terça-feira, 1 de maio de 2012

BlogAdão!: Saúde na escola!

BlogAdão!: Saúde na escola!: Através do Bairro Educador, recebemos a visita do SESC Rio para falar de saúde bucal  e claro aproveitamos o evento para incentivar  a leitu...

Equipe de Saúde Bucal - PAAP faz ação na E. M. ZITUO YONESHIGUE

 A Equipe de Saúde Bucal liderada pela Drª Constância - PAAP, foi a a escola fez o levantamento epidemiológico e marcou outro dia para o TRA, a direção da escola e famílias ficaram muito felizes com o atendimento.
No próximo dia 02/05, a Assistente social Renata e a Técnica de Enfermagem Celia, agendaram pelo telefone que virão a Escola às 14:30 para planejar as ações que irão desenvolver em nossa U.E.






Secretaria de Esporte e Lazer promove shows no Dia do Trabalhador


Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Vila Olímpica de Deodoro vai oferecer nesta terça-feira, 1º de maio, das 13h às 18h, show com o Grupo Clareou, o cantor Bebeto e diversas bandas. A entrada é gratuita. As obras da Vila Olímpica, que está novinha em folha, duraram três meses e os espaços internos receberam adaptações para deficientes físicos e fraldários. A piscina teve todos os seus ladrilhos trocados, as quadras poliesportivas de vôlei e futebol e até os quiosques e churrasqueiras foram reformados.


Ações Sociais

Enquanto isso, a Vila Olímpica do Alemão vai comemorar a data com ações sociais, atividades culturais e recreações. A festividade conta com grupo de pagode e apresentação da Orquestra Infanto Juvenil das Comunidades Pacificadas, composta por 200 crianças de 6 a 18 anos.


Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Romário Galvão, é importante valorizar esta data que remete às conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros:

- Levar cultura e diversão a esta classe é fundamental, pois o evento é destinado às famílias da Zona Norte.


Piscinão de Ramos homenageia Dicró

Dicró, o eterno síndico do Piscinão de Ramos, vai receber uma homenagem no Dia do Trabalhador no Piscinão de Ramos. O evento será embalado pelos principais sucessos do cantor, que morreu de infarto na última quarta-feira (25).

O recordista mundial das embaixadinhas e de “Os Palhaços” (Os Sombras) vai se apresentar no evento, que terá também isputa de pênaltis e torneios de futebol de sabão, com torcidas, gincanas, animação e DJ.


Evento: Dia do Trabalhador no Piscinão de Ramos
Hora: 8h
End. Avenida Guanabara s/n – Ramos

Evento: Show na Vila Olímpica de Deodoro
Hora: 13 às 18h
Local: A Vila fica na Estrada Camboatá, s/n, Deodoro.

Evento: Vila Olímpica Carlos Castilho – Complexo do Alemão
Hora: 8h
End.: Estrada do Itararé, 460 – Ramos

PSE - Ações da Saúde contribuem para redução da mortalidade infantil no Brasil

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ações da Saúde contribuem para redução da mortalidade infantil no Brasil:
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou os dados do Censo 2010. E uma das informações divulgadas foi a redução de 47% na taxa de mortalidade infantil. Em 2000, 29,7 a cada mil crianças nascidas vivas não completavam o primeiro ano de vida. Em 2010, o índice reduziu para 15,6/1.000.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comenta como as ações do Ministério da Saúde têm contribuído para a redução nos índices.

O coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio de Oliveira, reforça que as melhorias nos índices socioeconômicos e os programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde auxiliaram para a diminuição dos índices de mortalidade infantil no Brasil. “O aumento e continuidade das políticas de prevenção, os ganhos sociais econômicos, a queda da fecundidade, a mulher tendo menos filhos, além de ter melhorado o nível de instrução e o fato de ter menos filhos a ajudam a cuidar melhor dos filhos.”
A dona de casa, Geisiane Glória da Silva, fez todo o pré–natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta que o atendimento recebido foi primordial para que a vida de seu filho Júlio César, que nasceu abaixo do peso, fosse mantida até hoje. “Sempre fui bem atendida e bem orientada tanto no pré-natal como no parto, quando ele (Júlio César) era novinho… Eu não tenho o que reclamar”.
A pesquisa do IBGE também traz dados sobre a fecundidade das brasileiras. As famílias estão cada vez menores e as mulheres estão adiando a maternidade. Uma boa notícia é a redução da taxa de adolescentes gestantes. As mulheres entre 15 e 19 anos que se tornaram mães passou de 18,8% a 17,7%.
Criada em 2007, a Política Nacional de Planejamento Familiar prevê a oferta de métodos contraceptivos gratuitamente e a venda de anticoncepcionais na rede Farmácia Popular, com redução de preços em até 90%, além da ampliação do acesso vasectomias e laqueaduras.
Ilana Paiva/ Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

PSE - Saúde destaca importância da prevenção de acidentes no Dia Internacional do Trabalhador

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde destaca importância da prevenção de acidentes no Dia Internacional do Trabalhador:
Zumbido, irritabilidade, dores na coluna, estresse e lesões por esforço repetitivo. Esses são alguns exemplos de agravos que muitos trabalhadores ficam expostos todos os dias. No Dia Internacional do Trabalhador, ressaltamos a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Desde então, o ministério regulamentou a notificação compulsória de 11 agravos à saúde do trabalhador. São eles:
  • Acidente de Trabalho Fatal;
  • Acidentes de Trabalho com Mutilações;
  • Acidente com Exposição a Material Biológico;
  • Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes;
  • Dermatoses Ocupacionais;
  • Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
  • Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
  • Pneumoconioses;
  • Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
  • Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;
  • Câncer Relacionado ao Trabalho.
O coordenador geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Carlos Vaz, falou ao Blog da Saúde sobre as formas de prevenção das principais doenças decorrentes dos 11 agravos: perda auditiva, assédio moral, tétano e saúde da coluna. Assista:

Mônica Plaza / Blog da Saúde

DIA DO TRABALHADOR - 1 DE MAIO

O dia do trabalhador é um dia especial porque fala de construção, fala de pessoas que colocam seus cérebros, sua força, seus sentidos na construção de uma sociedade.  No seu trabalho tem muito de você ou melhor, tem você no trabalho que você escolheu;  procure, identifique, execute, faça sempre com amor.
Um 1º de maio especial para todos nós trabalahadoree.

Tarsila do Amaral
Frases para reflexão:
Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos
Albert Einstein 

 
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”.
(Paulo Freire)

"Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração da geração mais jovem para a lógica do sistema atual e trazer conformidade ou torna-se a prática da liberdade, os meios pelos quais homens e mulheres lidam de forma crítica e criativa com a realidade e descobrir como participar na transformação do seu mundo. "
- Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido


Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.
Steve Jobs