quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pais devem ficar atentos com a demora das primeiras palavras dos bebês

 http://www.blog.saude.gov.br/
Pais devem ficar atentos com a demora das primeiras palavras dos bebês:

Foto: Emma Kim/Corbis Images
Depois de se encantarem com os barulhinhos que os bebês fazem nos dois primeiros anos de vida, os pais podem ficar aflitos se a criança demora a falar as primeiras palavras. Os médicos dizem que não há um período certo para que a criança comece a falar. Segundo a fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Andrea Ortiz Côrrea, para que a criança comece a falar é necessário que os pais, avós e irmãos mais velhos falem com ela, pois é ouvindo que ela vai aprender.
A médica pede aos pais que prestem atenção ao desenvolvimento da fala dos filhos pequenos. Andrea Ortiz Correa dá dicas de como identificar se a criança está aprendendo a falar. “O bebê, aos sete meses, precisa estar apresentando um balbucio e brincar com os seus sons. Com um ano, esse bebê já precisa mostrar que compreende algumas palavrinhas. Até mesmo algumas ordens. Ordens no sentido de atira beijinho, dar tchau tchau ou pega tal coisa, ele precisa mostrar compreensão. Porque a compreensão acontece antes da expressão. E precisa ter as primeiras palavras. Após aos doze meses, a um ano, um ano e meio, essa criança já tem que dizer aquilo que é chamado palavra-frase, quer dizer com uma palavra ela já quer dizer alguma coisa. E com um ano e meio ele começa a usar duas palavras para definir esse discurso”.
A fonoaudióloga explica que aos dois anos a criança já deve falar cerca de 300 palavras e que já construa frases com duas e três palavras. A médica alerta que se a criança aos dois anos não fala nada, ela deve ser investigada. Os pais devem procurar o pediatra e, em seguida, o fonoaudiólogo.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

BlogAdão!: 4ª Mostra Brasil juventude transformando!

BlogAdão!: 4ª Mostra Brasil juventude transformando!

GRÊMIO - CONCURSO DE CARTAS RIO +20 “CARTA PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL”

ATENÇÃO GRÊMIO!!!
Participantes: todos os alunos integrantes do Grêmio Estudantil. Carta será elaborada na escola, pelo Grêmio, representando os alunos da escola, sob a orientação do Professor Orientador do Grêmio.

Tema da carta: “Carta para um mundo sustentável”, Uma carta por escola, com reflexões e reivindicações dos alunos.

Padrão para a Carta: Deverão conter entre 20 e 30 linhas, obedecendo à seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12.

Identificação na Carta: nome e designação da escola participante, nome completo, ano de escolaridade e idade dos alunos integrantes do Grêmio, assim como os dados do professor orientador.

Premiação: Os alunos do Grêmio Estudantil autores da carta selecionada para ser entregue na Rio +20, bem como o(a) Professor(a) Orientador(a), receberão prêmio e certificado.

Cada escola só poderá concorrer com o envio de 01 (uma) Carta.

Prazo para entrega: 18 de maio de 2012, na Ação Integradora.

A Carta deverá ser enviada à E/SUBE/CRE – Ação Integradora, acompanhada da Ficha de Inscrição (Anexo1) e da Declaração de ciência do Regulamento (Anexo 2).

Resultado Final: 01 de junho de 2012.

Dia D da Vacina contra Influenza

 http://smsdc-cms-fazendabotafogo.blogspot.com/
Dia D da Vacina contra Influenza:

























05/05/2012 - Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza foi um sucesso...

FIQUE SABENDO - Ao Vivo | Apresentação dos novos números da diabetes no país

http://www.blog.saude.gov.br/
Ao Vivo | Apresentação dos novos números da diabetes no país:
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresenta hoje (9), os novos números sobre a situação da diabetes no país. Os dados fazem parte da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A divulgação será feita durante o Fórum Pan-Americano de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que acontece em Brasília (DF).
Alem da transmissão pelo Blog da Saúde o evento terá transmissão, ao vivo, pela Web Rádio Saúde e pelo twitter no perfil @institucionalMS.
Fonte: Blog da Saúde

Operação sorriso

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Operação sorriso:







Cadastro já foi feito por 21 conselhos estaduais

 http://www.blog.saude.gov.br/
Cadastro já foi feito por 21 conselhos estaduais:
Chegou a 21 o número de Conselhos Estaduais de Saúde com cadastro no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (Siacs), que servirá para atualizar os dados dos 5.565 conselhos municipais, dos 26 estados e do Distrito Federal junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde. Faltam apenas seis conselhos estaduais: Acre, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O prazo do envio das informações é junho de 2012, mas a recomendação do CNS é que todos os conselhos façam o cadastro o mais rápido possível, para assegurar a conformidade com as novas regras anunciadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que terão influência no repasse de recursos para a saúde.
Todos os estados brasileiros solicitaram acesso ao sistema de preenchimento do cadastro e estão autorizados a se cadastrar no Siacs. Embora comemore esse primeiro passo, o secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, Márcio Florentino, ressalta que não basta solicitar acesso ao sistema. “Esse é o primeiro passo para conseguir preencher o cadastro e, assim, trazer seu conselho de saúde para uma rede que vai interligar todo o controle social brasileiro”, explica.
Somente os estados cadastrados no sistema podem autorizar os municípios a se cadastrarem também e ficarem, assim, em conformidade com as novas regras estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União. “Temos um mês para fazer uma grande mobilização no sentido de garantir que, em pouco tempo, cada um dos mais de cinco mil conselhos de saúde do Brasil esteja cadastrado”, conclama o presidente do CNS, o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Atualização - O estado onde mais municípios se cadastraram continua sendo o Rio Grande do Sul, com 47 conselhos municipais de saúde que já fazem parte do Siacs. No mesmo estado, 133 conselhos solicitaram acesso ao sistema de preenchimento de cadastro.
O segundo estado com maior número de municípios inscritos no Siacs é Minas Gerais, com 29 conselhos municipais cadastrados e 123 autorizados a se cadastrarem.
Os conselhos de saúde também poderão contar com o apoio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), que vai mobilizar seus núcleos regionais em cada estado para colaborar no cadastramento sempre que for necessário. “Estamos nos esforçando para que os conselhos de saúde possam se ajustar ao acordão do TCU, de modo que a legislação seja respeitada e que o controle social aprimore seus mecanismos de transparência”, destaca a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Ministério da Saúde, Julia Roland.
Paridade - A implantação do Siacs permitirá que a população conheça os documentos normativos, como leis, decretos e portarias dos conselhos, além de dados relacionados à dotação orçamentária e possibilidade de cadastramento de suplentes. A ferramenta servirá ainda para apurar o cumprimento de resolução 333 do CNS, que define diretrizes para criação, reformulação, estruturação e funcionamento dos conselhos de saúde. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde indicam que 67% dos colegiados – 3.712 dentre 5.541 conselhos cadastrados – não cumprem a diretriz.
Para ter acesso ao Siacs, o (a) presidente ou secretário(a) executivo(a) do conselho de saúde deverá clicar na logomarca do sistema, que está em destaque na página inicial do site do CNS.
Acesse o SIACS. Entender como deve ser feito o cadastrar no sistema.
Baixe a cartilha do Siacs
Baixe o cartaz do Siacs
Fonte: Conselho Nacional de Saúde