segunda-feira, 23 de julho de 2012

LEGAL DEMAIS - 101 sites para aprender outro idioma de graça

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
101 sites para aprender outro idioma de graça:
Informações com Universia

Entre as línguas estrangeiras estão inglês, espanhol, francês, alemão e chinês.
Para quem deseja falar outra língua e não tem dinheiro para arcar com as mensalidades caras dos cursos, foram selecionados 101 links que permitem que você aprenda gratuitamente idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão e chinês.
São 101 sites que disponibilizam conteúdos para iniciantes, canais de vídeos no YouTube com aulas, livros digitais, podcasts, ferramentas para correção e tradução, aplicativos para celular, entre outros recursos.  Confira a lista!
Cursos para iniciantes:
1. BBC Languages
Se você já fala inglês e deseja aprender outro idioma, como grego, francês, italiano, mandarim ou alemão o site BBC Language pode te ajudar. Ele oferece jogos, exercícios, vídeos, áudios e outros materiais em um curso de idiomas online gratuito.
2. Espacios publicos
Em um curso introdutório de 20 horas você terá acesso sem custos para aprender os fundamentos do idioma espanhol.
3. Beginners’ Chinese
Esse curso, em inglês, é feito para quem nunca teve contato com o idioma mandarim chinês. Em um total de 6 horas ele apresenta, além do idioma, algumas informações sobre a cultura e sociedade chinesa.
4. French 101
Um total de 15 aulas introdutórias de francês estão disponíveis online gratuitamente. O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para completar as lições.
5. Englishtown
Se você não fala inglês, mas deseja aprender, confira os materiais oferecidos pela Englishtown. O site promete que, com cinco minutos de prática por dia, você pode aprender o idioma facilmente.
6. Alemão no Busuu
Crie uma conta grátis no Busuu e aprenda alemão nos cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol.
7. Otaku Project
No Otaku Project você pode aprender a falar japonês online e de graça. Para facilitar a vida dos alunos o site disponibiliza um roteiro de estudos com introduções sobre o idioma, o alfabeto e aspectos da gramática, além de oferecer um espaço para dúvidas, sessão de livros e downloads.
8. Libras básico
Para aprender a linguagem dos sinais da língua brasileira em uma plataforma online e gratuita confira o curso de libras básico da Prime Cursos.
9. Latim
Se você já fala inglês e deseja aprender latim, confira um curso de introdução ao idioma com 10 horas de duração.
10. BabelMundo Espanhol
No site você terá acesso gratuito a exercícios, lições e testes que podem ajudá-lo a aprender espanhol.
11. Russo em Português
O blog Russo em Português procura auxiliar pessoas que querem aprender russo e oferece diversos recursos online como guia para autodidatas, notícias sobre a Rússia, dicionários e mais.
12. Persa básico
Se você pensa que a língua persa é coisa do passado, está muito enganado. Atualmente ela é falada no Irã, no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein. Se você deseja saber o básico do idioma, como, por exemplo, algumas expressões do cotidiano, confira o dicionário de viagem grátis no site Aprender Línguas.
13. Aprenda inglês online
No site Learn English Online você pode conferir de graça mais de 56 lições do nível iniciante ao intermediário e dicas de pronúncia. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso no fórum oferecido pelo site.
14. Italiano na web
No site você tem acesso sem custos a lições de gramática, verbos, falsos cognatos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano.
15. Hebraico
O idioma hebraico é falado por mais de 8 milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das línguas mais antigas do mundo. Confira o curso online gratuito oferecido pela Livemocha, faça seu cadastro e comece a aprender.
16. Libras em inglês
Se você já é fluente em inglês e deseja aprender a linguagem dos sinais no idioma, confira o curso gratuito no site Lifeprint.com.
17. Chinês pelo MIT
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) oferece um curso de chinês básico, em inglês, por meio de seu site OpenCourseWare.
18. Esperanto, a língua universal
Criado no fim da década de 1970 por Ludwig Lazarus Zamenhof, o Esperanto foi feito com o objetivo ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro, que pudesse transcender as divisões nacionais e promover a paz e a compreensão entre as pessoas com diferentes línguas regionais e/ou nacionais. Junte-se ao grupo de 2 milhões de pessoas que falam o idioma e aprenda o Esperanto de graça no site Livemocha.
19. Holandês
O blog Brasileiros na Holanda oferece aulas, lições, dicas, exercícios e outros materiais online completamente gratuitos.
20. Híndi
O híndi é um dos idiomas mais falados em todo mundo. Aprenda o idioma online e de graça no Livemocha.
21. Nórdico antigo
Se você gosta de vikings e cultura nórdica, aprenda a falar o idioma nórdico antigo no site Old Norse for Beginners. É necessário falar inglês, pois o curso é feito nesse idioma.
Canais de vídeos:
22. UrgentEnglish
O canal UrgentEnglish é feito para quem quer aprender inglês de maneira rápida e prática. Ele promete prepara o aluno em um período de quatro a seis meses.
23. OMGmeiyu
Em vídeos curtos de, em média, dois a três minutos, expressões e gírias em inglês são traduzidas para o mandarim chinês de maneira divertida e rápida.
24. Swahili Lessons
Swahili Lessons oferece uma introdução ao idioma suaíli em lições curtas feitas em inglês.
25. Let’s Speak Korean
O canal ruthnp75 oferece 60 vídeos com tutoriais para quem quer falar coreano.
26. Curso de latim
O canal Curso de Latim Online oferece atualmente uma introdução ao idioma com informações sobre a língua e a cultura latina.
27. Learn Italian – Curso Italiano
O canal oferece mais de 124 vídeos para quem deseja aprender italiano online e de graça.
28. Curso de idiomas
O canal Curso de idiomas oferece mais de 146 vídeos com aulas em alemão, inglês, espanhol, tártaro, russo e mais.
Podcasts:
29. Podcast Inglês como segunda língua
O podcast English as a Second Language oferece lições de inglês para pessoas de todo mundo com temas como viagens, relacionamento, entretenimento, negócios, etc.
30. Podcasts Peace Corps
O programa de voluntariado norte-americano Peace Corps oferece diversos podcasts com lições de idiomas como árabe na Jordânia, russo no Cazaquistão, francês em Mali e mandarim na China.
31. Fale chinês
O site Fale chinês oferece podcasts com diversas lições para que você tenha acesso a uma introdução ao idioma.
32. GermanPod101
Faça o cadastro no site, crie sua conta e aproveita as milhares de lições de alemão disponíveis no site. É necessário falar inglês.
33. Learn Romanian Magazine
Se você deseja aprender a falar romeno os arquivos do site Learn Romanian Magazine podem ajudá-lo. Confira os podcasts disponíveis e pratique o idioma.
34. Chinês para iniciantes
Se você já fala inglês e deseja aprender o mandarim, confira mais de 45 lições em áudio completamente gratuitas feitas pela Open University.
35. FrancêsZero
O site FrancêsZero oferece aulas de francês por meio de podcasts e exercícios para quem deseja aprender o idioma.
36. Esperanto no Lernu!
O portal Lernu! oferece diversas ferramentas e cursos para quem quer aprender o idioma mundial online e de graça.
37. Learn Italian
Confira aulas de italiano no podcast Learn Italian ItalianPod101.com.
38. Finlandês no Special Finnish
Traduza a página e aproveite os podcasts oferecidos pelo site para treinar o idioma finlandês.
39. JapanesePod101.com
Da mesma série dos podcasts em italiano e alemão, confira a lista com mais de 25 lições para aprender japonês.
40. Learn Hindi
Se você já fala inglês e deseja aprender híndi confira os arquivos em áudio com cerca de 20 lições do idioma.
41. Cody’s Cuentos
No site você pode aprender inglês e espanhol com podcasts de contos clássicos como chapeuzinho vermelho.
42. Dicas de português
O jornal Folha Online disponibiliza podcasts de gramática da língua portuguesa em seu site com dicas de Thaís Nicoleti de Camargo.
43. Hebrew Podcasts
Confira 10 lições de hebraico no podcast com áudios sobre temas variados como energia solar, eleições em Israel e impostos
44. One Minute Catalan
Se sua desculpa não é dinheiro, mas sim tempo, o podcast One Minute Catalan é a solução. Ele oferece lições curtas de um minuto de espanhol.
45. Le Journal en Francais Facile
Seja qual for o seu nível de proficiência no frânces, iniciante ou avançado, não deixe de conferir esse podcast com as notícias apresentadas de maneira acessível para os estudantes do idioma.
46. ArabicPod
Confira 30 lições gratuitos de árabe no podcast ArabicPod.
47. Podcast Russo para Brasileiros
O blog Russo para Brasileiros oferece aulas do idioma em formato podcast totalmente gratuito.
48. Notícias em espanhol
Para praticar o idioma, escute o podcast de notícias da BBC em espanhol.
49. Japancast
Mais de 80 arquivos estão disponíveis gratuitamente para que você aprenda japonês por meio de exemplos de conversas do cotidiano e anime.
Livros online:
50. Universia Livros
Na Universia Livros você pode fazer o download de mais de 600 livros grátis em vários idiomas como espanhol e inglês
51. Scottish Gaelic
A página no Wikibooks é em inglês, mas se você já fala o idioma pode conferir diversos recursos em gaélico escocês como gramática, pronúncia, frases e mais.
52. Coreano
A página contém um conteúdo que formam um curso de coreano, do nível básico ao intermediário, com materiais como exercícios, lições, alfabeto e história.
53. Japonês
Com conteúdo inteiramente em português, você pode fazer um curso de japonês por meio do Wikilivros.
54. Língua polonesa
A página do Wikilivros oferece um curso em nível básico do idioma e dispõe diversos conteúdos.
55. Dinamarquês
A página dispõe 11 lições sobre a língua com ensinamentos sobre nomes, verbos, pronomes, pronúncia e muito mais.
56. Afrikaans
O curso do idioma Afrikaans oferecido pelo Wikilivros oferece uma introdução e lições que vão do nível básico ao intermediário.
57. Catalão
A página exclusiva do idioma oferece livro lições com sobre o alfabeto, verbos, pronomes, vocabulário e mais.
58. Textkit
O contéudo de mais de 180 livros está em inglês e oferece lições gratuitas de latim e grego antigo.
59. Iídiche
A língua ídiche ou iídiche é falada principalmente em comunidades judaicas em países como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, França, Argentina, Brasil, Rússia e outros. Ela se desenvolveu a partir de vários outros idiomas, como alemão, polonês, eslavo, hebraico e aramaico. Sua escrita utiliza os caracteres do idioma hebraico. Se você já fala inglês e deseja descobrir mais sobre esse idioma, confira a página do Wikibooks para essa língua.
60. Francês
A página do Wikilivros de francês contém seis lições para que você aprenda o básico do idioma sem sair de casa e de graça.
61. Alemão
Se você já fala alemão e deseja praticar o idioma confira os livros disponíveis no site Virtual Books com obras que vão de Shakespeare a Edgar Allan Poe.
62. Italiano
O site acima também oferece diversos livros em italiano para que você treine sua prática na leitura em italiano.
63. Espanhol
Confira o curso de espanhol do Wikilivros e aprenda o idioma.
64. Árabe
O curso do Wikilivros vai do básico ao avançado e disponibiliza também informações sobre a cultura.
65. Grego moderno
O curso do Wikilivros de grego moderno está em desenvolvimento, mas você já pode conferir diversos conteúdos sobre vocabulário, gramática, fonologia e alfabeto.
66. Línguas do Sudão
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as 142 línguas usadas ou faladas no Sudão não perca a página exclusiva do wikilivros para elas.
Ferramentas para tradução:
67. Free Translator
A ferramenta funciona como um tradutor online, mas funciona com um limite de 140 caracteres.
68. Xanadu
O site foi desenvolvido para viagens e além do tradutor possui um conversor de moedas, glossários e outras materiais de referência para seis idiomas diferentes.
69. Google Tradutor
É rápido e muito fácil de ser usado, na maioria dos idiomas também oferece uma ferramenta de áudio para que você saiba a pronúncia das palavras traduzidas.
70. Freelang
Um dos tradutores com mais opções de idiomas, o Freelang oferece 265 dicionários bilíngües para que você traduza suas dúvidas.
71. Tradutor Bing
O antigo tradutor Babbel Fish é a ferramenta da Microsoft para tradução online de textos e páginas da web.
Comunidades e grupos:
72. Livemocha
Já demos as dicas do site para aprender diversos idiomas, mas, além disso, você também pode aproveitar o espaço da comunidade dos usuários no site para corrigir seus exercícios, tirar dúvidas e praticar a conversação com pessoas de todo mundo.
73. italki
No italki, você pode receber respostas sobre suas dúvidas, ter a sua escrita e exercícios corrigidos e se comunicar com diversas pessoas que, como você, também desejam aprender outro idioma.
74. Lingopass
Nesse site é possível participar de discussões de grupos em fóruns ou conversas com apenas uma pessoa em uma sala de bate papo.
75. UniLang
Os fóruns disponíveis no UniLang são um ótimo local para praticar o novo idioma que você está aprendendo. O lema do site é “unindo os amantes dos idiomas”.
76. My Language Exchange
Junte-se a mais de 1 milhão de usuários em uma comunidade que reúne pessoas de mais de 130 países ao redor do mundo e pratique a língua aprendida com nativos do país de origem do idioma.
77. Palabea
Conhecido como o “Facebook dos idiomas”, o Palabea permite que você coloque vídeos e áudios, grave, traduza e, claro, converse com outras pessoas.
78. Comunidade de aprendizagem de idiomas do Skype
A plataforma de comunicação online possui uma área exclusiva para que os usuários perguntem e respondam dúvidas e façam contato por meio de conversas com pessoas de todo mundo.
79. The Mixxer
O site é parecido com o My Language Exchange, porém é uma plataforma do Dickinson College, nos Estados Unidos, em que os estudantes de idiomas podem ser tanto alunos quanto professores.
80. My Happy Planet
No site é possível criar suas próprias lições para outras pessoas ou apenas se comunicar com elas em uma comunidade normal.
Ferramentas:
81. Babbel
No Babbel é possível aprender inglês, espanhol, francês, italiano, sueco, português brasileiro e alemão. Possui mais de um milhão de usuários e um método de ensino e aprendizado diferenciados.
82. Rikai
Não se assuste ao abrir o site. Basta passar o mouse sobre qualquer palavra em japonês para descobrir seu significado. Ele funciona com qualquer endereço eletrônico e pode ser usado em diversos navegadores.
83. Skype para Ipad
Aproveite todas as facilidades e serviços do Skype diretamente do seu tablet da Apple.
84. Byki
O Byki oferece opções gratuitas e pagas e com ele é possível aprender com um método de ensino baseado em palavras do vocabulário em cartões com informações sobre as palavras.
85. Lingro
Como o Rikai, o Lingro funciona como um tradutor de palavras em endereços eletrônicos para mais de 12 idiomas diferentes.
86. ProVoc
O ProVoc permite que você crie seus próprios cartões de palavras com graus de dificuldade diferentes.
87. One World Dictionary
A plataforma funciona em computadores da Apple e oferece mais de 100 mil traduções em espanhol, francês, italiano e alemão.
Aplicativos:
88. Turco com Babbel
O aplicativo da Babbel para celular ajuda você a aprender turco, inglês, espanhol, alemão e mais.
89. Alemão com o Busuu
Além do alemão, o Busuu oferece versões do aplicativo para celular em inglês, francês, italiano e espanhol.
90. Ho-Chunk
O idioma Hoocak é nativo dos povos norte-americanos e com esse aplicativo é possível aprender um pouco mais sobre a língua.
91. 50 idiomas
Pode acreditar, os desenvolvedores desse aplicativo querem ajudar você a aprender 50 línguas diferentes pelo celular.
92. Mindsnacks
Além do frânces, o aplicativo de aprendizagem de idiomas ajuda você a aprender italiano, alemão, espanhol, inglês e mandarim por meio de jogos.
93. Hello-Hello Spanish
Se você já fala inglês e deseja aprender espanhol ou praticar o que já sabe, confira esse aplicativo para iPad.
94. Cuebrain!
O aplicativo é baseado em jogos e permite que você treine mais de 20 idiomas diferentes pelo celular.
95. myLanguage Free Translator
Traduza mais de 60 idiomas usando esse tradutor para celular.
96. Conjugate Spanish Verbs
Conjugue verbos em espanhol e francês pelo celular.
97. Vocre
O Vocre usa tecnologia de reconhecimento de voz para que você traduza o que outras pessoas falam.
98. eTeacher Hebrew Lessons
Neste aplicativo você pode aprender o básico do hebraico com a professora Shira Cohen Regev.
99. Hiragana Lite
Aprenda os caracteres Hiragana do japonês com esse aplicativo.
100. Pronunciation Checker
Confira sua pronúncia em inglês americano, espanhol, francês, alemão, italiano e inglês britânico.
101. Learn English- PhotoFlashcards
Fotografe objetivos do seu dia a dia e descubra a definição em inglês.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA PARAÍBA - C. F. PROFª SANTINHA

http://escolaparaibario.blogspot.com/
Olha o pessoal do PSE na nossa escola!




FIQUE SABENDO - Ministério vai distribuir remédio para combate ao câncer de mama

Ministério vai distribuir remédio para combate ao câncer de mama:

Medicamento que custa R$ 10 mil será distribuído gratuitamente no SUS
Depois de incluir remédios para asma na lista de distribuição gratuita pelo SUS, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (23/07/2012) que vai incorporar, também, o medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama.
Nova forma de diagnosticar o câncer de mama
Tratamento hormonal do câncer de mama

O remédio é considerado um dos mais eficientes, uma vez que sua ação impede o crescimento das células tumorais e diminui a probabilidade da doença se espalhar para os outros órgãos, além de reduzir as chances de reincidência da doença e diminuir em 22% o risco de morte das pacientes. Mas como seu custo é muito alto,  podendo chegar a R$ 10 mil o frasco com 440 mg, seu uso era bastante restrito.
Em 2011, para atender a um total de 61 pedidos judiciais, que determinavam a distribuição do remédio, o governo federal gastou R$ 4,9 milhões. Já em 2012 foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzumabe para atender a ações judiciais. Com a aprovação da medida, serão necessários R$ 130 milhões ao ano para disponibilizar o remédio nas unidades públicas. A partir da publicação no Diário Oficial da União, o SUS tem prazo de 180 dias para iniciar a oferta do medicamento.
SUS passa a distribuir pílula do dia seguinte sem exigir receita médica
Remédio para gripe H1N1 passa a ser distribuído sem receita controlada

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres. Estima-se que mais de 1,15 milhão de novos casos de câncer de mama sejam detectados a cada ano. Anualmente, a doença é responsável ainda por 411.093 mortes.
No Brasil, a estimativa é que 52.680 novos casos sejam detectados de 2012 a 2013. Em 2010, foram notificadas 12.812 mortes por causa da doença no país.

Baixa frequência escolar tira benefício de mais de 14 mil famílias

 http://oglobo.globo.com/
Baixa frequência escolar tira benefício de mais de 14 mil famílias:
BRASÍLIA – Mais de 14 mil famílias tiveram o benefício do Programa Bolsa Família cancelado em julho em função da baixa frequência escolar das crianças assistidas. O número representa 2,4% do total de atendidos em abril, último mês de acompanhamento da frequência.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários têm até 31 de julho para comparecer às prefeituras e tentar reverter o cancelamento explicando os motivos das faltas à escola.
Para que a família receba o benefício, as crianças e jovens de 6 a 15 anos precisam estar matriculadas regularmente na rede de ensino e ter pelo menos 85% de frequência escolar. O processo entre a notificação da família e o cancelamento dura cerca de um ano. Nesse período, a prefeitura deve procurar a família para identificar os motivos para o abandono da escola.
Em graus de punição que antecedem a exclusão, ministério também suspendeu o pagamento de 61 mil benefícios por 60 dias, pelo mesmo motivo, e 72 mil estão bloqueados em julho. No caso do bloqueio, os valores são pagos retroativamente no mês seguinte.
Além das famílias que perderam o benefício, 7,8 mil jovens entre 15 e 17 anos também foram desligados do programa por problemas no cumprimento da frequência escolar – o mínimo exigido nessa faixa etária é 75%. Nesse caso as famílias perdem apenas a parcela referente a cada um dos adolescentes, que pode ser de R$ 38 ou R$ 76.

FIQUE LIGADO NESTA INFORMAÇÃO - INVASÃO NA NATUREZA PROMOVE EPIDEMIAS

 http://cvasrio.blogspot.com/
INVASÃO NA NATUREZA PROMOVE EPIDEMIAS:
O termo “serviços do ecossistema” faz referência às muitas maneiras em que a natureza apóia o empreendimento humano. Por exemplo, as florestas filtram a água que bebemos; aves e abelhas polinizam plantações.

Se deixamos de entender e cuidar do mundo natural, isso pode suscitar a falência desses sistemas e nos afetar de maneiras sobre as quais pouco sabemos. Um exemplo é um modelo de doença infecciosa em desenvolvimento que mostra que as epidemias —Aids, Ebola, a Saars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e centenas de outra— ocorridas nas últimas décadas são consequência de interferências humanas com a natureza.

Descobrimos que a doença é um problema ambiental. Sessenta por cento das doenças infecto-contagiosas emergentes que afetam os humanos têm origem em animais —mais de dois terços delas em animais silvestres.

Um esforço global está sendo feito, envolvendo veterinários, biólogos, físicos e epidemiologistas, para tentar compreender a “ecologia da doença”. Faz parte do projeto Predict, financiado pela Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). Com base nos modos em que as pessoas alteram a terra —com a construção de uma nova estrada ou fazenda, por exemplo—, especialistas procuram descobrir os locais onde as próximas doenças provavelmente vão atingir os humanos e como identificá-las quando emergem, antes de se disseminarem. Estão colhendo amostras de sangue, saliva e outros de espécies de animais silvestres de alto risco, visando criar um acervo de vírus, para facilitar a identificação rápida de algum deles que possa infectar humanos. E estão estudando maneiras de gerir florestas, fauna e animais de criação para impedir doenças de deixar as florestas e se converterem na próxima pandemia.

Não é um problema apenas de saúde pública, mas também econômico. O Banco Mundial estimou que uma pandemia grave de gripe pode custar US$ 3 trilhões à economia mundial.

O problema é exacerbado pelo modo como os animais de criação vivem em países pobres, que pode intensificar e difundir doenças transmitidas por animais silvestres. Um estudo recente do Instituto Internacional de Pesquisas com Animais de Criação constatou que mais de 2 milhões de pessoas por ano morrem de doenças transmitidas aos humanos por animais.

O vírus Nipah, no sul da Ásia, e o vírus aparentado Hendra, na Austrália, são os exemplos mais urgentes de como a perturbação de um ecossistema pode provocar doenças. Os vírus se originaram de raposas-voadoras, ou morcegos comedores de frutas. Esses morcegos costumam ficar pendurados de cabeça para baixo; eles mastigam a polpa das frutas, cuspindo os sucos.

Como os morcegos evoluíram concomitantemente com o vírus, sofrem poucos efeitos dele. Mas, a partir do momento em que o vírus passa dos morcegos para espécies que não evoluíram com ele, pode ocorrer uma epidemia, como foi o caso em 1999 na zona rural da Malásia. É provável que um morcego tenha deixado um pedaço de fruta mastigada cair num chiqueiro na floresta. Os porcos se infectaram e o vírus passou para os humanos, contaminando 276 pessoas. Muitas destas sofreram problemas neurológicos permanentes e incapacitantes e 106 delas morreram. Não existe cura nem vacina. Desde então, houve 12 surtos menores no sul da Ásia.

"[...] o número de doenças emergentes quadruplicou no último meio século, em grande medida devido ao avanço humano sobre áreas silvestres, especialmente em regiões tropicais. As viagens aéreas e o tráfico de animais silvestres aumentam o potencial para surtos graves de doenças em grandes centros populacionais."

Na Austrália, onde quatro pessoas e dezenas de cavalos já morreram da Hendra, a suburbanização atraiu morcegos infectados, que antes viviam nas florestas, para pastos e quintais. Se esses vírus evoluírem de modo a serem transmitidos facilmente através do contato casual, o receio é que a doença possa se espalhar pela Ásia e o mundo.

“É apenas uma questão de tempo até chegar a cepa que conseguirá ser transmitida com eficácia entre pessoas”, diz Jonathan Epstein, veterinário da EcoHealth Alliance, organização de Nova York que estuda as causas ecológicas das doenças.

“Qualquer doença emergente nos últimos 30 anos ou 40 anos surgiu em consequência da invasão de terras silvestres por humanos e de mudanças demográficas”, afirma Peter Daszak, ecologista de doenças e presidente da EcoHealth.

As doenças infecciosas emergentes ou são tipos novos de patógenos ou tipos antigos que sofreram mutações, como ocorre todos os anos com o vírus da gripe. A Aids passou de chimpanzés para os humanos na década de 1920, quando caçadores na África comeram os animais.

As doenças sempre saíram das florestas e da fauna e chegaram às populações humanas: a peste e a malária são dois exemplos disso. Mas, segundo especialistas, o número de doenças emergentes quadruplicou no último meio século, em grande medida devido ao avanço humano sobre áreas silvestres, especialmente em regiões tropicais. As viagens aéreas e o tráfico de animais silvestres aumentam o potencial para surtos graves de doenças em grandes centros populacionais.

Para os especialistas, a chave para a prevenção da próxima pandemia está na compreensão do que eles chamam dos “efeitos protetores” da natureza intacta. Um estudo mostrou que, na Amazônia, um aumento de 4% no desmatamento resultou no aumento de quase 50% na incidência da malária, porque os mosquitos transmissores da doença se multiplicam em áreas recentemente desmatadas.

Especialistas em saúde pública começaram a incluir a ecologia em seus modelos. A Austrália acaba de anunciar um esforço de muitos milhões de dólares para estudar a ecologia do vírus Hendra e dos morcegos.

Não é apenas a invasão de paisagens tropicais intactas que provoca doenças. O vírus do Nilo Ocidental chegou aos Estados Unidos vindo da África, mas se disseminou na América porque um de seus hospedeiros favoritos é o tordo americano, que vive bem em gramados e campos agrícolas. E os mosquitos, que transmitem a doença, são especialmente atraídos pelos tordos.

“Quando fazemos coisas que reduzem a biodiversidade de um ecossistema —cortamos a floresta ou substituímos habitats por campos agrícolas—, tendemos a eliminar espécies que exercem papéis protetores”, diz Richard Ostfeld, pesquisador da doença de Lyme. Para os especialistas, a melhor maneira de prevenir surtos entre humanos é através da Iniciativa Uma Saúde —um programa global que defende a ideia de que a saúde de humanos está estreitamente interligada com a dos animais e da ecologia, todas precisam ser geridas de modo holístico.

“Não se trata de manter as florestas intactas e livres de humanos”, diz Simon Anthony, virologista molecular na EcoHealth. “Se você puder entender o que é que motiva o surgimento de uma doença, pode aprender a modificar os ambientes de maneira sustentável.”

O problema é enorme e complexo. Estima-se que apenas 1% dos vírus silvestres seja conhecido. Outro fator importante é a imunologia da fauna silvestre, uma ciência ainda emergente.

O destino da próxima pandemia pode depender do trabalho da Predict. A EcoHealth e suas parceiras estão estudando os vírus tropicais transmitidos por animais silvestres para construir um acervo de vírus. Pesquisadores da Predict estão observando a interface em que sabidamente existem vírus mortais e onde populações humanas estão derrubando a floresta.

A EcoHealth também revista bagagens em aeroportos, em busca de animais silvestres importados que possam ser transmissores de vírus mortais. E seu programa PetWatch avisa consumidores sobre os riscos de adotar animais de estimação exóticos vindos de locais de risco em florestas.

Por Jim Robbins

Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/opovo/thenewyorktimes/2012/07/23/noticiasnewyorktimes,2882950/invasao-na-natureza-promove-epidemias.shtml>. Acesso em 23 jul. 21012