segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TRÂNSITO É EDUCAÇÃO E É SAÚDE - CM PROFESSORA BEATRIZ

Na Creche Municipal Professora Beatriz, em Costa Barros é desde pequeno que se aprende a respeitar a vida!!!

Pessoas respeitando carros e principalmente carros respeitando pessoas.

 




SAÚDE PRESENTE NA CRECHE SÔNIA MARIA ANGEL JONES

A CMS NASCIMENTO GURGEL parceiro da Creche Sonia Maria Angel Jones, ambos situados no bairro da Pavuna.  A boa articulação estimulada pelo Programa Saúde na Escola entre a saúde, educação e assistência; possibilitou ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos baixinhos.  Dando aos alunos o acesso a cuidados básicos de saúde.









SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!

IDÉIAS - Plataformas digitais: grandes aliadas da Educação

 http://www.blogeducacao.org.br/
Plataformas digitais: grandes aliadas da Educação

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CIEP ANTON MAKARENKO

Estiveram presentes no CIEP ANTON MAKARENKO a equipe de referência da CMS PORTHUS QUITANDA.
Falou -se de higiene bucal, como escovar os dentinhos, porque é importante ter uma boa mastigação e higiene.  Todos estavam muito atentos.
No final foram distribuídos Kits de higiene dental para todos os alunos.


https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=8e3d23bdd9&view=att&th=139440cb6c19e6ba&attid=0.2&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9697NNOVRuMbfGeb71x-Na&sadet=1345488744550&sads=RZimEO5eTb3uFV7_eMbURX_KvcQ 

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE ZILKA SALABERRY

A Clínica da Família Marcos Valadão tem uma parceria muito estreita com todas as escolas e creches que compõe a sua área de responsabilidade. Vai a todas as escolas e creches da sua região, faz o planejamento junto com as equipes dos NASF, NES E Equipe referência de cada Creche ou Escola.
É muito bom vê o cuidado, a implicação, a responsabilidade que a equipe tem com cada morador da sua região.
No dia 14 de agosto foi dia de estar na Creche Zilka Salaberry, vendo a boquinha da criançada, todos muito alegres, com dentinhos lindos, bem cuidados e aquele sorriso.






SÓ ALEGRIA COM A SAÚDE PRESENTE NA CRECHE!!!

Resultado da 3ª Votação da Biblioteca do Professor

FONTE: SME
A Secretaria Municipal de Educação informa o resultado da 3ª votação da Biblioteca do Professor. O projeto Biblioteca do Professor faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores e tem como objetivo incentivar a leitura literária entre os professores da rede municipal.

Os livros escolhidos para o terceiro bimestre deste ano foram:

- Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar (Editora Agir)
- As Divas do Rádio Nacional, de Ronaldo Conde Aguiar (Editora Casa da Palavra)

Os professores receberão um livro de literatura nacional (escolhido entre os dois mais votados) e um voucher para a compra de outro livro de sua preferência. Os bibliotecários e agentes auxiliares receberão um título entre os dois mais votados.

IDEB - Confira a lista com os resultados das escolas municipais no IDE-Rio e IDEB 2011

 FONTE: PCRJ - SME
Confira a lista com os resultados das escolas municipais no IDE-Rio e IDEB 2011

Atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais

Fonte: PCRJ - SMSDC

Hospital Barata Ribeiro conta com setor especializado há 20 anos

20/08/2012  » Autor: Fabio Fernandes / Fotos: Pedro Curi

Quem tem um familiar com deficiência mental ou neurológica grave sabe bem como é importante ter um atendimento médico que respeite as limitações inerentes à deficiência desse indivíduo. No campo da odontologia, na cidade do Rio de Janeiro, essas pessoas encontram no Hospital Barata Ribeiro, um setor especializado, com um serviço que existe há 20 anos. Por dia, são atendidos cerca de 25 pacientes com deficiências graves, como por exemplo paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras.

A doutora Andrea Vecchiate chefia uma equipe especializada no tratamento dentário em pacientes com problemas neurológicos e psiquiátricos, que conta também com uma técnica de saúde bucal e quatro dentistas, sendo dois no ambulatório e dois no centro cirúrgico. As consultas são realizadas no ambulatório, nos procedimentos mais rotineiros e simples, ou no centro cirúrgico, com o auxílio de sedação, em casos extremos. Ela explica que um dos fatores mais importantes é o atendimento preventivo realizado pela equipe, pois a maioria dos atendidos não deixa seus cuidadores fazer uma boa higiene bucal.

Foto: Pedro Curi 


Foto:Pedro Curi
Ela conta ainda que antes de chegar ao Hospital Barata Ribeiro buscou atendimento para o filho em outros locais, mas não encontrou.

- Eu já tinha procurado atendimento para ele em diversos lugares, até mesmo particulares, mas não encontrei nenhuma equipe profissional com esse carinho, essa dedicação que temos aqui.

O serviço de Odontologia para pacientes com necessidades especiais funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O Hospital Municipal Barata Ribeiro fica na Rua Visconde de Niterói nº 1.450, próximo à quadra da Mangueira. Para marcar a primeira avaliação é preciso se dirigir ao Serviço Social da unidade, levando um documento do futuro usuário e de seu responsável, além de comprovante de residência. Mais informações pelos telefones: 2284-1867 e 2212-2016.

LEGAL DEMAIS - Turma 1202 - bridageiro pedagógico!

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Turma 1202 - bridageiro pedagógico!:
Que atividade deliciosa! A turma 1202 está trabalhando várias receitas! 
Hoje, prepararam um delicioso brigadeiro!
Muitos conteúdos foram trabalhados, explorando leitura, escrita, quantidade, sequência, etc.


Estava muito saboroso! Olha só a alegria de quem provou!
Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm!!!


Regulamento da Medalha Carioca de Educação para 2012

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Regulamento da Medalha Carioca de Educação para 2012:

Regulamento CME de 17/08/2012 (D.O. Rio nº 106 de 20/08/2012 – p. 246 a 247).
O Conselho Municipal de Educação torna público o REGULAMENTO DA MEDALHA CARIOCA DE EDUCAÇÃO para o ano de 2012, cujas inscrições, visando a indicação de nomes para o recebimento da Medalha, nos termos da Deliberação CME nº 14, de 21 de fevereiro de 2006, das disposições regimentais estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação e das instruções constantes do presente Regulamento, deverão ser ultimadas no período de 20 de agosto a 17 de setembro de 2012, não havendo possibilidade de prorrogação.
(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)




DICAS - Educadores criam estratégias para despertar o interesse dos alunos pela leitura

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Educadores criam estratégias para despertar o interesse dos alunos pela leitura:
Despertar o interesse dos alunos pela leitura é ainda um desafio para muitos docentes. No momento em que pesquisas revelam que o professor é a maior influência na formação de novos leitores, o Portal Aprendiz consultou educadores de diferentes etapas do ensino para saber quais são suas práticas de leitura e como fazem para promover a atividade em sala de aula.
Valendo-se de diferentes propostas, espaços e iniciativas, quatro educadores compartilharam algumas possibilidades de abordagem capazes de tornar mais inventiva e lúdica a aproximação com a leitura.

Eliana Chagas da Silva, Educação Infantil.
Portal Aprendiz – Quais estratégias você aplica para alunos da educação infantil a fim de mobilizar o interesse pela leitura?
Diariamente temos ao final do dia um momento de mediação de leitura e uma roda de exploração livre de livros. Uma vez por semana temos o que chamamos de “tarde da literatura”, quando visitamos a biblioteca da creche e os alunos escolhem seus livros preferidos, contam histórias um para o outro, repetindo a introdução que eu costumo fazer para a história que é esta música do Palavra Cantada [dupla musical formada por Paulo Tatit e Sandra Peres] (com gestos):
Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão…

Portal Aprendiz – Como você se descobriu leitora e que papel teve a escola neste desenvolvimento?
Só me descobri leitora aos 20 anos, quando iniciei num Projeto da Fundação Abrinq chamado Biblioteca Viva. Até aí não gostava de literatura propriamente dita, adorava ler editoriais, mas não livros. A escola sempre me obrigava a ler com pressa e mecanicamente para fazer uma prova, dureza. Jamais farei isso com meus alunos. E todos estes anos na Educação Infantil tenho tido ótimos resultados, minhas turmas sempre têm uma relação afetiva com o objeto livro!

Valéria Xavier Bernardes, Ensino Fundamental.
Portal Aprendiz – Quais estratégias você aplica para alunos do ensino fundamental a fim de mobilizar o interesse pela leitura?

Promover a leitura entre os alunos, em qualquer nível, não é tarefa fácil. Uma possível solução seria envolvê-los ao ponto em que a leitura se torne algo necessário. Assim como faz a mídia, que cria no público consumidor a necessidade de ter de comprar algo. O professor precisa “vender seu peixe”, convencer o aluno, mostrando a ele a importância e aplicabilidade do conteúdo lido. Para isso, o professor pode antecipadamente falar sobre o tema, aguçando a curiosidade do aluno, além de propor uma discussão sobre o tema (um debate) após a leitura.
Portal Aprendiz – Como você se descobriu leitora e que papel teve a escola neste desenvolvimento?

Minha alfabetização foi na escola, porém sabemos que a leitura é um processo amplo e complexo. Muito antes da escola, recordo-me folheando livros infantis, “vendo-lendo” as imagens, produzindo minhas primeiras leituras. Na escola houve a oportunidade de ampliação dos objetos lidos e amadurecimento do processo.

Fábio Tremonte, Ensino Médio.
Portal Aprendiz – Quais estratégias você aplica para alunos do ensino médio a fim de mobilizar o interesse pela leitura?
No ensino médio ensinava História da Arte e tínhamos apenas um encontro de 50 minutos por semana. Como preparação para as aulas, entregava aos alunos, sempre com uma semana de antecedência, textos selecionados sobre o assunto a ser tratado na aula. Esses textos eram formados por trechos de diferentes livros selecionados por mim. Isso sanava a falta de livros sobre arte na biblioteca da escola e garantia, de certa forma, um certo repertório para que nossas aulas tivessem uma boa dinâmica, visto o tempo restrito que tínhamos.
Portal Aprendiz – Como você se descobriu leitor e que papel teve a escola neste desenvolvimento?

Em casa, sempre houve muitos livros, meus pais tinham gosto e prazer em ler. Desde bem pequeno eu já frequentava livrarias e os livros eram, comumente, pedidos por mim em datas especiais, como Natal, aniversário e Dia das Crianças. Mas é marcante para mim a descoberta da biblioteca da escola, quando estava na quinta série do Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói. O tempo que tinha livre, recreio, passava entre os livros. Levava-os para casa. Na minha memória, a biblioteca era um lugar grandioso.

Fábio Camarneiro, Ensino Superior.
Portal Aprendiz – Quais estratégias você aplica para alunos do ensino superior a fim de mobilizar o interesse pela leitura?


A estratégia que considero menos recomendável (mas que ainda assim, de alguma maneira, utilizo) é a leitura obrigatória com atribuição de conceitos (em uma prova, etc.). Não é recomendável porque, sendo obrigatória, não desperta no aluno o interesse pela leitura. Fica como uma obrigação, algo que existe apenas como tarefa a ser cumprida. A melhor forma de incentivar a leitura, a meu ver, é sempre encaminhar as dúvidas dos alunos aos livros, trabalhando como intermediário. Quando o aluno faz a pergunta, sempre que possível, ao invés de simplesmente dar a resposta, indicar “você encontrará algo a respeito da sua dúvida em tal livro de tal autor”. O aluno percebe que os livros são aliados, são “amigos”, que podem lhe esclarecer.
Portal Aprendiz - Como você se descobriu leitor e que papel teve a escola neste desenvolvimento?
Me descobri leitor fora da escola. Mas a escola me ajudou a partir da indicação de alguns professores, de uma curiosidade que eles despertavam. Quando um professor, por exemplo, me disse que o filho dele se chamava Ivan por causa de “Os Irmãos Karamázov”, fiquei curiosíssimo para ler Dostoiévski. Foi recompensante ler Dostoiévski e claro que isso não tem a ver com os nomes que os professores deram a seus filhos. A paixão é contagiante, e quando o professor se mostra apaixonado pelos livros, pelo seu objeto de estudo e pela prática de lecionar, então essa paixão contagia e queremos compartilhar daquilo tudo.

ATENÇÃO - Encaminhamento de denúncias de abusos infantis ganha agilidade

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Encaminhamento de denúncias de abusos infantis ganha agilidade:
Por Vladimir Platonowm, da Agência Brasil
As denúncias feitas ao telefone Disque 100 sobre violência contra crianças e adolescentes vão ganhar mais agilidade. Um convênio assinado entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e todas as unidades do Ministério Público (MPs) do país vai permitir que as denúncias feitas ao serviço telefônico do governo federal sejam repassadas, na mesma hora, aos diversos MPs, por meio de um sistema de computador com acesso comum.
O convênio faz parte da criação da Rede Protege-Disque Direitos Humanos (Disque 100) e foi assinado pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e representantes dos MPs, reunidos durante o 1º Congresso Internacional do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
“Este termo de cooperação faz com que quando uma pessoa telefone de qualquer lugar do Brasil, a qualquer hora, esta ligação seja transcrita e, via online, apareça na tela do Ministério Público de cada um dos estados brasileiros. Desta forma, nós vamos encaminhar a denúncia diretamente para conselhos tutelares, para toda a rede de apoio e para delegacias, e o Ministério Público já estará ajudando a cobrar e a atender essa denúncia para proteger a criança”, explicou Maria do Rosário.
Ela destacou que o objetivo também é fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes. Atualmente apenas 12 municípios no país não têm conselhos tutelares, mas o desafio é qualificar esses órgãos.
O ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, disse que 80% das denúncias ao Disque 100 são referentes à violência contra crianças e adolescentes. “Apenas neste primeiro semestre, já recebemos mais de 20 mil denúncias relacionadas a violações aos direitos humanos”, disse Teixeira.
O Disque 100 também pode ser usado para denúncias de violência contra idosos, deficientes físicos, tortura, violência policial e homofobia. O serviço é gratuito, anônimo e funciona 24 horas todos os dias da semana.

DICA LEGAL- Canal no YouTube monta acervo (ilegal) de filmes brasileiros completos e raros

 http://tecnoblog.net/
 Olha que interessante!!
Canal no YouTube monta acervo (ilegal) de filmes brasileiros completos e raros:
Um canal no YouTube vem causando polêmica. Lá há mais de 150 filmes brasileiros completos. Obras raras, como “Cabra marcado para morrer”, que, de acordo com O Globo, sequer foi lançado em DVD. Um verdadeiro acervo de conteúdo genuinamente nacional concentrado em um só canal. Há apenas um problema: os conteúdos ali não foram devidamente licenciados para exibição na internet. São ilegais.
Há mais de 229 horas de produção nacional escolhida por um filósofo e jornalista que escreve sobre cinema no blog A Casa de Vidro. Eduardo Carli, o autor, disse ao jornal carioca que não sabe até que ponto a pirataria interfere na vendagem de grandes produções como “Avatar” ou “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. No canal dele também tem “Tropa de Elite 2″, um filme muito antecipado depois que o primeiro da franquia pipocou nos camelôs antes de chegar às salas de cinema. Ainda assim, foi um sucesso.

“Amarelo Manga”, “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil” e “VIPs” entre os filmes listados
Outro ponto curioso do canal diz respeito à ausência de uploads. Sim, é isso mesmo: Carli não enviou nenhum dos vídeos para o site, propriedade do gigante Google. O canal “Filmes Brasileiros Completos” funciona como uma lista de reprodução. O autor garimpou e encontrou as produções completas no próprio YouTube. Fez a lista e publicou. Entretanto, ele diz que não foi responsável por qualquer dos conteúdos. Já estavam ali.
O Google respondeu o seguinte em nota, ainda segundo o jornal:
“O YouTube não é o responsável pelos vídeos publicados na internet, oferecendo apenas uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos. O Google acredita que essa liberdade de expressão é um dos fatores que tornam a Internet tão rica e útil para a sociedade. Os casos de uso indevido dessa liberdade, como material com copyright, são punidos com a remoção dos conteúdos ilegais identificados e sinalizados pelo dono de seus direitos, mas o Google não exerce controle prévio sobre os conteúdos criados pelos usuários nem fará o papel de polícia ou de juiz em relação a eles.”
De fato, o site de vídeos não é responsável pelos vídeos publicados na internet. Entretanto, até onde a nossa legislação vai, parece que existe a dúvida sobre a responsabilidade do Google para conteúdos publicados em plataforma própria, o YouTube. A situação difere daquela em que a apresentadora Xuxa pedia para o buscador remover imagens do resultado de busca – ela perdeu e o Google não controla o que é publicado na internet; já no YouTube sim.
Content ID, uma tecnologia criada pelo YouTube, faz as vezes de “controle prévio” do conteúdo publicado. Identifica áudio e vídeo e os transforma numa espécie de impressão digital única que é checada a cada novo upload. Conteúdos de terceiros são rapidamente identificados, desde que a empresa detentora dos direitos autorais mantenha contato com o site de vídeos e seja adepta do Content ID.
Content ID detecta conteúdo de terceiros
Content ID detecta conteúdo de terceiros
Por exemplo, um simples vídeo de divulgação de Mists of Pandaria, a continuação de World of Warcraft, rendeu um aviso no canal do Tecnoblog no YouTube: “Corresponde ao conteúdo de terceiros”. Só não sabem que temos autorização da Blizzard para reproduzir o vídeo. Diferentemente, ao que tudo indica, daqueles filmes nacionais – e alguns internacionais, organizados em outro canal – que Carli agrupa no YouTube.
Vejamos o que acontece a partir de agora. Alguns vídeos foram excluídos da playlist.
Canal no YouTube monta acervo (ilegal) de filmes brasileiros completos e raros


MINISTRO LANÇA CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO

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MINISTRO LANÇA CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO:
A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país.  A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.

Durante a entrevista coletiva, o ministro anunciou também a oferta de suplemento de vitamina A àscrianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.  

Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

 Confira a apresentação sobre atualização da caderneta de vacinação.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha.    “Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, enfatizou.

Para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças. 



Confira a matéria toda aqui: http://bit.ly/PrQfau

Praticar exercícios pode melhorar o sono

 http://www.blog.saude.gov.br/
Praticar exercícios pode melhorar o sono:

Foto: Image Source/Corbis
Uma pesquisa desenvolvida por uma universidade nos Estados Unidos verificou que a pessoa que não faz atividade física pode dormir mal. A pesquisa mostra que quem pratica exercícios físicos regularmente consegue dormir melhor e se sentem mais dispostas durante o dia do que aqueles que não fazem. A auxiliar de serviços gerais, Maria de Lourdes Pereira, fez exercícios físicos durante três meses, mas teve que parar por causa de uma tendinite. Ela conta que durante o período que fez exercícios estava dormindo bem melhor. ”Ás vezes me dava insônia, eu não dormia e eu me sentia muito mal mesmo, acordava várias vezes. Depois que eu voltei a fazer a caminhada para mim melhorou tudo, o meu peso diminuiu, meu trabalho desenvolveu mais e, à noite eu dormia bem.”
O especialista em medicina do sono do Hospital Federal da Lagoa no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde, Lucas Lemes recomenda fazer exercícios físicos durante o dia para que os hormônios liberados na prática não prejudique o sono. ”Pela manhã de preferência porque se for à noite, tende a atrapalhar um pouquinho a qualidade do sono, a gente libera muitos hormônios e substâncias durante a atividade física e quando ela é feita pela manhã é mais recomendável. Tem gente que faz à noite, mas isso pode atrapalhar uma boa noite de sono. A gente limita até às sete ou oito horas da noite a atividade física.”
A atividade física é apenas um dos hábitos que levam a pessoa a dormir melhor. Mas quem segue todas as recomendações para dormir bem e não consegue deve procurar um médico para investigar o problema. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para pessoas que têm problemas para dormir.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde