domingo, 15 de abril de 2012

AGORA É LEI! - NO RJ PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS ESTÃO INCLUIDAS NAS COTAS OBRIGATÓRIAS DAS EMPRESAS (LEI 8213)

 http://saudementalrj.blogspot.com/
AGORA É LEI! - NO RJ PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS ESTÃO INCLUIDAS NAS COTAS OBRIGATÓRIAS DAS EMPRESAS (LEI 8213):
 ATA DE AUDIÊNCIA
“Aos doze dias do mês de abril do ano de 2012, às 14h05, na sede da Procuradoria do Trabalho da 1ª Região, com as presenças das procuradoras do Trabalho, Lisyane Chaves Motta e Luciana Tostes de Guadalupe e Silva, no interesse do Procedimento Promocional nº 002290.2011.01.000/3, foi inaugurada a reunião para ressaltar o papel instrumental do Procedimento Promocional e se registra desde já a premissa para atuação institucional de que estão incluídas nas cotas das empresas (lei 8213) pessoas com transtorno mental na forma da Convenção de 2008.”
Considerando a experiência de inclusão de usuários de saúde mental na empresa Prezunic Comercial Ltda (Projeto Gerência de Trabalho), O setor mercadista foi o eleito para a expedição de notificação recomendatória dando conta da nova situação, ou da inclusão nas cotas de pessoas com transtorno mental.
Enfim, testemunhamos medidas efetivas de proteção ao trabalho formal para uma parcela da população historicamente excluída do contrato social.
Sim, esse é um espetacular avanço na conquista de direitos ao usuário de saúde mental no Brasil!
Estiveram presentes: Lisyane Motta (MPT), Luciana Tostes (MPT), Narciso Guedes (Auditor Fiscal do Trabalho), Marcelo de Freitas (Auditor Fiscal do Trabalho), Maria Christina Menezes (SSSAT/SETRAB/RJ), Vera Pazos (NUSAMT), Naira Saraiva (OAB), Geraldo Nogueira (Comissão de direitos de PPD), Ana Cecília Salis (Projeto Gerência de Trabalho).
att
Ana Cecília Salis

 
LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas.  Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais.

Art. 93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
 - até 200 funcionários.................. 2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%
- de 1001 em diante funcionários... 5%

PSF SYLVIO FREDERICO BRAUNER E SUAS AÇÕES NA C. M. SEBASTIÃO DE TAVARES






Reunião com responséveis na Pedreira em Costa Barrros falando de saúde e vendo as cadernetas de vacinação dos alunos.

Semana Mundial da Alergia

 http://blogdalergia.blogspot.com/
Semana Mundial da Alergia:
A Organização Mundial de Alergia (Organização Mundial de alergia, WAO) e suas sociedades constituintes promovem a semana de 16 a 22 de abril de 2012 como a Semana Mundial da Alergia, com objetivo de divulgar a mensagem: 

Doenças alérgicas constituem uma preocupação de saúde pública global. 

Por que a alergia é um grande problema em todo o mundo? 
• É comprovado o aumento na prevalência das doenças alérgicas - estima-se que 30 a 40% da população mundial é afetada por uma ou mais doenças alérgicas. 
• Uma grande proporção deste aumento ocorre em crianças e jovens, o que faz presumir que em um futuro próximoesta carga de doenças alérgicas aumente significativamente, na medida em que estes pacientes tornam-se adultos. 
• É fato que também ocorreu um aumento de casos de alergias complexas, envolvendo a participação de vários órgãos, com alta morbidade e produzindo uma maior demanda na prestação de serviços de saúde. 
• O aumento da poluição, variações da temperatura e mudanças ambientais contribuem para o aumento da prevalência de doenças alérgicas relacionadas a fatores ambientais. 
• Tentativas para combater doenças alérgicas em níveis nacionais tendem a ser dispersas. 
Em muitas localidades não existem serviços especializados de alergia, o custo dos medicamentos é alto, além da carência virtual de medidas de esclarecimento e prevenção afetam o controle das doenças alérgicas, diminuem a qualidade de vida e contribuem para o aumento da morbidade e mortalidade nos portadores de doenças alérgicas. 

O que é a Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization – WAO)? 
A Organização Mundial de Alergia (WAO) é uma Aliança Internacional de 89 sociedades de alergia, asma e Imunologia, incluindo a ASBAI organizando atividades de ensino, programas de extensão, simpósios, congressos para alergistas e imunologistas em todo o mundo. 

A organização foi fundada em 1951 e organizou com sucesso 21 congressos mundiais. O WAO também patrocina simpósios científicos nas áreas ao redor do mundo e em desenvolvimento conjunto de patrocinadores dos programas de pós-graduação em alergia e Imunologia Clínica para conferências das associações profissionais de outras especialidades médicas. Leia mais no site da World Allergy Organization.

Determinações:
 - Criar uma abordagem mais integrada e holística para o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas; 
- Aumentar a consciência pública das doenças alérgicas e sua prevenção; 
- Oferecer um maior nível de educação dos médicos especialistas de cuidados primários de saúde e secundário não orientado a alergia; 
- Preparar estudantes de medicina e outros profissionais de saúde para colaborar com os especialistas em global ou fazer a manutenção de pacientes alérgicas; 
- Estabelecer medidas de controle ambiental, reduzindo a poluição do ar interior e exterior, tabagismo e exposição aos alérgenos e medicamentos; 
- Promover uma abordagem preventiva para doenças alérgicas, enfatizando a importância de prosseguir a investigação sobre as causas das doenças e seu tratamento; 

Objetivo: desenvolver planos de ação nacionais que promovam a prevenção de doenças alérgicas e tolerância imunológica a fim de reduzir o encargo e o sofrimento gerado pelas doenças alérgicas. 

Fonte: livro branco sobre alergia da WAO

Monteiro Lobato ganha homenagem na Biblioteca de Irajá


Em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato, dia 18 de abril, a Biblioteca Popular Municipal João do Rio, em Irajá, está fazendo uma exposição de seus livros até o dia 30.
A mostra literária pode ser visitada na Avenida Monsenhor Félix, 512, entre 9h e 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Portal da PCRJ - PREFEITO EDUCARDO PAES

Município amplia cobertura do Cegonha Carioca em comunidades pacificadas

 Fonte: Portal da PCRJ
Município amplia cobertura do Cegonha Carioca em comunidades pacificadas

Divulgação: Fundação para Infância e Adolescência – SOS crianças desaparecidas

 http://blogdati.com/
Divulgação: Fundação para Infância e Adolescência – SOS crianças desaparecidas