sábado, 28 de abril de 2012

CMS PORTHUS - QUITANDA - Projeto de jiu-jítsu em Portus Quitanda

 http://smsdc-cms-portusquitanda.blogspot.com/
Parabéns pelo trabalho!! Atende a muitos alunos e suas famílias.
Projeto de jiu-jítsu em Portus Quitanda:
Mais uma vez fomos reconhecidos!!!

O Ministério da Saúde publicou em sua revista da Saúde da Família um encarte sobre  o projeto de jiu-jítsu implantado  em nossa unidade (Portus,Quitanda  e Tom  Jobim).


http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/revistas/revista_saude_familia29.pdf


Sua importância para comunidade e atuação da Equipe da ESF.


”Não foi necessário um golpe de sorte para que o dia a dia de crianças
e adolescentes de Costa Barros, um dos piores IDH entre os bairros do
Rio de Janeiro, passasse para perspectivas melhores. Entre os projetos
implantados na UBS Portos, Quitanda e Tom Jobim, com a participação
de agentes comunitários de saúde, ensinar jiu-jítsu foi fundamental
para inspirar nesses jovens o respeito ao outro, a solidariedade e a
sensação de cidadania.”

Veja a reportagem completa no link em pdf. http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/revistas/revista_saude_familia29.pdf 

  pág 61.

 

Até 30 de abril - MATRÍCULAS ABERTAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO 2012

 FONTE: PCRJ
 Até o dia 30/04.
MATRÍCULAS ABERTAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO 2012

COSTA BARROS - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CLAUDIA COSTIN, INAUGURA 69° EDI NA CIDADE

 FONTE: PCRJ
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CLAUDIA COSTIN, INAUGURA 69° EDI NA CIDADE

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O II CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

 FONTE: PCRJ
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O II CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

PSE DIVULGANDO O TRABALHO DOS MALUQUINHOS CONTRA A DENGUE

 http://yaraamaral.blogspot.com/
Parabéns professores, alunos e famílias pela iiniciativa.
MALUQUINHOS CONTRA A DENGUE:
MALUQUINHOS  CONTRA
  A DENGUE !!!

O EI-4O NA LUTA CONTRA O 
MOSQUITO DA DENGUE


NÚCLEO DE ARTE DA 6ªCRE-RJ - NOVA SEDE

 http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
NÚCLEO DE ARTE DA 6ªCRE-RJ - NOVA SEDE:

O Núcleo de Arte Grande Otelo, depois de um ano de incessante busca, finalmente encontra sua nova sede (no ano letivo de 2012)! Do CIEP Zumbi dos Palmares, em Acari, para o CIEP Oswald de Souza, no Parque Anchieta, o Núcleo de Arte da 6ªCRE-RJ promete muitas novidades!

Professores do Núcleo de Arte Grande Otelo
(Juliana, Luciana, Bruno, Laíse, Jabim)


Professores Bruno, Jabim e Luciana preparando o novo espaço



Laíse Pacheco e Luciana Almeida são as novas diretoras do Núcleo


Cliquem no cartaz acima


Para saberem quais as oficinas oferecidas, cliquem no cartaz acima


Oficina de vídeo do prof. Bruno


  RIO+20 Núcleo de Arte Grande Otelo

RIO+20 Núcleo de Arte Grande Otelo: "Vídeo desenvolvido para as preparações do Rio+20 "Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável" que acontecerá no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012, a partir das oficinas desenvolvidas no Núcleo de Arte Grande Otelo. Trabalhos dos professores: Luciana Lima, Jabim Nunes e Juliana Reis. Edição: Bruno Bentolila".


Fotos: Luciana Lima
Vídeo: Bruno Bentolila
Postado por Imaculada Conceição M. Marins

VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil

http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/
Divulgando...
VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil:
O Congresso Paulista de Educação Infantil historicamente constituiu-se como um espaço de discussão destinado a profissionais, estudantes e pesquisadores da área de educação comprometidos com a infância e a educação infantil.


EIXO 1 - Políticas públicas para a Infância A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica 

Como primeira etapa da educação básica – em integração das instituições de educação e cuidado das crianças pequenas – conclama esforços coletivos de profissionais da área que, comprometidos com a infância, buscam garantir os direitos fundamentais, próprios e inalienáveis da criança.
As múltiplas dimensões do campo, as dificuldades em concretizar os avanços legais e combater projetos polêmicos no que se refere a financiamento, regulamentação, atendimento à demanda, formação profissional, condições de trabalho, ambientes das instituições, participação das famílias, políticas de educação formal e não-formal são o foco desse eixo. Nesta perspectiva, refere-se às experiências das gestões municipais, dos movimentos da sociedade civil (conselhos municipais e estaduais, fóruns, sindicatos, associações, ONGs) e das Universidades em torno dessas questões, assim como da articulação com os setores da assistência, saúde, cultura, urbanismo, entre outros, para que as políticas públicas voltadas para a infância possam, efetivamente, “pensar primeiro na criança”. 

EIXO 2 - Tempos, espaços, relações e infâncias: bases epistemológicas
O grande desafio das Pedagogias da Infância é a interlocução entre as Ciências da Educação e as Artes, compreendendo os tempos, espaços, relações e atividades da infância no plano das fortes modificações sociais presentes na contemporaneidade. Os conhecimentos acumulados nos campos da Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, História, Sociologia, Arquitetura, Artes e outros campos do conhecimento permitem construir novos paradigmas para a educação infantil. Neste eixo serão privilegiadas as produções que revelam e desvelam questões relativas às diferentes formas de ver e viver as infâncias em ambientes coletivos, sejam eles educacionais (creches e pré-escolas) ou não, contemplando e contextualizando contribuições de precursores/as da educação infantil e pesquisadoras/es contemporâneos. 

EIXO 3 - Identidades e formação docente

A identidade profissional dos adultos envolvidos com a educação infantil é construída na extensão de suas experiências ao longo da vida e pelas concepções e representações sobre a infância, a educação e as práticas institucionais. É revelada na pluralidade das identidades (de gênero, classe social, étnico-raciais etc) e se articula às propostas curriculares de formação inicial e continuada e com os processos de desenvolvimento profissional. Esse eixo busca, portanto, privilegiar uma perspectiva de educação infantil, identidade e formação docentes que não antagonizem a cultura lúdica e a cultura da escrita, que se traduzam em experiências e pesquisas. 

EIXO 4 - Práticas Pedagógicas, Culturas Infantis e Produção Cultural para crianças pequenas 
para crianças pequenas Este eixo pretende apresentar, problematizar e debater teorias e práticas pedagógicas que enfoquem a construção de Pedagogias da Infância e que contemplem as crianças e as professoras/es como protagonistas de uma relação educativa que envolve também as famílias, articulando-as à produção das diferentes linguagens e culturas tecidas pelas crianças. Pretende-se também destacar a variedade da produção cultural dirigida à Infância e produzida pelas crianças, revelando os contrastes presentes nas propostas pedagógicas, nas mídias e demais ações voltadas para as crianças.

informações: copedi@fe.usp.br 

telefone para contato: Universidade de São Paulo 

EstudantesProfissionais da educação
até 15/06/20124565000
até 15/08/2012
até 06/09/2012

Programa



data
manhã
tarde
noite
segunda-feira
(03/09/2012)


[Auditório FEUSP]
Credenciamento
17:00h-19:00h | Reunião das chapas candidatas a grupo gestor do FPE
19:00h-20:00h | Acolhimento
terça-feira
(04/09/2012)
[SESC Pinheiros]
9:00h-12:00h | Abertura Oficial Conferência I
[SESC Pinheiros]
14:00h-17:00h | Conferência II

quarta-feira
(05/09/2012)
[USP]
9:00h-12:00h | Mesas-redondas

[FEUSP]
14:00h-15:30h | Apresentação de trabalhos
16:00h-17:30h | Apresentação de trabalhos
[FEUSP]
19:00h-20:00h | Reunião do MIEIB
quinta-feira
(06/09/2012)
[FEUSP]
9:00h-12:00h | Mesas-redondas
[FEUSP]
13:30h | Assembleia


inscrição on-line 
Responsáveis (da FEUSP) pelo Evento:
Marcia Aparecida Gobbi 
Maria Leticia Nascimento 

Programação da 2ª Semana do Bebê Carioca

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/ Repassando
Programação da 2ª Semana do Bebê Carioca:


Em 2012, A 2ª Semana do Bebê Carioca acontecerá de forma articulada ao     X Congresso Internacional Rede Unida, entre os dias 06 e 09 de maio, nas proximidades do Centro Administrativo da Prefeitura do Rio de Janeiro e Centro de Convenções Sul América.




Fique atento com a programação e locais onde acontecerão as atividades!

·           Dia 06 de maio: 
      Show de abertura da 2ª Semana do Bebê Carioca 
     Apresentação do Grupo “Meu pé de Laranja Rima” com participação do Coral das Crianças do Alemão e show dos “Talentos que promovem Amamentação”.
Horário: 14 às 17 horas
Local: Tenda Paulo Freire, praça entre a Prefeitura e o Centro de Convenções Sul América.
Público esperado: 600 pessoas

·          Dia 07 de maio: 
      II Seminário do Bebê Carioca
Horário: 9 às 17 horas
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel (área externa do CCSA).
Público esperado: 400 pessoas.

Programação:
9:00h – Mesa de Abertura (SMSDC; MS; Rede Unida; UNICEF; CREFONO1);

9:30h – Mesa Redonda “Valorização da Primeira Infância”:
  • Rede Cegonha (Dra. Tatiana Coimbra - ATSCAM/MS);
  • Primeira Infância Completa (Dra.Tereza Costa - SMSDC-RJ);
  • Desenvolvimento Infantil (Dra Marisa Maia - UFRJ).


11:30h – Respira Rio: Cuidando da Criança com Asma (Dra. Solange Valle -
            SMSDC-RJ)

12:00h – intervalo para almoço

14:00h – Mesa Redonda "Rio, a cidade que amamenta! Como conquistamos    
             Prêmio Bíbi Vogel - 2011"
  • Avaliação das Iniciativas Hospital Amigo da Criança e Unidade      Básica Amiga da Amamentação (Dra. Maria Inês C. Oliveira - UFF);
  • Integração Maternidade e Posto de Recebimento de Leite Humano na Atenção Primária (Dra. Valéria Rodrigues - SMSDC-RJ);
  • Promovendo a Amamentação nas Creches (Dra. Joana Dantas -  SMSDC-RJ);
  • Movimento de Mulheres em Prol da Amamentação (Clarissa Bottari - Amigas do Peito).


16:00h - Encerramento: Escolinha de Samba Estrelinha de Padre Miguel

·           Dia 08 de maio:
     Atividades de formação para valorização da Primeira Infância

1)  Oficina “Caderneta da Criança: avaliando o desenvolvimento“
Coordenadora: Rosane Rito
Horário: 8:30 às 10 horas
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
Público esperado: 20 pessoas

2)  “Confecção da mama de pano para apoio à amamentação”
Coordenadora: Monica Xavier
Horário: 8:30 às 10 horas
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
              Público esperado: 20 pessoas

3)  Oficina “Promovendo a Amamentação em Creches”
Coordenadora: Joana Dantas
Horário: 10: às 11:30 horas
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
Público esperado: 20 pessoas

4)   “Valorização da Paternidade”
Coordenadora: Viviane Manso
Horário: 10:30 às 11:30 horas
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
Público esperado: 20 pessoas


Dia 09 de maio:
     Atividades de formação para valorização da Primeira Infância

1) Oficina de Shantala
    Coordenadora: Cristina Barros
    Horário: 8:30 às 10 horas
    Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
    Público esperado: 20 pessoas

2)    Oficina “Maternidade Adolescente”
     Coordenadora: Dilma Cupti (3 oficineiros)
     Horário: 10 às 11:30 horas
     Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
     Público esperado: 20 pessoas

3)    Oficina “Direitos da Gestante e do Bebê”
     Coordenadora: Isabel Abelson
     Horário: 10 às 11:30 horas
     Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
     Público esperado: 20 pessoas


Entre os dias 06 e 09 de maio: Mostra “Saúde Fazendo Arte

ü  Luz, câmera, amamentação: esquetes de teatro (itinerante)

ü  Mostra de fotografia “Rio a Cidade que Amamenta, pelas Lentes de Fernanda Sá”;

ü  Mostra de fotografia “Paternidade” (Pró-Mundo).


APROVEITEM!!!!!!!!!!!









Saúde repassa R$ 22,7 milhões para custeio de SAMU e UPAs

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Fique d eolho nas verbas repassadas.
Saúde repassa R$ 22,7 milhões para custeio de SAMU e UPAs:
Municípios de oito estados receberão recursos de custeio do Ministério da Saúde para manutenção dos serviços prestados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). É o que consta nas 14 portarias publicadas na quinta-feira (26) no Diário Oficial da União. O valor total de R$ 22,7 milhões, por ano, será incorporado aos tetos financeiros de Média e Alta Complexidade dos respectivos estados ou municípios.
No Maranhão, os municípios de Coroatá, São José do Ribamar e Imperatriz receberão R$ 2,1 milhões, cada um, para custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de suporte tipo II. Para Apucarana, município do Paraná, e Capanema, no Pará, também foram destinados R$ 2,1 milhões para o custeio de cada UPA tipo II.
As UPAs tipo II contam com até 12 leitos e tem capacidade de atender até 300 pacientes por dia. As UPAS 24h, assim como o SAMU, estão inseridas na Rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando a atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, serão removidos para um hospital de referência.
SAMU - Em Minas Gerais, a Central Regional da Macrorregião Nordeste e Jequitinhonha foi habilitada, sendo destinados R$ 768 mil anuais para custeio. Essa Central de Regulação Médica do SAMU beneficiará 86 municípios, alcançando 1.184.040 pessoas. Além disso, foram destinados recursos para custeio de 21 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado, no total de R$ 4,5 milhões.
Outra central que foi habilitada é a de Pinheiro, no Maranhão, cujo valor de custeio anual é de R$ 360 mil. A central contará ainda com o custeio de uma ambulância de suporte avançado e duas básicas, totalizando R$ 630 mil/ano. A central beneficiará mais de 137.616 habitantes, incluindo os municípios de Bequimão e Santa Helena.
O SAMU no estado de São Paulo também receberá recursos de custeio. Foram destinados R$ 330 mil/ano para a ambulância de suporte avançado e R$ 300 mil/ano para as duas ambulâncias de suporte básico do município de Mongaguá. O município de Queluz também receberá anualmente R$ 150 mil relativo a uma ambulância de suporte básico.
Em Goiás, dois municípios receberão custeio anuais: Catalão com R$ 330 mil por uma ambulância de suporte avançado e Palmeiras do Goiás com R$ 150 mil/ano por uma ambulância de suporte básico.
O município de Sapé, na Paraíba, também receberá custeio por duas ambulâncias, uma avançada (R$ 330 mil/ano) e uma básica (R$ 150 mil/ano). Já o município de Miguel Alves, no Piauí, contará com R$ 150 mil de custeio anual por uma ambulância de suporte básico. No Maranhão, a cidade de Colinas receberá R$ 480 mil por ano, sendo R$ 330 mil pela ambulância avançada e R$ 150 mil pela básica.
Fonte: Agência Saúde

PSE - BLOG DA SAÚDE - Brasil reduz taxa de mortalidade infantil em 47%


Brasil reduz taxa de mortalidade infantil em 47%:

Foto: Antoine Arraou/PhotoAlto/Corbis
Os dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que a mortalidade infantil no Brasil reduziu praticamente pela metade (47%) na última década. Em 2000, a taxa era de 29,7%, ou seja, de cada mil crianças nascidas vivas, apenas 29,7 completavam o primeiro ano de vida. Em 2010, o índice reduziu para 15,6%.
Os dados divulgados hoje estavam dentro das expectativas do Ministério da Saúde e revelam que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordo internacional, que prevê uma taxa de mortalidade infantil de 15,7% no país, para 2015, além de reforçar a política social que vem sendo conduzida pelo governo.
O Ministério da Saúde tem investido fortemente em políticas públicas voltadas para a família, à gestante e à criança. A Rede Cegonha, conjunto de medidas que garantem assistência integral às grávidas e ao bebê, criou em 2011, 348 leitos neonatais e requalificou mais 86.
A rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável qualificam profissionais da Atenção Básica para acompanhar e fortalecer ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno e da alimentação complementar.
A região Nordeste, que historicamente concentra os maiores índices, desta vez apresentou a maior redução, de 59%. Em 2000,44,7 crianças – a cada mil nascidas vivas – morriam antes de um ano. Atualmente, a taxa é de 18.5%.
“Esta significativa redução faz parte da expansão da Atenção Básica no país e reflete ainda o compromisso do Ministério da Saúde para acelerar a redução das desigualdades na região Nordeste e na Amazônia Legal dentro do Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, da ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de ações já preconizadas para a melhoria da atenção integral a saúde das crianças”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Adolescência – A pesquisa do IBGE também traz dados sobre a fecundidade das brasileiras. As famílias estão cada vez menores e as mulheres estão adiando a maternidade. Uma boa notícia é a redução da taxa de adolescentes gestantes. As mulheres entre 15 e 19 anos que se tornaram mães passou de 18,8% a 17.7%.
Criada em 2007, a Política Nacional de Planejamento Familiar prevê a oferta de métodos contraceptivos gratuitamente e a venda de anticoncepcionais na rede Farmácia Popular, com redução de preços em até 90%, além da ampliação do acesso vasectomias e laqueaduras. “Para muitas mulheres, tornar-se mãe é um sonho. É importante que toda brasileira possa escolher o momento para torná-lo realidade”, conclui Padilha.
Fonte: Agência Saúde

Brasil ganha site especializado em inovações educacionais

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Brasil ganha site especializado em inovações educacionais:
No Dia da Educação, 28 de abril, inaugura-se o Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social do Instituto Inspirare que pretende promover a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais. A plataforma digital deve abordar a educação em seu sentido mais amplo, considerando os processos de ensino que acontecem não só em escolas e universidades, mas também em organizações sociais, empresas e até na rua.
O site compartilha conteúdos sobre experiências, ferramentas, ideias e pessoas que estejam inovando nesta área, com o objetivo de inspirar iniciativas que ampliem o acesso dos brasileiros a oportunidades qualificadas de aprendizado. Além de mapear matérias veiculadas pela mídia sobre o tema, a plataforma digital funcionará como uma agência de notícias, ajudando os veículos de comunicação a identificar fontes, pautas e abordagens diferenciadas.
Em entrevista exclusiva ao Portal Aprendiz, a editora do Porvir, Mariana Fonseca, explica que o site será produzido por uma rede de colaboradores nacionais e internacionais e que todo o conteúdo divulgado pode ser disseminado livremente. Confira o bate-papo!
Portal Aprendiz – O que significa Porvir?
Mariana Fonseca - Existem vários significados no dicionário e um deles é o “bem-estar futuro para todas as pessoas”. É desse conceito que nos apropriamos para construir a nossa proposta: pensar o bem-estar futuro de todos, passando pela educação, que é o que consideramos a base para transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida.
Portal Aprendiz – Qual o principal objetivo do site?
Mariana Fonseca - Inspirar inovação em educação no Brasil. E como vamos fazer isso? Queremos ser uma iniciativa de comunicação e mobilização social em inovação em educação. Para isso, criamos uma plataforma que vai servir como uma agência de notícias livre, onde todo o conteúdo pode ser usado por blogs, projetos sociais e até mídia em geral. E também promoveremos encontros menores com interlocutores estratégicos para discutirmos o tema e também grandes eventos abertos ao público.
Portal Aprendiz – Quem produz o material veiculado no site?

Mariana Fonseca - As matérias serão feitas pela nossa equipe que contará com uma rede de antenas nacionais e internacionais, que são colaboradores ligados à área que vão nos mandar sugestões de pautas, fontes e projetos.
Portal Aprendiz – Que tipo de conteúdo será encontrado no Porvir?

Mariana Fonseca - Faremos um clippling, na seção Garimpo, com matérias que saíram na mídia nacional e internacional sobre educação no sentido mais amplo, de ensino e aprendizagem. Vamos trabalhar desde a educação online, na rua, em empresas, em organizações sociais, escolas, universidades e nas casas. A ideia é que o site sirva também como uma agência de notícias, com ações de mobilizações com a mídia, tentando criar pautas junto aos jornalistas. O Porvir vai disponibilizar fontes, criando uma rede de troca para servir de inspiração.
Portal Aprendiz – Como é a política de compartilhamento do site para matérias e fotos?
Mariana Fonseca – Tudo o que for texto e fotos do Porvir é livre pela licença Creative Commons e pode ser usado sem citar fonte. É claro que preferimos que cite, mas não é obrigatório. Mas não nos responsabilizamos pelo uso das imagens de outros veículos e jornalistas publicadas no site, que seguem as regras de compartilhamento definidas por eles próprios.
Portal Aprendiz – Qualquer um pode ser um colaborador? Como participar?
Mariana Fonseca - Qualquer um pode colaborar indicando pautas, deixaremos no site todos os contatos. Uma coisa importante é que vamos creditar todas as matérias com o nome do antena que nos deu a dica, porque a ideia é poder valorizar essa rede.
Portal Aprendiz – Além dessa mobilização em rede, o Porvir pretende atuar também de alguma forma off-line?
Mariana Fonseca - Sim, vamos organizar eventos menores com a presença de interlocutores estratégicos com poder de transformar a educação brasileira e também eventos maiores, abertos ao público, que possam servir de inspiração e ajudem a mobilizar mais pessoas em torno desse tema.

Não basta ampliar o acesso è escola; é preciso melhorar a qualidade do ensino, diz especialista

 http://www.blogeducacao.org.br/
Não basta ampliar o acesso è escola; é preciso melhorar a qualidade do ensino, diz especialista