sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Promoção do aleitamento materno em creches é um dos destaques no seminário de lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
Promoção do aleitamento materno em creches é um dos destaques no seminário de lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno: A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), de 01 a 08 de agosto, tem como tema as palavras “Entendendo o passado, planejando o futuro”. O Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, criou o slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

O lançamento da SMAM/2012 aconteceu no dia 01 de agosto, no Rio de Janeiro, com a participação do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e da madrinha da campanha, a cantora Wanessa Camargo. No mesmo dia, aconteceu o seminário organizado pela Secretaria de Estado de Saúde que abordou as estratégias para promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável em diferentes ambientes como a própria comunidade, as unidades de saúde e de educação. O INAD apresentou as ações de promoção de alimentação saudável na rede municipal de ensino, com foco na estratégia de promoção de aleitamento materno nas creches. Esta ação vem sendo realizada em parceria com a Gerência do Programa de Saúde da Criança e com a Secretaria Municipal de Educação.

Na perspectiva de que “Amamentar é pensar no futuro”, o projeto Amamentação nas Creches busca estimular e apoiar o aleitamento materno. O quadro, símbolo do projeto, traz a pergunta “A mãe dá o peito, o que sente o bebê?” (imagem ao lado). Ele foi produzido para incentivar a prática da amamentação estimulando a mobilização de crianças, mães e profissionais da comunidade escolar.



Utilizado em diferentes eventos, as respostas mostram que a amamentação é vista como doação de vida e de bons sentimentos. As palavras mais escritas são amor, segurança, proteção e carinho. Palavras que exprimem acolhimento no início da vida, e deixam um lastro para o futuro. Veja abaixo:


Clique aqui e saiba como é a utilização do painel.

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil destaca World Nutrition Rio2012 e dossiê sobre agrotóxicos

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil destaca World Nutrition Rio2012 e dossiê sobre agrotóxicos:
A Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil destacou em seu editorial “Alimentação, Agrotóxico e Saúde”, o World Nutrition Rio 2012 e o Dossiê sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros. Para Malaquias Batista Filho e Mariana Navarro Tavares de Melo, mesmo com as delimitações e especificidades temáticas e de abordagem metodológica na organização de um evento científico, o World Nutrition assumiu as características de uma reunião de cúpula que, extrapolando as restrições de um encontro internacional de estudiosos, estendeu-se ao espaço aberto e universal das questões de cidadania. Neste contexto, o dossiê, “mais do que um manifesto acadêmico ou corporativista, deve ser entendido, divulgado e, sobretudo, apoiado como um movimento de ideias a respeito de um dos problemas mais cruciais de nosso tempo: os impactos dos agrotóxicos na saúde. É uma tomada de posição oportuna e necessária, pelos efeitos nocivos já evidenciados e dos riscos potenciais crescentes que se prenunciam pelo uso dos chamados defensivos agrícolas no Brasil”. Leia o editorial completo clicando aqui.

Mamães devem continuar amamentando depois de voltar ao trabalho

 http://www.blog.saude.gov.br/
Mamães devem continuar amamentando depois de voltar ao trabalho:
O difícil momento chegou. Depois de alguns meses passando o tempo todo com o bebê, é hora de se separar dele e voltar à rotina do trabalho. Todas as mamães sabem que a recomendação é oferecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade da criança e com complementação até os dois anos. Mas como dar o leite materno ao bebê neste período em que estará fora de casa?
Nestes casos, a ordenha manual pode ser a solução. Mas a mãe precisa se planejar antes de voltar ao batente e começar o ato com pelo menos 15 dias de antecedência.
Para realizar a ordenha manualmente, é preciso realizar o seguinte procedimento:
- Escolha um frasco de vidro incolor com tampa plástica – os melhores são os de maionese ou de café solúvel.
- Lave bem com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início de fervura.
- Escorra vidro e tampa sobre um pano limpo até secar.
- Depois de secos feche bem o frasco.
- Identifique o frasco de vidro onde vai colocar o leite com seu nome, data e hora da coleta.
- Retire anéis, pulseiras e relógio.
- Coloque uma touca ou um lenço no cabelo e amarre um lenço/tecido limpo na boca.
- Lave as mãos até o cotovelo com água e sabão.
- Lave as mamas apenas com água limpa.
- Seque as mãos e as mamas com papel toalha, evitando deixar resíduo de papel, ou com um pano limpo.
Caso a mamãe ainda tenha dúvidas de como realizar o processo, a estratégia Rede Cegonha também oferece orientações sobre como retirar o leite e armazená-lo. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que conta com equipes capacitadas para ajudá-la nesse momento marcante.
Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, o armazenamento de leite materno é necessário para que o bebê continue sendo amamentado com o alimento correto. A coordenadora também alerta: “A mãe também precisa, ao voltar a trabalhar, dar continuidade à retirada de leite, porque se ela fica muito tempo sem estimular a glândula mamária, a produção pode diminuir. Ela não pode, por exemplo, ficar oito horas do dia sem tirar o leite, deixando a mama encher e só quando retornar a casa oferecer o peito para a criança ou ordenhar. Ela precisa ter uma frequência maior de retirada de leite”.
Salas de apoio à amamentação – Para auxiliar as mamães com a ordenha nesse período, em 2010, o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituíram nota técnica conjunta para orientar a instalação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas.
“Essa sala garante à mãe um espaço para ela ordenhar o seu leite. Em alguns locais onde não existe a sala, a mulher acaba indo ao banheiro e faz somente a ordenha de alívio, jogando fora o leite porque a mama fica cheia. E quando ela tem essa sala de apoio, ela pode armazenar o seu leite e no final da jornada de trabalho, leva o leite em um recipiente térmico e deixa em casa para o bebê”, explica Fernanda Monteiro.
É importante que o ambiente destinado à sala de apoio à amamentação seja tranqüilo e confortável, permitindo a adequada acomodação da nutriz, sem interrupções e interferências externas e, de preferência, que dê privacidade à mulher. A sala precisa, basicamente, de uma cadeira de coleta, um ponto de água fria e lavatório e freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura.
Mesmo o leite congelado tem validade. A orientação é que ele seja tomado pelo bebê em até dez dias depois da ordenha. Se a mamãe perceber que a produção de leite está alta e poderá sobrar alguns potes, ela pode fazer doação a um banco de leite.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

PSE em Ação no Ciep Adão Pereira Nunes

 http://creged06.blogspot.com/
PSE em Ação no Ciep Adão Pereira Nunes:

A professora Gwendolyn Sonia, do CIEP Adão Pereira Nunes, e a enfermeira Geiza colocaram em ação o PSE, Programa  Saúde na Escola, com os alunos da turma 1.303. Elas utilizaram  o livro/CD A Família Sujo, que conta a história de uma família que não se esmera na limpeza. Esta ação tem por objetivo ensinar às crianças, desde cedo, hábitos de higiene; a fim de desenvolver sua conscientização quanto a este tema e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo.


O PSE (Programa Saúde na Escola) foi lançado em setembro de 2008. Este programa é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que tem por objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.
O programa está estruturado em quatro blocos: O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde do estudante; o segundo trata da promoção da saúde e da prevenção; o terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e jovens. O último prevê o monitoramento e a  avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas: PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde da Escola) e Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo de Educação Básica).
Símbolo do Programa Saúde na Escola
A equipe do PSE entrou em ação na turma 1.303, da professora Gwendolyn Sonia, do Ciep Adão Pereira Nunes, com a enfermeira Geiza. A professora da turma passou para os alunos o DVD A Família Sujo, com o grupo Cuidado que Mancha. Ela recomenda a todos este DVD, que além de divertido é extremamente educativo.

Capa do CD com a história A Família Sujo, apresentado  aos alunos pela prof.ª Gwendolyn Sonia
O grupo Cuidado que Mancha tem seu núcleo formado por dois gaúchos: Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Musicalmente, a proposta do grupo é buscar a modernidade do timbre do acordeon, do clarinete, da tuba, do bandolim. As letras do grupo contam histórias absurdas de personagens que têm seu cotidiano invadido pelo realismo fantástico.
O Cuidado que Mancha lançou, em  1995, o seu primeiro CD. O grupo é formado por Gustavo Finkler (violão e voz), Marcelo Delacroix (baixo e voz), Adriana Marques (voz), Sérgio Olivé (piano), Jorge Cardoso (acordeon), Jorge Matte (bateria) e Jackson Zambelli (percussão).

 

Integrantes do grupo Cuidado que Mancha
Depois de assistirem ao DVD, a enfermeira Geiza contou a história A Família Sujo para os alunos da turma 1.303. As crianças ficaram encantadas!
A Família Sujo é um livro / CD que conta, de maneira divertida, a história de uma família que não se preocupa com a limpeza. Sérgio Sujo, o pai e Sula Sujo, a mãe, vivem momentos de atrapalhação quando a filha do casal, Silvia Sujo, desaparece em meio à sujeira. Este livro foi escrito por Gustavo Finkler e publicado pela Editora Projeto.
Vamos conferir o trabalho realizado com os alunos da turma 1.303 pela professora Gwendolyn Sonia e pela enfermeira Geiza
Alunos da turma 1.303 assistem ao filme e escutam a leitura do livro A Família Sujo
Os hábitos de higine pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover  sua saúde e autoestima.
Parabéns à professora Gwendolyn Sonia e à enfermeira Geiza por oportunizar aos alunos momentos em que eles puderam conhecer e/ou consolidar bons hábitos de higiene através da cultura e da leitura de bons livros.
Envie o seu projeto / ação para ser publicado no blog da GED! Este espaço é seu! Aproveite para divulgar para toda a rede municipal de ensino o trabalho de excelência que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a seXta CRE

SAÚDE MENTAL - Mapa da Rede de Atenção Psicossocial

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Mapa da Rede de Atenção Psicossocial:

FIQUE LIGADO - Teste da orelhinha obrigatório completa dois anos em todos os hospitais e maternidades

 http://www.blog.saude.gov.br/
Teste da orelhinha obrigatório completa dois anos em todos os hospitais e maternidades:

Foto: Teste da Orelhinha – Senado Federal
Na quinta-feira, dia 02 de agosto, foi comemorado dois anos da lei 12.303, que torna obrigatório e gratuito em todas as maternidades e hospitais do país o Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como Teste da Orelhinha, nos recém-nascidos. O exame é essencial para detectar possíveis deficiências auditivas na criança. Ainda na gestação, o bebê já é capaz de identificar sons do corpo e da voz materna. Realizado ainda nos primeiros dias de vida, o teste identifica rapidamente se há alguma deficiência auditiva e o tratamento mais adequado.
O teste é indolor, dura alguns minutos e o resultado sai na hora. Para ser realizado, o bebê precisa estar dormindo. O Exame de Emissões Otoacústicas consiste em colocar um pequeno fone no ouvido da criança que emite sons para a cóclea, que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos para o cérebro. A resposta da cóclea ao estímulo é captada pelo e avaliado pelo médico.
O ideal é que o exame seja realizado ainda no primeiro mês de vida. “Não tem, entretanto, nenhuma contraindicação para ser feito depois. Mas o objetivo dessa brevidade é, se o bebê tiver algum tipo de perda auditiva e precisar de intervenção, haver tempo adequado para isso, que é aos três meses de vida”, argumenta a fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, Cristina Krimberg.
O exame identifica se a audição da criança é perfeita ou está perto da normalidade, avaliando se há resposta no aparelho de medição. Caso não haja uma resposta, pode ser sinal de deficiência auditiva ou o teste foi invalidado pela agitação da criança. “Se não tem resposta, precisamos fazer um novo teste e analisar se nesse segundo momento se capta a resposta ou não”, explica Cristina. Diversos fatores podem acontecer para o bebê não passar na triagem, o que não necessariamente indica uma deficiência. “O nenê pode ter otite, ou seu conduto auditivo é muito pequeno ou ainda tem vernix (secreção branca que surge na pele da criança após nascimento), porém ele tem uma audição normal”, completa.
Além do teste da orelhinha, a mãe pode ficar atenta a outras manifestações que podem indicar se a criança tem alguma dificuldade para ouvir. Nos primeiros meses, o bebê normalmente reage a sons fortes, com reflexos nas mãos e nos olhos. Em torno dos seis meses, ele reage ao serem chamados ou viram a cabeça para a direção do som. Por volta de um ano, quando se inicia a pronúncia das primeiras palavras, a criança que não escuta bem pode não interagir ou ficar menos atentas que o esperado.
Mas tudo depende do grau de perda de audição. “Se ela tem uma perda leve ou moderada, pode reagir a alguns sons e só um exame aprofundado detecta essa alteração. Se há uma perda mais severa ou profunda, fica mais claro no comportamento porque ela não vai reagir a vários sons”, alerta a fonoaudióloga.
Teste no SUS - O teste da orelhinha é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, quando o Ministério da Saúde recomendou nas Diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde/PPI, que se fosse implantado a Triagem Auditiva Neonatal de maneira gradativa: prioritariamente para neonatos (até 28 dias de vida) e lactentes (29 dias a 2 anos) com risco para deficiência auditiva e ampliada posteriormente para outros recém nascidos, até se tornar um procedimento universal, na medida em que as condições de continuidade da investigação e da terapêutica para todas as crianças estivessem garantidas pelos gestores municipais e estaduais, nas Redes de Serviços de Atenção à Saúde Auditiva.
Junto com a sanção da lei em 12.303, em 2010, a Coordenação Geral da Média e Alta Complexidade (CGMAC/DAE/SAS), em conjunto com a Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência (ATSPD/DAPES/SAS), elaborou as Diretrizes Brasileiras para Triagem Auditiva Neonatal, que tem por objetivo promover estratégias que permitam identificar os neonatos e lactentes que necessitem de avaliação para diagnóstico da deficiência auditiva em todos os pontos de atenção da Rede do SUS.
Além do Exame de Emissões Otoacústicas, obrigatório em lei, consta na tabela do SUS outro exame mais complexo, o Potencial Evocado Auditivo do Tronco Cerebral (PEATE). Ambos são realizados por profissionais especializados e experientes (fonoaudiólogo e/ou médico otorrinolaringologista).
O diagnóstico e a intervenção precoces são determinantes para a aquisição da linguagem oral das crianças. Um problema auditivo que não é detectado a tempo e tratado corretamente, pode trazer diversas consequências ao longo do desenvolvimento infantil. “Ela vai ter muita dificuldade na aquisição da fala e compreensão da linguagem, e a partir daí podem surgir problemas cognitivos, dificuldades escolares e de integração na vida social”, esclarece a fonoaudióloga do GHC.
Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA E NA CRECHE - SAÚDE BUCAL

 http://zilkacreche.blogspot.com/
SAÚDE BUCAL:
        Em parceria com o PSE, realizamos em julho com os responsáveis atividades sobre SAÚDE BUCAL. Nosso objetivo é zelar pela saúde das crianças, responsáveis e funcionários, que estiveram atentos durante apresentação da equipe do PSE. A equipe falou sobre a importancia de fazer uma boa higiene bucal e orientou sobre como fazer a escovação no adulto e nas crianças. Tudo isso numa linguagem clara e de uma forma dinâmica. Os adultos fizeram várias perguntas e se envolveram com o tema. A equipe voltará em agosto para ver os dentinhos das crianças junto com a odontóloga que faz os procedimentos necessários sob autorização dos responsáveis. Até o próximo encontro com um tema bem legal.















          SAÚDE E EDUCAÇÃO, parceria que não pode faltar.

Normas para Autorização de Funcionamento de Instituições Privadas de Educação Infantil do Sistema de Ensino Municipal do Rio

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Normas para Autorização de Funcionamento de Instituições Privadas de Educação Infantil do Sistema de Ensino Municipal do Rio:

Deliberação E/CME nº 22 de 02/08/2012 (D.O. Rio nº 95 de 03/08/2012 – p. 64 a 68).
Fixa normas para autorização de funcionamento de instituições privadas de Educação Infantil do Sistema de Ensino do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)




Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 06 a 12/08/2012

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 06 a 12/08/2012:

Aviso E/SUBG//CIN de 02/08/2012 (D.O. Rio nº 95 de 03/08/2012 – p. 99 a 104).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto n.º 30863 de 02 de julho de 2009, divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 06 a 12 de agosto de 2012.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.

O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.

(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)




FIQUE SABENDO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 04 a 10 de agosto

 
MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Agosto é o Mês de Valorização da Paternidade. Diversas unidades de saúde, escolas, complexos esportivos e demais espaços de promoção da saúde participam da mobilização, desenvolvendo atividades lúdicas e informativas sobre tema, com atenção especial ao acolhimento dos papais e à saúde do homem. Quem passar pelo CMS Dr Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, e pelo CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, notará algo de diferente: as unidades de saúde serão decoradas especialmente para a ocasião. Também serão realizadas consultas de pré-natal masculino, rodas de conversa com homens e debates sobre o papel do pai no cuidado com os filhos, além de oficinas de brincação, contação de histórias, brincadeiras de roda, bambolê, bola de gude, amarelinha e peteca, entre outras atividades divertidas. Na Área Programática 2.1, 13 de times de futebol de salão, formados por pais frequentadores das unidades de saúde da região, disputarão o troféu do Campeonato da Paternidade. Durante todo o mês, as equipes serão treinadas pelos profissionais da Academia Carioca da Saúde, em uma preparação que envolve a prática de atividades físicas, a realização de exames clínicos e o encaminhamento para programas como o de cessação do tabagismo. As partidas de futsal acontecem no dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo da Rocinha, em uma grande festa para toda a família.
 
CASAMENTO PARA TOD@S
Casais que desejem converter a união estável homoafetiva em casamento civil têm até segunda-feira, 06 de agosto, para agendar o atendimento junto ao Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos, para facilitação do processo. Os atendimentos serão realizados nos dias 07, 08, 13, 14 e 15 de agosto, das 13h às 18h. As solicitações devem ser feitas através do Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567.
 
BRINCAÇÃO
Você já ouviu falar em brincação? Você sabe qual a relação entre arte e saúde? Você, jovem, já se ligou no quanto você pode ajudar sua comunidade? Essas e outras questões serão debatidas na próxima terça-feira, dia 07 de agosto, a partir das 14h, na Biblioteca-Parque de Manguinhos, em uma roda de conversa do Projeto CAIS, desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Durante o encontro, as atividades serão dinamizadas pela pedagoga e palhaça Cléo Lima, da Coordenação de Educação e Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), e pelo jovem Lucas Pablo Oliveira, arte-educador do Adolescentro Paulo Freire. O Projeto CAIS compõe uma agenda com debates, palestras, seminários e oficinas sobre temas de saúde e cultura no território de Manguinhos.  A Biblioteca-Parque de Manguinhos fica na Av. Dom Helder Câmara, 1184, em Benfica, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2334-8915 | (21) 2334-8916 | (21) 2334-8917.
 
GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS
O seminário de abertura do Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), propõe a discussão crítica de questões relativas a desigualdades sociais no âmbito da sexualidade, gênero e direitos humanos. O evento acontece na segunda-feira, 06 de agosto, de 9h às 16h30, e na terça-feira, 07 de agosto, de 9h ao meio-dia, no auditório térreo da Ensp/Fiocruz.