sexta-feira, 20 de julho de 2012

HOJE - DIA 20 DE JULHO - É DIA DO AMIGO


Amigos deste Blog, só temos que agradecer o carinho de todos que por aqui passam.



 

“A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude).” (Simone Weil)
Concordo com a frase acima, pois fala do dia a dia da gente, do carinho, do cuidado, do acolhimento, da conversa fácil, do pensamento sempre presente no outro.  
Feliz Dia do AMIGO, pra todos!!!



IDÉIAS - Atividades com a Mafalda: criação de texto, colorir, interpretação de tirinha, lista.

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Atividades com a Mafalda: criação de texto, colorir, interpretação de tirinha, lista.:   Algumas atividades para comemorar os 80 anos de Quino, o criador desta preciosidade tão querida de todos, a Mafalda!

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 21 a 27 de julho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 21 a 27 de julho:
 ANIMA MUNDI
Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi, segue até este domingo, 22 de julho, no Rio de Janeiro. A mostra, que em 2012 celebra sua 20ª edição, tem o objetivo de informar, formar, educar e entreter utilizando as infinitas possibilidades da linguagem de animação. A programação do final de semana acontece no Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural Banco do Brasil, Cinema Odeon e  Oi Futuro Flamengo. Baixe a programação do Anima Mundi no Rio de Janeiro.
 
RIO SEM RAIVA 3
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) promove neste sábado, 21 de julho, a terceira etapa da campanha “Rio Sem Raiva 2012”, para o controle da raiva animal por meio da imunização de cães e gatos. Nesta fase, a iniciativa contempla 220 pontos de vacinação, distribuídos pelos bairros Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Pechincha, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Alburquerque, Pavuna, Barra da Tijuca, Recreio e Grumari. O objetivo é vacinar 165 mil cães e gatos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. As etapas seguintes da campanha “Rio Sem Raiva 2012″ serão realizadas em 25 de agosto e 22 de setembro. Para mais informações, consulte a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
BEBÊ SARADO MAMA NO PEITO
A II Campanha Nacional de Amamentação “Saúde, o Seio da Questão” será lançada nesta terça-feira, 24 de julho, de 9h às 13h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 – São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ). O evento contará com a presença da madrinha da campanha, a atriz Daniele Suzuki, e de seu filho Kauai. Com o lema “Bebê sarado mama no peito”, a iniciativa integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2012), que acontece em todo o mundo de1º a 7 de agosto, quando se comemora também o Mês de Valorização da Paternidade. Polos de informação sobre aleitamento materno serão montados em todo o Estado do Rio de Janeiro e fonoaudiólogos estarão à disposição para conversar com as famílias e difundir informações, como a recomendação do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê.

UM NOVO OLHAR SOBRE O CUIDADO
Problematizar o paradigma moderno do cuidado e repensar o modelo biomédico de saúde são os objetivos do curso de atualização Ciência moderna e saberes médicos: um novo olhar sob o cuidado, promovido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas Filho da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz). As inscrições estão abertas até 25 de julho, quarta-feira, e as aulas serão ministradas de 08 de agosto a 31 de outubro, sempre às quartas-feiras, de 13h às 17h. Profissionais de nível superior com interesse na temática devem entregar a ficha de inscrição preenchida e assinada, currículo, cópias do diploma ou declaração de conclusão de curso superior, da carteira de identidade e do CPF e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 18). O resutado do processo seletivo será divulgado dia 30 de julho.
PRÊMIO CAPES 2012
Foi prorrogado para 27 de julho o prazo para inscrições no Prêmio Capes de Tese 2012, que contempla a melhor tese de doutorado em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese exclusivamente pelo site do concurso, até  às 18h de 27 de julho

FIQUE SABENDO - Conheça mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Conheça mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão:

Foto: Mike Kemp/Rubberball/Corbis
Ler em ambiente pouco iluminado faz mal à vista? Não se deve dormir com lentes de contato? A miopia pode voltar depois da cirurgia corretiva? Para esclarecer mitos e verdades sobre a visão, o chefe de Oftalmologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Mizael Augusto Pinto, mostra quais hábitos e costumes podem prejudicar a saúde dos olhos.
Cenoura faz bem para a visão?
Meia verdade. Indiretamente faz bem, porque é fonte de vitamina A e E. Qualquer alimento que tenham estes componentes fazem bem.
Ler em ambientes escuros piora a visão?
Mito. A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar.
Televisão e computador pioram a visão?
Mito. Não prejudicam a visão, mas provocam um cansaço visual temporário quando utilizados por muito tempo seguido.
Não se deve dormir de lentes de contato?
Verdade. A lente é hidrofílica, ou seja, ela absorve água. Dormindo não há estímulo para a produção de lágrima porque não piscamos, logo os olhos ficam ressecados.
Existem exercícios para reduzir a miopia?
Mito. Não existem nem exercícios, nem óculos. A miopia é um erro de visão ocasionado pelo tamanho do globo ocular, que, por ser maior, forma a imagem antes da retina. Logo, não existe exercício para diminuir o tamanho do globo ocular.
Óculos escuros comprados em locais com procedência duvidosa fazem mal à visão?
Verdade. Como a qualidade das lentes não é boa, pode haver distorção das imagens. Além disso, como as lentes escuras provocam a dilatação das pupilas para adaptá-las a menor quantidade de luz, os olhos ficam vulneráveis às radiações do sol.
A miopia pode voltar depois da cirurgia corretiva?
Verdade. Se a cirurgia for feita ainda na fase de crescimento, o globo ocular pode continuar crescendo e a pessoa voltar a ter miopia.
Ler dentro do ônibus descola a retina?
Verdade. Por causa do balanço, existe o risco de descolar a retina principalmente em míopes. Em avião não tem problema.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde