sexta-feira, 17 de agosto de 2012

1º Encontro "Educação para o Trânsito - eu faço parte"


Você que trabalha na Prefeitura está convidado para participar do 1º Encontro "Educação para o Trânsito - eu faço parte", que será realizado no dia 23 de Agosto de 2012, às 14:30h, no auditório da SMTR - Rua Dona Mariana, nº 48 / 7º andar - Botafogo.
O objetivo deste encontro é reunir as pessoas interessadas no tema para discutir as questões relacionadas ao trânsito, conhecermos os diversos pontos de vista, novas visões, interagirmos com outros profissionais, fortalecendo nossos vínculos e assumindo um compromisso de participação nas nossas ações educativas.
 
 
Atenciosamente,

Mauro Cezar de Freitas Ferreira
Diretor do Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio


FIQUE SABENDO - PESQUISA MOSTRA OS EFEITOS DA RESISTÊNCIA A INSETICIDAS NO MOSQUITO DA DENGUE

http://cvasrio.blogspot.com/
PESQUISA MOSTRA OS EFEITOS DA RESISTÊNCIA A INSETICIDAS NO MOSQUITO DA DENGUE:
Pesquisador alerta que a forma mais eficaz de
diminuir a proliferação do Aedes é por meio da eliminação
dos criadouros, e não pela utilização de inseticidas
Não é de hoje que o uso de inseticidas para controle do Aedes aegypti tem sido colocado em debate, por selecionar os insetos resistentes, quando usado de modo inadequado. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), além de reforçar essa evidência, analisou a dinâmica da resistência a inseticidas e os efeitos biológicos nos mosquitos. A pesquisa identificou que a resistência tem um custo evolutivo para o vetor, afetando seu desenvolvimento, tempo de vida e reprodução. Foram realizados testes com mosquitos de populações naturais provenientes de cinco cidades brasileiras – Fortaleza, Maceió, Cuiabá, Uberaba e Aparecida de Goiânia. Também foi feita uma experiência de “pressão de seleção” com inseticida piretróide (utilizado contra o mosquito adulto) em laboratório com vetores originários de Natal. Esta pressão de seleção, que podemos considerar como uma simulação do que ocorreria na natureza, foi feita por nove gerações consecutivas de mosquitos, divididos em um grupo mantido com inseticida e outro sem.
Pesquisador alerta que a forma mais eficaz de diminuir a proliferação do Aedes é por meio da eliminação dos criadouros, e não pela utilização de inseticidas

Os mosquitos de populações naturais e aqueles mantidos sob pressão de seleção no laboratório foram testados quanto ao nível de resistência ao larvicida organofosforado temephós e ao adulticida piretróide deltametrina. Em paralelo, foram analisados aspectos de desenvolvimento e reprodução, como o número de ovos colocados, a quantidade de sangue ingerido durante a picada, o tempo de desenvolvimento da larva e a longevidade do adulto.


“Foi verificado que quanto mais resistente a população, maiores suas desvantagens em ambiente livre de inseticida. O grupo mantido no laboratório sob pressão de seleção por nove gerações foi o que demonstrou maiores efeitos negativos, provavelmente devido ao acúmulo de genes letais. Estes resultados corroboram estudos que vêm demonstrando efeitos negativos da resistência a inseticidas para a fisiologia do inseto”, explicou o pesquisador Ademir Martins, que desenvolveu o estudo juntamente com a estudante Camila Ribeiro e outros pesquisadores dos Laboratórios de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores e de Biologia Molecular de Insetos do IOC/Fiocruz.

EFEITOS DO INSETICIDA NO MOSQUITO

O estudo mostra que o processo de resistência a inseticidas é capaz de gerar desvantagens biológicas para o próprio vetor. “O uso contínuo desses compostos químicos seleciona população de Aedes resistentes, mas pode trazer de carona efeitos negativos à fisiologia normal do inseto, tornando-o menos competitivo em ambientes livres de inseticida.  É o que chamamos de custo evolutivo, pois, se por um lado ele sobrevive ao inseticida, por outro, passará a ter menos aptidão para acasalar, levará maior tempo até chegar à fase adulta e a quantidade de ovos colocados pela fêmea será menor”, complementou.

Em uma primeira impressão, poderia-se pensar que esse custo evolutivo seria bom para o homem, uma vez que os mosquitos resistentes tenderiam a sumir se o inseticida deixasse de ser aplicado. Entretanto, o atual cenário de desvantagens para o mosquito, tende, em projeções futuras, a ter um fim. “A evolução é um processo muito dinâmico e já foi verificado em outros insetos que ocorre a seleção dos chamados ‘genes modificadores’, cuja pressão contínua com inseticida acaba por extinguir as desvantagens atreladas à resistência, o que originaria um cenário nada animador”, enfatiza o especialista. “Além disso, esse custo atual não impede que o mosquito continue transmitindo a dengue”, completa.

CONTROLE DO VETOR

Diferentemente do que muitos pensam, a forma mais eficaz de diminuir a proliferação do Aedes aegypti é por meio do controle mecânico, que consiste na eliminação dos criadouros, e não pela utilização de inseticidas contra adultos e larvas, que é apenas uma das formas de controle, mas não a principal, já que apresenta uma série de “efeitos colaterais”.

“O inseticida é uma das formas de controle, que pode ser benéfica e ajudar a eliminar o mosquito quando utilizada de maneira adequada. Mas, quando utilizado indiscriminadamente, ele seleciona as populações de mosquitos resistentes, o que propicia novas gerações também resistentes, perdendo, assim, sua finalidade inicial.  É muito mais interessante que as pessoas criem o hábito constante de eliminar ou tratar adequadamente potenciais criadouros de larvas dentro de suas casas. Este método, que deve ser um hábito tão comum como escovar os dentes todos os dias, não seleciona resistência, não polui o meio ambiente e evita a proliferação de outras doenças, inclusive.”, afirma o pesquisador.

Disponível em: <http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4755&sid=9>. Acesso em 17 ago. 2012.

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 20 a 26/08/2012

http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 20 a 26/08/2012:

Aviso E/SUBG/CIN de 17/08/2012 (D.O. Rio nº 105 de 17/08/2012 – p. 75 a 80).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto n.º 30863 de 02 de julho de 2009, divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 06 a 12 de agosto de 2012.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.
(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)




IV CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

http://otics-iraja.blogspot.com/

IV CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE:
Description: IV Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade


O congresso ocorrerá de 27 a 30 de setembro de 2012 na cidade de Águas de Lindóia, terá uma programação que abordará os principais temas que envolvem a atenção primária no estado, entre eles: atualização clínica, trabalho em equipe, formação profissional, cuidado da comunidade, participação social e gestão.

Como todos sabem a estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para que o sistema de saúde do estado consiga responder adequadamente as necessidades de saúde da população. A APS Brasileira, que é a Estratégia Saúde da Família (ESF), é apontada como uma experiência exitosa de APS, por vários estudos nacionais e internacionais. Em 2008 foi citada pela Organização Mundial da Saúde no seu relatório, “Atenção Primária à Saúde, Agora Mais do que Nunca”.

No momento, a APS se lança, dentro da nova Política Nacional de Atenção Básica 2011, como “primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado, e atendendo as suas necessidades de saúde” e parte fundamental da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Efetue sua inscrição até 20 de agosto ! Visite nosso site 

Navegue pelo site do Congresso e confira a Programação Preliminar do evento.

Informe-se também sobre o local do evento, hospedagem e o Concurso de fotografia.

Contamos com sua participação! 



FIQUE SABENDO - DIREITO DE SER PAI: LICENÇA PATERNIDADE

http://elosdasaude.wordpress.com/
DIREITO DE SER PAI: LICENÇA PATERNIDADE:

A participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos é fundamental para a construção de vínculos familiares fortes e saudáveis. Estudos comprovam que o envolvimento do pai no cuidado de seus filhos desde a gestação contribui para a redução de índices de sífilis congênita e de violência doméstica.
No entanto, o pleno exercício da paternidade ainda é um desafio para os homens que trabalham no mercado formal. Nos últimos anos, as leis trabalhistas avançaram muito na temática da licença-maternidade, com o alargamento do período de afastamento previsto em lei. Mas no que diz respeito à licença-paternidade, os avanços permanecem limitados.
Dá licença, sou pai!
Pela extensão da licença-paternidade
Inicialmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) previa a licença paternidade de um dia, para que o pai pudesse realizar o registro de nascimento do bebê. Com o passar do tempo, e com o entendimento de que a função do pai vai além deste compromisso legal, o período para que o trabalhador fique em casa junto à parceira e à criança aumentou para cinco dias. Neste período, o depósito de FGTS é obrigatório e deve ser respeitado um prazo de 30 dias de estabilidade no emprego.
Esse direito é garantido pelo artigo nº 7 da Constituição Federal de 1988, que versa sobre os direitos dos trabalhadores. No entanto, a norma ainda não foi regulamentada e os cinco dias hoje em vigor estão previstos com base em uma regra transitória.  Por isso, diversos projetos de lei em tramitação no Congresso propõem soluções definitivas para o assunto.
Um dos mais cotados para ser transformado em lei aumenta a licença-paternidade para 15 dias. O projeto já foi aprovado pelo Senado e pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Se receber o sinal verde de outras quatro comissões na Câmara, pode virar lei sem precisar passar pelo plenário. O projeto estabelece a licença-paternidade de 15 dias corridos a partir do dia do nascimento, inclusive em situações de adoção. Caso o bebê nasça durante as férias do pai, a licença começa a contar no dia em que voltaria ao trabalho.
Também tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei para extensão da licença-paternidade para o período de 180 dias, quando a mãe falecer ou se tornar inválida em decorrência de complicações no parto. Quanto à remuneração, a proposta é de que o salário-paternidade seja pago nos moldes do salário-maternidade, pelo período de duração da licença.
Esses e outros assuntos relacionados à paternidade estarão em debate no V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade, que acontece dia 29 de agosto, de 8h30 às 17h. Acompanhe a cobertura do evento pelo Twitter @elosdasaude.
>> Saiba mais sobre o Mês de Valorização da Paternidade
>> Curta a página do Mês de Valorização da Paternidade no Facebook
>> Acesse o site do Instituto Papai

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de agosto

http://elosdasaude.wordpress.com/

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de agosto:
MÊ DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
O Mês de Valorização da Paternidade é sinônimo de diversão no CMS Américo Veloso, no Complexo da Maré, em Ramos, onde funciona o Adolescentro Augusto Boal. Nesta e na próxima quinta-feira, dias 23 e 30 de agosto, o RAP da Saúde promove rodas de conversa sobre paternidade e o papel do pai na amamentação, intercaladas com duas brincadeiras bem divertidas para pais e filhos: a foto maluca, com adereços para lá de engraçados, e o mural de recados, para a troca de mensagens e declarações de amor. Em Pedra de Guaratiba, o CMS Dr. Alvimar de Carvalho prossegue com o pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h. A partir de setembro, as consultas tornam-se permanentes, nas tardes de quinta-feira. Também às terças e quintas-feiras, às 10h, são realizadas atividades em grupo sobre amamentação. No CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, a programação inclui rodas de conversa sobre cuidados com a próstata, abordando os mitos e verdades sobre o tema.  O grande diferencial da unidade é a integração de surdos e ouvintes nas atividades do Mês de Valorização da Paternidade. No Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, a equipe de saúde promove atividades com os companheiros e maridos das pacientes internadas. Os pais recebem orientações sobre o registro civil da criança, licença-paternidade, rotinas da maternidade e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre outros aspectos que envolvem a paternidade, a própria saúde, a da mãe e do bebê. Durante a conversa, são distribuídas cartilhas com informes da unidade e informações sobre direitos dos pais. O CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, promove a palestra “Paternidade responsável” na segunda-feira, de 9h às 11h, e a Jornada Recreativa Pais e Avós, na quarta-feira, com o grupo de caminhada da unidade. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Envie a programação de sua unidade para elosdasaude@gmail.com
MULTIVACINAÇÃO
Sábado, 18 de agosto, é dia de multivacinação na cidade do Rio de Janeiro, uma oportunidade para pais e responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação das crianças. Serão administradas vacinas do calendário básico e introduzidas a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) e a vacina Pentavalente. Segura e eficaz, a VIP  é administrada por via injetável e desencadeia excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. A pentavalente é indicada para bebês a partir dos dois meses de idade para prevenção de difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. Durante todo o dia, de 8h às 17h, cerca de 200 unidades de saúde estarão à disposição da população. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) e pelo Disque Rio, pelo telefone 1746. Saiba mais sobre a atualização do calendário de vacinação.
REFLEXÃO PARA MULHERES
Instituto Noos, em Botafogo, promove gratuitamente grupos de reflexão para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros serão realizados de setembro a dezembro, todas as segundas-feiras, em dois horários: de meio-dia às 13h30 ou de 18h às 19h30. Inscrições e mais informações pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br.
SEMANA DO FOLCLORE
Comemorado em todo o Brasil no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore celebra a multiplicidade de tradições culturais brasileiras. No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a comemoração segue até o dia 26, domingo, com uma programação que exalta o patrimônio imaterial carioca, suas histórias e músicas. São espetáculos, oficinas e encontros para adultos, jovens e crianças – todos gratuitos. Confira a programação da Semana no Folclore no CCBB-RJ.

SAÚDE MENTAL - Onde ser Atendido na Atenção Primária no RJ?

http://saudementalrj.blogspot.com/
Onde ser Atendido na Atenção Primária no RJ?:
Está disponível pela SMSDC/SUBPAV uma ferramenta de busca das Unidades de Atenção Primária de acordo com o endereço do paciente.

Algumas funcionalidades:
1) permite localizar endereço a partir do CEP ou parte do endereço;
2) caso o endereço seja coberto pela abrangência da saúde da família, será retornada a unidade responsável pelo cuidado;
3) caso seja uma área descoberta, o sistema buscará a unidade da AP mais próxima que seja  modelo B ou C;
4) é possível traçar a rota do endereço encontrado até a unidade em modo dirigindo ou a pé;
5) é possível usar o street view para visualizar a unidade;
6) para ajustar o endereço encontrado, basta mover o icone para outro enedereço.
Todos os dados vêm automaticamente do cadastro no CNES


Por enquanto só funciona no navegador google chrome (é gratuito e facilmente instalável) e menos estável no Firefox Mozilla.

SAÚDE MENTAL - Projeto "Salve uma Vida" - Parceria entre justiça e saúde no Rio de Janeiro

http://saudementalrj.blogspot.com/
Projeto "Salve uma Vida" - Parceria entre justiça e saúde no Rio de Janeiro:
No dia 02 de agosto de 2012 a DIATI - Divisão e Apoio Técnico Interdisciplinar da Corregedoria - realizou a segunda reunião com a Secretária de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro a fim de firmar parceria para a concretização do projeto ”Salve uma Vida”.
Este Programa foi idealizado pelo Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal- Regional de Madureira a partir da experiência deste Juízo.  Ele observou que as prisões em flagrantes se dão, na maioria das vezes, quando o criminoso ainda se encontra sob o efeito da droga e se empenha no delito para o sustento de seu vício.
O objetivo do programa é oferecer tratamento ambulatorial do toxicodependente em vias de se tornar inimputável ou semi-imputável em razão do consumo de substancias psicotrópicas, em especial, o crack. Essa ação deverá ser executada pela equipe técnica da prefeitura em parceria com os profissionais da Equipe do TJ/RJ, seguindo o fluxo estudado e acordado entre ambas as Equipes Técnicas e Equipe de Psicólogos e Assistentes Sociais da DIATI.
As reuniões têm sido realizadas com a presença dos profissionais da Área de Saúde Mental da Prefeitura, o Secretário de Saúde da Prefeitura Dr.Hans Dohmam, o Juiz de Direito Dr. Marcelo Oliveira, equipe Técnica da DIATI e equipe técnica do Tribunal de Justiça do Estado do Rio De Janeiro. Ressaltamos que essa iniciativa tem o apoio da Juíza Dra. Cristiane Cantisano, Juíza Auxiliar da Corregedoria.

Nota alta vale bônus para servidores de 529 escolas - Educação - O Dia Online

http://adaoblogado.blogspot.com/
Nota alta vale bônus para servidores de 529 escolas - Educação - O Dia Online: Nota alta vale bônus para servidores de 529 escolas - Educação - O Dia Online

O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?

http://marcosliba.com.br/
Interessante Alerta!!
O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?: Olá pessoal! Tudo bem? Vamos aprender mais um pouco? Hoje leremos um pequeno texto do site da Revista Nova Escola, excelente pois nos aponta a necessidade de agirmos rapidamente em caso de bullying. Confira: Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. ”Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo [...]

FIQUE ALERTA - Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar

http://drauziovarella.com.br/
Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar:
Há quase um mês não chove na cidade de São Paulo e a previsão, para os próximos 10 dias, é que as condições atmosféricas permaneçam inalteradas. Por conta disso, os  índices de umidade relativa do ar estão em situação critica. Quem sofre as consequências é a população, que fica mais  exposta a infecções das vias aéreas e a viroses, além de mais vulnerável a sintomas como ardência e ressecamento nos olhos, na boca e no nariz.
A explicação para esse resultado está no fato de que, com a baixa umidade, os poluentes presentes no ar são dificilmente dispersos, favorecendo o surgimento de problemas infecciosos e respiratórios.
Para minimizar as ocorrências, a Secretaria de Saúde de São Paulo  indica alguns cuidados importantes, úteis também  para os moradores de outras regiões do Pais:
*Ingerir bastante liquido;
* Evitar exercícios físicos entre 10h e 17h  no período de seca;
* Lavar as narinas com soro fisiológico ou fazer inalação;
* Manter os ambientes arejados e colocar um recipiente com água ou pano molhado no quarto;
*Evitar lugares fechados com grande concentração de pessoas;
É sempre importante lembrar que a atenção deve ser redobrada com as crianças, os idosos e com as pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Centros de Referência inscrevem para cursos de formação

FONTE: PCRJ
Centros de Referência inscrevem para cursos de formação: Além dos sete "Territórios da Paz" divulgados no último dia 13, para inscrição de jovens de 15 a 24 anos em cursos de formação cidadã, até esta sexta-feira os interessados também podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social Padre Veloso, em Botafogo (Rua São Clemente, 312, nas proximidades da subida para o Morro Santa Marta) e em Acari (Rua Guaiuba, 150).

Sábado é dia de campanha de multivacinação

FONTE: PCRJ
 Sábado é dia de campanha de multivacinação

16/08/2012

Neste sábado, dia 18, será realizada a campanha de multivacinação na cidade. No dia, serão disponibilizadas as vacinas do calendário básico, além da introdução das vacinas VIP (Vacina Inativada contras Poliomielite) e Pentavalente.

A VIP é administrada por via injetável, é segura, eficaz, desencadeia uma excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. A pentavalente é indicada para crianças, a partir de dois meses de idade, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Nesse ano, o Brasil passou a realizar em uma única etapa a CampanhaNacional de Vacinação contra Poliomielite, que aconteceu no último dia16 de junho. O país está há 23 anos sem a doença no país e no ano de 1994 o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação daTransmissão do Poliovirus Selvagem.

Aproximadamente 90% das crianças do município do Rio de Janeiro já estão com calendário de vacinação atualizado. No entanto, os pais e responsáveis que estejam em dúvida quanto à condição vacinal de seus filhos devem comparecer à unidade básica mais próxima de sua residência levando a Caderneta de Vacinação da criança.

Cerca de 200 unidades de saúde que estarão funcionando neste sábado, das 8h às 17h. Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. A relação dos postos também está disponível pela internet, na página da SMSDC:www.rio.rj.gov.br/web/smsdc. 

Decreto marca início do Ciclo Olímpico Rio 2016

FONTE: PCRJ

Decreto marca início do Ciclo Olímpico Rio 2016

Rio é agora oficialmente Cidade Olímpica com hino e concurso para escolares

16/08/2012

O  Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município acaba de ganhar o 'Dia do Rio Cidade Olímpica', a ser celebrado no dia 5 de agosto, quando em 2016 começarão os jogos da XXXI Olimpíada. A medida está no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 16, em decreto que marca o início do Ciclo Olímpico Rio 2016 com a chegada da Bandeira Olímpica à cidade na segunda-feira passada, dia 13 de agosto.
 

A bandeira ficará exposta ao público no Palácio da Cidade até que esteja pronto o Pavilhão Cidade Olímpica, na Cidade Nova, para onde será transferida até o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O decreto institui, ainda, o hino "'Os deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro", de autoria de Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Rogê, e abre concurso entre alunos das escolas municipais para escolha de porta-bandeira e mestre-sala da Cidade Olímpica.
 


A Guarda de Honra da Bandeira Olímpica, com servidores da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, será responsável pela guarda, escolta e seu manuseio até o início dos Jogos, que serão realizados entre 5 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos, entre 7 e 18 de setembro de 2016.
 

ATENÇÃO - SAMU e Corpo de Bombeiros: Saiba diferenciar os serviços

http://www.blog.saude.gov.br/
SAMU e Corpo de Bombeiros: Saiba diferenciar os serviços:
Em caso de acidente, quem devemos chamar? O SAMU ou os Bombeiros? Treinados para trabalhar em casos de urgência e emergência, tanto os bombeiros como as equipes do SAMU estão sempre preparadas para atender um chamado. Assim como o Corpo de Bombeiros, o SAMU está presente em todos os estados do país. Implantado em 2003 pelo Ministério da Saúde, o SAMU é um dos serviços disponíveis na Política Nacional de Atenção às Urgências do ministério.
O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, explica a diferença entre eles e ressalta a importância da parceria SAMU e Corpo de Bombeiros. ”O bombeiro faz o resgate, que é o parceiro importantíssimo do SAMU. Então se tem um acidente que você tem vítima presa em ferragem, por exemplo, se não tiver o Corpo de Bombeiros que saiba tirar essa vítima de ferragem, nós do SAMU não conseguiríamos fazer o atendimento. Então a gente trabalha em parceria com outros atores. O bombeiro faz resgate, primeiros socorros e tem uma grande experiência no atendimento ao trauma, mas, da parte específica da saúde somo nós, do SAMU.”
O chefe do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Mauro Sérgio, explica o que os bombeiros fazem e conta que, na verdade, tanto faz chamar ou os bombeiros ou o SAMU. ”O Corpo de Bombeiros, pela Constituição Federal tem as ações de combate a incêndio, salvamento, e demais ações relacionadas a área, então o bombeiro atua mais nessa parte do resgate. Porém, as centrais ficam no mesmo local, se você ligar tanto no 193, quanto no 192, as pessoas lá vão fazer a triagem e deslocar a viatura correta para a ocorrência em questão.”
Qualquer pessoa pode pedir socorro ao SAMU pelo telefone 192 e para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O SAMU está presente em quase dois mil municípios do país e atende hoje 65% da população brasileira, segundo dados do IBGE.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

É possível parar de fumar e controlar o peso

http://www.blog.saude.gov.br/
É possível parar de fumar e controlar o peso:

Foto: Martin Diebel/fstop/Corbis
Uma das preocupações do fumante que deseja parar de fumar está relacionada ao ganho de peso. Por isso, alimentação saudável e atividades físicas regulares devem ser aliadas de quem quer deixar o cigarro. “O ganho de peso depende do organismo de cada um. Também é importante lembrar que quilos a mais sobre a condição geral de saúde têm um impacto mínimo perto dos prejuízos causados pelo fumo”, explica a nutricionista do grupo antitabagismo, do Hospital Federal Cardoso Fonte (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Maria Valéria Fontoura.
Um dos motivos que justificam o aumento de peso está ligado à gratificação oral. O ex-fumante sente falta da sensação de ter algo na boca e nas mãos, hábito antes reservado para o cigarro. “Para suprir a ansiedade e tentar substituir a ação repetitiva de fumar, há uma tendência de comer e beliscar o tempo todo”, afirma a nutricionista. Portanto, o aumento do peso está associado a fatores metabólicos, à falta de atividades físicas e a ingestão de alimentos pobres em nutrientes. Além disso, a nicotina age como um agente inibidor do apetite.
“O cigarro tem cerca de seis mil substâncias tóxicas. A nicotina é só uma delas. O que acontece é que muitos não se alimentam de maneira adequada, comem correndo, acendem o cigarro antes mesmo da primeira refeição do dia, o que reduz o apetite. Fumar reduz o olfato, e cerca de 70% do paladar depende do olfato. Portanto, quando o paciente para de fumar, os alimentos se tornam mais cheirosos e apetitosos”, alerta.
A nutricionista recomenda que quem deseja parar de fumar precisa ter uma alimentação saudável e em horários regulares. “O ideal é fazer comer de duas em duas horas. O acompanhamento do nutricionista é importante para mobilizar uma dieta desintoxicante, que colabore em driblar a ansiedade e evitar o ganho de peso. A mastigação é outro colaborador: comer devagar ajuda a diminuir a vontade de fumar”, diz.
Parar de fumar não é uma tarefa fácil. É importante apoio e acompanhamento, inclusive durante o período de adaptação e reeducação alimentar. Na sede do Ministério da Saúde, os trabalhadores que querem parar de fumar podem participar do programa Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CAS/CGESP/SAA/SE). O projeto conta com uma equipe multiprofissional para incentivar os servidores a abandonarem o cigarro.
Fonte: Érica Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

FIQUE SABENDO - Saiba mais sobre a importância da Caderneta de Vacinação

http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba mais sobre a importância da Caderneta de Vacinação:

Todo bebê quando nasce recebe na maternidade a caderneta de vacinação. O documento foi criado pelo Ministério da Saúde para registrar as vacinas que a criança tomou e as que ela precisa tomar. Como a quantidade de doses é muito grande, o calendário de vacinação deve ser sempre acompanhado por um profissional de saúde. É o que explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues: ”Cada vacina geralmente tem mais de uma dose a ser aplicada, então ela precisa tomar duas, três, as vezes mais um reforço. Por isso a necessidade da mãe estar sempre levando ao posto de saúde para que se atualize a carteira de vacinação.”
A dona de casa Débora Oliveira é mãe de gêmeas de um ano e meio de idade e presta bem atenção no que está escrito na caderneta de vacinação das filhas.”As duas tomam tudo no mesmo dia. E a caderneta separada a gente só preocupa de estar anotando na caderneta correta. É bom na hora que está aplicando em uma ter certeza de estar anotando na caderneta dela . Eu tenho essa preocupação.”
Logo que nasce, a criança é vacinada ainda na maternidade contra a tuberculose e a hepatite B. O Ministério da Saúde informa que entre dois e seis meses de vida, ela tem que tomar mais três doses contra a hepatite B. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fala da importância dos reforços da vacina da hepatite B e de outras doenças. ”O organismo da criança não tem a capacidade só com uma dose de vacina fazer com que essa vacina garanta a imunidade para aquela doença. Por isso a necessidade de dois, três ou mais reforços. Só você tomando o esquema completo que você vai fazer com que o organismo, a medida de cada vacina que você toma, vai aumentando a eficácia contra a doença.”
A coordenadora do PNI do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explicou também que quem perder a caderneta de vacinação deve voltar ao posto de saúde onde costuma vacinar a criança para refazer o documento. Para conhecer o ciclo completo da vacinação infantil basta procurar um posto de saúde ou acessar o endereço www.saude.gov.br/svs. Todas as vacinas são aplicadas de graça pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - Ideb: escolas com notas altas contam a receita do sucesso

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Ideb: escolas com notas altas contam a receita do sucesso:
Por Paula Laboissière, Fernando César Oliveira e Isabela Vieira, da Agência Brasil
Bom relacionamento entre os pais e a escola, o incentivo à leitura, baixa rotatividade no quadro de funcionários e aulas de reforço são pontos em comum entre as três escolas públicas municipais com as notas mais altas no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), divulgado hoje (14) pelo Ministério da Educação.
No Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Glauber Rocha, na zona norte do Rio de Janeiro, um livro na mão, uma ideia na cabeça é a filosofia. Com nota 8,5 (em uma escala de 0 a 10), a escola tem cerca de 550 estudantes da pré-escola ao 5º ano. Apesar das turmas cheias, a avaliação dos professores e funcionários é que o resultado reflete os pilares do projeto pedagógico: “leitura, reforço e família”.
Situada em um bairro com alguns dos piores índices socioeconômicos da capital fluminense, a diretora Ioliris Paes, que comanda o centro há 15 anos, conta que já precisou resgatar panelas roubadas em um ferro velho. “Um pai me contou onde estavam e eu fui buscar”, revelou sobre o episódio, em 2002, o último de uma série de saques à escola em 25 anos.
Com a abertura da unidade escolar à comunidade, horário integral, dedicação exclusiva de 80% dos professores, contratação de estagiários para aulas de reforço e 5 mil títulos na biblioteca que podem ser emprestados aos alunos e suas famílias, o colégio Glauber Rocha coleciona resultados positivos. Em 2009, no último Ideb, conseguiu nota 6,7, antecipando a meta prevista para 2021.
O incentivo à leitura e a pouca troca de funcionários também é a receita de sucesso da Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas (MG), que tirou a nota mais alta no Ideb: 8,6. À frente de 250 alunos da educação infantil ao 5ª ano, a maioria de classe média, a diretora Maria Flávia de Oliveira diz que os colaboradores “tem um espírito de pertencimento.”
O entrosamento da escola com a família, além da formação continuada dos professores, asseguram o bom desempenho do colégio no Ideb “O município tem um compromisso com a formação continuada do professor e isso é fundamental”, destaca Maria Flávia.
Empatada com a escola de Minas Gerais, está a Escola Municipal Santa Rita de Cássia, de Foz do Iguaçu (PR), que também investe na valorização dos funcionários. “Nosso diferencial é o trabalho conjunto”, disse a diretora Shirlei Carvalho. Lá, aulas de reforço também ajudam a corrigir deficiências no aprendizado dos alunos, assim como na escola Glauber Rocha, no Rio.
A escola do Paraná – com aproximadamente 200 alunos sendo, no máximo, 30 por sala de aula – também colhe os frutos da aposta no atendimento individualizado e no envolvimento da família com o ambiente escolar. “Procuramos trazer os pais para dentro do espaço escolar, inclusive levando-os em passeios culturais com seus filhos, porque sabemos que a participação deles é fundamental”, diz a diretora.
A unidade não tem uma biblioteca, mas dribla o problema oferecendo um conjunto de obras literárias infanto-juvenis na própria sala de aula e fazendo um “trabalho de base” desde a pré-escola. Atividades ao ar livre e culturais são outras formas usadas para conseguir atenção dos estudantes.

FIQUE SABENDO - Lançado 0800 para reclamações dos Planos de Saúde

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Lançado 0800 para reclamações dos Planos de Saúde:
Por TV Brasil
A Associação Paulista de Medicina e o Instituto Proteste lançaram um canal nacional para recebimento de reclamações contra planos de saúde. O serviço pretende auxiliar o usuário na busca por informações e oferecer soluções rápidas para os clientes. Atualmente, o Brasil tem quase 48 milhões de usuários cadastrados em planos. As ligações são gratuitas e podem ser feitas pelo número 0800 200 4200.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

FIQUE SABENDO - Aumento do Ideb não está diretamente vinculado à aprendizagem, afirma especialista em educação

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Aumento do Ideb não está diretamente vinculado à aprendizagem, afirma especialista em educação:
“O aumento do Ideb não está diretamente vinculado à aprendizagem. As crianças são mais aprovadas não exatamente porque sabem ou se desenvolveram mais, mas porque o sistema começa a garantir um fluxo escolar melhor.” Essa é a avaliação da coordenadora da área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, Inês Miskalo, a respeito dos resultados do Ideb 2011, divulgados nesta terça (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
Leia também:
- Desempenho melhora na educação básica, mas ensino médio ainda patina

Segundo ela, para poder dizer que o país avançou na qualidade da educação, seria necessário  elevar os índices de aprendizagem medidos pela Prova Brasil e pelo Saeb, o que ainda não ocorre de forma satisfatória. Inês avalia que o aumento do Ideb deve-se às melhores taxas de aprovação dos estudantes.”O fluxo escolar pode estar melhorando, mas não necessariamente com bom desempenho”, pondera.
Leia entrevista completa:



Ideb 2011
1ª a 4ª série
A média nacional nas séries iniciais ficou em 5, um aumento de 0,4 ponto em relação a última avaliação, realizada em 2009. Além disso, todos os estados atingiram  suas próprias metas.
5ª a 8ª série
Nas séries finais do ensino fundamental,  a média nacional ficou em 4,1, superando a meta de 3,9. No entanto, seis estados ficaram com notas inferiores às previstas: Alagoas, Roraima, Amapá, Pará, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Ensino Médio
A média nacional da etapa do ensino que mais sofre com evasão ficou em 3,7. Nesses anos, os dados mostram que o Distrito Federal e mais nove estados tiveram uma piora dos resultados.

Portal Aprendiz – Como a senhora avalia os resultados do Ideb 2011 divulgados pelo MEC?
Inês Miskalo – A evolução deve-se mais ao fluxo escolar, já que os resultados da Prova Brasil estão estabilizados. Não existe uma melhoria do aprendizado do aluno. Portanto, o aumento do Ideb não está diretamente vinculado à aprendizagem. As crianças são mais aprovadas não exatamente porque sabem ou se desenvolveram mais, mas porque o sistema começa a garantir um fluxo escolar melhor. Para poder dizer que o país avança você tem que aumentar o índice de aprendizagem medido pela Prova Brasil e Saeb. As mudanças não representam um salto de aprendizagem. É necessário olhar para os dados que mostram o quanto a criança está ou não lendo melhor, usar a aprendizagem, ou seja, o desenvolvimento no dia a dia.
Aprendiz – Ao que se deve o aumento da aprovação, se não há aprendizagem?
Inês – Alguns fatores: um ciclo que não reprova – e não que reprovar seja necessariamente a solução, não se trata disso –, ou que aprova a criança sem ela saber, ou ainda os casos de abandono da escola no meio do ano por parte daquele aluno que já sabe que será reprovado, por exemplo. É o problema da educação cumulativa. São aquelas dificuldades que a criança traz desde os anos iniciais, e que a leva a concluir a formação com deficiências. Ela vai ser aprovada, mas leva as lacunas da formação inicial, que são reveladas lá nos anos finais. Gera-se um não desenvolvimento cumulativo. Estamos num processo de desenvolvimento da educação básica sem garantir qualidade para esses alunos que transitam nesses anos. O fato do aluno ter chegado ao final do ensino médio não significa que tenha um conhecimento compatível com o que se espera de um aluno daquele ciclo.
Aprendiz – E em casos de aumento do Ideb?
Inês – Muitas vezes, quando o Ideb cresce, é porque os estudantes estão sendo menos reprovados, e não necessariamente aprendendo mais. Pode estar ocorrendo uma exclusão dos que estão piores e aprovação dos que estão melhores, por exemplo. Podemos chegar a uma estagnação do Ideb. O fluxo escolar pode estar melhorando, mas não com bom desempenho. Só que o fluxo é limitante, uma hora deixará de crescer. Já o desempenho, não tem limite. É esse que não conseguimos ainda atacar.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido a cada dois anos, é calculado a partir do desempenho dos alunos no Saeb e na Prova Brasil e das taxas de aprovação obtidas pelo Censo Escolar. Criado em 2007, o índice obedece uma escala de 0 a 10, sendo 6 a média dos países desenvolvidos.
Aprendiz – Como os dados podem aprimorar a aprendizagem em sala de aula?
Inês - Precisa pegar a prova Brasil, verificar quais são os descritores, isto é, quais competências foram avaliadas, ler o resultado com o espírito do diagnóstico para poder saber onde se concentram as dificuldades e o que pode ser feito na sala de aula para superar, acompanhando o histórico de cada local em que a prova foi aplicada e sua evolução ao longo do tempo. Cada escola é uma escola, cada turma é uma turma. É preciso reconhecer as especificidades locais. O Ideb não pode ser visto como um fim, mas como um meio diagnóstico para mudar a realidade. Se for visto como rankeamento não serve pra nada. Passada essa fase de divulgação, é necessário que o país se debruce sobre os dados. É preciso ver onde houve crescimento sustentável, se ele é significativo para justificar que na próxima edição esperemos por um resultado diferente – ou não. Essa é a pergunta que tem de ser posta. O país deve observar se esse desempenho mostrado é consistente.

SIMEC


http://nossomosacre06.blogspot.com/


   De acordo com a capacitação realizada hoje,  no auditório da E/SUBE/5ª CRE, as informações da Semana Saúde na Escola - prevenção da obesidade (realizada em março de 2012) deve ser inserida no SIMEC até o dia 31/08/2012 por profissionais das equipes de saúde da família e das escolas.
   

Orientações para trabalhar o SIMEC:

1- O Diretor da escola elegerá um profissional da equipe escolar como responsável por alimentar as informações no SIMEC,

2- Esse profissional eleito e o diretor da escola devem acessar  http://simec.mec.gov.br e solicitar cadastro,

3- Em seguida devem enviar email para   pse.simec@gmail.com  informando: nome, CPF, código  e nome da escola, solicitando acesso ao SIMEC.

                  ESTANDO CADASTRADOS, VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS.

4- O profissional da equipe escolar deverá inserir no SIMEC   até o dia 24/08/2012 - Perfil do Educador -, as informações das ações realizadas na Semana Saúde na Escola - Prevenção da Obesidade (05 a 09 do março de 2012), que alimentará as informações das ações do Componente II do PSE - Ações de Prevenção e Promoção de Saúde,

5- O Diretor da Unidade Escolar deverá validar as informações, alimentadas pelo profissional da escola e da Saúde, no SIMEC no perído de 25/08/2012 a 31/08/2012 - Perfil Diretor.

Obs. Após o dia 31/08/2012 o sistema será fechado.

Dúvidas em relação ao SIMEC devem ser enviadas para o email :   pse.simec@gmail.com




       Escolas da 6ª CRE no SIMEC

       0622001 ESCOLA MUNICIPAL GUILHERME TELL
       0622004 ESCOLA MUNICIPAL PARAIBA
       0622005 ESCOLA MUNICIPAL CYRO MONTEIRO
       0622007 ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE FARAH
       0622009 ESCOLA MUNICIPAL COELHO NETO
       0622014 ESCOLA MUNICIPAL BELGICA
       0622020 ESCOLA MUNICIPAL MAURICE MAETERLINCK
       0622023 ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO AMADO
       0622024 ESCOLA MUNICIPAL MARIO PIRAGIBE
       0622026 ESCOLA MUNICIPAL CLAUDIO GANNS
       0622027 ESCOLA MUNICIPAL HILDEGARDO DE NORONHA
       0622201 CIEP POETA FERNANDO PESSOA
       0622202 CIEP GENERAL AUGUSTO CESAR SANDINO
       0622203 CIEP OSWALD DE ANDRADE
       0625001 ESCOLA MUNICIPAL ALIPIO MIRANDA RIBEIRO
       0625002 ESCOLA MUNICIPAL FIRMINO COSTA
       0625003 ESCOLA MUNICIPAL MONTE CASTELO
       0625004 ESCOLA MUNICIPAL GENERAL OSORIO
       0625005 ESCOLA MUNICIPAL CHARLES ANDERSON WEAVER
       0625006 ESCOLA MUNICIPAL ERICO VERISSIMO
       0625007 ESCOLA MUNICIPAL JI ANA DE BARROS CAMARA
       0625008 ESCOLA MUNICIPAL VIRGILIO FRANCISCO MONTEIRO
       0625011 ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ESCRAGNOLLE DORIA
       0625012 ESCOLA MUNICIPAL FROTA PESSOA
       0625013 ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
       0625028 ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO HILTON GAMA
       0625035 ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO MARCOS TAMOYO
       0625039 ESCOLA MUNICIPAL ANA MARIA CRISTINA MARQUES RIBEIRO
       0625040 ESCOLA MUNICIPAL AMARELINHO
       0625204 CIEP RUBENS GOMES
       0625205 CIEP ANTONIO CANDEIA FILHO
       0625206 CIEP ANTON MAKARENKO
       0625501 CIEP DOUTOR ADAO PEREIRA NUNES
       0625502 CIEP ZUMBI DOS PALMARES