terça-feira, 3 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Ômega 3 é essencial para melhor desempenho cerebral

http://www.blog.saude.gov.br/
Ômega 3 é essencial para melhor desempenho cerebral:

Para um bom desempenho cerebral o ideal é fazer as três refeições mais importantes do dia.| Foto: Frank van Delft/cultura/Corbis
Para manter o cérebro saudável é preciso aliar o consumo de certos alimentos à prática de exercício. A adoção deste hábito pode aumentar a capacidade de memorização. Consumir frutas, verduras, carnes brancas e cereais são vitais para cuidar da memória, inclusive para combater o mal de Alzheimer.
Segundo a nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFRJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Rosana da Silva Nunes, o cérebro precisa ser protegido e estimulado diariamente. “Além de atividades físicas, precisamos dormir bem, beber bastante líquido e ingerir alimentos funcionais, ou seja, alimentos que além de nutrir, possuam uma função no organismo”, explica.
O ômega 3, nutriente encontrado em peixes, é uma boa indicação para o bom desempenho cerebral, pois tem efeitos positivos na saúde mental, na prevenção do Alzheimer e favorece a diminuição da taxa de colesterol no sangue. O Guia Alimentar da População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, recomenda a ingestão de peixe pelo menos duas vezes por semana.
Rosana explica que a estimulação do cérebro deve ser iniciada o mais cedo possível, ainda na fase da amamentação. “O leite materno é rico em ômega 3, nutriente essencial para o cérebro. Além disso, se a gestante tiver uma alimentação rica em ácido fólico, encontrados nos vegetais verdes e cereais, por exemplo, ela terá um bom desenvolvimento cerebral do feto”, ressalta a doutora.
Refeições – Para um bom desempenho cerebral, o ideal é fazer as três refeições mais importantes do dia, que são o café da manhã, o almoço e a janta. ‘’No café da manhã, você precisa ter uma proteína, que encontramos no leite e no pão integral. No almoço, seu prato precisa ter verduras e legumes e de preferência, arroz integral. Caso não tenha peixe, opte por uma carne magra. Já no jantar, você pode repetir o almoço, mas em menor quantidade’’, orienta a nutricionista.
Mudanças – Mudanças de hábito são fundamentais. Para que seu cérebro entenda estas mudanças, é preciso seguir uma rotina. De acordo com a nutricionista, quanto mais você estimulá-lo, melhor será o desempenho. “Uma alimentação saudável é o ponto principal. Iniciar e dar continuidade a esses hábitos farão toda a diferença em sua vida”, conclui.
A ingestão de alimentos provoca a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Para evitar esta produção, a nutricionista dá algumas dicas. “Precisamos consumir vitamina C, presente nas frutas cítricas e vegetais e vitamina E, encontrada no feijão e em frutos do mar, por exemplo. Uma dica de ouro seria comer uma maça por dia, pois essa frutinha estimula a memória. As frutas são alimentos perfeitos para o organismo”, explica.
Outro ponto importante é não beber líquidos durante as refeições. O recomendado é tomar água ou sucos naturais uma hora após a refeição, para ajudar na digestão. A doutora ressalta ainda que o prato deve ser o mais colorido possível, para que você possa consumir uma grande quantidade de nutrientes. “Quanto mais cores seu prato tiver, melhor. Mas lembrem-se: não repitam os mesmos alimentos todos os dias. Se hoje você comeu cenoura, rica em betacaroteno, amanhã você come um chuchu, uma hortaliça rico em vitamina A e C”.
Saiba mais:
Karolline Soares / Blog da Saúde

Terra à vista - Ginásio Experimental Carioca Fernando Rodrigues da Silveira

Terra à vista!:

http://bairroeducador.blogspot.com/
Os estudantes do Ginásio Experimental Carioca Fernando Rodrigues da Silveira (BE Costa Barros) visitaram a exposição Terra vista do Céu no dia 10 de maio. A exposição é uma coletânea de fotos do francês Yan Arthus-Bertrand que registrou imagens de várias partes do globo que dialogam com as questões ambientais. 


A atividade começou no Centro Cultural da Justiça Federal com a exibição do documentário “Home”, que através de imagens aéreas da Terra demonstra o potencial destruidor do homem, iniciado a centenas de anos, até hoje e o estado de degradação em que se encontra o planeta. Após essa passagem de alerta o documentário nos leva a medidas que alguns homens já tomam para coexistir com a natureza, tendo em vista que não podemos viver sem ela. Nessa demonstração de esperança, o documentário demonstra o aproveitamento dos recursos naturais sem precisar destruí-los, o reaproveitamento de materiais e a utilização consciente dos bem não renováveis.
Após a exibição do filme os alunos foram convidados a conhecer a exposição na Praça da Cinelândia. Uma das atrações era um mapa mundi disposto em um tablado com a localização dos países onde foram tiradas as fotos. O gestor de projetos do Bairro Educador de Costa Barros, Amarildo Pinto, aproveitou para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos perguntando a localização de alguns países e de seus bem naturais, como cascatas, mares, desertos e florestas.


Ao final da visita os alunos receberam um material didático sobre o que aprenderam na exposição e a missão de divulgar o respeito ao Meio Ambiente.

Dê preferência aos lenços descartáveis para proteger o rosto ao tossir ou espirrar

 http://www.blog.saude.gov.br/
Práticos e muito eficazes, os lenços de papel evitam a liberação do vírus no ambiente.| Foto: Michael A. Keller/Corbis
Com o início do inverno registra-se um aumento nos casos de doenças respiratórias e uma maior incidência de gripe. A hipótese para este aumento é que neste período as pessoas tendem a permanecer mais em lugares fechados e o ar circula por mais tempo no mesmo ambiente. Portanto, o ideal é estar atento aos hábitos de higiene.
Quando se está gripado, é preciso ter alguns cuidados para não contaminar as pessoas ao redor. Usar lenços de papel para proteger o rosto ao tossir e espirrar é uma boa alternativa. Desta forma, você diminui a quantidade do vírus da gripe que poderia liberar em um ambiente. O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, alerta para outras atitudes que evitam a disseminação do vírus ainda que se faça uso do lenço. “O lenço deve ser, de preferência, descartável e depois de utilizá-lo a pessoa tem que descartá-lo e em seguida lavar as mãos”, alerta o diretor.
Você também pode cobrir as vias aéreas utilizando o braço, evitando utilizar as mãos. Neste caso, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. “Nem todo mundo sabe, mas a gripe se transmite muito facilmente pelas mãos. As pessoas sem querer levam as mãos ao nariz e à boca, e podem, com isso, transmitir e receber o vírus”, explica Maierovitch.
Por isso, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de higienizar as mãos, usando álcool gel e as lavando com frequência. Já o descarte do lenço de papel é simples, podendo ser feito em lixeira comum. Como o vírus expelido pelo corpo está em contato com o papel e, felizmente, não dura muito tempo fora do ambiente propício para o desenvolvimento da doença não existe a possibilidade dela ser disseminada. No caso de lenços de tecido, estes devem ser lavados logo depois de usados. Com medidas simples como estas é possível reduzir o número de contaminação por gripe.
Ilana Paiva/ Blog da Saúde

Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite se encerra nesta sexta-feira (6). Balanço parcial da manhã desta terça-feira (3) aponta que quase 12,3 milhões de crianças em todo o país já foram vacinadas contra a paralisia infantil. O número representa 86,9% do total de crianças de zero a cinco anos. A meta é vacinar 95% do total de 14,1 milhões de crianças nesta faixa etária, o que corresponde a 13,5 milhões. Todas os menores de até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.
O desempenho por grupo de idade até o momento foi melhor entre os menores de um ano de idade, atingindo 92,7%, o que representa quase 2,7 milhões de crianças. Os estados com as maiores coberturas vacinais, até o momento, são Santa Catarina (96,2%), Paraná (94,4%), Goiás (93,8%), São Paulo (91,7%), Rio de Janeiro (90,8%) e Rio Grande do Sul (90,6%). Entre as regiões, o melhor desempenho é da Sul (93,4%), seguida pelas regiões Sudeste (90,8%), Centro-Oeste (86,9%), Nordeste (82,2%) e Norte (79,3%).
O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Foram destinados R$ 16,7 milhões para a aquisição das vacinas. Além disso, o Ministério da Saúde investiu R$ 37,2 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os fundos dos estados e dos municípios.
Neste ano, a campanha acontece em etapa única, sendo no primeiro semestre com a vacina oral, as chamadas gotinhas. Em agosto, será realizada, em todo o país, a campanha para atualização dos esquemas vacinais do calendário básico de vacinação da criança. Assim, a partir de agosto deste ano, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a dose de reforço (aos 15 meses) e as demais doses de campanha continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, explica que, embora a campanha siga em ritmo considerado satisfatório, a meta de 95% de imunizados ainda não foi atingida. “Estamos na reta final. Neste momento, é fundamental que os pais e responsáveis se conscientizem da importância de proteger as crianças para que possamos manter o Brasil livre da poliomielite”, afirmou, frisando que a vacina é segura.
Balanço parcial da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
UF
Total
Meta
Doses
Cob.
SC
411.967
396.430
96,2
PR
729.410
688.774
94,4
GO
440.856
413.338
93,8
SUL
1.800.105
1.681.826
93,4
SP
2.818.614
2.584.563
91,7
RJ
1.030.026
935.661
90,8
SUDESTE
5.383.518
4.888.444
90,8
RS
658.728
596.622
90,6
MG
1.284.628
1.149.616
89,5
ES
250.250
218.604
87,4
DF
202.083
175.696
86,9
C.OESTE
1.082.741
941.359
86,9
PE
696.028
596.809
85,7
PB
295.190
252.042
85,4
AL
276.467
235.733
85,3
SE
173.528
147.763
85,2
RO
129.844
110.121
84,8
RN
241.152
204.527
84,8
CE
656.647
556.799
84,8
AP
70.700
58.391
82,6
NORDESTE
4.314.453
3.544.130
82,2
PI
254.147
208.367
82
AM
376.280
306.062
81,3
MS
195.136
157.596
80,8
AC
81.351
65.302
80,3
MT
244.666
194.729
79,6
NORTE
1.567.365
1.243.241
79,3
PA
736.683
575.999
78,2
BA
1.080.715
842.650
78
MA
640.579
499.440
78
TO
124.688
94.967
76,2
RR
47.819
32.399
67,8
BRASIL
14.148.182
12.299.000
86,9
Fonte: Amanda Costa / Agência Saúde 

SAÚDE ESCOLAR - CMF MARCOS VALADÃO FAZ AÇÃO NA C. M. ZILKA SALABERRY

No dia 26 junho estivemos na C. M. ZILKA SALABERRY, com objetivo de fazer levantamento epidemiológico e ações de vigilância epidemiológica.
Somos sempre muito bem acolhidos pelos profissionais, crianças e pais.





GEC FERNANDO RODRIGUES - MEDIAÇÃO ESCOLAR NO JORNAL FUTURA

FIQUE LIGADO - Férias escolares exigem cuidados redobrados dos pais com acidentes domésticos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Férias escolares exigem cuidados redobrados dos pais com acidentes domésticos:

Foto: Corbis Images
Quem pensa que férias escolares são sinônimo apenas de diversão e lazer, se engana. Este período exige cuidado em dobro dos familiares que possuem filhos pequenos. “Os pais devem ficar atentos, pois 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro do domicílio. A ocorrência se torna ainda mais frequente nas férias porque as crianças têm mais tempo livre”, alerta a diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta.
Embora exista o conforto do lar, uma casa pode esconder perigos. De acordo com a pesquisa do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), as quedas representam a principal causa de atendimentos a crianças nas unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). “As crianças caem de mobílias, escadas, escorregam em piso molhado”, afirma a especialista. Outro cuidado é com as janelas, que sempre devem estar com redes de proteção e com o ajuste na grade do berço, que se não estiver ajustada de acordo com a idade da criança a deixa vulnerável a quedas.
Dentro de casa, a grande vilã é a cozinha. “É um local que reúne vários riscos em potencial. A supervisão de um adulto ou responsável que responda pela segurança da criança é o primeiro cuidado para a prevenção de acidentes”, diz. Ela cita o piso molhado, as facas guardadas em gavetas e armários baixos, além de produtos de limpeza expostos e panelas com o cabo voltado para fora no fogão como perigosos.
O segundo tipo mais comum de acidentes na infância são os chamados acidentes de transportes, que incluem tanto os atropelamentos quanto os relacionados ao uso de bicicletas. “É muito importante que os pais tenham atenção com relação à bicicleta, pois ela é responsável por 53% dos acidentes de transportes”, frisa Deborah Malta.
Ao praticar atividades como skate ou patins, é importante usar capacete, joelheira e outros equipamentos de segurança. Na bicicleta, uma dica é colocar as rodinhas de apoio quando as crianças ainda são pequenas e não têm equilíbrio. Brincadeiras como soltar pipa e jogar bola na rua também apresentam potencial para causar machucados. “Ao correr atrás da pipa ou da bola, eles podem se enroscar na rede elétrica. O resultado pode ser uma queimadura grave”, observa. “Outro acidente frequente em crianças, sobretudo nas menores de dois anos, é a introdução de corpos estranhos, como milho, feijão e pedaço de borracha no nariz e ouvido”, lembra a diretora.
Em casos de desmaios, cortes com sangramento abundante, fraturas, dor intensa ou inchaços, o pai ou responsável deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

FIQUE SABENDO - ANS divulga acompanhamento das garantias de atendimento

 http://www.blog.saude.gov.br/
ANS divulga acompanhamento das garantias de atendimento:
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga o segundo resultado do acompanhamento da garantia dos prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias, estabelecidos pela Resolução Normativa nº 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011. Este acompanhamento junto às operadoras de planos de saúde é permanente e contínuo e a divulgação dos dados apurados é feita pela ANS a cada três meses.
No período entre 19/03/12 e 18/06/12, foram feitas 4.682 reclamações por beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos. Das 1.016 operadoras médico-hospitalares existentes, 162 receberam pelo menos uma queixa. Destas, 82 ficaram acima da mediana* de reclamações, considerando o porte e a tipo de atenção prestada. Entre as 370 operadoras odontológicas existentes, duas receberam queixas.
Neste acompanhamento, foi constatado que 105 operadoras médico-hospitalares apresentaram reclamações nos dois períodos de avaliação e destas, 40 se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade.
As operadoras avaliadas poderão acessar o resultado do acompanhamento, assim que divulgado, no espaço da operadora no sítio eletrônico da ANS.
Multas e medidas administrativas por descumprimento à norma - As operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80.000,00 ou de R$ 100.000,00, para situações de urgência e emergência. E, em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas, tais como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus produtos e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos dirigentes da empresa.
“O consumidor deve ter acesso a tudo o que contratou com a sua operadora de planos de saúde. Aquelas que não cumprirem este normativo poderão ter a venda de planos suspensa”, afirma o Diretor-Presidente da ANS, Mauricio Ceschin.
O consumidor deve estar atento. Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados pelo plano e não conseguir dentro do prazo máximo previsto, o beneficiário deve entrar em contato com a operadora do plano para obter uma alternativa para o atendimento solicitado. Neste contato, o consumidor não deve esquecer de anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação feita.
Se a operadora não oferecer solução para o caso, o beneficiário deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento: Disque ANS ( 0800 701 9656 ), Central de Relacionamento no sítio da Agência ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.
* Mediana é um valor central da distribuição. É uma medida que divide um conjunto de valores em duas partes, de forma que metade dos valores está acima desta medida e outra metade está abaixo. É utilizada quando há valores muito extremos, ela indica melhor o centro da distribuição.


  • Perguntas e respostas sobre garantia de atendimento
1- Qual é o objetivo do acompanhamento e avaliação da garantia de atendimento?
O objetivo do acompanhamento e avaliação da garantia de atendimento é avaliar o cumprimento das regras e dos prazos máximos de atendimento, previstos na Resolução Normativa – RN nº 259, em vigor desde 19/12/2011, e detectar irregularidades que possam constituir risco à qualidade ou à continuidade do atendimento à saúde dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde.
2- Qual será a periodicidade do acompanhamento e avaliação da garantia de atendimento?
O acompanhamento da garantia de atendimento pela ANS junto às operadoras de planos de saúde é permanente e a Agência fará a divulgação dos dados apurados a cada três meses.
3- Como é realizado o acompanhamento e avaliação da garantia de atendimento?
As operadoras de planos de saúde são avaliadas de acordo com dois critérios: comparando-as entre si, dentro do mesmo segmento e porte; e avaliando evolutivamente seus próprios resultados. O resultado do indicador igual ou acima da mediana do setor por porte e segmentação da operadora de plano privado de assistência à saúde é considerado risco à qualidade ou à continuidade do atendimento à saúde dos beneficiários.
4- Qual foi o resultado obtido a partir do acompanhamento e avaliação da garantia de atendimento?
No período entre 19/03/12 e 18/06/12, foram recebidas 4682 Notificações de Investigação Preliminar (NIP’S), referentes à garantia de atendimento. Das 1.016 operadoras médico-hospitalares, 162 tiveram pelo menos uma reclamação e das 370 operadoras odontológicas, duas receberam queixas.
Neste acompanhamento, foi constatado que 105 operadoras médico-hospitalares apresentaram reclamações nos dois períodos de avaliação e destas, 40 se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade.
5 – Quais são as consequências previstas para as operadoras que descumprem o normativo sobre prazos de atendimento?
As operadoras de planos de saúde que não cumprirem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a penalidade de multa de R$ 80.000,00 ou R$ 100.000,00 para situações de urgência e emergência. Além disso, em caso de prática reiterada, podem sofrer medidas administrativas, tais como a suspensão da comercialização de parte ou de todos os seus produtos e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos seus dirigentes.
6 – Quando o consumidor deve acionar a ANS?
Após entrar em contato com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados pelo plano e não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto, o consumidor deverá entrar em contato com a operadora do plano de saúde para obter uma alternativa para o atendimento solicitado. Neste contato, o consumidor não deve esquecer de anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação feita.
Se a operadora não oferecer solução para o caso, o beneficiário deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de relacionamento da Agência: Disque ANS (0800 701 9656) ou formulário de atendimento disponível na Central de Relacionamento no sítio da Agência ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.
7 – Neste levantamento foi identificado algum motivo alegado com mais frequência pelas operadoras de planos de saúde para o não cumprimento dos prazos estabelecidos?
Cada denúncia é tratada por meio de um processo sancionador e neste processo os motivos alegados são considerados. No entanto, o acompanhamento da garantia de atendimento não se atém aos motivos, mas sim ao quantitativo de reclamações para identificar as práticas recorrentes de não cumprimento à norma.
8 – Os prestadores de serviços de saúde que não cumprem a norma são penalizados?
Não. A norma não é destinada aos prestadores de serviços de saúde. Quem deve garantir o atendimento são as operadoras de planos de saúde.
9 – A ANS pode obrigar os médicos a atenderem no período determinado pela norma?
A Agência não pode e não deve interferir na agenda dos prestadores de serviços. A norma prevê que a operadora de planos de saúde ofereça ao consumidor nos prazos definidos pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.
10 – Como fica a situação dos consumidores nos casos de Urgência e Emergência?
Nestas situações, trata-se de atendimento imediato sem estipulação dos prazos estabelecidos pela RN no. 259. A operadora de plano de saúde deverá oferecer o atendimento no município onde ele foi demandado ou no município limítrofe, se não houver o serviço na localidade.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar

MS investe R$ 24 milhões em novas UBS e Academias da Saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/
MS investe R$ 24 milhões em novas UBS e Academias da Saúde:
O Ministério da Saúde vai repassar a 23 estados R$ 24,2 milhões para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e polos de Academia da Saúde. Somente para as novas UBS, serão destinados R$ 15,8 milhões. Os outros R$ 8,48 milhões serão aplicados nas academias. As medidas foram publicadas nos últimos dias em duas portarias (nº 1.300 e nº 1.345) no Diário Oficial da União. “O objetivo é incentivar os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a melhorar o padrão de qualidade da assistência por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF)”, destaca o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto.
As ações fazem parte da Política Nacional de fortalecimento da Atenção Básica – coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos estados e municípios. Atualmente há 155 Academias da Saúde em funcionamento em 12 estados e 42 mil UBS em todo o país. Em 2011, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 170 milhões para a construção de novas UBSs. Já ao programa Academias da Saúde, lançado no ano passado, o ministério repassou R$ 53,7 milhões para a construção de 1.946 novos polos.
Os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo terão 72 novas UBS em 57 municípios. Os valores para cada UBS são definidos de acordo com o número de equipes que atuam na unidade. Os recursos são repassados pelo governo federal às secretarias municipais de saúde em três parcelas. A primeira corresponde a 10% do valor total; a segunda, a 65%; e a última, a 25%. As duas últimas parcelas são liberadas mediante comprovação do andamento da obra pelos gestores locais do SUS. Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos municipais de saúde.
Academias da Saúde – Para a construção de polos de Academia da Saúde serão destinados R$ 8,48 milhões para 63 municípios em 20 estados (AC, AL, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PB, PI, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SP, TO), que receberão 78 novas Academias da Saúde.
Lançado em abril do ano passado, o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis. O objetivo é estimular a promoção da saúde bem como a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNTs, as medidas têm como meta melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade até 2022.
Fonte: Tinna Oliveira e Fabiane Schmidt /Agência Saúde

Arraial do CAPSi Maria Clara Machado dia 11/07

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Arraial do CAPSi Maria Clara Machado dia 11/07:

SAÚDE ESCOLAR - CRONOGRAMA DA EQUIPE MÓVEL NAS ESCOLAS DO AMANHÃ DA E/SUB-6ªCRE


IDÉIAS - Decoração para escola infantil. Uso de cores em projeto inovador

 http://espacodecorado.com/
Bacana demais!!!
Decoração para escola infantil. Uso de cores em projeto inovador:
Escolher uma decoração para escola infantil não é tão simples, ainda mais se for feito o uso de cores que sempre agradam as crianças. Quando se usa cores em paredes, escadas e até banheiros é preciso cautela e o mais indicado é sempre procurar um decorador que simule as cores nas fotos do ambiente antes [...]
Leia o artigo Decoração para escola infantil. Uso de cores em projeto inovador original em Espaço Decorado Espaço Decorado.

ARRAIÁ DAS ESTRELAS - NA PARAÍBA

Divulgando....

IDÉIAS - VERBOS - 38 ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

 http://www.portalescolar.net/
VERBOS - 38 ATIVIDADES PARA IMPRIMIR: .
I - Português - Gramática - Atividades exercícios com Verbos
- Gramática dividida em partes: É só escolher um dos links abaixo para ir direto:
Uso dos "Por-quês - Sujeito/Predicado - Preposição - Numeral - Sinônimo/Antônimo - Substantivo - Gênero do Substantivo - Número do Substantivo - Grau do Substantivo - Pontuação - Monossílaba/Dissílaba/Trissílaba/Polissílaba - Pronomes - Tipos de Frases -

CMS EDMA VALADÃO FAZ AÇÃO NA C. M. MAJOR CELESTINO

Na reunião de pais estiveram presente a equipe que é referência de nossa CRECHE.
O Enfermeiro Carlos conversou com os pais sobre os  cuidados necessários  com a criança, falou de higiene pessoal, pediculose, escabiose, as doenças mais frequentes no inverno. Não deixando também de lembrar sobre o Perigo da Dengue.Os pais participaram atentos.




Também ele esteve na Creche para verificar o peso e a altura das crianças,que levaram o resultado
colado na agenda para os pais. 
A Drª Gisele, dentista, aproveitou para fazer a sua parte. Falou sobre a importância da higiene bucal, alertando sobre o uso desnecessário da chupeta, reforçando todo o trabalho que é feito na Creche, com o slogan "A saúde começa pela boca".   No final fez a distribuição de Kit de higiene bucal para os responsáveis.  


Curso de Capacitação AD da SENAD

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Curso de Capacitação AD da SENAD:
O projeto Ações Integradas da SENAD em parceria com o CPAD/ HCPA/ UFRGS está disponibilizando cursos de capacitações para profissionais da saúde e assistência social que trabalham na rede de assistência aos usuários de álcool e outras drogas. As mesmas serão realizadas no DF, BA, ES, RJ, e RS.
A estrutura teórica será única para todos os cursos e terá duração de três dias, com módulos temáticos e material didático específicos. A inscrição será efetivada após o recebimento de um ofício da chefia do profissional informando da liberação para participação do evento.
O ofício deve ser enviado no e-mail curso.senad.sus.suas@gmail.com . As vagas são limitadas, portanto solicitamos que informe caso haja algum empecilho ao comparecimento após a efetivação da inscrição.
Capacitação DF
Inscrições Encerradas
Capacitação BA
Inscrições abertas. Clique para preencher o formulário (prorrogado até 03/07 às 18 horas)
Encerramento das inscrições: 29/06

Capacitação ES
Inscrições abertas. Clique para preencher o formulário
Encerramento das inscrições: 06/07

Capacitação RJ
Inscrições abertas. Clique para preencher o formulário
Encerramento das inscrições: 27/07
No Rio de Janeiro, o curso será entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, das 8h e 30 min às 17:30h, no Windsor Guanabara (Av. Presidente Vargas, 392 - Centro), O tema do curso é “Tratamento da dependência de crack e outras drogas: aperfeiçoamento para profissionais de saúde e assistência social”.