sexta-feira, 22 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Depressão pós-parto exige cuidados e apoio integral do companheiro

 http://www.blog.saude.gov.br/
Depressão pós-parto exige cuidados e apoio integral do companheiro:

Foto: Corbis Images
Entre o segundo e quarto dia após o parto, quase todas as mulheres sentem-se mais sensíveis e cansadas, com uma tristeza sem motivo, chorosas, reflexivas, com um sentimento de incapacidade de cuidar do filho. “É uma conscientização da responsabilidade de como é importante a criação daquele bebê para que ele se torne um ser humano responsável e feliz. Em geral esta tristeza é breve e não requer uso de medicamento”, explica a coordenadora de obstetrícia do Hospital Fêmina, vinculado ao Ministério da Saúde, Sandra Canali Ferreira. “O instinto vai ajudar, não precisa ter medo, a mãe vai saber cuidar do filho”, garante a médica.
Nestes casos, os sintomas melhoram espontaneamente com apoio familiar e sem intervenção médica ou psicológica. “Para evitar o desencadeamento da tristeza pós-parto, cabe ao obstetra orientar o marido da gestante para que divida tarefas que ele irá cumprir”, aconselha a especialista.
Mas, se o quadro persiste, com certa severidade, o diagnóstico de depressão pós-parto precisa de tratamento medicamentoso e apoio integral do companheiro, para que a mãe não se sinta tão sobrecarregada de responsabilidades pela criança. “A mulher sente-se, então, apática, abandona os próprios hábitos de higiene e cuidados pessoais. Algumas não conseguem levantar da cama, não têm interesse em amamentar o bebê. O obstetra e o psiquiatra precisam ser acionados. Se não tratados, podem evoluir para casos graves”, alerta a médica.
De acordo com a obstetra não há como saber se uma mulher terá ou não depressão pós-parto durante a gestação. Algumas mulheres têm mais probabilidades, como as que já tiveram algum tipo de depressão, as que na gravidez anterior apresentaram depressão pós-parto, aquelas que não desejavam a gravidez ou passaram por momentos difíceis durante a gestação. “Os sintomas do estado depressivo dependem da história de vida, bem como, no aspecto fisiológico, das mudanças bioquímicas que se processam logo após o parto”, explica. E acrescenta: “É patologia. Exige medicamento, terapia, exercício físico e alimentação balanceada”.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

SALVE VIDAS - Sua medula óssea pode salvar várias vidas

 http://www.blog.saude.gov.br/
Sua medula óssea pode salvar várias vidas:
Foi por causa de uma inflamação na garganta que o bancário José Robledo Nicolau, de 29 anos, descobriu, em agosto de 2010, que estava com leucemia. Durante cinco meses, ele ficou internado para tratar a doença e em janeiro de 2011 a saúde de Robledo estava recuperada.
As pessoas que já tiveram leucemia precisam realizar um acompanhamento mensal durante 5 anos para que não haja a possibilidade da doença retornar. No último dia 16 de maio, um ano e meio depois do tratamento, o bancário foi informado de que a leucemia havia retornado e que a única chance de cura é por meio de um transplante de medula óssea de uma pessoa compatível. Desde então, Polyana Nicolau, irmã de José Robledo, começou uma campanha para angariar novas pessoas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “Quando a gente soube que a única forma de salvar a vida do meu irmão era com um transplante de medula óssea e hoje, no Brasil, não tem nenhum doador de medula óssea cadastrado compatível com a medula do meu irmão, eu decidi fazer uma reunião com amigos e familiares e criei a campanha “Doe medula óssea: uma vida pode estar em suas mãos“, descreve Polyana.
Já no primeiro dia do movimento 70 pessoas se cadastraram no REDOME, mas nenhum foi compatível com Robledo. Mesmo assim, a irmã do bancário não desiste. Ela sabe que a ação não vai beneficiar apenas o irmão, e sim as cerca de 1000 pessoas que estão atualmente em busca de um doador compatível de medula óssea. Polyana continua animada e esperançosa em busca de um doador compatível para Robledo.“Com isso não salvo apenas a vida do meu irmão, mas de pessoas do Brasil inteiro. Uma pessoa que vai doar pode ajudar o meu irmão e tantas outras pessoas”.
Seja um doador – Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.A estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que em 2012 seja registrados 8.510 casos de leucemia, sendo 4.570 homens e 3.940 mulheres.
Para se cadastrar, basta que o candidato tenha entre 18 e 55 anos e apresente boa saúde. O cadastro pode ser feito em um dos hemocentros dos estados. Na ocasião, será feita a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Os dados são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. É recomendado, no entanto, que o candidato à doação esteja ciente do que se trata ao fazer o cadastro para evitar desistências ao ser convocado.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - Para controlar algumas doenças, adultos devem se vacinar a cada dez anos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Para controlar algumas doenças, adultos devem se vacinar a cada dez anos:

Foto: Wilson Dias/ABr
Muita gente não sabe, mas adulto também precisa se vacinar. Doenças como difteria, hepatite, tétano e febre amarela podem atingir a população se ela não estiver devidamente imunizada. Para algumas doenças, as doses precisam ser tomadas para o resto da vida de dez em dez anos.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, diz quais são as vacinas que os adultos devem tomar. “A pessoa deve tomar a vacina contra hepatite B se não tomou na infância. Precisa ter três doses dessa vacina. A dupla adulto que é a vacina de difteria e tétano, precisa ter uma dose a cada dez anos, independente se ela já teve uma dose na infância. A febre amarela, também a mesma coisa. A tríplice viral, que é o componente: sarampo, caxumba e rubéola. Se ela não teve uma dose na infância ela deve ter uma dose única. E nas pessoas acima de 60 anos a gente faz a vacina de influenza anualmente. Ela protege, principalmente contra as complicações da gripe que levam à pneumonia.”
O engenheiro civil Pedro Fridman está com o calendário de vacinação em dia. Ele acha que a vacinação é importante para evitar a circulação dessas doenças. “As doenças nunca somem de vez. Tem erradicação de algumas, mas isso por causa da sistemática vacinação das pessoas.”
Carla Domingues alerta que a carteira de vacinação do adulto deve ser guardada com o mesmo cuidado com que guardamos outros documentos. “É importante que você tenha seu cartão de vacinação guardado porque você não vai se lembrar mais do que você tomou ou que deixou de tomar. Por isso a importância de nós nos conscientizarmos de que o cartão de vacinação é um documento tão importante quanto aqueles outros documentos que a gente guarda rotineiramente na nossa vida”
O Ministério da Saúde recomenda procurar um posto de saúde para atualizar as vacinas caso você tenha perdido o cartão de vacinação e não se lembre quando tomou as vacinas, pois não há restrições em tomar uma dose excedente da vacina que você não se lembra de ter tomado.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde