quinta-feira, 12 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - AVC: Atendimento rápido é fundamental para evitar sequelas graves

 http://www.blog.saude.gov.br/
AVC: Atendimento rápido é fundamental para evitar sequelas graves:

Foto: Corbis Images
Você sabe quais são os primeiros sinais de alguém está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame? O chefe do serviço de Neurologia do Grupo Hospitalar Conceição, ligado Ministério da Saúde, Rodrigo Targa, explica que os primeiros sinais de um derrame são a dificuldade da pessoa movimentar um lado do corpo.
Ela fica enfraquecida e sem coordenação e perde a sensibilidade no rosto, braço ou perna. Quem está tendo um derrame sente dificuldade de falar e entender o que se fala. A pessoa também perde a visão e o equilíbrio e tem dor de cabeça bem forte.
Rodrigo Targa diz que nesses casos o socorro rápido é fundamental para salvar a vida da pessoa e evitar sequelas graves: “A recomendação mundial é que em menos tempo possível se contate com um sistema de emergência, tipo o SAMU mesmo porque eles têm não só a capacidade de intervir no caso, como já fazer a pré-triagem, já fazer a pré-avaliação. A intervenção mais cedo beneficia o paciente a medida que passa o tempo essa intervenção passa a ser menos efetiva a chegar um ponto que ela não é efetiva.”
O músico Diones Aguiar teve um AVC quando estava com 32 anos e graças ao atendimento rápido não ficou com sequelas: “Eu estava no banheiro tomando banho, aí eu senti os cliques na cabeça, aqueles cliques que são explosões na cabeça das veias dos vasos se rompendo aí eu senti muita dor e a dor irradiou e foi aí para nuca. Começou a endurecer o pescoço como se eu estivesse com torcicolo, não mexia mais o pescoço de tamanha dor. Quando eu cheguei ao hospital o médico já olhou para mim e falou isso é AVC e já mandou preparar a UTI. Hoje eu estou sem sequela nenhum por conta desse atendimento rápido mesmo”, relata.
Existem dois tipos principais de derrame. O primeiro é o isquêmico, provocado pelo bloqueio de uma artéria, o que impede o sangue atingir partes do cérebro. O segundo tipo é o AVC hemorrágico, provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo, que leva ao derrame de sangue dentro do cérebro.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - Prender o espirro pode fazer mal à saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/
Prender o espirro pode fazer mal à saúde:

Foto: Corbis Images
Por meio do espirro, nós eliminamos secreções e limpamos as vias aéreas. O ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora. Quando a gente segura o espirro a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura e até mesmo inflamação, porque mantém a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas.
A estudante Heloisa Rosignoli tem rinite alérgica e conta que prende o espirro para não incomodar os outros. “Quando você tem rinite, dificilmente você dá só um espirro. Eu dou no mínimo três espirros ou mais e às vezes é necessário prender, porque estou em lugar que está em silêncio, as pessoas estão concentradas e fica um pouco desconfortável espirrar muitas vezes e alto na frente dos outros. Imediatamente, após prender o espirro, eu sinto um pouco de tontura e um pouco de pressão no rosto”, relata a estudante
A otorrinolaringologista do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Carolina Mello, explica o que pode acontecer quando a gente prende o espirro. “O que acontece é que ele não é eliminado e isso vai gerando um acúmulo progressivo da secreção dentro do nariz. Isso facilita que esse acúmulo se estenda para os seios da face e possa causar uma sinusite. Então, o ideal é que realmente o espirro ocorra normalmente e que além disso seja feita uma higiene nasal, de preferência com soro fisiológico para eliminar bastante a secreção que está se acumulando no nariz”, explica.
A especialista recomenda colocar a mão ou um lenço na frente do nariz quando formos espirrar, não apenas por questão de educação, mas também para não espalhar a secreção que pode contaminar quem está em volta.
Fonte: Amanda Mendes / Agência Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CORNÉLIO PENA - ALIMENTAÇÃO

Outro tema trabalhado com os alunos e famílias foi a Alimentação Saudável
,o Núcleo de Saúde Escolar fez Rodas de conversa em todas as turmas da escola falando Vida Saudável.






SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

Protocolo visa proteger crianças e adolescentes em caso de desastre

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Protocolo visa proteger crianças e adolescentes em caso de desastre:
Por Heloísa Cristaldo, da Agência Brasil
Foi assinado durante a abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente o Protocolo Nacional para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. A medida visa proteger de forma imediata e prioritária crianças e adolescentes em situação de calamidades e eventos ambientais graves.
“Esse é o primeiro protocolo do tipo no mundo e serve como referência e contribuição do Brasil ao cenário internacional, em lugares que existem terremotos, por exemplo. Serão ações de abrigamento que mapearão crianças e seus pais para que não tenhamos crianças desabrigadas sozinhas em momentos de desastres”, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário.
O protocolo orienta agentes públicos estaduais, municipais e federal, sociedade civil, setor privado, e agências de cooperação internacional para atuar em situação de risco e desastres no desenvolvimento de ações de preparação, prevenção, resposta e recuperação.
A solenidade de abertura também contou com a participação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele destacou que ainda há, no país, o descumprimento de leis que asseguram direitos a crianças e adolescentes e afirmou que há um esforço do governo federal e do Ministério Público Federal (MPF) em atuar com mais rigor em ações penais por abusos sexuais. Gurgel também defendeu a permanente reavaliação de casos de internação de adolescentes.
A presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Mirian Maria José dos Santos, ressaltou a necessidade de garantir recursos e autonomia para evitar o descumprimento de responsabilidades do Estado.
“Morre um adolescente todos os dias. É como se acontecesse uma chacina de Realengo por mês. O Disque 100 já recebeu mais de 12 mil denúncias de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, há 60 mil jovens cumprindo medidas socioeducativas no país. Em 2010, mais de 5 mil crianças morreram por acidentes que podiam ser evitados. A crise é acima de tudo um estado de espírito. Devemos percebê-la como potencial de novas oportunidades”, afirmou Mirian dos Santos.
O objetivo da conferência é dar continuidade à mobilização entre os atores que constituem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, além de debater a implementação das políticas previstas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será finalizado durante a conferência.
A conferência é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e segue até sábado (14). Está prevista a participação da presidenta Dilma Rousseff amanhã às 11h.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CMF MARCOS VALADÃO VISITA A C. M. ZILKA SALABERRY

 
Carinho Especial:  CONVITE DA AÇÃO, CONFECCIONADO PELA DIREÇÃO DA CRECHE -


ASB RODRIGO OSCAR COORDENANDO A OFICINA DE SAÚDE BUCAL, COM A SUPERVISÃO DA CD ROSANE E TSB SIMONE, TENDO A PRESENÇA DO ENF MÁRCIO HENRIQUE.



Todos demonstravam muito interesse sobre as informações  e orientações de Saúde Bucal.
SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA