sexta-feira, 8 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Cuidados com sua garrafinha de água no trabalho

 http://www.blog.saude.gov.br/
Cuidados com sua garrafinha de água no trabalho:

“Deve-se evitar o consumo de água deixada por um tempo prolongado em recipientes", diz especialista | Foto: Blog da Saúde
Você tem o hábito de deixar água parada no copo do trabalho e tomá-la novamente no dia seguinte? Sim?! Pois você pode se tornar refém de algumas doenças espalhadas por vírus e bactérias que estão presentes no ar e podem “pousar” na água paradinha lá no seu copo. É isso mesmo! Água parada não gera só dengue, mas também pode ser um meio de transmissão de hepatite, diarréia, gastrenterite de origem infecciosa presumível ou outras doenças diarréicas e infecciosas intestinais.
O consultor do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), Rodrigo Resende, destaca que a água também está sujeita a ação do ambiente onde ela se encontra. “A água pode ser contaminada pela mudança de temperatura e falta de higienização do local onde está armazenada. No caso de garrafas e galões, deve ser mantida uma limpeza constante do recipiente, além de verificar a data de validade que consta no rótulo do produto”.
Aquela garrafinha cheia d’água que você carrega dentro da bolsa também pode ser um meio de transmissão de doenças. O contato com outros objetos pode fazer com que se acumule mofo e verminoses principalmente no bocal da embalagem.  Por isso, não basta apenas reabastecer a garrafinha, é necessário lavá-la todas as vezes que for encher.  “Deve-se evitar o consumo de água deixada por um tempo prolongado em recipientes. O ideal é consumi-la em, no máximo, um dia”, explica Resende. Vale também ficar atento ao compartilhar a água com outras pessoas, heim!
O consultor também destaca que com o tempo o PH da água (potencial hidrogeniônico – que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da substância) pode ser alterado de acordo com a forma como a água é armazenada. “Algumas substâncias contidas na água para consumo podem se deteriorar, tornando assim imprópria para o consumo”, ressalta Rodrigo Resende.
Ou seja, nada de preguiça para lavar o copo ou a garrafinha onde você armazena água. Assim você evita a propagação de doenças e cuida melhor da sua saúde e do próximo.
VIGIAGUA– O Ministério da Saúde trabalha intensamente a questão de vigilância da qualidade da água utilizada para o consumo. Por isso, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) iniciou, em 1999, a implantação e coordenação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) para o controle das prestadoras deste serviço, visando o fornecimento de um produto confiável à população e diminuindo os riscos associados à água fora do padrão de qualidade.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

ATENÇÃO - SAÚDE ESCOLAR - VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL

Foto: Leve seu super - herói menor de 5 anos ao posto de vacinaçao. E não esqueça a caderneta.

FIQUE SABENDO - Mapeamento traça 1.776 pontos vulneráveis à exploração sexual nas estradas brasileiras

 http://www.childhood.org.br/
Mapeamento traça 1.776 pontos vulneráveis à exploração sexual nas estradas brasileiras: O quinto mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras, lançado em maio, é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Childhood Brasil, a Secretaria dos Direitos Humanos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesta edição, a região centro-oeste do Brasil foi apontada como a região mais propícia para a prática deste crime, com 398 áreas mapeadas, de um total de 1.776 em todo o País. Em segundo lugar, … Continue lendo →

Orientação médica é fundamental para evitar problemas mais sérios com verrugas

 http://www.blog.saude.gov.br/
Orientação médica é fundamental para evitar problemas mais sérios com verrugas:

Foto: Divulgação
A pele é o maior órgão do nosso corpo. Por estar tão exposta, ela é vulnerável a vários tipos de infecções, como a verruga, por exemplo. A região afetada sofre uma pequena elevação e fica com um aspecto esbranquiçado e áspero. De acordo com a dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, vinculado ao Ministério da Saúde, Márcia Senra, algumas pessoas têm mais facilidade de contrair o vírus que provoca o aparecimento de verrugas. “Na infância e na adolescência ter uma ou duas verruguinhas é bastante comum. Quando há espalhamento dessa quantidade de lesões, aí faz a gente pensar em alguma questão ainda maior, se a pessoa tem alguma doença sistêmica que tenha uma baixa imunologia.”
Não é difícil se livrar de uma verruga, pois já existem vários tratamentos. O administrador Renan Botelho conseguiu eliminar a verruga que tinha no dedo médio da mão tomando apenas um remédio comprado na farmácia. “Eu fiquei sabendo de um medicamento novo que era a base de nitrogênio líquido. Ai eu fui na farmácia, comprei o medicamento, utilizei uma vez, depois de uns seis meses a verruga voltou novamente, eu peguei o medicamento, utilizei pela segunda vez e desde então a verruga sumiu, não voltou mais e eu consegui curar ela dessa forma, não precisei ir ao médico.”
A dermatologista Márcia Senra diz que apesar de ter se livrado da verruga, Renan agiu errado. Ela lembra que quem não procura orientação médica pode provocar um problema ainda maior: “Muitas vezes é um tumor de pele, um câncer de pele, e que não é nada do vírus da verruga. São lesões até mais graves e a pessoa identifica como verruga, qualquer coisinha alta ela já chama de verruga. Então há uma generalização do nome para doenças diferentes.”
Segundo Márcia Senra, com tratamento adequado, a verruga é eliminada antes que haja tempo para o vírus se espalhar e provocar outras infecções na pele.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO

 http://otics-iraja.blogspot.com/

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO:


Junho é o mês dos namorados e, portanto, oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade no namoro e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima.

A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema.

Durante o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, diversas unidades de saúde e outros espaços de promoção da saúde realizam atividades para fomentar a reflexão e o debate sobre o tema. A campanha é uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.



Baixe e compartilhe o Laço da Gentileza, símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro


Neste ano, inspirado pelas discussões propostas pela Rio+20 para a construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e gentileza devem prevalecer, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado.




SAÚDE ESCOLAR FAZ EXAMES DE VISTA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO - BIORIO

Estas fotos são de um dia de  atividade do ônibus do PROJETO VISÃO da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, estes exames foram realizadas em maio de 2012, na E. M. PARAÍBA.
O ônibus equipado chega nas Escolas, combinadas previamente; realiza cerca de 100 exames por dia, todos agendados pela articuladora do NSEC06 - ProfªDarci.
Já entregamos muitos óculos, detectamos problemas que necessitam de acompanhamento sistemático e  foram encaminhados para rede de saúde local.
Muitos alunos estão melhorando o seu desempenho escolar através desde projeto.



SAÚDE ESCOLAR BOMBANDO NA ESCOLA DO AMANHÃ LEÃO VELLOSO

No dia 01 de Junho de 2012.
Aconteceu na E.M Escultor Leão Velloso A Culminância das Atividades Desenvolvidas no período Do 1ª bimestre do ano Letivo.
 Eu  me chamo Maria Regina Alves Machado Barbosa e sou a TES( Técnico de Educação  e Saúde) da E. M. LEÃO VELLOSO, que  em Parceria Com a  Coordenadora Pedagógica Mara, organizamos a Exposição dos temas trabalhados: Denque e Tabaco.
Tivemos a Caminhada contra   a Denque, motivou muito a participação dos alunos.
Divulgamos pra todos como  Evitar  a  Denque, quantas pessoas Já contrairam a doença e os locais  próximos da Escola que  apresentam Foco da denque e cuidados mínimos que evitam a proliferação do mosquito.
Tivemos a pesquisa, realizada no bairro e nas proximidades, realizamos um Debate  com os alunos, uma roda de conversa onde todos puderam expor o que consequiram aprender sobre como evitar a Denque . 
Surgiram novas  Sugestões  para  Combater a Denque:
  1. Diálogo com os vizinhos da sua comunidade; 
  2. Conversas com as pessoas da sua propria casa;.
 As atividades foram realizadas  no Auditório da EMLV, onde as atividades foram desenvolvidas e exposta.
 Tivemos também atividades relacionadas ao uso de TABACO, alunos foram Orientados e ficaram muito interesados em  aprender  um pouco  mais.








 Parabéns a NES - MªRegina, a  Coordenadora, aos alunos e a toda Equipe escolar que entenderam a potência deste trabalho.

SAÚDE ESCOLAR - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 09 a 15 de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Divulgando a sugestão da semana de 9 à 15 de junho, muitas coisas interessantes.

Baixe e compartilhe o Laço da Gentileza, símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro
MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO
Junho é Mês de Prevenção das Violências no Namoro. Em 2012, inspirada pelas discussões propostas pela Rio+20 para a construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e gentileza devem prevalecer, a iniciativa aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado. A ideia é que quem ama cuida, confia, respeita e conversa. Participe:clique na imagem ao lado, baixe e compartilhe o Laço da Gentileza no Namoro, símbolo da campanha. Saiba mais sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro.
 
CIDADES AMIGAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A promoção da saúde de crianças e adolescentes no contexto das cidades saudáveis é o tema do I Simpósio Estadual de Cidades Amigas da Criança e do Adolescente, que acontece dia 12 de junho, terça-feira, na sala 3 do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, integra a programação do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, . promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). Inscrições e mais informações: soperj@soperj.org.br | (21) 2531.3313.
 
CIDADE SUSTENTÁVEL
O ciclo de debates Cidade Sustentável – Expressão do Século XXI, promovido pelo  Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), realiza mais duas sessões nesta semana, às 18h30. Na segunda-feira, dia 11 de junho, com o tema “Projetos de Urbanização de Favelas – Rio de Janeiro e São Paulo”; e na terça-feira, 12 de junho, sobre “ Projetos da paisagem”. O primeiro encontro é mediado pelo coordenador  de projetos da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Antônio Augusto Veríssimo, e reúne o sociólogo Marcelo Burgos e o arquiteto Pablo Benetti. O segundo é mediado pela arquiteta  Lucia Costa, professora da UFRJ, e conta com a participação do também arquiteto Nelson Saraiva e do geógrafo Rafael Winter Ribeiro. O IAB-RJ fica na Rua do Pinheiro, 10, no Flamengo.
 
TEDxRIO+20
Nesta semana, acontece a segunda edição do TEDxRio, o TEDxRio+20, nos dias 11 e 12 de junho, no Forte de Copacabana. O evento reúne pensamentos de diversas áreas do saber para entender e analisar o poder humano, força com enorme capacidade de destruir, manter e, principalmente, construir um novo planeta e uma nova forma de viver. O evento está organizado em seis blocos: Da cegueira à percepção, Da ignorância à sabedoria, Do valioso ao inestimável, Da inação ao poder, De um para todos e Do caos à ordem.
 
SAÚDE MATERNA
Estão abertas até quarta-feira, 13 de junho, as inscrições para a oficina “Estamos tod@s junt@s pelos direitos das mulheres e redução da morte materna”, que será realizada dia 16 de junho, sábado, de 10h às 17h, no Grupo Pela Vidda Niterói (Rua Visconde de Itaboraí, 66, Centro, Niterói). Para participar, baixe a ficha de inscrição, preencha e envie para reajvcha_rj@hotmail.com.
 
FILOSOFIA E CIDADANIA
Começa nesta quinta-feira, 14 de junho, o curso de atualização Filosofia e Cidadania, promovido pelo Grupo de Direitos Humanos e Saúde da ENSP/Fiocruz. O curso é livre, gratuito e disponibiliza 50 vagas para estudantes e profissionais das áreas de Direito e Saúde, líderes comunitários, sindicalistas e demais interessados. As aulas acontecem nos dias 14, 21, 28 de junho e 5 de julho, na sala 901 do prédio da Expansão da Fiocruz, em Manguinhos, de 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas através do email dihs@ensp.fiocruz.br. Mais informações: (21) 3882.9222 | (21)3882-9223.
 
MESTRADO EM RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Estão abertas a partir desta segunda-feira, 11 de junho, as inscrições para o Curso de Mestrado em Relações Etnicorraciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O curso compreende o cumprimento de disciplinas, a participação em eventos científicos, atividades e seminários de linhas de pesquisa, o exame de qualificação e a dissertação de mestrado, sendo esta defendida perante banca examinadora, em sessão pública. Serão oferecidas 24 vagas, oito das quais pelo sistema de cotas, para candidatos que se declararem negros ou indígenas no ato da inscrição. O Curso tem como objetivo oferecer formação interdisciplinar atualizada e articulada com o conhecimento produzido pelas linhas e projetos de pesquisa do programa.As inscrições podem ser feitas até 22 de junho, de 9h às 12h, na Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, campus Maracanã (Avenida Maracanã, 229, bloco E, 5º andar, Maracanã). Para mais informações, acesse o edital do curso.