sexta-feira, 18 de maio de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 19 a 25 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 19 a 25 de maio:
 
SEMANA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO
Em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Rio de Janeiro promove, a partir deste ano, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. O objetivo é mobilizar a sociedade em torno da doação de leite humano, que será destinado para bebês recém-nascidos internados em unidades neonatais. A iniciativa é institucionalizada pela lei 6.237/12. Saiba mais sobre os benefícios da amamentação e sobre como doar leite humano. Consulte a localização dos Bancos de Leite Humano e de postos de coleta de doações em todo o país.

AÇÃO NOS BAIRROS CONTRA A DENGUE
Neste sábado, 19 de maio, o bairro da Glória e a Comunidade da Coreia, na Tijuca, recebem a Ação nos Bairros Contra a Dengue, de 9h às 13h. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) promove atividades educativas de saúde para conscientização da população sobre a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e a prevenção da dengue. A programação inclui distribuição de material informativo, instalação de capas em caixa d’águas que estejam descobertas e aspersões com fumacês portáteis, quando necessário. Os pontos de encontro são a estação de metrô da Glória e a Rua Henrique Fleiss, na Comunidade da Coreia, na altura do número 455.
SIMULADO PARA CHUVAS FORTES
A Prefeitura do Rio promove neste domingo, 20 de maio, mais um simulado de desocupação em 18 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. Sétimo exercício desde que o sistema foi implantado, o evento será realizado em comunidades localizadas nos bairros do Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa, Botafogo, Ipanema, Copacabana, Cosme Velho, Praça Seca, Jacarepaguá, Lins de Vasconcelos e Tomás Coelho. O exercício simula uma situação que pode acontecer em caso de ocorrências de chuvas. Nessas ocasiões, a comunicação com os agentes e as lideranças das comunidades é feita por meio de SMS (torpedos) para aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura. Todas as comunidades que possuem o sistema contam com representantes treinados para o uso dos aparelhos. A concentração para o início da atividade será no Centro Social do Chuveirinho (Rua Ademar Barcelos, 30, São Carlos), às 9h.
INTEGRAÇÃO FAVELA-CIDADE
Iniciativas públicas e privadas para a integração sustentável de aglomerados urbanos de baixa renda à cidade estão em debate esta semana, durante o Seminário de Integração: Favela-Cidade, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de maio, de 9h às 18 horas, no Centro de Convenções da Firjan (Avenida Graça Aranha nº 1, 2º andar). O evento reunirá formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil, do setor privado e de organizações multilaterais, além de especialistas de diversos países, para trocar experiências e debater soluções sobre a redução de desigualdades em suas mais diversas expressões. Mais informações e inscrições:  (21) 3235.6315 | seminario.integracao@iets.org.brConfira a programação completa do Seminário de Integração Favela-Cidade.
TEATRO NO ENGENHO NOVO
A Companhia de Teatro e Dança do Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) promove mais uma edição do projeto Formação de Plateias, na próxima sexta-feira, 25 de maio. O espetáculo O Beco e os Meninos de Papel será apresentado às 18h30, na sede do AIACOM, no Engenho Novo (Rua Barão do Bom Retiro, 920). A entrada é franca. Mais informações: (21) 2581-9918.

DIA MUNDIAL DA HEPATITE

 http://otics-iraja.blogspot.com/
DIA MUNDIAL DA HEPATITE:
O que é Hepatite?

Hepatite

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais freqüentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas.


Tratamento de Hepatite

Não existe tratamento para a forma aguda. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos. O repouso é considerado importante pela própria condição do paciente.

A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente sem apetite. De forma prática deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com sua aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.

Prevenção

A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).


A prevenção da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; a vacinação contra hepatite B, disponível no SUS,conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais.

Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado; triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim; triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise; tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos.




DICA DE TRABALHO - EDUARDO PAES

‎São 1.631 vagas de trabalho estão disponíveis para quem tem o ensino fundamental e médio. Os interessados podem procurar os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura do Rio. Dentre outras, há oportunidades para auxiliar de linha de produção, operador de telemarketing, promotor de vendas e recepcionista bilíngue.
 A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego mantém postos na Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Ilha do Governador, Campo Grande, Região Portuária, Santo Cristo e Centro.
                                                                                                                                                                             Equipe Eduardo Paes

DICA DO PREFEITO EDUARDO PAZ - BIBLIOTECA VOLANTES

Cidade Alta, Coelho Neto, Jardim América, Madureira e Realengo, nas zonas Norte e Oeste, serão os bairros novamente visitados na próxima semana pela Biblioteca Volante João Antônio, da Prefeitura do Rio, para empréstimo gratuito de livros.Na segunda-feira, dia 21 de janeiro, a Biblioteca Volante estará na Praça Dom Justino (Cidade Alta); terça, 22, na Praça Virgínia Cidade (Coelho Neto); quarta, 23, na Rua Sebastian Bach (Jardim América); quinta, 24, na Praça do Patriarca (Madureira); e sexta-feira, dia 25, na Avenida Santa Cruz, 1.025 (Realengo).Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2482-3086 ou na sede da Biblioteca Volante, na Avenida Monsenhor Félix, 512, em Irajá, onde também funciona a Biblioteca Municipal João do Rio, de segunda a sexta, entre 9h e 17h.
                                                                                                                               Equipe Eduardo Paes

PSE - BIORIO REALIZA EXAMES OFTALMOLÓGICOS EM 5 ESCOLAS PÓLO DA SUB/6ª CRE

Hoje dia 18 de maio,  estamos realizando uma grande multirão para atendimento dos alunos que apresentam alguma dificuldade referente a área da visão;  que podem  necessitar da utilização de óculos para melhorar o seu desempenho escolar. 
Os Exames fazem parte de mais uma ação  do Programa Saúde na Escola, que identificam os alunos que apresentam necessidade doo exame, encaminham para exames oftalmológicos necessário e quando há necessidade de utilização de óculos é feita a doação.  Se houver necessidade de qualquer outro atendimento mais específico são feitos encaminhamentos para rede de saúde  local.

Os Pólos ficaram assim divididos:

1. Escola Municipal  Paraíba:
E. M. ANTÔNIO MACEO
E. M. PARAÍBA
E. M. CYRO MONTEIRO
E. M. ANTENOR NASCENTE

2. Escola Municipal Maurice Maeterlinck
E. M. BÉLGICA
E. M. LIA BRAGA
E. M. BADEN POWELL
E. M. EMÍLIO CARLOS
E. M. MAURICE MAETERLINCK
E. M. ISAIAS ALVES
3. Escola Municipal Monte Castelo
E. M. MONTE CASTELO
E. M. GENERAL OSÓRIO
E. M. CHARLES ANDERSON
E. M. CORNÉLIO PENNA
E. M. EUGÊNIA DUTRA
CIEP CANDEIA
4. Escola Municipal Arnaldo Varella
E. M. ARNALDO VARELLA
E. M. ALBERTO JOSÉ SAMPAIO
E. M. TELÊMACO
E. M. LEVY MIRANDA
E. M. MÁRIO PIRAGIBE

5. CIEP Rubens Gomes
CIEP RUBENS GOMES
GEC FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
CIEP MAKARENKO
E. M. LEÃO VELLOSO
E. M. MARCOS TAMOYO
E. M. ESCRAGNOLLE DÓRIA
Estamos envolvendo 27 escolas, as escolas em cor vermelha fazem parte do Projeto Escolas do amanhã. 

FIQUE SABENDO - ESTES SÃO OS BOTTONS DE CADA CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO AO CUIDADO DE QUALIDADE

 http://otics-iraja.blogspot.com/
ESTES SÃO OS BOTTONS DE CADA CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO AO CUIDADO DE QUALIDADE:
Parabéns a todas APs do Rio de Janeiro que fizeram acontecer apoiando suas Unidades de Saúde, por esta conquista de muita importância na Saúde!!!





CMS EDMA VALADÃO FAZ AÇÃO NA C. M. EDNA LOTTe


 O PSE Edma Valadão esteve  na nossa Creche Edna Lotte no dia 16 de maio à tarde. A equipe entitulada "Equipe Fim do Mundo": Dr. Ibsen, Enfermeira Miran, Tec. de Enfermagem Rute e as Agentes Comunitárias: Kelly, Edivânia e Sandra, compareceram, atenderam as 4 turmas do Maternal e foram muito atenciosos. Uma vez que não puderam atender às outras duas turmas declararam a intenção de retorno. Ficou acordado que toda a última quinta-feira de cada mês ficará reservada para atendimento à nossa creche. 
Obrigada Equipe pelo pronto atendimento.

Não se esqueça que a vacinação contra gripe vai até o dia 25 de maio

 http://www.blog.saude.gov.br/
Não se esqueça que a vacinação contra gripe vai até o dia 25 de maio:
Você provavelmente já deve ter ouvido nas rádios vozes de artistas falando sobre a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Famosos como os cantores Bel (Chiclete com Banana), Péricles (Exaltasamba), Sidney Magal e Cláudia Leitte, resolveram ajudar a convocar a população a se vacinar.
Toda essa mobilização é feita para lembrar que até o dia 25 de maio pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa para se vacinar contra gripe.
Balanço parcial da Campanha de Vacinação Contra a Gripe mostra que 12,2 milhões de pessoas em todo o país já estão imunizadas, o que representa 41% de cobertura vacinal. Os números foram atualizados até a manhã de ontem (17).
Definição do público-alvo – A escolha dos grupos foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil estudos epidemiológicos evidenciaram que estes grupos são mais atacados pela gripe, podendo apresentar complicações que podem evoluir para óbito. Ao vacinar o grupo prioritário os resultados são sentidos em toda a sociedade, uma vez que se quebra a cadeia de transmissão do vírus da doença.
De acordo com a OMS, a vacina influenza é segura e não há nenhuma contra-indicação à vacinação de gestantes.
Saiba mais:
Blog da Saúde

Luta Antimanicomial promove inclusão social às pessoas com problemas psiquiátricos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Luta Antimanicomial promove inclusão social às pessoas com problemas psiquiátricos:
Há onze anos, o Brasil instituiu por meio da Lei 10.216/01 a Reforma Psiquiátrica e desde então o Sistema Único de Saúde (SUS) impulsionou a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta sexta-feira (18), promove cidadania e inclusão social às pessoas com problemas psiquiátricos e destaca o avanço na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos.

A atenção à área de Saúde Mental ampliou o orçamento de aproximadamente 12 milhões para 146 milhões, com o desafio de atingir 100% da população que necessita de atendimento psiquiátrico. Especificamente na rede de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), foi repassado um valor de mais de 200 milhões de reais para qualificar a rede já existente.
Além dos CAPS, a rede de atenção integrada em saúde mental também conta com os atendimentos oferecidos por meio das Equipes de Saúde da Família (mais de 32 mil equipes em todo o país), das 44 Unidades de Acolhimento Adulto e Infantis, 92 Consultórios nas Ruas e das Comunidades Terapêuticas. Na rede hospitalar ainda estão disponíveis mais de 32 mil leitos. Todos eles recebem recursos financeiros do governo federal.
Em Porto Alegre, onde participa de agendas em comemoração ao dia, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, reafirmou a importância da data. “O 18 de Maio é o momento de reafirmarmos os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica brasileira,  com a ampliação de serviços  feitos em parceria com  municípios e estados, e dando  ênfase à rede de cuidados dos usuários de crack, álcool e outras drogas.”
De Volta Para Casa – O Programa De Volta Para Casa foi criado pelo governo federal em 2003 e já beneficia mais de 4.055 brasileiros em 262 municípios, que devem solicitar adesão à medida. O programa consiste em um auxílio financeiro mensal (per capita) de R$ 320 para os pacientes que receberam alta hospitalar após um histórico de internação psiquiátrica. Só em 2011, o Ministério da Saúde – coordenador da Política Nacional de Saúde Mental, que é executada pelas secretarias municipais de saúde – investiu R$ 16.472.495,00 no programa De Volta Para Casa.
Crack é Possível Vencer - Lançado em dezembro de 2011, no bojo do plano integrado de enfrentamento ao Crack e outras drogas, investirá R$ 4 bilhões até 2014. Deste montante, R$ 2 bilhões são destinados ao Ministério da Saúde.
Com a verba, a pasta poderá aumentar a rede de atendimento aos usuários de drogas e também àqueles que possuem transtornos mentais. Até 2014 o Ministério pretende ter 308 Consultórios nas Ruas, 574 Unidades de Acolhimento (adulto e infantil), 175 novos CAPS Álcool e Drogas 24 horas, além dos investimentos nas Comunidades Terapêuticas, que devem receber mais de R$ 300 milhões nos próximos três anos.
Ilana Paiva / Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

Insônia pode ser evitada com atitudes simples

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Kate Mitchell / Corbis Images
Hábitos como assistir à televisão na cama, não fazer exercícios físicos, tomar muito café e comer muito chocolate durante o dia podem contribuir para o aparecimento da insônia. A pessoa que tem insônia demora a pegar no sono e muitas vezes passa a noite em claro. Em outros casos, tem o sono leve que não traz a sensação de descanso como o recomendado. A insônia pode também ser causada por problemas emocionais e doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas na tireóide.
A neurologista do Hospital Federal de Bonsucesso, do Ministério da Saúde, Luciana Pamplona, explica como a doença interfere no dia a dia da pessoa. “A gravidade maior é que a pessoa perde muito a capacidade de concentração dela durante o dia porque ela trabalha, porque ela está sonolenta, ela estuda mal, o adolescente, a criança que está na escola. Não aproveita tudo que tem que aproveitar. Passa a ter irritabilidade, ficar de mau humor”.
A neurologista dá algumas dicas de como a pessoa pode combater a insônia. “O horário para dormir e para acordar pela manhã é importante. Tem que manter certa regularidade. O ambiente onde nós dormimos deve ser sempre arejado com uma temperatura agradável, escuro e silencioso na medida do possível, claro. A cama deve ser usada apenas para dormir e para relações sexuais e não usar a cama como escritório. Levar laptop, levar livros, levar uma serie de coisas. As alimentações perto da hora de dormir devem ser sempre leves, uma fruta, um iogurte, um lanche rápido. Os exercícios devem ser evitados até duas horas antes da hora de dormir. Computador e televisão com videogame devem ser evitados até uma hora antes de dormir”.
Luciana Pamplona comenta ainda que a vida agitada e o uso dos computadores por muito tempo pode provocar ou agravar a insônia.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

CMS SYLVIO F. BRAUNNER FAZ AÇÃO CONTRA DENGUE NA E. M. ESCRAGNOLLE DÓRIA


  Orientações referentes a ações de controle ao mosquito transmissor da DENGUE, as orientações quanto às prevenções; Os sinais e sintomas e verificação das carteiras de vacinas dos estudantes de ambos os turnos. 

Equipe: 

  • Monica Silva e Silva - técnica de enfermagem
  • Claudete de Moraes - agente de saúde
  •  Elisângela Arruda da Silva - agente de saúde
  • Priscila Damião Camorro – agente de saúde
  • Ivanice Oliveira Marttins – agente de saúde
  • Daiane Pereira – agente de saúde
  •  Valéria Souza da Silva
 
 

DIA 18 DE MAIO - FAÇA BONITO - PROTEJAM NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Assistência Social realiza seminário com Mulheres da Paz



A Secretaria Municipal de Assistência Social promove amanhã, sábado, dia 19, o seminário “Rio de Mãos dadas pela Paz”, na quadra da escola de samba São Clemente, na Cidade Nova. O evento, que reunirá 1.250 beneficiárias do projeto Mulheres da Paz, tem como objetivo aproximar as mulheres das equipes dos centros de referência da Assistência Social e identificar ações conjuntas que se somem aos serviços desenvolvidos pela Rede de Proteção Social. O Mulheres da Paz faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e leva a campo mulheres de 44 comunidades capacitadas para atuar como lideranças comunitárias, como na Cidade de Deus (foto).

Campanha Faça Bonito mobiliza pela proteção da infância

 http://www.childhood.org.br/
Campanha Faça Bonito mobiliza pela proteção da infância: Para chamar a atenção da sociedade para o 18 de Maio, próxima sexta-feira e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes , lançou a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” , em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento e apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O símbolo usado há quatro anos é a flor, … Continue lendo →

DICA - 85 livros em português para baixar grátis

 http://noticias.universia.com.br/
85 livros em português para baixar grátis

18 DE MAIO: FAÇA BONITO PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 http://elosdasaude.wordpress.com/
18 DE MAIO: FAÇA BONITO PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Esta sexta-feira, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Diversas iniciativas promovem a reflexão sobre o tema e chamam atenção para a importância do envolvimento de tod@s na proteção de nossas crianças e adolescentes.

Neste ano, a mobilização social em torno do tema chama atenção para os impactos das grandes obras na exploração sexual de menores. Especialistas alertam que a situação tende a se agravar com a realização de eventos mundiais na cidade do Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para contribuir para o enfrentamento do problema, a Polícia Rodoviária Federal produziu um relatório sobre o mapeamento de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o levantamento é uma ferramenta estratégica para a gestão das políticas públicas de enfrentamento dessa grave violação dos direitos da infância e adolescência no Brasil.
Responsável por estruturar políticas e serviços que garantam os direitos da criança e do adolescente, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto- Juvenil é referencia para iniciativas na área. O documento está organizado em seis eixos estratégicos que estabelecem metas, parcerias e prazos a serem cumpridos de forma a reduzir os casos de abuso e exploração sexual e garantir o atendimento de qualidade para as vítimas e suas famílias: análise da situação; mobilização e articulação; defesa e responsabilização; atendimento; prevenção; e protagonismo infanto-juvenil.
18 de maio
Há 12 anos, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contribui para fortalecer a mobilização nacional para o enfrentamento do problema. A data foi instituída pela lei federal nº 9.970, de 2000, em alusão ao episódio que ficou conhecido como “Crime Araceli”. Em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de apenas nove anos de idade, chamada Aracelli Cabrera Sanches Crespo, foi vítima de rapto, estupro e acabou sendo assassinada por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Saiba mais:
 >> Orientações da ONG Childhood para familiares, amigos, profissionais de saúde, educação e jornalistas sobre como Agir para proteger crianças e adolescentes da violência sexual
>> Órgãos especializados para receber denúncias e atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
>> Cartilha da Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
>> Nota técnica 18 de Maio, 18 Compromissos no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
>> Apresentação da mobilização social proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes (2011)
>> Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos 

Equipes de Atenção Básica receberão mais verbas

 http://www.blog.saude.gov.br/
Equipes de Atenção Básica receberão mais verbas:
O Ministério da Saúde redefiniu os valores de financiamento do Piso de Atenção Básica (PAB) variável. A Portaria 978, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, prevê aumento de R$ 458 milhões de 2011 para 2012. O valor é parte do aumento de R$ 1,56 bilhão garantido ao PAB variávelpara este ano. O orçamento total do PAB variável passou para R$ 8,31 bilhões, o que representa aumento de 23%. Os recursos reajustados começam a ser transferidos retroativamente ao mês de março.
O PAB Variável é um recurso destinado para a Atenção Básica, voltado à implementação de programas estratégicos do governo federal, como o Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Programa de Melhoria e Acesso a Qualidade (PMAQ), um componente de qualidade criado, ano passado, que destina mais recursos para as UBS que cumprirem metas na qualificação do trabalhados das equipes de saúde.
Heider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, explica que o ajuste é primordial para melhorar a qualidade do atendimento. “Maiores investimentos representam melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde, maior acesso da população à Atenção Básica e compromisso com a qualidade dos indicadores de saúde. É a valorização do profissional e a preocupação com a população de forma responsável”, afirma.
Para Equipes de Saúde da Família (ESF), serão repassados R$ 3,27 bilhões. O valor é 10% maior do que o referente a 2011. A portaria define que o valor do incentivo para as ESF será reajustado para R$ 10.695 por mês para cada equipe de modalidade 1. Nesta categoria, também terão aumento as equipes que atendem populações residentes em assentamentos ou remanescentes de quilombos. Na modalidade 2, o valor do repasse passa para R$ 7.130 por mês para cada equipe.
Equipes de Saúde Bucal (ESB) terão repasse de R$ 727 milhões, o que significa 12,5% a mais de investimento com relação a 2011. As ESB passam a receber R$ 2.230 para modalidade 1 e R$ 2.980 para modalidade 2. As que atendam populações residentes em assentamentos ou remanescentes de quilombos receberão 50% a mais sobre os valores citados.
Para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), serão transferidos R$ 409 milhões, o que corresponde a aumento de 27% sobre 2011. Os NASFs de modalidade 1 permanecem recebendo R$ 20 mil e os de modalidade 2, passam a receber R$ 8 mil, tanto para custeio quanto para implantação.
Outros recursos - O Ministério da Saúde também redefiniu o valor mínimo da parte fixa do Piso de Atenção Básica (PAB) e ajustou o orçamento anual para o valor de R$ 4,1 bilhões nesta quarta-feira. A Portaria 953, publicada no Diário Oficial da União, aumenta em 11% o PAB fixo anual em relação a 2011, com R$ 408 milhões a mais do que o ano passado.
O PAB Fixo é calculado por habitante e leva em conta as características locais, como percentual da população em extrema pobreza, densidade demográfica, Produto Interno Bruto do município, população com plano de saúde, a quantidade de pessoas que recebem Bolsa Família, entre outras variáveis.
Fonte: Samuel Bessa /Agência Saúde

PSE - DEPRESSÃO - SAIBA COMO IDENTIFICAR E TRATAR

 FONTE: REVISTA VEJA

PSE - AUTISMO TEM CURA??

 FONTE: REVISTA VEJA

Excesso de açúcar pode afetar o cérebro, diz estudo - Saúde - Notícia - VEJA.com

 FONTE: VEJA
Excesso de açúcar pode afetar o cérebro, diz estudo - Saúde - Notícia - VEJA.com

Casos de dengue caem no Brasil, mas aumentam no Rio - Saúde - Notícia - VEJA.com

 FONTE: VEJA
Casos de dengue caem no Brasil, mas aumentam no Rio - Saúde - Notícia - VEJA.com

Tarefa de governo: premiar – ou reprovar – os professores - Educação - Notícia - VEJA.com

 FONTE: VEJA
Tarefa de governo: premiar – ou reprovar – os professores - Educação - Notícia - VEJA.com

Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio - Educação - Notícia - VEJA.com

 FONTE: VEJA
Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio - Educação - Notícia - VEJA.com

Avaliar professores: tarefa tão difícil quanto fundamental - Educação - Notícia - VEJA.com

 FONTE: VEJA
Avaliar professores: tarefa tão difícil quanto fundamental - Educação - Notícia - VEJA.com