sábado, 26 de maio de 2012

Projeto Xô Dengue! - Bairro Educador

 http://emvirgiliomonteiro.blogspot.com/
Projeto Xô Dengue! - Bairro Educador: Recebemos esta semana a vista do grupo de teatro do Bairro Educador, o qual faz um belo trabalho de conscientização nas escolas contra a Dengue.


Confira as fotos! 


















Horário das refeições é tão importante quanto o que você come ...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Horário das refeições é tão importante quanto o que você come ...:

Quando se trata de engordar, quando você come pode ser pelo menos tão importante quanto o que você come.
Um estudo com animais de laboratório mostrou que aqueles cuja alimentação ficou circunscrita a um período de oito horas por dia comem tanto quanto aqueles que podem comer o tempo todo.
A diferença é que, no primeiro caso, os animais mostraram-se protegidos contra a obesidade e outros males metabólicos.
Todos os grupos de animais foram submetidos a uma dieta rica em gordura.
A descoberta sugere que as consequências de uma dieta ruim para a saúde podem resultar em parte de uma incompatibilidade entre os relógios do nosso corpo e nossos horários alimentares.
"Cada órgão tem um relógio," disse o principal autor do estudo, Satchidananda Panda, do Instituto Salk para Estudos Biológicos (EUA).
Isso significa que há momentos em que nossos fígados, intestinos, músculos e outros órgãos vão trabalhar com a máxima eficiência, e outros momentos nos quais eles estão, por assim dizer, mais ou menos dormindo.
Esses ciclos metabólicos são críticos para os processos de quebra do colesterol para a produção de glicose. E eles devem ser preparados para ligar quando nós comemos e desligar quando não comemos, ou vice-versa.
Quando se come frequentemente durante todo o dia e a noite, esses ciclos metabólicos normais podem entrar em descompasso.
"Quando comemos aleatoriamente, os genes não estão completamente ligados ou desligados," disse Panda.
O princípio é o mesmo de dormir e ficar acordado. Se não dormimos bem à noite, não ficamos completamente acordados durante o dia, e, por consequência, trabalhamos de forma menos eficiente.
"O foco tem sido o que as pessoas comem," disse Panda. "Nós não recolhemos dados sobre quando as pessoas comem."
As descobertas sugerem controlar o horário das refeições pode ser uma mudança de estilo de vida capaz de ajudar as pessoas a controlarem o próprio peso.
Fonte: Diário da Saúde

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: é preciso prevenir

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: é preciso prevenir:

Se não for tratado adequadamente a doença pode levar à cegueira. | Foto: Ocean/Corbis
Neste sábado (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, problema que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil. A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira.
De acordo com o chefe do setor de glaucoma do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Agideu Picetti, em grande parte dos casos a perca da visão acontece no âmbito periférico. “O fato de a doença acometer principalmente a visão periférica faz com que as pessoas não saibam que o glaucoma está se desenvolvendo”, alerta Picetti.
A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular e sem tratamento específico o paciente pode ficar cego.
Como o glaucoma é uma perda do tecido nervoso o uso dos óculos não resolvem o problema. “Com a perda nervosa é definitiva não existe um recurso óptico para solucionar o problema”, explica o oftalmologista.
O glaucoma é um problema que não apresenta sintomas. Em enquete realizada pelo Blog da Saúde, das 1022 pessoas consultadas 766 (75%) disseram nunca ter feito exame para saber se tem glaucoma. Agideu Picetti informa que é sempre importante visitar o oftalmologista para checar como está à visão e alerta que a partir dos 40 anos de idade é fundamental realizar a prevenção da doença. “A partir desta idade é necessário visitar o oftalmologista para olhar o nervo e medir a pressão interna do olho para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma”. Para diagnosticar a doença o oftalmologista, após pingar uma gota de colírio em cada olho e encosta o tonômetro (aparelho usado para realizar o procedimento) em seu olho para medir a pressão intra-ocular. O procedimento simples e indolor.
O coordenador executivo da União Inclusão em Redes e Rádios (da UNIRR), Marcus Aurélio de Carvalho, nasceu com o problema nos dois olhos e atualmente só tem 10% da visão do olho esquerdo. Ele conta que, mesmo com as limitações severas provocadas pelo glaucoma, foi possível alcançar sucesso profissional e pessoal: “Eu diria que em resumo são três os segredos. Primeiro eu nunca fui de me abater, sempre fui um otimista. Motivo dois, minha família nunca me tratou como coitadinho e isso me ajudou muito. Quando tinha que dar bronca, dava bronca, quando tinha que puxar a orelha, puxava a orelha. Motivo três, na escola eu fui treinado para o mundo real”.
O tratamento para as pessoas que possuem glaucoma é feito com colírios específicos. O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a consulta, reavaliação e colírios para o tratamento do glaucoma no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ilana Paiva / Blog da Saúde

FIOCRUZ - Museu da Vida

 http://badenpowell06.blogspot.com/
FIOCRUZ - Museu da Vida:
A visita dos alunos das turmas 1901 e Acelera II ao Museu da Visa da Fiocruz foi motivo de inspiração e aprendizado acompanhados pelos professores Marilene, Ana Lucia e Diego, os alunos ficaram maravilhados com tudo que viram no museu.



___________________________________________________________________________