domingo, 9 de setembro de 2012

XIII Encontro Nacional de Docentes de T. O.

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XIII Encontro Nacional de Docentes de T. O.:

IDÉIAS - Mural da Primavera

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Mural da Primavera:
Preparativos para chegada da Primavera, começamos a enfeitar nossa sala e o mural foi o primeiro eleito, ainda temos muito a fazer, esse é só o começo. Aguardem!!!!!!!




Campanha alerta a População contra a Síndrome Alcoólica Fetal

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Campanha alerta a População contra a Síndrome Alcoólica Fetal:

Comunicado de 06/09/2012 (D.O. Rio nº 119 de 06/09/2012 – p.77).
A Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura do Rio inicia neste domingo, 09 /09, uma campanha de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal- SAF. O evento será realizado na Avenida Atlântica, posto 6, Copacabana, das 09h às 13h e contará com a parceria
da GM e Sociedade Brasileira de Alcoologia.
Ao longo da semana, a equipe técnica estará realizando no dia 13/09, palestra seguida de oficinas e distribuição de material informativo na Maternidade Carmela Dutra.
Os distúrbios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez geram consequências graves para as crianças, famílias e sociedade. A incidência de SAF é de 1-2 infantes a cada 1000 nascidos vivos.
Segundo alguns especialistas, o álcool seria uma das principais causas de déficit neuro cognitivo nas crianças em idade escolar, caracterizado, sobretudo, por déficit de atenção e distúrbio de conduta, como ansiedade, resistência a absorver regras sociais, compulsividade, irritabilidade, maior dependência.
As consequências são graves. O baixo rendimento escolar, por exemplo, causando repetência e exclusão da escola, é um dos fatores favoráveis para o surgimento de comportamento antissocial, delinquência e adesão às drogas e ao crime. Esta situação é evitável pelo trabalho de prevenção.
(Publicado no Ecoando n.º 21 - 2012)
  

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 08 a 14 de setembro

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AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 08 a 14 de setembro:
GRAVIDEZ… UMA QUESTÃO DE ESCOLHA?
Este é o tema da I Mostra de Projetos do Comitê de Gênero da Educação, que acontece nesta segunda-feira, 10 de setembro, de 9h às 17h, no auditório da Editora Florescer (Rua Sacadura Cabral, 144H, Praça Mauá, Rio de Janeiro). A iniciativa apresenta trabalhos desenvolvidos por professores da rede pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, capacitados ou não, que investiram na inclusão de reflexões e discussões sobre gravidez não planejada no projeto político pedagógico das escolas. Nesta segunda-feira, cada Coordenadora Regional de Educação do município do Rio de Janeiro (CRE), apresentará uma experiência na área. O objetivo é promover a troca de experiências entre educadores e o debate sobre como é possível abordar o tema da gravidez nas escolas.
MULHER, CUIDE BEM DE VOCÊ!
De setembro a dezembro, o Instituto Noos promove gratuitamente Grupos Reflexivos de Gênero, para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, de meio-dia às 13h30 ou das 18h às 19h30. As incrições devem ser feitas  pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br. O Instituto Noos fica em Botafogo, no Rio de Janeiro (Rua Álvares Borgerth, 27). Baixe a cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero, do Instituto Noos.
CONEXÃO ÁFRICA-MANGUINHOS
O Projeto Cais Manguinhos recebe nesta terça-feira, 11 de setembro, a equipe Território em Transe, que apresentará a proposta de construir, junto com os moradores e os movimentos sociais locais, uma exposição itinerante por Manguinhos sobre a história da ocupação territorial da região e de seus movimentos sociais. A assistente social Nadine Crato Cá,, da Guiné Bissau, também participa da atividade e contará as semelhanças entre o seu país e o território de Manguinhos.  O evento acontece a partir das 15h, na Biblioteca Parque Manguinhos(Av. Dom Helder Câmara, 1184, Rio de Janeiro).
ENSP 58 ANOS
Esta semana, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) completa 58 anos. A programação de aniversário, que acontece de 10 a 13 de setembro, inclui debates sobre uso de drogas e acesso aberto ao conhecimento, além do lançamento de livros, filmes e do festival Prata da Casa, na Tenda da Saúde. Na segunda-feira, dia 10, às 9h30, no auditório térreo da Ensp, a solenidade de abertura recebe o cientista político Luiz Eduardo Soares, para a conferência Drogas, Políticas Públicas e Saúde. Na terça-feira, dia 11, o debate gira em torno do acesso aberto ao conhecimento, com a mesa-redonda Direitos Autorais e Acesso à Informação, Conhecimento e Cultura, às 9h30, no Salão Internacional da Ensp.

FIQUE SABENDO - Suco para reduzir celulite...

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Suco para reduzir celulite...:


INGREDIENTES:

2 folhas de couve
1 litro de água
2 unidades de limão galego (descascados)
6 folhas de hortelã
Raspas de limão
½ pepino pequeno
Pedaço pequeno de gengibre
10 gotas de própolis
Gelo a gosto

Dica: Pode incrementar com outros tipos de folhas verde escuras, talos de aipo, cenoura, beterraba, etc.

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar diariamente em jejum por 3 meses.

CURTA MINHA FAN PAGE: JULIANA PANSARDI NUTRICIONISTA DESPORTIVA







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Conheça 50 diferentes alternativas de uso do skype em sala de aula

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Conheça 50 diferentes alternativas de uso do skype em sala de aula:
Uma das ferramentas online mais compartilhadas na rede é o Skype. O programa permite que se façam chamadas a longa distância, além de proporcionar o bate-papo em tempo real. Incorporado ao cotidiano dos usuários da web, o instrumento também pode ser usado em sala de aula como uma forma de atrair o interesse dos alunos, aumentando sua interação e presença na aula.
As possibilidades são muitas, e para diferentes disciplinas. Vão desde aulas para praticar um outro idioma, à realização de um fórum de discussão sobre algum tema atual – eleições, por exemplo -, ou mesmo em aulas de geografia que abordam as diferenças de fuso horário.
Outra possibilidade é a realização de videoconferência no formato entrevista dos alunos com convidados, em torno de algum assunto de interesse comum.
Iniciativas como clubes de leitura, pelos quais os alunos leem e comentam seus livros prediletos para estudantes de outras turmas ou escolas, ou mesmo para a comunidade local são atividades que podem ser implementadas com a ajuda do programa.
Para conhecer essas e outras aplicações do programa na didática escolar, acesse o link e confira 50 diferentes sugestões de atividades.

Parceria entre escola e família deve priorizar a aprendizagem

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Parceria entre escola e família deve priorizar a aprendizagem:
Aumentar a participação da família nas decisões escolares e estruturar o aprendizado em casa estão entre as principais recomendações para fortalecer o vínculo entre a escola e o contexto local. “O que mais se vê é a culpabilização de uma pela outra, pela repetência, evasão escolar e violência na escola”, aponta Miriam Abramovay, socióloga e pesquisadora da área de juventude.
A estudiosa ressalta que existe uma defasagem entre o tipo de aprendizagem que a escola oferece e a realidade cotidiana proporcionada pela cultura de rua e do jovem. “A escola ficou no século passado ao não considerar o que vem de fora, demonstrando que não está preparada para as crianças e jovens do século 21”, considera.
Para que a parceria aconteça de fato, afirma Abramovay, é necessário rever responsabilidades, limites e expectativas de cada uma das partes – família e escola. Outro aspecto limitante dessa relação é o pouco espaço dado às famílias na construção das práticas educativas da escola. “Na maioria das vezes as família são chamadas apenas para a entrega das notas ou porque existe algum problema com seus filhos”, ressalta.
Não existe, acrescenta ela, por parte das famílias – mais ainda se situadas em áreas de alta  vulnerabilidade social – , uma “cultura da reivindicação” que permita saber não apenas o que seu filho está aprendendo, mas também como são as relações sociais, o cotidiano e o clima no ambiente escolar.
Aproximar a família, ouvindo suas queixas e dando início ao diálogo, reconhecendo que os familiares podem ter voz dentro das escolas é um dos primeiros passos para reverter essa distância. Por outro lado, Abramovay sugere que a escola peça das famílias maior atenção com suas crianças e jovens.
Também é fundamental que os pais criem em casa um ambiente estruturado para o estudo e a aprendizagem. “Importantíssimo que os pais saibam que há diferença entre ter três livros em casa e não ter nenhum. Isso certamente desperta o interesse e também o rendimento da criança na escola”, pontua Miriam.
Aprendizagem
Para Denis Mizne, diretor geral da Fundação Lehmann, organização sem fins lucrativos, voltada à melhoria da educação pública no Brasil, “não existe o aluno e o filho como duas entidades separadas. São a mesma pessoa.” O foco primordial da escola, ressalta, deve estar na aprendizagem.
Num contexto de vulnerabilidades sociais e baixo acesso aos serviços públicos, os avanços na qualidade do ensino acabam sendo pouco discutidos. Segundo Mizne, a colaboração mútua entre a comunidade escolar e a família deve priorizar o pleno desenvolvimento do aluno em sala de aula.
“Boa parte dos pais não tiveram acesso a uma boa escola. Falta repertório de vivências e exemplos de como se deve supervisionar a educação escolar em casa. A ideia da necessidade de acompanhamento pelos pais é algo recente”, afirma.
Uma medida interessante, sugere ele, seria apresentar com nitidez quais são as diretrizes curriculares da escola, para que os pais possam  averiguar qual o aproveitamento real de seus filhos ao longo do ano letivo.
O investimento em melhores condições de trabalho para os professores pode ajudar a estreitar esses laços. “A carreira deveria ser estruturada de forma a facilitar a vinculação do educador a uma única escola, o que certamente contribuiria para fortalecer a relação com a comunidade”, defende Mizne.
O debate entre especialistas ocorreu durante a mesa “Práticas de aproximação com a família e a comunidade”, realizada em São Paulo durante o I Seminário de Proteção Escolar, na última semana de agosto.

Drogas: políticas públicas e saúde

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Drogas: políticas públicas e saúde:
A relação comprovada entre o consumo e os agravos sociais que as drogas geram para a saúde e a sociedade caracteriza o tema como um grave problema de saúde pública. O debate sobre o consumo, a elaboração de políticas públicas e o enfrentamento das drogas deve estar ao alcance de toda a sociedade. Por isso, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) elegeu o assunto para a semana de comemorações do seu 58º aniversário, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro. Com o tema Drogas, políticas públicas e saúde, o cientista político Luiz Eduardo Soares será o palestrante da conferência de abertura, no dia 10 de setembro, às 9h30, no auditório térreo, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que também preside a Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), será o debatedor.

CONVITE AOS ALUNOS E COMUNIDADE EM GERAL

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CONVITE AOS ALUNOS E COMUNIDADE EM GERAL:

A Cia Híbrida, composta por 12 bailarinos -atores tem o prazer de convidá-los para o espetáculo CONTOS DE ERA UMA VEZ.
CONVITE: GRÁTIS
No elenco a Cia Híbrida, mistura Dança de Rua à linguagem teatral, a obra de texto simples e coreografias criadas dentro de uma formatação tradicional tratam de temas como aceitação e valorização das diferenças.
DATAS: 29 e 30 de setembro - sábado e domingo
HORÁRIO:16h
LOCAL : Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - Rua José Higino 115 - Tijuca



Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

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Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero:

APRESENTAÇÃO

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência , com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e ONU Mulheres.
Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Atualmente, é ofertado a cinco categorias :
a) Categoria Estudante de Ensino Médio - redações;
b) Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;
c) Categoria Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos;
d) Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e
e) Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é o operacionalizado pelo Serviço de Prêmios do CNPq e pela SPM.