quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mudança de hábito pode ajudar a resolver o problema dos gases

 http://www.blog.saude.gov.br/
Mudança de hábito pode ajudar a resolver o problema dos gases:

Foto: Image Source/Corbis
Os gases intestinais são formados pela fermentação de alimentos acumulados no intestino. O resultado desse processo é uma produção de cerca de três litros de gases por dia, que devem ser eliminados pelo organismo. No entanto, muitas pessoas tem dificuldades de eliminar esses gases de forma natural.
Este é o caso da psicóloga Adriana Korthandt. Ela viaja muito ao exterior a trabalho e isso piora o problema. ” Eu vou muitas vezes à Africa, América Central, Europa, e todas essas alterações na alimentação provocam em mim um desconforto muito grande. E isso eu não consigo mudar porque é o meu trabalho. Eu posso prestar atenção na qualidade da alimentação, mas eu tenho muito pouco controle sobre isso. ”
De acordo com o chefe do Departamento de Gastroenterologia do Hospital Federal da Lagoa, Luis Artur Juruena, além da má alimentação, viajar de avião também aumenta a produção de gases. Segundo ele, passar horas sentado na mesma posição prejudica os movimentos intestinais. ”No caso da viagem não é exatamente a altitude. Eu diria que o cuidado maior é o que se alimentar antes de viajar. É importante uma dieta sem substâncias que produzam muitos gases principalmente em viagens longas de 10, 12 horas de duração para o exterior. E a postura também, que a gente fica cada vez mais nos aviões de hoje”, explica.
O gastroenterologista Luis Artur Juruena dá dicas para evitar o acúmulo de gases no organismo. ” Evitar comer em pé, comer devagar. Hoje você pode fazer um prato nutricionalmente bem distribuído, evitar misturar carboidratos, por exemplo, arroz com batata e tomar líquidos junto com as refeições. Isso é ruim, aumenta muito a produção de gases.”
Luis Artur Jururena explicou também que os medicamentos podem aliviar o desconforto do volume abdominal, mas não devem ser utilizados sem orientação médica. Além disso, praticar exercícios físicos também favorece a diminuição dos gases.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Ministério da Saúde muda regras do programa Melhor em Casa

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ministério da Saúde muda regras do programa Melhor em Casa:
Para ampliar a oferta do serviço, o Melhor em Casa, programa do governo federal que oferece atenção domiciliar, mudou as regras de adesão dos municípios. Com a nova portaria nº 1.533 publicada nesta terça-feira (17), mais 432 municípios poderão implantar as equipes de atendimento domiciliar, chegando ao total de 759 cidades. Atualmente, o programa Melhor em Casa está presente em 44 municípios em 15 estados.
A principal mudança é que municípios com mais de 40 mil habitantes poderão implantar o programa, desde que tenham o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou serviço próprio de atendimento às urgências, além de possuir um hospital de referência. A portaria anterior restringia os municípios de 40 mil habitantes às regiões metropolitanas. “Essa mudança proporcionará um aumento de 130% do número de municípios que podem ter as equipes de atenção domiciliar”, destaca o coordenador do Programa Melhor em Casa, Aristides Oliveira.
Outra mudança importante refere-se à flexibilidade da carga horária dos profissionais que compõem as equipes. “A nova portaria facilitará o processo de contratação das equipes pelos gestores, de acordo com a realidade local”, explica o coordenador Aristides Oliveira. Os profissionais auxiliares ou técnicos de enfermagem, por exemplo, poderão ter somatório de sua carga horária semanal mínima de 120 horas. A portaria anterior previa 160 horas semanais. Hoje são 105 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e 44 Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) atendendo pacientes em casa.
Os critérios para implantação de mais de uma equipe de atendimento domiciliar também foram reduzidos. O município que tiver acima de 150 mil habitantes poderá implantar uma segunda equipe de atendimento domiciliar e assim sucessivamente. Antes, os municípios precisavam alcançar a população de 200 mil habitantes para constituir a segunda equipe.
Cada equipe pode atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. O Ministério da Saúde custeia as equipes principais com o valor de R$ 34,56 mil mensais e R$ 6 mil por equipe de apoio. Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.
Orientação aos profissionais – Com o intuito de instruir os gestores e os profissionais de atendimento domiciliar nos estados e municípios, o Ministério da Saúde preparou dois Cadernos de Atenção Domiciliar. “Os cadernos servirão de orientação aos municípios que já possuem equipes habilitadas e aos que estão em processo de implantação”, enfatiza Aristides Oliveira.
O material traz informações sobre os aspectos históricos da atenção domiciliar no Brasil; gerenciamento do serviço; fluxos assistenciais; situações e procedimentos comuns em atenção domiciliar; situações especiais, como cuidados paliativos; intercorrências agudas; abordagem familiar; dentre outras.
“Estes cadernos estavam sendo aguardados pelos gestores e trabalhadores de todo o país. Eles são frutos de um esforço conjunto do Ministério da Saúde com vários parceiros, que são referência em Atenção Domiciliar no Brasil”, explica Oliveira. Dentre os parceiros estão: os coordenadores dos Serviços de Atendimento Domiciliar de Campinas, São Paulo, Ribeirão Preto, Cascavel e Pelotas; Associação Brasileira de Atenção Domiciliar (ABRASAD); Sociedade Brasileira de Atenção Domiciliar (SIBRAD); Instituto Nacional do Câncer (INCA); Grupo Hospitalar Conceição (GHC); Núcleo de Atenção Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas – FMUSP (NADI) e da Universidade Federal de Ouro Preto.
Os cadernos serão disponibilizados no site do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e a versão impressa será enviada para todos os serviços habilitados em atendimento domiciliar no país.
Fonte: Tinna Oliveira /Agência Saúde

Mortes de jovens cresceram 376% no país desde 1980

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Mortes de jovens cresceram 376% no país desde 1980:
Era 26 de março de 2010 quando o jovem Rafael Souza de Abreu, 16, virou mais um número para pesquisadores de segurança pública.
Nessa data, ele foi morto com oito tiros perto da casa de um amigo em Santos (SP).
Segundo seu pai, o operador portuário José de Abreu, e a Promotoria, o rapaz foi confundido com um ladrão de uma loja de roupas e foi morto em represália a um furto que não praticou.
Assim, ele passou a ser um dos 8.686 adolescentes e crianças assassinados naquele ano e engrossou a lista que, desde 1980, aumentou 376%. No mesmo período, entre 1980 e 2010, os homicídios como um todo cresceram 259%.
Os dados são do “Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil”, pesquisa que será lançada hoje.
O levantamento analisa as informações do Ministério da Saúde sobre as causas das mortes de pessoas entre zero e 19 anos de idade.
O ritmo de crescimento da morte entre jovens é constante. Em 30 anos, só teve queda quatro vezes. Nos demais aumentou entre 0,7% e 30%.

Estudo mapeia mortes de jovens no Brasil.
Um dado que chamou a atenção do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da pesquisa, foi quanto os homicídios de jovens representava no total de mortes. Em 1980, eles eram pouco mais de 11% dos casos de assassinato. Já em 2010, 43%.
“Os homicídios de jovens continuam sendo o calcanhar de aquiles do governo. Esse aumento mostra que criança e adolescente não são prioridade dos governos”, disse.
Entre os Estados em que houve maior aumento dos assassinatos de jovens estão Alagoas, com uma taxa de 34,8 homicídios por 100 mil habitantes, Espírito Santo (33,8) e Bahia (23,8).
Segundo Waiselfisz, vários fatores influenciam o aumento em determinadas regiões. Um deles é a interiorização dos homicídios.
“Antes, a maior parte dos crimes acontecia nos grandes centros. Agora, com a melhor distribuição de renda, houve uma migração da população e os governos não conseguiram implantar políticas públicas para acompanhar essa mudança”, disse.
Os Estados que apresentaram as menores taxas foram Santa Catarina, (6,4), São Paulo (5,4) e Piauí (3,6).
Para Alba Zaluar, antropóloga da Universidade Estadual do Rio, os dados devem ser analisados com “cuidado”, já que entre 2002 e 2010 houve uma melhora na qualificação das estatísticas sobre mortes. Ou seja, casos que antes constavam como “outras violências” nos dados oficiais passaram a ser homicídios.
“É muito complicado falar do aumento de mortes por agressão no Brasil como um todo”, afirmou Zaluar.
Waiselfisz diz que a pesquisa aponta que os problemas existem e serve de alerta para governos tentarem reduzir o índice, que já incluiu o assassinato do jovem Rafael.
Em tempo: quatro pessoas, sendo três policiais, foram acusadas pela morte do adolescente. Mas o julgamento ainda não aconteceu.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CF PROFESSORA SANTINHA DESENVOLVE AÇÕES NA E. M. NARBAL FONTES

A Clínica da Família Profª Santinha iniciou as atividades de orientação e tratamento de Saúde Bucal na Escola Municipal Narbal fontes, situada em Ricardo de Albuquerque
  1. Realização de palestra sobre higiene oral com teatrinho de fantoches , 
  2. Ensino de técnica de escovação supervisionada
  3. Exame bucal com finalidade epidemiológica com as turmas 1101 , 1201, 1301, 1202, 1302, 1404
  4. Realização de escovação supervisionada;
  5. Aplicação de fluor
Estavam presentes as seguintes profissionais: Drª Cláudia , TSB Letícia , ASB Carla e ACS Débora.
Estavam presentes neste dia as seguintes profissionais: Drª Cláudia , TSB Letícia , ASB Carla .
  Dia 28 de maio
Turma 1101 : 20 alunos avaliados , 14 com tratamento completado e 6 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.
Turma 1201 : 21 alunos avaliados , 16 com tratamento completado e 5 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.
Turma 1301 : 26 alunos avaliados , 13 com tratamento completado e 13 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.
Dia 30 de maio 
Turma 1202 : 27 alunos avaliados , 11 com tratamento completado e 16 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.
Turma 1302 : 27 alunos avaliados , 15 com tratamento completado e 12 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.
Turma 1404 : 26 alunos avaliados , 15 com tratamento completado e 11 com tratamentos necessários,  nenhum TRA.




 SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!


RECICLE - Para o seu jardim

 http://www.copyepaste.com/
Esta idéia é bem legal!!!
Para o seu jardim:
São milhares de pneus descartados todos os dias portanto, dar uma nova utilidade a eles é super importante. A dica de hoje é uma ideia sustentável e bacana ao mesmo tempo. Então, inspire-se na imagem abaixo que eu garanto, seu jardim vai ficar lindão e a mãe natureza será eternamente grata.
via

FIQUE SABENDO - 9ª CNDCA contou com protagonismo juvenil na aprovação de propostas

 http://www.viablog.org.br/
9ª CNDCA contou com protagonismo juvenil na aprovação de propostas: A 9ª Conferência Nacional dos direitos da Criança e do Adolescente, encerrada no último sábado, em Brasília, foi, segundo Carmen Silveira de Oliveira, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a maior já realizada em número de delegados e participantes.

IDÉIAS - Atividades para Educação infantil: Artes!

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Atividades para Educação infantil: Artes!:   Algumas sugestões de atividades para trabalhar artes com os pequeno.

Tem mais aqui!

FIQUE SABENDO - Alimentos que melhoram as defesas do organismo no inverno...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Alimentos que melhoram as defesas do organismo no inverno...:


Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de gripes e resfriados. Selecionei alguns alimentos e nutrientes que são capazes de melhorar as defesas do organismo durante a estação mais fria do ano. Saibam quais são os benefícios e não esqueçam de incluí-los na alimentação. 


Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre) - são fontes de ácido fólico, nutriente que auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. 

Cogumelos – as betaglucanas, um tipo de fibra solúvel, possui efeito imunomodulador. A presença do nutriente lentinan também faz a fama dos cogumelos, pois aumenta a imunidade, estimula células de defesa do organismo e ainda eleva a produção de interleucina 1, substância que combate tumores. Além disso, esses componentes têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam na prevenção do câncer e de outras doenças.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) - ricos em zinco, nutriente que combate gripes, resfriados, além de outras doenças do sistema imunológico.  

Laticínios, abacate, beterraba, manga, pera, maçã, pêssego, frango, peixe e tomate - ricos em lisina, que suprime a multiplicação viral. Esses alimentos não só ajudam a prevenir gripes mas também amenizam seus sintomas.

Cenoura, abóbora, brócolis - são fonte de betacaroteno, essencial para a saúde das mucosas do trato respiratório. Sua deficiência reduz do número de células de defesa e aumenta a suscetibilidade de infecções bacterianas ou virais.


Ah, e não se esqueça de caprichar na hidratação no inverno!









*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura. 

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - PSE EM AÇÃO NA TURMA 1.303 COM A ENFERMEIRA GEIZA.

 http://euamoserprofessora.blogspot.com/
PSE EM AÇÃO NA TURMA 1.303 COM A ENFERMEIRA GEIZA.:
NÓS ASSISTIMOS AO DVD: A FAMÍLIA SUJO COM O GRUPO CUIDADO QUE MANCHA.
GENTE, RECOMENDO A TODOS. É MUITO DIVERTIDO ALÉM DE EXTREMAMENTE EDUCATIVO.
DEPOIS A GEIZA MOSTROU E CONTOU O LIVRO PARA AS CRIANÇAS.
CONFIRAM!