sábado, 6 de outubro de 2012

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 08 a 14/10/2012

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 08 a 14/10/2012:

Aviso E/SUBG/CIN de 05/10/2012 (D.O. Rio nº 139 de 05/10/2012 – p. 58 a 64).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto n.º 30863 de 02 de julho de 2009, divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 08 a 14 de outubro de 2012.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)
  

Into faz apelo aos voluntários para doarem sangue no Hemorio

 http://www.blog.saude.gov.br/
Into faz apelo aos voluntários para doarem sangue no Hemorio:
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) faz um apelo aos voluntários para ajudar a aumentar os estoques de sangue do Hemorio, que registrou o menor número de doações no mês de setembro, devido ao frio e às chuvas, afetando o abastecimento em vários hospitais do Rio de Janeiro.
Chefe da Unidade Transfusional do Into, a médica Fernanda Azevedo Silva informa que o hospital sentiu bastante essa queda. “Piorou muito no fim do mês porque recebemos uma quantidade bem menor. Necessitamos de 30 bolsas de sangue por dia, 150 por semana. Por isso, precisamos que todos colaborem de forma regular fazendo a doação no Hemorio direcionada ao Into”, disse.
Segundo informações do Hemorio, foram cerca de cinco mil doações no período, sendo que a média mensal fica em torno de oito mil. A população está sendo convocada a comparecer e doar sangue regularmente para evitar quedas nos estoques como esta. A unidade necessita de qualquer tipo sanguíneo, principalmente, os do tipo O, utilizados em situações emergenciais.
O Hemorio é responsável pela distribuição de sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as emergências, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, número 8, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue (0800 282 0708).
Para ser um candidato, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Jovens com 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
Fonte: Into

Sistema Único de Saúde deve atender 40 mil pacientes com Alzheimer em 2012

 http://www.blog.saude.gov.br/
Sistema Único de Saúde deve atender 40 mil pacientes com Alzheimer em 2012:

Foto: Rubberball/Rubberball/Corbis
O Sistema Único de Saúde (SUS) já está distribuindo o medicamento Rivastigmina, indicado para o tratamento do mal de Alzheimer, doença que afeta gravemente a atenção, percepção, memória, raciocínio e fala. A Rivastigmina é oferecida à população gratuitamente desde 2002, mas a compra era feita pelos estados, com dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde.
Para o diretor do departamento de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Nascimento, a distribuição do medicamento Rivastigmina, feita pelo Ministério, vai facilitar o acesso das pessoas ao tratamento de Alzheimer: ”O Ministério da Saúde, adquirindo e distribuindo para os estados, nós vamos atender todas as demandas dos estados. Nós temos estoques estratégicos que os estados podem solicitar a qualquer momento, então eventualmente algum paciente diagnosticado recentemente, ele pode muito rapidamente acessar o medicamento porque o Ministério repõe aos estados de maneira muito ágil.”
Além da rivastigmina, outros três tipos de remédio contra o mal de Alzheimer são oferecidos pelo SUS. O diretor do departamento de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Nascimento, conta que os remédios melhoram a vida dos pacientes, retardando o avanço da doença. Mas José Miguel explica que os médicos, cuidadores e demais profissionais de saúde precisam estar preparados para aplicar o tratamento de forma adequada. ”A principal preocupação é que os médicos e os cuidadores conheçam a doença, que é importante e precisa ser diagnosticada precocemente, tratada de forma correta, para que o medicamento possa fazer efeito dentro daquilo que está esperado.”
A rivastigmina e os outros três tipos de medicamentos para tratar o Alzheimer são oferecidos gratuitamente pelo SUS para todos os pacientes cadastrados na rede pública de saúde que forem diagnosticados com a doença. Com a distribuição dos remédios pelo Ministério da Saúde, a previsão do Governo Federal é atender cerca de 40 mil pacientes até o final deste ano.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde