crianças e suas famílias com direitos violados.

Foto: Laurent Hamels/PhotoAlto/Corbis
A coordenadora substituta da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, explica que o programa Rede Cegonha, além de atender a gestante, também tem prestado assistência nos casos de violência contra a mulher e a criança. “Sabemos que existe um certo receio em se fazer uma denúncia, de se notificar um caso de violência. Por isso o Ministério da saúde vem capacitando profissionais de saúde de todo o país na linha de cuidado. Assim, as maternidades da Rede Cegonha também servem como referência para as mulheres, caso sejam vítimas de violência”, destaca Tatiana.
Para orientar os gestores e profissionais de saúde para a intervenção e o cuidado de crianças em situação de violências, o Ministério da Saúde elaborou dois documentos: Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências: orientação para gestores e profissionais de saúde e Metodologias para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências. As publicações estimulam os gestores e profissionais de saúde a desenvolverem ações de prevenção contra a violência e alertam sobre a vulnerabilidade e o risco de violência contra crianças e adolescentes. Os profissionais também são orientados sobre como agir caso haja a necessidade de realizar a notificação. “Normalmente dentro de uma casa onde uma mulher é violentada, muitas vezes a criança também é violentada. E o profissional de saúde está ciente sobre como agir nesses casos”, explica a coordenadora substituta.
O programa Rede Cegonha assegura que a gestante tenha direito a acompanhante na hora do parto. Tatiana Coimbra finaliza destacando a importância desta ação. “A possibilidade de o pai acompanhar toda a gestação, até a hora do parto, diminui a possibilidade de ele praticar qualquer tipo de violência tanto contra a mãe quanto à criança no futuro”, ressalta.
Rede Cegonha - Para dar a assistência necessária às gestantes e seus filhos, o Ministério da Saúde lançou, em março de 2011, a estratégia Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.
Para ter acesso à Rede Cegonha, basta a gestante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O Ministério da Saúde também lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. Com o apoio do Unicef, o guia é ilustrado pelo cartunista Ziraldo e apresenta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe. Foi lançado também o Cordel Rede Cegonha, com ilustrações e versos que mostram tudo o que a Rede Cegonha oferece.
Ilana Paiva/ Blog da Saúde

Ações da Saúde ajudam a reduzir mortalidade infantil

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ações da Saúde ajudam a reduzir mortalidade infantil:
No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças e nada melhor para aproveitar este momento do que reforçar os cuidados de saúde dos pequenos. O Ministério da Saúde, por meio da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolve várias ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança com o objetivo de elevar, cada vez mais, os índices de redução da mortalidade propostas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso porque, o Brasil já superou a meta do milênio de 2015, sendo um dos cinco países que conseguiram atingir a redução da mortalidade quatro anos antes do previsto.
Segundo a coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, toda ação desenvolvida para as crianças até os dois anos de idade está inserida na estratégia Rede Cegonha. “Quando falamos dos cuidados da gestante desde o momento do pré-natal, do nascimento do bebê, até os dois anos estamos pensando na questão da mortalidade infantil. Orientações adequadas dos profissionais de saúde às mães e a amamentação são medidas essenciais para contribuir, ainda mais, na redução das taxas”, afirma Tatiana Coimbra.

Foto: Corbis Images
Há evidências de que o aleitamento materno é a estratégia isolada de maior impacto na  mortalidade na infância, com capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltadas para a família, a gestante e a criança, como por exemplo, o Programa de Qualificação das Maternidades, realizado na Amazônia Legal e no Nordeste e que inspirou a Rede Cegonha. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva.
“O País está em destaque por ter conseguido diminuir a mortalidade infantil. Além da Política Nacional de Amamentação, temos também o Programa Nacional de Imunização, a expansão da estratégia Saúde da Família e a ação Brasil Carinhoso que trabalham em conjunto. Esperamos que nos próximos anos com todas estas ações integradas consigamos levar a taxa de mortalidade infantil a um dígito. Este é o nosso maior desafio”, ressalta Tatiana.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou no último dia 20 de setembro, em Brasília, o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”. O documento é um sinal de comprometimento do governo brasileiro em ajudar países que enfrentam dificuldades para alcançar os índices de redução da mortalidade na infância propostos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODB).
Rede Cegonha – A Rede Cegonha orienta as mães, durante o pré-natal, sobre como amamentar seu bebê, a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e sobre continuar amamentando a criança até os dois anos ou mais. A Rede Cegonha também traz em suas ações a promoção da amamentação na primeira hora de vida e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê por meio do contato pele a pele logo após o nascimento. O primeiro ano de funcionamento da estratégia também permitiu a redução de 21% dos óbitos maternos.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

Vai comprar presente para o seu filho? Preste atenção nos aspectos de segurança do brinquedo

 http://www.blogdasaude.com.br/
Vai comprar presente para o seu filho? Preste atenção nos aspectos de segurança do brinquedo:
O Dia das Crianças está próximo e você quer garantir o melhor presente para o seu filho. Não é verdade? Pensando nisso, preparamos este post com alguns detalhes importantes que você deve prestar atenção antes de comprar o brinquedo. A primeira providência é comprar sempre os produtos com o selo de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e com um selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade (IQB, Falcão Bauer).
Confira abaixo diversos aspectos importantes para garantir a segurança da criançada, de acordo com o PROCON:
–> Não compre os compostos por materiais que se quebrem facilmente, ou que tenham cordões longos que possam ser enrolados no pescoço, cantos pontiagudos ou afiados.
–> Nem bichos de pelúcia com o pelo muito comprido e que se solte facilmente, pois poderão causar alergias. Pelo mesmo motivo, não encha o quarto do bebê de bichos de pelúcia, que acumulam pó.
–> Não deixe que seu filho menor mexa com produtos de crianças maiores, como jogos de botão ou bolas de gude.
–> Verifique as costuras dos bonecos, para garantir que o enchimento não se soltará facilmente. Também se os olhos dos bichinhos de pelúcia estão firmemente pregados, para evitar que sejam engolidos.
–> Brinquedos para menores de três anos não devem ter peças muito pequenas, que possam ser engolidas ou aspiradas.
–> Embalagens não podem conter grampos, pregos ou parafusos, e os sacos plásticos têm que ser descartados rapidamente, para não sufocar.
–> Revise periodicamente os brinquedos da casa para jogar fora os que tenham defeitos e que possam se tornar perigosos.
–> Fique por perto quando seu filho brincar com balões de látex (bexigas). Quando estourados, eles viram pedaços que podem ser levados à boca.
–> Evite comprar brinquedos com pilhas e baterias pequenas, pois podem ser retiradas e engolidas.
–> Não deixe que a garotada se divirta com joguinhos com dardos, flechas e projéteis, pois são capazes de ferir gravemente os olhos.
–> Ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição dos pequenos. Com cheiro e forma que imitem alimentos podem levar a criança a engoli-los. De tecidos devem ser laváveis, com instruções de uso e etiqueta indicando sua composição.
–> Cordas ou cabos também não são indicados para crianças, pois, acidentalmente, poderão enrolá-los no pescoço com força.
–> Se o seu filho for menor de 10 anos, não o presenteie com brinquedos que simulem experiências químicas. Ele pode ingerir as substâncias do “minilaboratório”.
–> Evite os andadores, pois podem tombar e fazer a criança bater a cabeça no chão. Segundo estudo realizado pela PROTESTE e pela Associação Médica Brasileira, em São Paulo, a maioria das vítimas de acidentes com brinquedos tem cinco anos ou menos.
Garanta a segurança do seu filho, não compre produtos sem o selo de segurança do Inmetro e preste atenção na idade recomendada.

Cidade inteligente precisa de agente integrador

 http://www.uppsocial.org/
Cidade inteligente precisa de agente integrador:
A presidente do Instituto Pereira Passos, Eduarda La Rocque, participou na semana passada de uma mesa redonda sobre cidades sustentáveis promovida pelo 15º Etransport, congresso sobre transporte de passageiros da Fetranspor que teve como tema “Mobilidade Inteligente”. No encontro, Eduarda apresentou o planejamento da UPP Social, coordenada pelo instituto, para aumentar o grau de integração da cidade.
Eduarda apresentou o IPP como um agente integrador também de políticas públicas que podem viabilizar a redução de desigualdades. “Depois dos processos de pacificação, descobriu-se que precisávamos de mais informações sobre as áreas para poder levar serviços de forma adequada. Para se ter uma ideia, a densidade demográfica média no município do Rio é de aproximadamente 100 habitantes área territorial, nas áreas pacificadas essa média sobe para 300 e só na Rocinha o número é de 800”, comentou.
Para o sucesso do programa, a presidente do IPP destacou a importância do que chama de PPP3, parcerias público-privada com o terceiro setor, organizações sem fins lucrativos e não governamentais.
O coordenador da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Maurício Broinizi, falou sobre o programa Cidades Sustentáveis, que tem o objetivo de oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Ele disse que uma agenda completa sobre sustentabilidade urbana, com  indicadores e bons exemplos nacionais e internacionais, foi oferecida aos candidatos à prefeituras nessas eleições. Durante a campanha, eles assinaram uma carta-compromisso com o programa.
“Apresentamos aos candidatos boas práticas, na Europa e no país. São referências para contribuir com os nossos planejamentos locais. Uberlândia, por exemplo, é uma cidade com transporte público 100% acessível. O que aconteceu? O número de portadores de necessidades especiais com carteira assinada subiu consideravelmente. O número de pessoas com de necessidades especiais empregas está estimado em 10 mil pessoas nessa cidade”, ilustrou Maurício Broinizi.
A vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Mariana Meirelles, apresentou uma projeção do país em 2050 em termos de mobilidade urbana. A apresentação mostrou um cenário otimista, com um Brasil de cidades integradas, uma potência verde com 260 milhões de pessoas vivendo com qualidade. Segundo o exercício do CEBDS, graças ao legado da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, até 2020 o país e principalmente o Rio de Janeiro darão um salto em mobilidade urbana. “O Rio de Janeiro está evoluindo. Ainda tem um longo caminho a percorrer. Precisamos enriquecer esses bancos de ações no país. Tudo passa por uma mudança de cultura”, disse Mariana.
A gerente de Responsabilidade Social da Fetranspor, Márcia Vaz, expôs a atuação de sua área em todo o estado do Rio. O encontro foi mediado por Alda Marina Campos, do Instituto Pares.

Desenvolvimento Infantil: Propostas

 http://porvir.org/
Desenvolvimento Infantil: Propostas:
Para finalizar as publicações sobre o encontro com o Secretário de Assuntos Estratégicos  da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, apresentamos um resumo de todas as propostas levantadas no evento, que aconteceu no dia 10 de agosto, em São Paulo. Os participantes apontaram proposições para melhorar o atendimento à primeira infância, envolvendo o poder público, os profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil, as próprias crianças e toda a sociedade.
Mas o diálogo não acaba aqui. O objetivo é que essas ideias seja compartilhadas, ganhem desdobramentos e possam inspirar um maior número de atores sociais. Aproveite para compartilhar também a sua proposta!
Confira o vídeo geral do encontro:

SHOW DAS CRIANÇAS

 http://nonacre.blogspot.com/
SHOW DAS CRIANÇAS:

A Fundação Planetário em parceria com a Globo Rio e a Secretaria Municipal de Educação preparam uma grande festa para animar a Cidade das Crianças, em Santa Cruz. 

O Show da Criança 2012 inclui brincadeiras, diversão e muita ALEGRIA para toda a família.

 O evento será no dia 12 de outubro, às 10h e a entrada é gratuita. Não percam! 

NOVOS PRAZOS E REGRAS PARA EXAMES NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

 http://cvasrio.blogspot.com/
NOVOS PRAZOS E REGRAS PARA EXAMES NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:
clique aqui para
ampliar a imagem
clique aqui para
ampliar a imagem


ATENÇÃO - MULHERES E DIREITOS

 http://elosdasaude.wordpress.com/
MULHERES E DIREITOS:
Com informações da Unaids


A vulnerabilidade de mulheres que sofrem violências à infecção pelo vírus HIV é o mote da campanha Mulheres e Direitos, promovida em todo o mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2012 chega à sua segunda edição. O objetivo é conscientizar a sociedade para a redução da violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero e a saúde feminina. A iniciativa foi lançada em Brasília nesta terça-feira, 09 de outubro, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a União Europeia e a Presidência da Câmara dos Deputados.
“De modo similar à violência homófobica, a violência contra a mulher é inaceitável e deve ser coibida. Além de violar direitos humanos básicos, em ambas as circunstâncias, é fator acrescido de vulnerabilidade à infecção pelo HIV. A existência de norma legal é necessária, mas não suficiente, para que se possa alcançar um ambiente social favorável; é imprescindível a mobilização de modo permanente de toda a sociedade com vistas ao alcance desse objetivo”, afirma Pedro Chequer, coordenador da UNAIDS no Brasil.
O material da campanha estará disponível em português, inglês, espanhol e também em tikuna – idioma indígena falado por mais de 30 mil pessoas no Brasil. “Pela primeira vez temos uma campanha com uma versão em tikuna. Esta decisão repousa na perspectiva de respeito aos direitos de cidadania; os povos indígenas devem ser cada vez mais objeto de respeito cultural e pleno exercício do direito à informação em seu próprio idioma. Materiais educativos em HIV também vêm sendo elaborados pela UNESCO em outros idiomas de povos indígenas do Alto-Solimões”, diz Chequer.
Assista aos vídeos da campanha Mulheres e Direitos
Disque 180 - A Central funciona com atendentes capacitadas em questões de gênero, políticas do Governo Federal para as mulheres, enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente,no recebimento e acolhimento às mulheres. Elas utilizam um banco de dados com mais de 260 perguntas e respostas elaboradas com base nas informações disponíveis na Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e em todas as denúncias já recebidas por sua Ouvidoria. A capacitação das atendentes foi desenvolvida em parceria com o Instituto Patrícia Galvão (SP).
A criação da Central atende a uma antiga demanda dos movimentos feministas e de mulheres e de todos aqueles que atuam no contexto de mulheres em situação de violência. Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central fornecerá orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. Ela será informada sobre seus direitos legais, os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso, dentre eles as delegacias de atendimento especializado à mulher, defensorias públicas, postos de saúde, instituto médico legal para casos de estupro, centros de referência, casas abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.
As beneficiárias diretas desse serviço são as mulheres, mas o enfrentamento à violência contra a mulher repercute positivamente sobre toda a sociedade. Com a Central de Atendimento, todas as mulheres poderão receber atenção adequada quando em situação de violência, sem nenhuma exposição, pois o sigilo é absoluto e a identificação será opcional. Mas não só as mulheres que podem acionar os serviços. Homens que queiram fazer denúncias de casos de violência contra a mulher serão bem acolhidos.  A Central de Atendimento à Mulher é uma parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e as empresas Embratel, Eletronorte, Eletrobrás, Furnas e do Disque Denúncia do Rio de Janeiro (Fonte: Ministério da Saúde).
Saiba mais:
>> Folheto da campanha Mulheres e Direitos
>> Cartilha Direitos da Mulher – Prevenção à Violência e ao HIV/Aids
>> Cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero
>> Delegacias especializadas em atendimento à mulher do Estado do Rio de Janeiro
 

Tudo Sobre Matrícula 2013

 http://oficinasdeblogs2012.blogspot.com/
Tudo Sobre Matrícula 2013:
Matrícula 2013

MATRÍCULAS 2013
(clique depois nos links ao lado esquerdo da página do GoogleDocs para saber: Organização de Turmas 2013, Normas de Matriculas 2013, Calendário de Matriculas 2013 e Calendário de Matriculas 2013).
Agradecimento ao Jorge O Viriato.

Professor tem 50 minutos por dia para inspirar aluno

 http://porvir.org/
Professor tem 50 minutos por dia para inspirar aluno:
Ela teria sido administradora de empresas caso tivesse seguido os conselhos de um ex-chefe. Mas decidiu seguir o sonho de menina: ensinar. Fez faculdade de Letras. Passou em um concurso público e optou por dar aulas em uma escola onde pudesse “fazer diferença”. O destino escolhido foi a escola estadual professor Sérgio da Costa – que, em 2008, foi considerada a pior escola segundo o Idesp (Índice de avaliação do governo). “Enquanto os políticos disputam minutos no horário político para impactar a sociedade, os 50 minutos que o professor tem em sala de aula precisam e devem fazer a diferença na vida dos alunos”, diz Sandra Modesto, 34.
A instituição, na época de Sandra, fazia parte das chamadas escolas de lata e trabalhava com turmas lotadas em quatro períodos diferentes. Preocupada em levar a leitura para os alunos e para comunidade do Tremembé – bairro de periferia da zona norte de SP –, a professora criou um projeto de leitura em que por meio de trechos de livros eram trabalhados conteúdos obrigatórios como gramática ou interpretação de texto.

crédito Timolina / Fotolia.com

O projeto se expandiu e os alunos passaram não apenas a ler os conteúdos de outros autores, mas também começaram a produzir os próprios textos. “Criamos um jornal quinzenal para que os alunos pudessem escrever colunas e artigos”, afirma. A iniciativa tomou corpo e outras turmas passaram a colaborar. Os alunos montaram uma equipe com chefe de redação, colunistas e repórteres. “Numa comunidade com leitura muito inferior a necessária, eu vi um grupo de crianças com 12 anos, em média, se tornarem os ídolos por escrevem sua história.”
No entanto, a maior experiência de Sandra foi, sem dúvida, a confecção coletiva de um livro inspirado em um dos artigos de seus alunos. Luan Cardoso, na época com 12 anos, escreveu um conto que encantou a professora. “Sugeri que ele transformasse o artigo em livro e ele riu: ‘Como posso professora? Sou pobre e tenho 12 anos.’” Aquilo foi o impulso que Sandra precisava para notar que havia uma barreira muito maior no processo de ensino: autoestima dos jovens.
crédito Divulgação
A professora Sandra Modesto entre os alunos Matheus Mendes, Luan Cardoso e Paulo Giordano
O que era um mera ideia ganhou forma. O garoto se uniu a outros colegas da mesma idade, Matheus Mendes, Paulo Giordano e Thaís Mariano – que há mais de um ano não faz mais parte da trupe –, para escrever, coletivamente, o livro. Sob orientação de Sandra, a história foi sendo escrita em um caderno a oito mãos durante três meses. O resultado foi a publicação O Segredo dos Amuletos, com 186 páginas. Uma história de aventura inspirada nos ídolos dos jovens na época, Happy Potter e Senhor dos Anéis.
“Muitas pessoas falam que a educação pública não dá certo, que o aluno não aprende e não quer aprender, que classes sociais não mudam. Eu não acredito nisso. Prefiro acreditar no meu trabalho”
Em 2009, por conta de uma melhora significativa das notas da escola, Sandra recebeu um bônus de R$ 4 mil pago, pelo Idesp e, “em vez de investir o dinheiro na troca do carro”, tirou mais R$ 1 mil do bolso para imprimir 1.000 exemplares do livro. “A publicação, a revisão e o tempo que gastei ajudaram a resgatar o amor e a autoestima da comunidade escolar. Servimos de exemplo para uma multidão de alunos da escola pública”, afirma. O sucesso do livro chegou a Secretaria de Estadual de Educação e a segunda publicação dos jovens, O Segredo dos Amuletos – Testando Todos os Limites, teve tiragem de 500 exemplares bancada pelo órgão e distribuída para salas de leitura de escolas públicas da cidade.
Os autores já participaram de duas últimas bienais do livro, em São Paulo, e da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), no Rio de Janeiro. Atualmente, cursando o ensino médio como bolsistas em colégios privados, os jovens estão escrevendo o terceiro livro da série, que pretende atingir a dez edições. “Muitas pessoas falam que a educação pública não dá certo, que o aluno não aprende e não quer aprender, que classes sociais não mudam. Eu não acredito nisso. Prefiro acreditar no meu trabalho”, diz.
De volta ao berço
Casada e mãe de três filhos, há um ano, Sandra aceitou o cargo de coordenadora pedagógica na escola estadual Pedro de Moraes Victor, perto da casa onde mora, na zona norte de SP. O convite teve um gosto especial. Voltar ao seu berço de estudos: Sandra foi aluna do 1o ao último ano do ensino fundamental. Hoje, como coordenadora,  afirma estar confiante e segura com seu novo projeto. “Quando cheguei, a biblioteca estava desativada e os alunos chamavam a escola de Pedro ‘Maloca’. É um novo desafio e que estou instigada a vencer. Quero levar luz a quem precisa, dar a mão a esses professores e seguirmos unidos para aumentar a autoestima dos jovens”, afirma.

Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro:

Educação para o trânsito.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Educação para o trânsito.:
    Os alunos de Educação Infantil da professora Virgínia, aprenderam sobre educação para o trânsito, cores, gentileza e arte. A professora apresentou as regras de trânsito, falou da simbologia das cores no semáforo. brincaram de carrinho, conversaram sobre travessia segura, confeccionaram semáforos na aula de artes. Foi uma festa e os alunos  aprenderam brincando.