segunda-feira, 11 de junho de 2012

CORPO DE BOMBEIROS NA E. M. MAURICE MAETERLINCK - Palestra sobre Dengue para 4º e 5º anos

 http://emmaurice.blogspot.com/
Palestra sobre Dengue para 4º e 5º anos:
O Corpo de Bombeiros ofereceu aos nossos alunos do 4º e 5º anos uma palestra sobre os pequenos cuidados diários que devemos ter para evitar a dengue.


Agradecemos a parceria.

SAÚDE ESCOLAR - PSE cuidando com carinho de nossos bebês

 http://ediprofessorabeatriz.blogspot.com/
PSE cuidando com carinho de nossos bebês: Parceria muito boa com PSE. Tratando de nossas crianças: medindo, pesando, fazendo assepsia dental, aplicação de flúor,
Sempre com muito carinho e atenção.
Estamos de parabéns, nossas crianças estão com a saúde bucal perfeita. apenas 5 crianças precisaram de fazer uma pequena obturação. Dentes saudáveis, saúde perfeita!
Aplicando flúor.


com muito carinho...

Tratando dos dentinhos...

Escovinha que sobe e desce...

Fazendo medição.

Aferindo peso.
Medindo...

Primeiros contatos...

 Verificando os dentinhos...

Que bom, tudo bem!


Ministério Público do RJ disponibiliza cartilha contra a violência sexual

 http://www.viablog.org.br/
Ministério Público do RJ disponibiliza cartilha contra a violência sexual: Como parte da campanha Quem cala consente, o Ministério Público do Rio de Janeiro lançou a cartilha Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, sobre a atuação do Sistema Geral de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA na política de proteção.

VIOLÊNCIA NO NAMORO



Saúde terá espaço na Cúpula dos Povos

 http://www.sauderio20.fiocruz.br/index.php/component/content/?view=featured
Saúde terá espaço na Cúpula dos Povos:
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), articulados, convidam para a programação do seu espaço na Cúpula dos Povos, de 15 a 21 de junho.

OPORTUNIDADES - TELESAÚDE

ATENÇÃO!!!!Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil terá atividades por todo país

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/


Entidades pedem a redução da idade para o trabalho para 14 anos.
Em 12 de junho, diversas atividades devem ocorrer no Brasil para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, fixada em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como objetivo chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 – que estabelece idade mínima para admissão do emprego – e nº 182  – que trata das piores formas de trabalho infantil.
No Brasil, segundo o Censo de 2010, mais de três milhões de crianças brasileiras, entre 10 e 17 anos, exercem algum tipo de atividade remunerada. A legislação brasileira proíbe o trabalho formal de menores de 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos.
 Para denúncias, falar com:
Conselhos Tutelares
Conselhos Municipais de Assistência Social
Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Ministério Público do Trabalho
Superintendências Regionais do Trabalho
Ou pode ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100)
Campanha na Internet
Durante toda a semana, até 15 de junho, será promovida uma campanha nas redes sociais, com apoio da Fundação Telefônica|Vivo e outras entidades, para mobilizar a sociedade com relação à data. Por meio da hashtag #semtrabinfantil, será promovido um tuitaço no dia 12/6, entre 14h e 16h. A ideia é denunciar as piores formas de trabalho infantil, como a exploração sexual e o trabalho doméstico, e conclamar os internautas a compartilhar as informações.
Confira a programação de algumas cidades:
São Paulo
A Fundação Abrinq – Save the Children realiza um flashmob em diversos pontos estratégicos de São Paulo, Diadema, Campinas, Santos, Ferraz de Vasconcelos e Suzano com o objetivo de chamar a atenção da população para os prejuízos causados com a utilização da mão de obra infantil. Na capital paulista, haverá três concentrações: no vão livre do Masp; próximo ao futuro estádio do Itaquerão e na Praça de Campo Limpo.
Serão distribuídos nos semáforos panfletos com mensagens de conscientização e sensibilização sobre a data, das 12h às 13h. Na ocasião também serão coletadas assinaturas contra a PEC 18/2011 que solicita uma nova redação do sétimo artigo da Constituição Federal, autorizando a redução da idade para o trabalho para 14 anos.
Já a Fundação Telefônica|Vivo organiza oficinas de educomunicação com crianças da Casa do Zezinho, no Parque Santo Antonio, em São Paulo. No total, participarão 60 crianças com idades entre 7 e 12 anos. O objetivo da ação é abordar de forma lúdica e interativa conteúdos ligados aos direitos das crianças e dos adolescentes bem como ao trabalho infantil. As crianças também vão produzir minivídeos sobre a temática utilizando celulares.

Oficinas de educomunicação acontecem em São Paulo.
Brasília
Na capital federal, a partir das 9h, o Plenarinho planeja um bate-papo sobre Trabalho Infantil na Câmara dos Deputados entre 40 crianças e o deputado Izalci (PR/DF). As crianças estarão na Casa através do programa “A Escola na Câmara”, que promove atividades entre a Câmara e as escolas públicas de ensino fundamental do DF.
Além disso, será lançada a campanha “Vamos acabar com o trabalho infantil. Em defesa dos direitos humanos e da justiça social”, às 9h30, no salão Negro do Ministério da Justiça, com a participação de crianças e adolescentes, autoridades e representantes das entidades parceiras.
Durante o evento serão apresentados novos dados sobre a ocorrência do trabalho infantil no Brasil, com detalhamento de informações em nível federal, dos estados e também dos municípios onde este problema ainda é identificado.
Pernambuco
Em Olinda, ocorrem oficinas de brinquedos e de leitura, vivências de brincadeiras, panfletagem e distribuição de cataventos pelas crianças e adolescentes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na Praça do Carmo. A ação faz parte da culminância do Projeto Brinquedos e Brincadeiras, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.
Mato Grosso
A partir das 7h30, será realizada uma caminhada com concentração no estacionamento Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Campo Grande. Estão previstas também apresentações culturais com o Projeto Siminina; com as crianças do Peti de Poconé, de Várzea Grande e Cuiabá; do Projovem e da ginástica artística da Universidade.

FIQUE SABENDO - Alimentação errada pode ser a causa sensação de cansaço e sonolência

 http://www.blog.saude.gov.br/
Alimentação errada pode ser a causa sensação de cansaço e sonolência:

Foto: Jamie Grill Photography/Tetra Images/Corbis
O cansaço e a sonolência durante o dia podem ser sinais de que a alimentação da pessoa está errada. Muita fritura, carne vermelha, muito açúcar e doces e poucas frutas, legumes e verduras podem provocar sono e cansaço. Esses alimentos podem tirar a disposição da pessoa para trabalhar e estudar.
O professor William Campos conta que até os 44 anos se alimentava mal, com poucas verduras e legumes. Por causa disso, hoje ele tem diabetes. “Aqueles sanduíches, milk shake entendeu. A gente comendo rápido, acabei ficando com diabetes. Não me cuidei, agora que estou me cuidando com uma dieta mais balanceada, evitando refeições noturnas. Eu comia tarde e ia dormir entendeu, faltou cuidado mesmo, agora estou bem melhor”.
A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes do Ministério da Saúde, Maria Valéria Nascimento Fontoura, alerta que a alimentação incorreta pode ocasionar problemas sérios no funcionamento do organismo. ”Essa alimentação rica em açúcar em gordura prejudicando o funcionamento intestinal. Com esse funcionamento intestinal já prejudicado nós temos um sistema imunológico que não vai funcionar perfeitamente, não está protegendo adequadamente das doenças. A tireoide ela fica sem nutriente para funcionar e produzir o hormônio adequadamente que muitas vezes controla também esse metabolismo da fadiga, do cansaço, da sonolência muitas vezes do excesso de peso, daquele controle do peso. Então a gente vai chegar até aquelas doenças instaladas”.
A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, Maria Valéria Nascimento Fontoura, fala ainda que alimentação rica em gordura, açúcar e sal podem levar a pessoa a ter diabetes, hipertensão e infarto. Uma dica da nutricionista é levar comida de casa para o trabalho, ou seja, a boa e velha marmita. Para ela a comida feita em casa tem mais qualidade e permite que a pessoa seja mais criativa na hora de fazer o prato. Maria Valéria recomenda também que a pessoa faça atividades físicas, além de alimentar bem.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - Conheça mais sobre diverticulite e saiba como evitar o problema

 http://www.blog.saude.gov.br/
Conheça mais sobre diverticulite e saiba como evitar o problema:

Foto: Roger Harris / Corbis Image
A diverticulite, doença que matou o presidente Tancredo Neves na década de 80, é uma inflamação que afeta os divertículos, pequenas bolsas que podem aparecer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum no intestino grosso, também conhecido como cólon.
De acordo com a médica do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde, Mariene Liberal, a doença aparece geralmente em pessoas com mais de 50 anos. Segundo ela, existem algumas explicações que podem favorecer o aparecimento da diverticulite. “Na verdade isso se forma por uma fragilidade pela camada muscular do cólon, com a idade, e talvez isso esteja relacionado ao pouco consumo de fibras pelas pessoas.”
Por isso, a melhor forma de prevenir a diverticulite é comer alimentos ricos em fibras, beber bastante água e evitar produtos que contenham grande quantidade de gordura e açúcar. Mas caso o problema apareça, o tratamento é simples e feito com antibioticos, contanto que o diagnóstico seja feito rapidamente.
A jornalista Rosane Garcia, de 54 anos, conseguiu eliminar a doença porque procurou logo o médico. ”Eu senti um mal estar, dor no abdômen, e aquela dor aumentou ao longo do dia, e ai no inicio da noite eu fui ao Hospital. Chegando lá eu fiz um teste e o médico constatou que eu estava com diverticulite. Como era bem inicial, uma coisa que só estava dando um desconforto muito grande, ele me passou uns antibióticos que eu tomei por 30 dias e aí correu tudo bem, não tive mais nenhum problema.”
Os sintomas mais comuns de diverticulite são dor na barriga, diarreia e febre. Quem perceber esses sinais deve procurar o médico imediatamente.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Fórum de Ed. Infantil do RJ – Fórum Infâncias e Escolas da Natureza (FINAflor/UNIRIO): Rodas de Conversa na Cúpula dos Povos – Rio +20

 http://primeirainfancia.org.br/
Fórum de Ed. Infantil do RJ – Fórum Infâncias e Escolas da Natureza (FINAflor/UNIRIO): Rodas de Conversa na Cúpula dos Povos – Rio +20: As crianças são a espécie que se renova sobre a Terra: seres da cultura e, simultaneamente, de natureza. As infâncias e o lugar das crianças no contexto de uma sociedade orientada pelos objetivos da  produção e do consumo. A cidade … Continuar lendo →

FIQUE SABENDO - Epidemias concomitantes

 http://drauziovarella.com.br/
Epidemias concomitantes:
Aids e hepatite B caminham de mãos dadas pelo mundo.
Tanto o HIV — causador da Aids –, quanto o HBV — causador da hepatite B – podem provocar doenças crônicas, câncer e mortes precoces. A coinfecção pelos dois vírus potencializa os malefícios de cada um deles.
Mundialmente, a infecção crônica pelo HBV é a principal causa de hepatite crônica e uma das principais causas de morte. Ela é responsável por metade de todos os casos de cirrose hepática e de hepatocarcinoma, o câncer do fígado.
Há cerca de 400 milhões de pessoas portadoras de hepatite B crônica, espalhadas pelos cinco continentes, a maioria das quais concentradas na Ásia e na África. Nessas regiões, os inquéritos mostram que até 70% dos adultos entraram em contato com o HBV, e que 8% a 15% desenvolveram hepatite crônica. Existem cerca de 100 milhões de pessoas com hepatite B crônica, apenas na China continental.
Esses números refletem a incapacidade de conter a transmissão materno-fetal do vírus, uma vez que a maioria das infecções nas áreas de maior endemicidade é adquirida no período neonatal, através do contato da criança com os familiares, ou por meio de procedimentos médicos, religiosos ou de cunho cultural que empregam agulhas e outros instrumentos contaminados.
Enquanto menos de 5% dos adultos que entram em contato com o HBV, por meio do sexo ou da exposição a instrumentos perfuro-cortantes, desenvolvem a forma crônica da doença, a infecção perinatal está associada a um risco de 90%. A maior parte dos que adquiriram o vírus dessa forma chega às fases finais de cirrose e câncer de fígado ao redor dos trinta ou quarenta anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem 33 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, o vírus da Aids. Cerca de 10% dessa população são também portadores de infecção crônica pelo HBV. Em áreas endêmicas da Ásia e da África, a concomitância das duas infecções pode chegar a 25%.
Nos países com prevalência mais baixa de ambas viroses, nos quais HBV e HIV são adquiridos quase sempre na vida adulta por via sexual ou uso de agulhas contaminadas, a prevalência da infecção dupla costuma estar abaixo de 10%, número que pode subir para 50% entre os usuários de drogas injetáveis.
Mundialmente, o número de portadores da coinfecção crônica HIV/HBV é estimado entre três e seis milhões.
A coinfecção aumenta a morbidade e a mortalidade associada a cada um dos vírus isoladamente. Pessoas HIV-positivas que adquirem o HBV evoluem para hepatite B crônica cinco vezes mais depressa do que as infectadas unicamente pelo HBV e correm risco mais alto de desenvolver cirrose e hepatocarcinoma.
Mulheres infectadas pelos dois vírus, correm mais risco de transmiti-los para seus filhos do que as portadoras de apenas um deles.
A depressão imunológica causada pelo HIV compromete a eficácia da vacinação contra o HBV.
A vacinação dos bebês contra a hepatite B é eficaz: protege cerca de 70% dos vacinados. Se ao mesmo tempo a criança receber a imunoglobulina contra a hepatite B, a proteção chega perto dos 90%. A dificuldade está no custo da imunoglobulina. Em 2006, por exemplo, nos países de prevalência mais alta da hepatite B, a cobertura vacinal da primeira dose após o nascimento foi de apenas 36%.
Enquanto o tratamento antiviral administrado a mulheres grávidas portadoras do HIV reduz a transmissão perinatal do vírus da Aids a níveis próximos de zero, o uso de antivirais contra a hepatite B na gravidez foi avaliado apenas em ensaios clínicos com pequeno número de casos. Apesar dessa limitação, os resultados são promissores.
O ideal é que todas as mulheres façam os testes para Aids e hepatite no período  pré-natal. As que apresentarem resultados positivos devem receber tratamento adequado. A estratégia de usar dois medicamentos com atividade antiviral contra o HIV, que também sejam ativos contra o HBV, tem sido estudada com maior interesse.
No Brasil, a vacinação dos bebês contra a hepatite B faz parte do programa nacional.

Festa da terceira idade nos centros de convivência do idoso

 FONTE: PCRJ - SMSDC
Festa da terceira idade nos centros de convivência do idoso: A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil comemora a superação da meta de inaugurar vinte Centros de Convivência do Idoso, prevista no Plano Municipal de Saúde.

Secretaria de Trabalho oferece mais de 1,5 mil vagas de emprego

FONTE: PCRJ - SMTE

11/06/2012

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego oferece 1.522 vagas no mercado. As oportunidades estão disponíveis nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, com postos na Tijuca, Méier, Ilha do  Governador, Jacarepaguá, Campo Grande, Região Portuária, Santo Cristo e Centro.

Para fazer o cadastro cadastro, os interessados deverão comparecer nesses locais munidos de carteiras de identidade, carteira de trabalho, CPF e PIS.

FIQUE SABENDO - Musculação: uma arma contra a Osteoporose...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Musculação: uma arma contra a Osteoporose...:


Na fase adulta, tanto as mulheres como os homens sofrem uma perda gradativa de massa óssea, que se inicia a partir de 35 e 55 anos de idade respectivamente. Esta perda denomina-se OSTEOPENIA e quando não é administrada com boa alimentação, exercícios físicos e cuidados médicos, pode tornar-se OSTEOPOROSE, uma doença caracterizada pela deterioração microarquitetural da estrutura óssea que torna os ossos porosos sujeitos `a fraturas. Os locais mais afetados são: vértebras lombares, quadris (colo do fêmur) e punho. Esta doença pode ser detectada através do exame Densitometria Óssea, que verifica a densidade mineral óssea (Normal, Osteopenia ou Osteoporose). Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento desta doença, pois impedem ou prejudicam a absorção e fixação do cálcio nos ossos:

1- Ser sedentário, pois não praticar exercícios contribui para uma baixa massa óssea e muscular, tornando os ossos mais frágeis.
2- Ter um histórico de má alimentação, em especial, deficiência de cálcio e vitamina D. Pois esta vitamina tem a função de absorção do cálcio;
3- Não se expôr ao sol. Esse fator de risco está relacionado ao fator supracitado, já que os raios solares tem a função de fixação da vitamina D.
4- Fumantes. As substâncias químicas do cigarro atrapalham a absorção do cálcio, além dos diversos males para todo o organismo.
5-  Consumo de cafeína em excesso, já que esta substância diminui a absorção do cálcio.
6-  Menopausa precoce nas mulheres (deficiência de estrogênio, hormônio que leva o cálcio para os ossos).

Musculação na prevenção e tratamento de Osteopenia e Osteoporose:

Para manter a massa óssea (densidade mineral óssea), é necessário, além de uma dieta rica em cálcio (por exemplo: queijo branco, leite, iogurte, soja e peixe) uma constante estimulação dos ossos através de exercícios com impacto e tração sobre os mesmos. A Musculação é a modalidade mais adequada por possuir essas 2 características. Por exemplo: os exercícios com os pés apoiados, como agachamento e leg press, provocam impacto nas articulações dos joelhos e quadris, assim como aqueles sem o apoio dos pés, como a cadeira extensora e a mesa flexora, provocam tração. Para todas as articulações, existem exercícios essenciais para a manutenção e aumento da massa óssea, através da tração e impacto que provocam. Por isso, um programa de musculação para todos o grupamentos musculares traz benefícios aos ossos, além da estabilidade articular gerada pelo fortalecimento muscular, prevenindo quedas e lesões.

Um exemplo destes benefícios, pude constatar em um pequeno estudo de caso que elaborei em 2003, no Rio de Janeiro, com 10 alunas iniciantes sedentárias de 60 a 67 anos, que apresentavam Osteopenia e Osteoporose, teve a seguinte conclusão: praticar musculação de 3 a 5x/semana, por 45 a 60 minutos de duração, durante 6 meses, aumenta significativamente a massa óssea em ambos os casos e quem sofria somente de Osteopenia, passou a ter uma densidade mineral óssea em níveis normais e quem sofria de Osteoporose, passou a ter uma leve Osteopenia. Este resultado foi obtido através de 2 exames de DENSITOMETRIA ÓSSEA, realizados respectivamente antes de iniciar o programa de musculação e após 6 meses de treinamento, sem suplementação de cálcio e reposição hormonal. Portanto, 6 meses é um prazo significativo para se obter excelentes resultados na densidade mineral óssea e o ideal é continuar praticando para melhorar ainda mais esses resultados.

REPOSIÇÃO HORMONAL

Quando a mulher entra na fase da menopausa, a concentração do hormônio estrogênio (que tem a função de transportar cálcio para os ossos) diminui no organismo. Esta baixa concentração hormonal pode gerar uma carência deste mineral, e por consequência, uma baixa espessura e densidade mineral óssea. Por isso, a Osteoporose é tão temida nesta etapa de vida da mulher.

A reposição hormonal é um tema muito polêmico e discutido quanto aos seus benefícios e malefícios `a saúde. Diversos artigos sobre este procedimento relatam o aumento de riscos de doenças cardiovasculares e tumores, e devido a estes riscos, outras opções para substituí-la vem sendo indicadas por muitos médicos especialistas em fitoterapia, homeopatia e em medicina ortomolecular, de acordo com cada caso e necessidade, e com a vantagem de não oferecerem danos a saúde.

Outro ponto de vista de extrema importância é o da PREVENÇÃO desta doença (e de todas em geral), através de uma alimentação equilibrada rica em cálcio e vitamina D, proteínas e gorduras de boa qualidade e carboidratos de origem integral, frutas, legumes e verduras orgânicos, suplementação adequada e orientada, além da prática regular de exercícios ao longo da vida. 









*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.