quarta-feira, 4 de abril de 2012

PÁSCOA !!!E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Cristo ressuscitou!!!

E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Cristo ressuscitou!!!: Hoje aconteceu a celebração de Páscoa na E.M.Thomas Jefferson. Durante a semana, os professores trabalharam os fatos marcantes da Semana Sa...

Que Felicidade!!!Comemoração de Páscoa

 http://ciepantonmakarenko.blogspot.com/
Olha que lindo!!!
Comemoração de Páscoa:
Neste dia 04 de Abril, o CIEP Anton Makarenko comemorou a Páscoa, com a apresentação dos alunos na quadra da Escola. Com a presença da Direção, professores, pais e mães da Comunidade Escolar comemoramos esta data tão importante. Postamos algumas fotos do momento.

Agradecemos a presença dos pais ao evento de comemoração da Páscoa.. 

 Pais e mães prestigiando seus filhos na quadra da Escola.

 Professora Lilian da EI-10. Ao fundo, os alunos aguardam a apresentação.
Apresentação da Educação Infantil.

 Turmas EI (Professoras Lilian, Luana e Magali).

 Turma 1201, Professora Rosimeri.

Turma 1202, Professora Márcia.

 Turma 1501, Professora Jamille.

Turmas 1301, 1302 e 1303 (Professoras Cláudia, Flávia e Aline). 

Professor Horley e a Diretora Sônia Regina. 
 Apresentação das Turmas da Educação Infantil.

 Turmas EI durante o evento.

Turmas EI (Professoras Lilian, Luana e Magali). 

As Diretoras Jacimara e Sônia, durante apresentação da Turma EI 20, Professor Horley.

 Turma 1502, Professora Angela.

  
 Animação das turmas do 3o Ano.




Boa Inciativa - “Mulheres Mil”: programa será ampliado este ano com 20 mil novas vagas

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
“Mulheres Mil”: programa será ampliado este ano com 20 mil novas vagas:
O programa Mulheres Mil, voltado para a elevação de escolaridade e formação profissional de brasileiras em situação de vulnerabilidade social, será estendido para mais 102 campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. As instituições serão selecionadas por meio de chamada pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 2. O documento é dirigido a todas as unidades de institutos federais que ainda não implantaram a política, já presente em 112 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com mais de 10 mil brasileiras matriculadas.
Cada um dos novos núcleos do programa receberá R$ 100 mil para início das atividades ainda em 2012. O investimento total para ampliar o Mulheres Mil será de R$ 10 milhões. Além disso, a previsão é de que sejam geradas mais de 10 mil vagas nos novos núcleos, 100 por campus, e outras 10 mil nos campi selecionados em 2011.

Veja Também:

Nós, mulheres da periferia
Programa prevê a capacitação de 20 mil brasileiras este ano
Em uma década, cursos tecnológicos receberam 547% mais alunos em SP
“Esperamos que  as novas beneficiárias do Mulheres Mil tenham a chance de voltar a estudar e encontrem novas possibilidades de inclusão social e produtiva”, afirma o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira. O programa é coordenado pelo MEC e executado pelos institutos federais.
“Os cursos são organizados de acordo com os saberes que as mulheres possuem e com os arranjos produtivos locais, pois o programa visa a formação profissional, a elevação da escolaridade e a inserção no mundo do trabalho”, explica Stela Rosa, coordenadora do Mulheres Mil. “Trabalhamos com mulheres adultas de 18 a 70 anos nos campi de institutos federais de todo o Brasil, que ministram cursos em diversas áreas.”
Os 204 gestores dos novos núcleos, dois em cada, do programa participarão de curso de formação, em Brasília, em maio. Eles serão apresentados à metodologia do Mulheres Mil (sistema de acesso, permanência e êxito, metodologia de avaliação, entre outros). As aulas nos campi selecionados terão início ainda no segundo semestre.
Metas – Até 2014 serão beneficiadas 100 mil brasileiras com ações que aliam a formação profissional à elevação de escolaridade. Parte integrante do Brasil Sem Miséria, o Mulheres Mil foi instituído como programa em 2011. Entre 2007 e 2010 a iniciativa funcionou como projeto-piloto em 13 estados das regiões Norte e Nordeste em uma parceria entre institutos federais e instituições canadenses, quando mais de mil mulheres foram beneficiadas.
(MEC)

SOBRE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE 2ª VIA DE ATO DE INVESTIDURA

 http://cvasrio.blogspot.com/
SOBRE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE 2ª VIA DE ATO DE INVESTIDURA:
ATO DO SECRETÁRIO

RESOLUÇÃO SMA Nº 1727 DE 30 DE MARÇO DE 2012
ESTABELECE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE 2ª VIA DE ATO DE INVESTIDURA.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação,

CONSIDERANDO que o Ato de Investidura se constitui em comprovante legal do cumprimento constitucional do ato de dar posse no cargo de Servidor Público, cabendo ao servidor zelar pela guarda e integridade do documento;

CONSIDERANDO os princípios da razoabilidade e economicidade que exigem do administrador público eleger a solução mais razoável para os problemas visando a qualidade, celeridade e menor custo na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos;

CONSIDERANDO a necessidade de racionalizar a emissão de 2ª via de Ato de Investidura em decorrência do elevado número de pedidos reincidentes;

RESOLVE

Art. 1º A 2ª via do Ato de Investidura será emitida no processo de aposentadoria do servidor.

Art. 2° Os casos omissos serão analisados e decididos pela Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos a SMA.

Art. 3° Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.


Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 abr. 2012 (edição de 02 abr. 2012) 

Campanha Educar para Crescer

 http://programajornaleeducacao.blogspot.com/

Campanha Educar para Crescer:
apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas. 

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, ações simples dos familiares na realidade educacional dos filhos podem fazer toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e sugere que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", diz. Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.

Ajude na melhoria do rendimento escolar
Pesquisas mostram que quando os pais acompanham e se envolvem com os estudos dos filhos, as notas dos estudantes aumentam significativamente.
Pergunte o que ele aprendeu!
É muito importante perguntar o que ele aprendeu nas aulas e mostrar que você está interessado na vida escolar do seu filho. Se puder, peça que ele lhe ensine algo novo - isso vai ajudá-lo a fixar o conteúdo.
Não o deixe falta às aulas!
Assistir às aulas todos os dias, do começo ao fim, é importante para entender as matérias e não perder o fio da meada. Não o deixe faltar sem necessidade! Nem mesmo chegar atrasado.
Estimule-o a estudar!
Filhos estimulados pelos pais a fazer os deveres têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer a lição por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.




Combine um horário de estudo!
Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Ah, não se esqueça de desligar a TV, para que ele se concentre nos deveres.
Mostre que estudar é um prazer!
Estudar é a única obrigação do seu filho, certo? Mas, e se, além disso, fosse um prazer? Não seria melhor? Compartilhe esse momento. Acompanhe-o, ajude-o a chegar às conclusões sozinho e mostre interesse, mesmo se não souber a resposta certa.
Seja paciente!
Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que o seu filho está errando, peça para ele ler novamente as respostas dos exercícios em que tem dificuldade. Nunca, nunca, o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender - respeite isso.



Confira os cadernos!
Olhe os cadernos e as apostilas dele e mostre interesse pelos trabalhos. Ao perceber que ele se dedicou, dê valor. Afinal, este é o trabalho dele nesta fase da vida.
Pergunte nas reuniões!
Nas reuniões de pais e mestres, pergunte qual conteúdo será desenvolvido em cada matéria. A escola precisa ter um plano curricular, e você e outros pais devem cobrar isso.
Converse sobre as notas!
Se ele estiver com nota baixa, converse com o professor e veja como pode ajudar. Quanto antes ele começar o reforço escolar, melhor.


Garanta o acesso aos livros
Pesquisas mostram que quanto antes as crianças tiverem acesso aos livros, melhor será o desempenho delas na escola, pois a leitura é base para todas as matérias. Atenção: não obrigue seu filho a ler. Estimule-o. A leitura tem de ser um momento de lazer e de prazer.
Ler sempre!
Leia sempre - é bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente. Converse com ele sobre o livro, a revista ou o jornal que estiver lendo. Deixe seus livros ao alcance das mãos dele. Livro é para ser lido, não é para enfeitar prateleira.
Abuse das bibliotecas
Faça uma ficha para o seu filho na biblioteca mais próxima da sua casa. A maioria dos municípios do Brasil tem bibliotecas públicas e a inscrição é gratuita. Aproveite.




Brinque com seu filho
Muitas brincadeiras são verdadeiros estímulos. Principalmente aquelas que incentivam a leitura, a escrita ou os cálculos. Exemplos de brincadeiras legais: forca, caça-palavras, palavras cruzadas.
Seja coerente!
Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Estude e leia na frente do seu filho.
Use dicionário!
É importante buscar o significado correto das palavras para aumentar o vocabulário e a capacidade de expressão. Também é bom saber usar a grafia correta. Incentive o seu filho a não usar abreviações no computador.


Escreva sempre!
Escreva sempre que puder - bilhetes, cartas, e-mails, listas de compras... Pais que utilizam a escrita em casa ajudam na alfabetização dos filhos. Além disso, quem escreve melhor fala melhor!
Acompanhe o IDEB!
Toda escola pública do país tem uma nota de 0 a 10: o Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Você encontra a nota da escola do seu filho no educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola e checa se o colégio tem uma Educação de qualidade.


Conheça os professores!
É importante conhecer os professores do seu filho e se familiarizar com o ambiente que ele frequenta todos os dias.
Valorize o professor!
Apoie o trabalho dos professores e mostre que você admira a profissão. Afinal, eles serão os grandes responsáveis pela Educação de seu filho. Pergunte a eles o que será ensinado e como você pode ajudar. 


Converse com o professor
Converse com o professor do seu filho sempre que possível. Se não concordar com a opinião do professor, fale com ele a sós, e nunca na frente do seu filho. Ensine, sempre, o seu filho a ouvir o professor e respeitá-lo.


Engaje-se na escola
Entre para a associação de pais. Não tenha vergonha de apresentar o seu ponto de vista à diretoria e aos professores da escola. Critique, elogie, faça sugestões sempre.
Vá às reuniões escolares
É nas reuniões que você conhece a escola a fundo, acompanha o aprendizado, esclarece dúvidas gerais, vê seu filho sob outros pontos de vista... Se não puder ir, chame alguém da família para ir no seu lugar.

À procura de crianças superdotadas

 http://oglobo.globo.com/
À procura de crianças superdotadas:
RIO - No mundo do futebol, os olheiros são designados pelos grandes times para descobrir novos talentos do esporte. Algo parecido acontece com alunos da rede municipal de ensino do Rio. Eles contam com caça-talentos de crianças superdotadas. Os estudantes selecionados recebem preparação especial para os disputados vestibulinhos das escolas públicas reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino, como os colégios Pedro II, Militar e de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No Rio, o Instituto Lecca uma das ONGs brasileiras especializadas em ajudar a expansão desses pequenos gênios, conseguiu 17 aprovações de 24 inscritos no processo admissional para o colégio Pedro II. O instituto testa, todos os anos, em torno de três mil crianças de 50 escolas da rede municipal de ensino para selecionar apenas as 24 com maior potencial.
Para a a professora Maria Clara Sodré, doutora em educação especial pela Columbia University, de Nova York e diretora do Instituto Lecca, encontrar uma criança superdotada é tão importante quanto descobrir um poço de petróleo ou uma mina de diamante.
— Nossos resultados são ótimos: 90% dos alunos que prestaram prova para o Colégio Pedro II foram aprovados. O 1º, o 2º e o 3º lugares foram nossos — comemora a professora.
Ela se orgulha de crianças como Mariana Barbosa de Araújo, de 11 anos, primeira colocada, e Beatriz Costa de Souza, de 10, terceira lugar no concurso. Beatriz mora com os pais no Santo Cristo, na Zona Potuária do Rio. A renda da família vem dos salgados feitos por sua mãe e vendidos por seu pai, de porta em porta no bairro onde moram. Inferior a R$ 1.000, a renda não era suficiente para proporcionar atividades de reforço escolar à filha, que se sentia “agoniada” com o que lhe era oferecido na escola pública.
— A minha escola é muito fraquinha. Eu pego as matérias muito rápido. Tenho necessidade de desafios maiores — disse a menina, que sonha em ser arquiteta.
Mariana, por sua vez, divide um apartamento de um quarto no Bairro de Fátima com a tia, a mãe e o irmão. A única renda da família
é o salário que a mãe ganha como inspetora de colégio, que não chega a dois salários mínimos.
— As matérias na escola são passadas muito devagar, e eu sempre aprendo tudo muito rápido. Isso acaba me deixando entediada. Sempre que iam ensinar, eu já sabia — relata Mariana.
Embora sejam superdotadas, Mariana e Beatriz levam uma vida normal, com direito a curso de inglês duas vezes por semana, saem com as amigas e vão ao cinema.
— Engraçado, as pessoas acham que a gente não têm vida. Mas a gente tem vida normal. Fim de semana a gente se diverte. Eu, por exemplo, adoro ficar na internet navegando de bobeira ou jogando — disse Mariana.
O Instituto Lecca, localizado Rua do Carmo 8, no Centro do Rio, atende 48 alunos considerados superdotados em dois turnos, com 24 estudantes em cada um deles. Quem estuda na rede pública pela manhã assiste às aulas no instituto no período da tarde e vice-versa. Por dois anos, as aulas acontecem diariamente e contam com a supervisão de três psicopedagogas e duas professoras. No programa, os alunos têm aulas de matemática, português e redação, além de atividades específicas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e do pensamento ético.
— Aliamos à rotina de estudos, 40 minutos de jogos, lanches e passeios. O nosso objetivo é dar mais conhecimentos a essas crianças — explica a superintendente.
Graças ao complemento acadêmico, Beatriz seguiu desenvolver seu potencial. Antes, a habilidade de raciocínio rápido e a capacidade de aprendizagem era confundida com desinteresse e distração.
— Aprendo muito rápido. Sou a primeira da turma a acabar os exercícios. Fico entediada e então começo a conversar — desabafa.
Para Maria Clara, a falta de conhecimento e preparo dos professores torna esse tipo de jovem um problema para professores e para a
família, já que ele precisa de desafios constantes para se manter focado.
— Se o superdotado está em uma escola chata, ele tira notas baixas. Tem crianças que ficam bagunceiras, mas é porque a aula não está sendo bastante interessante — explica.
Segundo Maria Clara, a falta de informação e sensibilidade para identificar as habilidades demonstradas pelas crianças e adolescentes
faz com que muitos talentos continuem escondidos por aí. Pior, podem ser prejudicados pela falta de atendimento adequado.
Maria Clara diz que, embora o MEC tenha criado em 2005 os Núcleos de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs), com presença em 26 estados além do Distrito Federal, o trabalho de identificação desses alunos ainda é insatisfatório.
— No Rio de Janeiro, por exemplo, há quatro funcionários no MEC para identificar os superdotados em todo o estado — relata.
O MEC reconhece o atendimento limitado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Naahs, localizado em Niterói, possui uma única sala de
recursos que oferecem 10 oficinas nos turnos da manhã e da tarde para apenas 44 alunos.
Como identificar uma criança superdotada
As crianças com altas habilidades podem apresentar características e perfis diferentes. Algumas possuem grande aptidão acadêmica. Outras, artística. Veja características que podem ser sinais de que seu filho possui habilidades acima da média.
- Precocidade para ler: além de começarem a ler cedo (muitas vezes de forma espontânea), compreendem nuances da linguagem e possuem vocabulário avançado para a idade;
- Têm facilidade para aprender e capacidade para resolver problemas, demonstrando fluência e flexibilidade de ideias;
- São criativas, curiosas e críticas;
- Possuem boa concentração e boa memória;
- Têm interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais;
- São persistentes e perfeccionistas;
- Demonstram sensibilidade e senso de humor;
- São independentes e autônomas;
- Não gostam de rotina;
- Investem tempo e atenção no que gostam;
- Demonstram liderança e iniciativa;
- Detêm habilidade excepcional para talentos específicos como esportes, música, artes, dança ou informática.

Boletim Semanal da Dengue

Boletim Semanal da Dengue

Secretaria do trabalho oferece 1.126 vagas

 Portal da PCRJ
Secretaria do trabalho oferece 1.126 vagas

FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE SAÚDE NO FERIADO DA SEMANA SANTA


        Durante o feriado da Semana Santa, os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio funcionarão ininterruptamente entre os dias 5 e 8 de abril.        
       
        Os polos de atendimento de dengue também estarão abertos todos os dias do feriado, das 8h às 20h. Dez deles funcionarão 24 horas.        
       
        As unidades primárias de saúde (clínicas da familia, centros municipais de saúde e policlínicas) funcionarão até as 13h na quinta, dia 5 de abril; ficarão fechados na sexta-feira, dia 6, e no domingo, dia 8; e funcionarão no dia 7, sábado, das 8h às 12h.       

        Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.       
               Veja as unidades que funcionarão 24 horas:       
       
        - Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro       
             
        - Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea       
       
        - Hospital Municipal Salgado Filho – Méier       
       
        - Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca       
       
        - Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador       
       
        - Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá       
       
        - Hospital Municipal Jurandir Manfredini - Jacarepaguá       
       
        - Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão       
       
        - Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth – Praça XV       
       
        - Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos       
       
        - Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira       
       
        - Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes       
       
        - Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho       
       
        - Policlínica César Pernetta – Méier       
       
        - Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo       
       
        - UIS Arthur Villaboim – Paquetá       
       
        - UPA de Vila Kennedy       
       
        - UPA da Rocinha       
       
        - UPA do Complexo do Alemão       
       
        - UPA de Manguinhos       
       
        - UPA da Cidade de Deus       
       
        - UPA de Santa Cruz / João XXIII       
       
        - UPA do Engenho de Dentro       
       
        - UPA de Madureira       
       
        - UPA de Costa Barros       
       
        - UPA de Senador Camará       
       
        - UPA Sepetiba       
       
        - UPA Paciência       
            
        Polos de atendimento de dengue:       
       
        - Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz – Centro       
       
        - Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr. – São Cristóvão       
       
        - Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto – Copacabana       
       
        - Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza - Rocinha       
       
        - Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella – Vila Isabel       
       
        - Policlínica Hélio Pellegrino – Praça da Bandeira       
       
        - Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso – Penha       
       
        - Clínica da Família Assis Valente – Galeão       
       
        - Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira - Sampaio        
       
        - Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho       
       
        - Clínica da Família Marcos Valadão – Acari       
               
           - Clínica da Família Souza Marques - Campinho        
       
        - Policlínica Newton Bethlem – Praça Seca       
       
        - Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho - Recreio       
       
        - Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco – Bangu       
       
        - Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – Bangu       
       
        - Centro Municipal de Saúde Belizário Penna – Campo Grande       
       
        - Posto de Saúde Dr.Alvimar de Carvalho – Pedra de Guaratiba       
       
        - Clínica da Família Lourenço de Mello - Paciência       
       
        - Clínica da Família Valéria Gomes Esteves - Sepetiba       
       
        - Clínica da Família David Capistrano Filho - Inhoaíba       
       
        - Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro – 24 horas       
       
        - Policlínica Piquet Carneiro – São Francisco Xavier – 24 horas       
       
        - Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo – 24 horas       
       
        - Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador – 24 horas       
       
        - Tenda no Quartel dos Bombeiros do Méier – 24 horas       
       
        - Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá – 24 horas       
       
        - Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca – 24 horas       
       
        - Posto de Saúde Professor Masao Goto – Jardim Sulacap – 24 horas       
       
        - Policlínica Carlos Alberto Nascimento – Comari – 24 horas 
            
        - Policlínica Lincoln de Freitas Filho – Santa Cruz – 24 horas       

Educopédia: I Concurso de Ilustrações Rioeduca

 http://educopedia2010.blogspot.com.br/
Educopédia: I Concurso de Ilustrações Rioeduca: No Concurso de Ilustrações Rioeduca todos podem participar e concorrer a um  Ipad!   A Secretaria Municipal de Educação, a Subsecret...