quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FIQUE LIGADA- Planeja engravidar? Então, preste atenção na prevenção da anencefalia

http://www.blogdasaude.com.br/
Planeja engravidar? Então, preste atenção na prevenção da anencefalia:
As estatísticas mostram que 1 em cada 1.000 bebês nascem no Brasil com defeito do fechamento do tubo neural (DTN) – má formação no feto que pode acarretar em anencefalia ou em espinha bífida.
Consumir ácido fólico somente depois da notícia da gravidez pode não ocorrer em tempo de prevenir eficazmente esses graves problemas de fechamento do tubo neural, alerta a cartilha da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO.
Prevenção - a suplementação do ácido fólico, nas quantidades indicadas por várias publicações científicas internacionais e nos períodos ideais, previne em até 75% dos casos a ocorrência de DTN. A recomendação é que a suplementação comece, no mínimo, 30 dias antes da data em que a mulher planeja engravidar e seja mantida pelos três primeiros meses de gestação.
Anencefalia – é um defeito caracterizado pela ausência da calota craniana e da pele que a recobre, sendo que o cérebro fica exposto. Secundariamente pode sofrer degeneração, sendo incompatível com a vida fora do útero.
Ácido Fólico – é uma vitamina do complexo B e atua no processo de multiplicação das células e na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina. Sua forma natural, o folato, pode ser encontrada em vegetais de folhas verde escuras, como couve, brócolis e espinafre. No entanto, sua biodisponibilidade é afetada por fatores como modo de preparo do alimento. Por isso, sua forma sintética (ácido fólico) é a alternativa mais eficaz e prática para a mulher nos dias de hoje.
Quais são os fatores de alto risco?

Leia a cartilha AQUI
Gravidez anterior de filho com diagnóstico confirmado de DTN;
Uso de medicamentos anticonvulsivantes;
Diabetes insulinodependente;
Uso de medicamento antagonista de folato (metotrexate, sulfonamidas, etc);
Obesidade ou sobrepeso;
Síndromes de má absorção, como cirurgias de redução de estômago;
Exposição a altas temperaturas no início da gravidez (por exemplo, febre alta);
Baixo nível socioeconômico.
As recomendações da FEBRASGO baseiam-se na revisão de pesquisas publicadas na literatura científica global e considerou pareceres e estudos de especialistas e de sociedades médicas nacionais e internacionais.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL GENERAL OSÓRIO

O CMS FAZENDA BOTAFOGO referência da ESCOLA MUNICIPAL GENERAL OSÓRIO realizou atividade de orientação, escovação, avaliação epidemiológica  e distribuição de kits de escovação dentária.
 Os alunos foram informados sobre a importância da boa higiene bucal na prevenção de doenças.



PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

ATENÇÃO - McDonald’s exibirá calorias de hambúrguer em letreiro

 http://www.blogdasaude.com.br/
McDonald’s exibirá calorias de hambúrguer em letreiro:

Imagem/site
A rede de fast food McDonald’s passará a indicar a quantidade de calorias de seus produtos também nos letreiros luminosos que são afixados como menu acima do caixa em seus restaurantes.
A decisão, que vale para toda a América Latina, começa a valer em março de 2013, e deve estar concluída até junho do mesmo ano.
Ou seja, ao lado da opção Big Mac, o sanduíche mais famoso da marca, constará, além do preço, o indicativo de que ele contém 491 calorias. Quem optar por complementá-lo com batatas fritas médias e um refrigerante de 500 ml consumirá ainda cerca de 490 calorias a mais. Praticamente metade da média recomendada por dia para um adulto.
Outras medidas – no ano passado, houve uma redução média de 10% no teor de sódio de pães, McNuggets, queijo e ketchup, e o teor de açúcar adicionado aos sucos de frutas caiu quase pela metadde (40%).
Hoje, no Brasil, o McDonald’s já exibe a quantidade de calorias dos alimentos nas lâminas de bandejas, em guias, folhetos e em seus sites na Internet.

Calorias

Alguns dos principais alimentos disponíveis no McDonald’s:
  • Big Mac: 491 calorias
  • Big Tasty: 839 calorias
  • Qraterão: 533 calorias
  • Cheddar McMelt: 481 calorias
  • McFish: 362 calorias
  • McChicken 439 calorias
  • McFritas pequena: 206 calorias
  • McFritas média: 288 calorias
  • McFritas grande: 412 calorias
  • McLanche Feliz:
  • Com cheeseburguer, suco pequeno e batata frita: 492
*Com informações da Folha de SP 

FIQUE SABENDO - Saúde da Criança: Chupar os dedos pode ser estresse emocional

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde da Criança: Chupar os dedos pode ser estresse emocional:

Foto: Corbis Images
Chupar o dedo é um hábito de quase todos os bebês. Segundo o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, o hábito aparece naturalmente e faz parte do desenvolvimento dos pequenos. No entanto, muitas crianças continuam com a mania após os dois anos de idade.
A professora Sanya da Glória sabe bem disso. ”Minha filha Maria Clara, ela chupa o dedo desde os dois anos, ela está completando seis anos e não larga o dedo de jeito nenhum. É o tempo todo, se não estiver com o dedo é chorando”.
Após os dois anos de idade, chupar o dedo pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes. De acordo com Bonilha, grande parte das crianças com mais de dois anos que ainda chupam dedo pode estar com estresse emocional, por causa do nascimento de um irmão, por exemplo. Paulo Bonilha, dá dicas aos pais para resolver o problema nesses casos: ”Se tem alguma situação que está levando a criança a se sentir carente, estressada emocionalmente, que ela seja compensada de alguma forma. Leva-la mais ao colo, enfim, é preciso compensá-la para que ela não busque a sucção como alivio.”
O coordenador da Saúde da Criança condena um velho costume: colocar substâncias de sabor ruim nas mãos das crianças. Segundo ele, essas não são medidas recomendadas para evitar que as crianças levem o dedo na boca: ”São muito agressivas e podem até mesmo ser perigosas, de colocar pimenta, excrementos de galinha, são coisas que eventualmente a gente vê acontecendo popularmente e que não são sugeridas de forma alguma.”
O hábito de chupar os dedos também prejudica o desenvolvimento da fala e até mesmo mastigar e engolir. Caso os pais tenham dificuldade para resolver o problema, a dica é procurar um profissional de saúde para receber novas orientações.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - Sobre a vacina contra catapora

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Sobre a vacina contra catapora:


A vacina contra catapora, ou varicela, é preparada a partir de vírus vivos atenuados (cepa Oka) cultivados em células embrionárias e em fibroblastos humanos. É a única disponível no mercado, tendo sido testada em vários países. É liofilizada, de aplicação pela via subcutânea, em dose única de 0,5 ml.

Indicações

Quem deve tomar vacina contra catapora

A vacina contra catapora é indicada para todas as crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos de idade, em dose única de 0,5 ml.
As crianças com leucemia só devem ser vacinadas após um ano de remissão da doença e com linfócitos periféricos acima de 700 células/mm³. Neste caso estão indicadas duas doses da vacina com intervalo mínimo de 3 meses entre elas.
Nas crianças em uso de corticosteróides, estes devem ser suspensos durante as duas semanas após a vacinação. O acompanhamento deve ser próximo e se estas desenvolverem até 50 lesões de pele deve-se administrar imediatamente aciclovir oral na dose de 900 mg/m²/dose/4x ao dia. Se desenvolverem mais de 200 lesões de pele administrar aciclovir intravenoso na dose de 1500mg/m²/dia.
Nefrose e asma não contra-indicam a vacinação.
Sobre a vacina contra catapora

Vacina contra varicela em adultos

Para a vacinação dos indivíduos adultos deve-se considerar duas situações:
• Adultos soronegativos para anticorpos contra a varicela: neste caso administrar duas doses da vacina com intervalo de 4 a 8 semanas entre elas.
• Adultos soropositivos para anticorpos contra a varicela: em cerca de 75 a 85% dos casos há aumento do nível de anticorpos. Não existe consenso ainda se deve-se vacinar todos os adultos independentemente dos níveis de anticorpos.

Contra-indicações

• crianças imunocomprometidas: imunodeficiência adquirida (HIV) ou congênita
• uso de prednisona em doses acima de 2 mg/kg/dia
• transfusão de sangue, plasma ou gamaglobulina hiperimune (deve-se adiar a vacinação por três meses)
• gravidez (deve ser evitada durante um mês após a vacina)
• discrasias sangüíneas (leucemia, linfoma, neoplasias malignas da medula óssea e sistema linfático)

Precauções

Como precaução, deve se evitar o uso de ácido acetil salicílico, pois existe relação entre este fármaco, a varicela e a síndrome de Reye. Assim, deve-se evitar o uso deste medicamento durante 6 semanas após a vacinação.
Durante este período (6 semanas) os vacinados devem evitar o contato com doentes imunodeprimidos, gestantes e recém-nascidos de mães sem história prévia de varicela.

Reações vacinais

Esta vacina pode ser administrada em concomitância com outras vacinas inativadas e com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com bons resultados.
As reações colaterais são erupção cutânea semelhante à varicela (em geral menos de 50 lesões), febre e reações passageiras.

Eficácia

A taxa de soroconversão é de 96% a 98% e a imunidade parece ser duradoura, em torno de 10 anos.

Leia também:

Catapora
Como preparar o permanganato de potássio
Fonte: Pediatria Brasil / Vacinas.org
Foto: Beltina.org
Última atualização: 13/09/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL PIAUÍ

A Escola Municipal Piauí referência da POLICLÍNICA AUGUSTO DO AMARAL PAIXOTO, ambas localizadas em Guadalupe, próximas a Av. Brasil.   A atividade foi desenvolvida pela Drª Constância  que conversou com os alunos sobre saúde, higiene, cuidados com a saúde bucal.  
Depois da conversa, tivemos a avaliação epidemiológica e posterior TRA.
As crianças participaram bastante!!!







PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

ATENÇÃO - SMSDC realiza última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal

 Quem tem seu animal precisa vacinar, vá ao posto mais próximo de sua residência.
SMSDC realiza última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal

ATENÇÃO - Esfregar as mãos nos olhos pode trazer problemas de visão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Esfregar as mãos nos olhos pode trazer problemas de visão:

Foto: Corbis Images
Nesta época de seca em boa parte do país, muitas pessoas sentem nos olhos as consequências da umidade baixa. Olhos vermelhos, coceira e queimação são alguns dos sintomas da chamada síndrome do olho seco. Coçar e esfregar as mãos nos olhos pode até parecer que alivia, mas há o risco de provocar lesões e infecções.
É o que explica o oftalmologista do Hospital Federal do Bonsucesso no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, André Luiz Portes. ”Nessa época mais seca ou de exposição maior ao ressecamento qualquer contato seu no olho pode lesar essa superfície e vira uma porta de entrada para infecções, seja por conjuntivite ou até por lesões de córnea mais sérias, ceratite. Quanto mais você coça o olho, mais você desencadeia o processo de coçar mais ainda. Vira uma bola de neve. Ai você passa a ter alterações inflamatórias decorrentes disso também.”
A pedagoga Ligna Gomes teve problemas nos olhos quando trabalhou com arquivos antigos e cheios de poeira. ”Eu trabalhava no arquivo e não fazia uso de luva. Aí ficava manuseando processo antigo, papel velho e passei a mão no olho por mais de uma semana. Aí inflamou o olho, ficou bastante inflamado, lacrimejando, remelava muito no canto e ficou muito vermelho. Lavei com soro fisiológico e foi melhorando.”
O oftalmologista André Luiz Portes diz que a Síndrome do olho seco pode ter consequências sérias. ”Pode ocorrer infecções sérias, tendo que internar para fazer uso de antibiótico de hora em hora. Pode ter risco de cicatriz na córnea, e aí a pessoa pode perder a visão, e até precisar de um transplante de córnea. Uma outra coisa que não tem uma comprovação específica ainda mas que está muito associado é a alteração do grau, astigmatismo. Quanto mais a pessoa coça o olho, há uma tendência de variar o grau dela e a indução do astigmatismo que é um erro de refração, um erro para o óculos.”
O oftalmologista André Portes recomenda que em casos de coceira e ardência nos olhos procurar um especialista e utilizar o soro fisiológico gelado para amenizar os sintomas.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

PARCERIA ENTRE A FIRJAN E A E. M. ALÍPIO MIRANDA

Esta parceria entre a FIRJAN  e a E. M. ALÍPIO MIRANDA já fazem 2(dois ) anos e é só alegria, pois o projeto trabalha toda a comunidade escolar.
Esta foi uma das atividades proposta para os alunos, "Oficina de aproveitamento total dos alimentos", os alunos amaram, pois passam por todas as etapas na produção de um prato.  Fala-se da importância da qualidade dos alimentos, higiene, aproveitamento de tudo que o produto fornece e ainda tem a oportunidade de saborear o que eles fizeram.









PARCERIA COM SESC PRODUZINDO SAÚDE - E. M. ALÍPIO RIBEIRO

Peça teatral: Canino, o dente fujão

A E. M. Alípio Miranda, localizada em Barros Filho fez uma parceria com SESC que trouxe informações e orientações de saúde através da Arte - A Peça de Teatro "CANINO, O DENTE FUJÃO".
Os alunos, professores, funcionários ficaram muito felizes com a presença dos atores na escola.   Foi um dia cheio de encantamento e todos puderam desfrutar desta MARAVILHOSA peça de teatro, atores e direção com muita qualidade. 
Através da arte, nossos alunos aprenderam muito. 
Foi um dia especial!!!
Além de ensinar, divertiu bastante a todos!!!




Fonte: http://emalipio.blogspot.com.br