terça-feira, 21 de agosto de 2012

IDÉIAS - Consciência Negra - link de atividades

 http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Consciência Negra - link de atividades:
Preparei uma coletania de atividades e temas referente a consciência negra e africanidade que tem aqui no blog, como é muita coisa então achei um meio facilitador abrir esta postagem para vocês.

 Conciência Negra - Livro + Atividades - Meus Trabalhos Pedagógicos
(reflita aqui sobre o tema)

Desenhos para colorir consciência negra - Meus Trabalhos ...
(lindos desenhos para colorir)

" Meus Trabalhos Pedagógicos ": Projeto Meninas Negras
(Projeto meninas negras - período de uma semana para ser trabalhado, de minha autoria para ser adaptado)

" Meus Trabalhos Pedagógicos ": Livro Meninas Negras + Atividades
(livro e atividades elaboradas por mim para trabalhar o tema)

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CMS MORRO UNIÃO ESCOLA MUNICIPAL FIRMINO COSTA

 http://otics-iraja.blogspot.com/
CMS MORRO UNIÃO ESCOLA MUNICIPAL FIRMINO COSTA:
No dia 15 de Agosto estivemos presente na Escola Muinicipal Firmino Costa, com a presença da Equipe Bucal ( Dra Ana Paula,ASB Cristiane,TSB Cíntia e ACS Andréa (Eq. Jaqueira).Realizamos Escovação,Orientação em saúde bucal,Aplicação de Flúor,Exame bucal com finalidade epidemiológica e entrega de Kits (escova de dente,pasta de dente e fio dental).

Foram realizado em 140 crianças com faixa etária de 4 á 6 anos, dessas crianças avaliadas 83 estão livre de cárie.

A equipe de saúde bucal gostaria de agradecer e parabenizar os profissionais da educação da  Escola Firmino Costa pela sua organização,dedicação e participação nas atividades realizadas com seus alunos.












FALANDO DE HIGIENE - Educopédia, nossa aliada de trabalho!!!

 http://emthomasjefferson.blogspot.com/
Educopédia, nossa aliada de trabalho!!!:

Uma tecnologia que a cada dia enriquece mais as aulas das turmas de 3° ano é a Educopédia

As turmas 1301 e 1302, das professoras Jussara e Camila, estavam juntas para aprender sobre as estações do ano e cuidados com o corpo

O cachorrinho Doki deu umas dicas bem divertidas! 


A criançada estava atenta à lição e pode ver, também, alguns alimentos que nascem de acordo com cada estação!

Com este link, a turma viu também um vídeo informativo do Doki, destacando a importância do banho. 

Todos aprenderam que não apenas no verão, quando transpiramos mais e ficamos mais agitados, que a higiene deve ser mantida, e sim durante todo ano devemos preservar o nosso corpo limpo e apresentável!

Ao final da aula, as crianças relacionaram os assuntos apresentados para a importância de uma vida saudável, citando frutos e  épocas de colheita, visando a boa alimentação; além dos cuidados com o corpo, focando na 
"higiene e saúde".

O 3º ano já está ansioso para a próxima aula com a Educopédia, nossa aliada de trabalho!!!


ATENÇÃO !!!I Seminário de experiências da APS com População de Rua

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Divulgando..
I Seminário de experiências da APS com População de Rua:

 Inscrições através do e-mail semapspoprua@gmail.com no período de 01 de agosto a 16 de setembro.
Informações: Teias Escola Manguinhos – Ensp/Fiocruz
Tel.: (21) 2598-2764

Curso de Atualização no Atendimento a Usuários de Crack e Outras Drogas para Profissionais de Hospital Geral

Curso de Atualização no Atendimento a Usuários de Crack e Outras Drogas para Profissionais de Hospital Geral:

FIQUE SABENDO - CNS discute saúde mental na proposta de Lei Orçamentária de 2013

 http://www.blog.saude.gov.br/
CNS discute saúde mental na proposta de Lei Orçamentária de 2013:

Por meio de sua Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), o Conselho Nacional de Saúde está acompanhando atentamente as políticas de ações de assistência ao usuário de crack e para saúde mental, elaborando propostas para aprimorar o atendimento e a prevenção, com base na 14ª Conferência Nacional de Saúde, cuja diretriz 13 aponta para a necessidade de consolidar e ampliar as políticas e estratégias para saúde mental, deficiência e dependência química.
Estudo realizado em 2010 pela Confederação Nacional dos Municípios informa que 71% dos municípios brasileiros enfrentam problemas com drogas. Diante desse desafio, compreender as especificidades e avaliar os fatores que influenciam o uso de drogas é um dos passos apontados pelo CNS para que ações de assistência social e de saúde mental sejam mais eficazes nos municípios.
Observando que a dependência de drogas tem forte impacto nos gastos do Sistema Único de Saúde, o conselheiro nacional Clóvis Boufleur adianta que, na próxima reunião extraordinária do CNS, nesta quinta (23), será discutida a proposta de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 preveja ações específicas para fortalecimento da rede de saúde mental. “Trata-se de um tema que merece atenção especial, pois relaciona-se com qualidade de vida, envelhecimento e também dependência química. Por isso, merece linhas de ação que ampliem o alcance das políticas atuais”, considera Boufleur.
A assessora do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, que responde pela a área técnica de saúde mental, álcool e outras drogas, elenca várias ações que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, envolvendo serviços em unidades de atenção básica, atendimento em consultórios de rua e iniciativas de geração de trabalho e renda, entre outras ações.
Acesse o levantamento do CNS sobre legislação de combate e prevenção dos efeitos do crack e de outras drogas ilícitas
Acesse a apresentação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que junto com o CNS acompanha de perto a reestruturação da política de combate e prevenção dos efeitos do crack e de outras drogas ilícitas
Acesse a apresentação de Medidas de Prevenção e de Tratamento para Dependentes de Crack, da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde
Fonte: Conselho Nacional de Saúde

FIQUE SABENDO - Vitamina D ajuda a evitar infecções respiratórias em crianças no inverno - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
Vitamina D ajuda a evitar infecções respiratórias em crianças no inverno - Saúde - Notícia - VEJA.com

LEGAL DEMAIS - Uma boa notícia - Brasil está entre países líderes em número de ex-fumantes

 http://blogdalergia.blogspot.com/
Uma boa notícia - Brasil está entre países líderes em número de ex-fumantes:

O Brasil está entre os países com maiores taxas de fumantes que abandonaram o vício, segundo um estudo divulgado na última quinta-feira (16) pela revista médica “The Lancet”.O país também tem a menor taxa de homens fumantes em relação ao total da população, comparado com os outros países analisados. 

Segundo o levantamento feito entre outubro de 2008 e março de 2010, 46,4% dos homens brasileiros e 47,7% das brasileiras que disseram que já fumaram diariamente no passado tinham abandonado o vício. O número é o terceiro mais alto da pesquisa, atrás apenas do Reino Unido (com 57,1% para os homens e 51,4% para as mulheres) e dos Estados Unidos (48,7% e 50,5%, respectivamente). Em quarto lugar, o Uruguai também apresenta um bom resultado, com 42,8% de homens e 41% de mulheres ex-fumantes. A pior situação é encontrada na China (12,6% de homens e 16,8% de mulheres) e na Índia (12,1% e 16,2%). 

 A pesquisa avaliou o hábito de fumar nos Estados Unidos, no Reino Unido e em 14 países de “baixa ou média renda”: Brasil, Bangladesh, China, Egito, Índia, México, Filipinas, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vietnã. De acordo com os autores, há uma “epidemia global de uso de tabaco” nos países em desenvolvimento no século 21. 

O fumo, segundo o estudo, “causa cerca de 9% das mortes no mundo”. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, seis milhões de pessoas morrem por causas ligadas ao tabaco todos os anos”, diz a pesquisa. 

O levantamento mostra que em todos os países estudados o fumo é um hábito mais comum entre homens do que entre mulheres, mas que o uso do tabaco por elas está aumentando e começando cada vez mais cedo. De todos os países estudados, o Brasil tem a menor porcentagem de homens fumantes: 21,6%. Em segundo lugar vem o Reino Unido, com 22,8% e os Estados Unidos, com 24%. Entre as mulheres, o país está em décimo: 13,1% das mulheres brasileiras fumam – 11,5% diariamente. O país com menor quantidade de mulheres fumantes é o Egito, com 0,5%, seguido pelo Vietnã, com 1,4%. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde sobre o fumo na população brasileira trazem um panorama mais positivo. 

Segundo a última pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em abril de 2012, 18,1% dos homens brasileiros e 12% das mulheres admitem ser fumantes.
Fonte: sis saúde