terça-feira, 24 de abril de 2012

LEGAL!!!Banco de Atividades: EDUCAÇÃO INFANTIL - psicomotricidade

 http://bancodeatividades.blogspot.com.br
Banco de Atividades: EDUCAÇÃO INFANTIL - psicomotricidade

MARAVILHA - Aula Passeio: Feira Nordestina.

 http://cmzuzuangel.blogspot.com.br/
Aula Passeio: Feira Nordestina.:
  
   Atendendo aos objetivos do nosso Projeto Pedagógico Anual e visando ampliar o conhecimento que construímos no primeiro bimestre, realizamos na sexta-feira, dia 20/04/2012, uma aula passeio à Feira Nordestina.
   Entendendo que a arte e a música nos conduz à compreensão do próprio indivíduo, sendo um guia da trajetória da alma; que a atividade lúdica, tão natural na vida da criança, é fundamental no desenvolvimento da vida afetiva e intelectual e que não existe cultura superior a outra, e sim, vivências diferentes, tradições e costumes próprios dos múltiplos segmentos da sociedade . 
   Neste primeiro projeto abordamos à biografia de Luís Gonzaga que comemora neste ano de 2012 o centenário de seu nascimento, ressaltando as tradições e costumes do povo nordestino, que muito tem a ver com a família das crianças de nossa comunidade.
   Através da motivação, interesse, curiosidade, questionamentos e alegria criamos condições para que o passeio fosse uma fonte de atividades e descobertas felizes.
   
Contamos com a parceria do presidente da feira, que nos proporcionou momentos agradáveis.

 
O Jegue
Encontramos Luiz Gonzaga


Cará
Artesanato
Xequerê em cabaça






















   O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é um pedacinho do Nordeste no Rio de Janeiro. Também conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Paraíbas, possui cerca de 700 barracas fixas que oferecem de tudo um pouco: culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. O preço da entrada é simbólico e o local oferece boa infra-estrutura, com pistas de dança, palcos para shows, 35 restaurantes de culinária nordestina, lojas de venda de artesanato, banheiros públicos e estacionamento.
Um passeio muito especial: http://www.feiradesaocristovao.org.br/

DENGUE - ALERTA MÁXIMO - Rio anuncia epidemia de dengue

Entrem no link abaixo e vejam a reportagem do G1.
http://glo.bo/HZBB3c

CUIDADO MENINAS - Estresse emocional afeta coração das mulheres mais do que dos homens

 http://www.estadao.com.br/
Estresse emocional afeta coração das mulheres mais do que dos homens:  As mulheres têm mais chances de apresentarem problemas cardíacos após viverem situações estressantes, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira na conferência Biologia Experimental 2012, que está sendo realizado em San Diego, nos Estados Unidos. As doenças coronarianas são a maior causa de


Anvisa lança exposição “Emagrece, Brasil”

 http://www.blog.saude.gov.br/
Anvisa lança exposição “Emagrece, Brasil”:

Foto: Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou hoje a exposição “Emagrece, Brasil”, que tem o objetivo de explicar à população as conseqüências da obesidade no organismo e como ela pode ser prevenida. A iniciativa está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para incentivar uma alimentação saudável e o combate às doenças crônicas. São 32 paineis, divididos em cinco estações, nos quais os visitantes podem conferir  a jornada de um sanduíche até virar energia; entender a força do exercício e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC).
O “Emagrece, Brasil” busca promover mudanças nos hábitos dos brasileiros e tem o apoio do Sesc e dos Ministérios da Educação e do Esporte. A exposição está aberta ao público na sede da Anvisa, em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 25 de maio. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (61)3462-5312 ou 3462-5310.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, falou ao Blog da Saúde sobre a importância da exposição.

Mônica Plaza / Blog da Saúde

PSE - ESCOLAS DO AMANHÃ - EQUIPE MÓVEL 04

Atenção a visita da Equipe Móvel, façam os agendamentos para o atendimento.
23 de Abril -  CIEP ADÃO PEREIRA NUNES 
24 de Abril -  E M CORNÉLIO PENA   
                27  de Abril - CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO

Festa de São João - Mesas decoradas

 http://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com/
Festa de São João - Mesas decoradas: Ainda não pensou em como fazer sua mesa decorada para a festa de São João?

Nós já mostramos aqui várias ideias de decoração para festa junina. E agora separamos mais algumas para você ter uma bela ideia de como arrumar a mesa em sua festa. Afinal, logo, logo o inverno chega!

Olhem que legal a toalha amarela com uma sobretoalha branca com bandeirinhas. Na mesa uma mescla de comidinhas, doces e decorações. Quanto mais colorido melhor.

Mesa de festa de São João amarela
Mesa de Festa de São João Amarela
 Aqui uma versão mais rústica. Se você vai fazer uma festa de São João na sua casa, não precisa decorar toda a casa. Escolha alguns pontos e concentre-se neles.  É melhor cantinhos decorados do que coisas espalhadas.

Mesa de Festa de São João Azul
Festa São João Mesa Azul e xadrez.
 Olhe essa mesa, bem poucas coisas, mas bem bonita. Quase tudo foi feito com papel de seda/crepon

Mesa de São João colorida
Mesa de São João colorida

Aqui uma decoração de São João muito mais elaborada. Usou-se árvores, frutas, e móveis rústicos.
Festa de São João
Festa de São João
 Aqui foi pego só um cantinho. Bandeirinhas, chita e chapéu para deixar tudo pronto para a festa.

Mesa de São João
Mesa de São João

A próxima imagem eu separei para você ver como usar as bandeirinhas para decorar a mesa. Faça versões pequenininhas com papel colorido. Fica lindinha, não acham?

Mini bandeirinhas decorando a mesa de São João.

PSE - VACINAÇÃO DA GRIPE

Compartilhe na rede | VacinaGripe:

Mídia impressa:
Cartaz Gripe-46×64camisaCabine Chapeu2-120×60Busdoor-210×100bonéBanner-1×2BannerBanca; Lateral-119×174Anuncio-A4Anúncio RodapéMUBOutdoorTotem
Mídia online:
Email-516×204;  e-mail mkt; Twitter-Avatar; Twitter-BG; Facebook-Avatar; Facebook-Capa

Blog da Saúde

OPORTUNIDADE IMPAR - Seminário com o economista Amartya Sen terá transmissão online

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Vamos divulgar.
Seminário com o economista Amartya Sen terá transmissão online:
abr
26
14:00
O Itaú Unibanco, por meio do Instituto Unibanco, está trazendo ao Brasil Amartya Sen, Prêmio Nobel em Economia e criador do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), para participar do Seminário Diálogos sobre Educação.
O evento para 250 convidados acontece no dia 26 de abril, das 14 às 17 horas, no Centro de Convenções Bovespa, no Rio de Janeiro, e poderá também ser acompanhado, em tempo real, pela internet, no portal do Instituto Unibanco (www.portalinstitutounibanco.org.br) e nos perfis do Instituto nas redes sociais (@inst_unibanco e http://www.facebook.com/institutounibanco).
Na programação, um talk-show entre Amartya Sen e grandes nomes brasileiros dos setores de Educação e Economia, como Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco, Ricardo Paes de Barros, subsecretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Fernando Schüler, diretor acadêmico do IBMEC/RJ e Ilan Goldfajn, economista chefe do Itaú Unibanco.
A discussão sobre a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento humano é mais do que oportuna. O Brasil vive um momento de contradição, pois, ao mesmo tempo em que foi avaliado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2011, como o sexto maior PIB do mundo, o País ocupa apenas a 84ª posição no ranking que mede o IDH.
Serviço:
Seminário Diálogos sobre Educação
Data: 26/04/2012, quinta-feira
Horário: das 14 às 17h
Site da transmissão: www.portalinstitutounibanco.org.br

Raiz do problema da biodiversidade | Agência FAPESP :: Revistas Científicas

 FONTE: http://agencia.fapesp.br
Raiz do problema da biodiversidade | Agência FAPESP :: Revistas Científicas

FIQUE SABENDO - Pela primeira vez população privada de liberdade vai receber vacina contra influenza

 http://www.blog.saude.gov.br/
Pela primeira vez população privada de liberdade vai receber vacina contra influenza:
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Os públicos alvos da campanha são gestantes (em qualquer período gestacional), pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, indígenas, e pela primeira vez a campanha também vai atingir a população prisional.
Entre 05 a 25 de maio, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para realizar a imunização e no sábado seguinte(12) ao lançamento, acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h.
A campanha será realizada, em conjunto, entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. Seu principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou os tipos de vacinas que serão utilizadas na campanha e que vão proteger contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A vacina de influenza é diferente. Ela pode mudar todos os anos porque dá uma proteção limitada (apenas aos três sorotipos que circularam no último ano), e por isso deve ser preparada para se utilizar ano a ano”.
Outro ponto destacado pelo secretário Jarbas foi a lenda de que a vacina provoca gripe: “Diferente de outras vacinas, produzidas por vírus atenuado, essa vacina contra influenza é feita com pedaços dos vírus, o que não possibilita o desenvolvimento da doença”. Outra atenção é a contra indicação para pessoas com alergia severa a ovo – proteína utilizada na fabricação da vacina – e para quem teve reações adversas anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou pacientes com doenças neurológicas, é recomendável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
Para a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Estes recursos são usados para custear a infraestrutura das campanhas, a aquisição de seringas e agulhas, o deslocamento das equipes e o material informativo distribuído. Cerca de 240 mil profissionais do SUS estarão envolvidos na ação, que também contará com 27 mil veículos.
Durante a coletiva o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o não existe mais uma pandemia da influenza H1N1. “A OMS não considera mais a H1N1 como pandemia, mas é o tipo de vírus que ainda circula, não só no Brasil como no Hemisfério Sul e precisamos nos proteger”.
População Prisional – Pela primeira vez, as cerca de 500 mil pessoas que estão cumprindo pena em presídios também estarão cobertas pela campanha. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Saúde e da Justiça.
Um dos seus objetivos é garantir o direito à saúde dos presidiários, população que está mais vulnerável a doenças respiratórias e pulmonares, devido às condições de habitação e confinamento.
A escolha dos grupos a serem vacinados é definida com base em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Prevenção – Para evitar a contaminação com influenza é necessário ficar atento a manter hábitos de saúde saudáveis: Sempre lavar as mãos com água e sabão; Evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies, e usar um lenço ao espirrar e tossis.
 Ilana Paiva / Blog da saúde

Governo investirá R$ 373 milhões para incentivar a leitura

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Governo investirá R$ 373 milhões para incentivar a leitura:
O Ministério da Cultura (MinC) anunciou, hoje (23), investimentos de R$ 373 milhões para o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) para esse ano. Os recursos deverão ser empregados na construção e revitalização de bibliotecas; contratação de agentes de leitura e na realização de feiras e festivais de literatura. As ações serão coordenadas pela Fundação Biblioteca Nacional.
Durante o lançamento, a ministra Ana de Hollanda enfatizou que o governo quer incentivar que o brasileiro desenvolva o gosto pela leitura e, com isso, as pessoas tenham uma visão mais crítica e uma ampliação do conhecimento. “Um brasileiro que lê, cresce mais, e o Brasil cresce junto”, disse a ministra.
Veja Também:
“A leitura não é um ato reflexo, aprendido naturalmente. É resultado de uma sofisticada operação, aprendida ao longo de anos, e que, por isso mesmo, precisa ser cultivada cuidadosamente, para além dos muros da escola”, disse a ministra. “Para tal, precisamos de uma boa e vasta literatura, de uma competente e ampla rede editorial e de divulgação. Necessitamos de um exército de mediadores de leitura, que dentro das bibliotecas e nos mais variados espaços, ajudem sobretudo crianças e jovens a descobrirem a necessidade humana do prazer da leitura”.
O objetivo do plano é aumentar o número de leitores no Brasil. Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro no dia 28 de março, 75% dos brasileiros nunca frequentaram uma biblioteca. A média de livros lidos no Brasil é de quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora.
Do total de recursos, R$ 254 milhões serão destinados para bibliotecas em ações como implantação de bibliotecas com telecentros nas praças dos Esportes e da Cultura; em bibliotecas do Espaço Mais Cultura e na construção e reforma de bibliotecas-parque e bibliotecas de referência e, ainda, de acordo com o governo, no apoio às bibliotecas comunitárias e pontos de Leitura, além da implantação, revitalização e modernização de bibliotecas municipais.
O Ministério da Cultura vai investir R$ 56 milhões para a formação de mediadores de leitura. A intenção do governo é dobrar o número de agentes de leitura para atuar com as famílias de baixa renda.
Cerca de R$ 8 milhões vão para a ampliação dos acervos e formação de bibliotecários e funcionários de 2.700 bibliotecas municipais e comunitárias de 1.500 municípios em todos os estados.
Outra medida anunciada foi a ampliação do calendário nacional de feiras de livro e festivais literários para 200 eventos em 2012, a maior parte deles com apoio financeiro do MinC e apoio direto a 175 caravanas de escritores pelo país.
O governo também anunciou a publicação de editais específicos para contemplar as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que possuem índices de leitura menores. Outra inovação é a contemplação, em um desses editais, do chamado Custo Amazônico, que prevê a transferência de 30% a mais de recursos para os estados da Amazônia Legal (região compreendida pela totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia e Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, do Maranhão e Tocantins).
(Agência Brasil)

PSE - Bulas de remédios com letras maiores e texto simples estão disponíveis na web

 http://www.blog.saude.gov.br/
Bulas de remédios com letras maiores e texto simples estão disponíveis na web:

Foto: Divulgação
As letras pequenas e os termos técnicos dificultam a leitura das bulas de remédios e podem interferir na forma correta da ingestão dos medicamentos. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido acessando o Bulário Eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A página na internet conta com mais de 1.600 bulas de remédios, sendo que 600 delas seguem a nova norma da Anvisa, com textos maiores e simples.
A especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Flávia Cruz, conta que a ferramenta é uma fonte rápida e segura de consulta das bulas de medicamentos. Ela explica que o conteúdo pode ser acessado tanto por profissionais de saúde, como pela população em geral. “É uma ferramenta que possibilita a busca por bulas que passaram pela avaliação da Anvisa. Então é uma fonte segura de informação para a população. E é um espaço que permite acesso rápido à informações atualizadas. As alterações na bula visam tornar esse documento mais amigável para a população, para que ela cumpra com seu papel que é de trazer orientações para uso seguro do medicamento, orientações para pessoas sobre a forma de usar, como conservar.”
Além disso, ela destaca que as empresas de medicamentos têm a obrigação de oferecer os conteúdos das bulas para os deficientes físicos. “A partir do momento que ela coloca essa bula na embalagem, ela também tem que estar apta a disponibilizar essa bula para as pessoas portadoras de deficiência. São bulas em braile, áudio e fonte ampliada. Elas são enviadas para as pessoas quando solicitadas por telefone, pelo SAC da empresa. E atualmente, enquanto essa bula não está disponível, ela é obrigada a fazer a leitura, prestar as informações solicitadas pelo telefone.”
Neste mês o Bulário Eletrônico ganhou mais 135 bulas seguindo a nova norma da Anvisa, publicada em setembro de 2009.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Inscrições abertas para o Prêmio WISE 2012 | Agência FAPESP :: Notícias

Inscrições abertas para o Prêmio WISE 2012 | Agência FAPESP :: Notícias

FONTE:  http://agencia.fapesp.br

DICA DO PREFEITO EDUARDO PAES

Dica cultural para os moradores de Guadalupe e arredores.
A Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, promove às terças-feiras o projeto "Lina Cine', com exibição de filmes brasileiros. A entrada é franca e as exibições acontecem a partir das 18h.
 Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o espaço cultural promove outras atividades, também abertas ao público. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3018-4203 e 3287-0921.

A lona cultural fica na Rua Marcos de Macedo, s/n, junto à Praça Édison Guimarães.

FONTE: PCRJ

Mortes por sarampo caíram 74% desde 2000, mas ficaram abaixo do esperado

 http://www.estadao.com.br/
Mortes por sarampo caíram 74% desde 2000, mas ficaram abaixo do esperado: Os esforços internacionais para reduzir o número de mortes por sarampo não atingiram os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS), informa um análise publicada na revista de saúde Lancet. O estudo indica que a redução prevista de 2000 para 2010 era de 90%, mas o índice teve queda apenas de




Abuso de cocaína acelera envelhecimento cerebral - Saúde - Notícia - VEJA.com

 FONTE: http://veja.abril.com.br/saude/
Abuso de cocaína acelera envelhecimento cerebral - Saúde - Notícia - VEJA.com

CMS MARCOS VALADÃO FAZ PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM A E. M. EUGÊNIA DUTRA





Atividades realizadas no mês de março pelo CMS NASCIMENTO GURGEL que era a referência anterior.
O tema escolhido pela U.E. na reunião para o mês de abril foi "Pediculose e Escabiose",que atinge muito os nossos alunos,neste período de outono/inverno.
Em maio já temos atividades agendadas par o mês de maio com responsáveis e alunos.