sábado, 23 de junho de 2012

SAÚDE ESCOLAR - SAÚDE MENTAL NO DIA DO AMIGO DA ESCOLA NO CIEP RUBESN GOMES

O dia do @migo da Escola foi de festa e de muita atividade, o Núcleo de Educação Escolar em parceria com o NASF e CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNNER,  realizou roda de conversa sobre Saúde Mental para responsáveis.  Foram momentos de tirar dúvidas, saber um pouco mais sobre distúrbios mentais e comportamentais.  Entender um pouco do que pode afetar a Saúde Mental da gente.  






 Parabéns pelo trabalho!!!


SAÚDE ESCOLAR - FALANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE E SOBRE ECONOMIZAR ÁGUA NO RUBENS GOMES

Equipe do CMS SYLVIO BRAUNNER e TES  do CIEP RUBENS GOMES organizaram uma palestra sobre Meio Ambiente e sobre como economizar água, os alunos ficaram muito atentos e preocupados com o disperdício. 





CAMINHADA CONTRA A DENGUE - Saúde e Educação no combate à Dengue

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Saúde e Educação no combate à Dengue:
 Estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, percorreram a comunidade Chico Mendes (Chapadão), na Pavuna, na última terça-feira, 19 de junho, em uma caminhada contra a proliferação do mosquito da dengue, articulada pela unidade escolar, em parceria com o Projeto Bairro Educador (BE) e o Programa Saúde na Escola (PSE).  A ação teve como finalidade mobilizar os estudantes e a comunidade diante dos desafios que a saúde pública tem enfrentado para combater o surto da dengue e conscientizá-los a manterem limpo o local onde residem, evitando o acúmulo de água parada e lixo no entorno da comunidade.

 
 A “Caminhada contra a Dengue” é resultado de uma ação educativa que dialoga com o currículo da escola. Os estudantes, junto com o BE, PSE e professores trabalharam ao longo do 1º semestre em sala de aula, questões como: educação ambiental e apropriação do território onde vivem, criando desta forma vínculos com a comunidade. 

Início da passeata
 Os estudantes, acompanhados pela diretora da escola e representantes do BE e PSE distribuíram para os moradores adesivos e panfletos que explicavam como evitar a proliferação do mosquito da dengue na comunidade. Além disso, eles entraram em algumas casas para verificar se haviam focos do mosquito, deram recomendações aos moradores de como prevenir e combater a dengue e recolheram garrafas PET de refrigerantes jogadas nas ruas próximas à escola para reciclagem.

Alunos recolhem garrafas plásticas no entorno da escola
     

Estudante e gestora de projetos colam adesivo nas casas explicando como evitar a proliferação do mosquito da dengue
 Segundo Scheila Lisboa, diretora da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, a escola apresentou um número consideravelmente alto de casos de dengue entre os estudantes, principalmente no mês de janeiro. Este foi um dos motivos que levou a diretora a trabalhar o tema da dengue no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que tem como proposta desenvolver atividades educativas ligadas a área da saúde.

A diretora elogiou a atuação do BE na unidade escolar e ressaltou que a parceria com o projeto além de auxiliar no aprendizado dos estudantes, também serviu para criar uma aproximação entre os responsáveis e a escola.

“O Bairro Educador é o principal responsável por integrar a escola, os estudantes, a comunidade e os responsáveis. A caminhada contra a Dengue é uma iniciativa que gera uma maior visibilidade da escola, tanto na comunidade, como na área da educação, em geral.”


 De acordo com a estudante Daniele Torres, todos devem se preocupar com a própria saúde e com a preservação do meio ambiente, não deixando água parada e lixo nas ruas.

 “Espero que essa caminhada sirva de exemplo para todo mundo. Vou ensinar para a minha família tudo que aprendi hoje, pois todos juntos podemos salvar o planeta”.


  Já o estudante Ryan Maurício dos Santos contou o que aprendeu durante a ação educativa.

“Aprendi que ao invés de jogarmos as garrafas plásticas no lixo, podemos reciclá-las para produzir brinquedos, sofá, vassoura, etc. Com essa caminhada aprendi que a dengue pode ser evitada, mas isso depende de cada um de nós.”


 A moradora da comunidade Chico Mendes, Maria Aparecida da Fonseca, afirmou que próximo à sua casa há um terreno abandonado que apresenta focos do mosquito da dengue e elogiou a mobilização por parte da escola, levando os estudantes para auxiliar os moradores nos cuidados contra a dengue. 

“Isso que vocês estão fazendo hoje aqui na comunidade é muito importante, pois esses alunos são o exemplo de que é preciso haver união para combatermos a dengue.”


AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 23 a 29 de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
CASAMENTO!
Estão abertas até segunda-feira, 25 de junho, as inscrições para a cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas. A cerimônia, que acontece no dia 1º de julho, às 15h, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, celebrará mais de um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a união estável entre  pessoas do mesmo sexo. Para participar, ligue para 0800 023 4567.
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Termina nesta terça-feira, 26 de junho, o prazo para inscrição de trabalhos para o III Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro – AMFaC RJ – e a 2ª Jornada Rio – Espírito Santo de Medicina de Família e Comunidade. O evento será realizado  entre os dias 26 e 28 de Julho, na Faculdade de Medicina Arthur Sá Earp Neto, no Campus Barão do Rio Branco, em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Com o tema Saúde da Família como Modelo de Qualidade em Atenção Primária à Saúde, o encontro propõe o debate sobre os avanços e desafios da Estratégia Saúde da Família. A  inscrição para participação no evento pode ser feita até 07 de julho.
FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE
O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica promove nesta quarta-feira, 27 de junho, o seminário Os novos modelos de famílias e as repercussões na infância e na juventude, de 9h30 às 17h, no auditório Antonio Carlos Amorim da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – Emerj (Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro). A programação inclui palestras, debates e a exibição de trechos do seriado “Novas famílias”, de João Jardim. Confira a programação completa e inscreva-se.
TUBERCULOSE E AIDS
Nesta quarta-feira, 27 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promove o seminário Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na Tuberculose e Aids. O evento integra a programação do Centro de Estudos da instituição e recebe o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde, Draurio Barreira. A atividade acontece às 14h, no salão internacional e será transmitida pela Internet em www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.
GESTÃO DO CUIDADO
A Universidade Federal Fluminense (UFF)  promove dois seminários internacionais e um curso sobre economia clínica e gestão do cuidado na primeira semana de julho. A iniciativa recebe o professor Franz Porzsolt, da Universidade de Ulm, na Alemanha, dentre outros convidados. De 02 a 05 de julho, o Curso Básico de Economia Clínica será ministrado por Porzsolt e Tânia Thomaz, pesquisadora da UFF, de 16h às 19h. No dia 03 de julho, o seminário “O cuidado ao câncer de mama nos sistemas de saúde público e privado” conta também com a participação dos pesquisadores Mariana Brito de Araújo Lou, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), e Thiago I. Constancio, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). E no dia 06 de julho, o seminário “Os desafios da avaliação em saúde” recebe Aluísio Gomes da Silva Jr., pesquisador da UFF. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em http://www.uff.br/cedoc/

SAÚDE ESCOLAR - CSF MARCOS VALADÃO FAZ AÇÃO NA E. M. EUGÊNIA DUTRA


Nossa pauta de atividade fechada com a escola foi:
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • HIGIENE BUCAL COM EVIDENCIAÇÃO DE PLACAS
  •  APLICAÇÃO DE FLÚOR 
 A equipe da escola foi muito receptiva ao trabalha e qa crianças adoraram.








 Parabéns  Equipe!!!

SAÚDE ESCOLAR NO CIEP ANTON MAKARENKO - CMS PORTHUS - QUITANDA

Reunimos algumas atividades realizadas pelo Núcleo de Saúde  Escolar  do CIEP ANTON MAKARENKO, as atividades foram realizadas pela técnica de enfermagem Joyce em conjunto com a Equipe do CMS Porthus Quitanda:
  • Pesagem:
  • Higiene Bucal
  • Dengue
  • DSTs
  • Saúde da Mulher