sábado, 24 de março de 2012

Pesquisa CECIP: UPPs e primeira infância

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Pesquisa CECIP: UPPs e primeira infância: Duas favelas do Rio, uma favela de Salvador. O que os moradores pensam sobre a presença (ou ausência) da Polícia em suas comunidades? Conheça a pesquisa que mapeia o impacto das UPPs e analisa políticas de segurança pública e urbanismo … Continuar lendo →

Entenda o déficit de atenção

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Entenda o déficit de atenção: Quando a criança é agitada demais, ela pode sofrer de transtorno do déficit de atenção. Descubra o que é esse problema e se seu filho precisa de ajuda

Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado neste sábado (24)

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Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado neste sábado (24):

Foto: Mehau Kulyk/Science Photo Library/Corbis
De um dia para o outro você começa a tossir. Pode pensar que está gripado ou com alergia, mas há algo diferente. Na hora do “cof, cof” uma secreção é expelida, mas a priori nada que seja necessária a atenção. Você toma remédios para tosse e ela não passa e depois de três semanas a intensidade aumenta e no lugar da secreção aparece sangue ou pus. É… Este é um forte indício de que você pode estar com tuberculose. Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses (e até anos). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas são mais frequentemente visíveis.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos. A Índia e a China representam 40% dos casos notificados e o Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.
As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%. A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares/contactantes. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema da doença no mundo.
Para combater a doença o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha para conscientizar a população sobre cuidados e tratamentos para enfrentamento à enfermidade.
Entenda a doença – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, ao falar, o portador da doença expele pequenas gotas de saliva que contêm agente infeccioso que pode se aspirado por outro indivíduo e assim contaminá-lo. Junto com o desconforto da tosse, também aparece um cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. Durante os dez primeiros dias de tratamento os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.
Ações do Ministério da Saúde – Em 1996 o Ministério lançou o Plano Emergencial para o Controle da Tuberculose, recomendando a implantação da Estratégia do Tratamento Diretamente Observado (DOTS) para o controle da Tuberculose no Brasil, sendo formalmente oficializado em 1999 por intermédio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Esta estratégia continua sendo uma das prioridades para que o País atinja a meta de curar 85% dos doentes, diminuindo a taxa de abandono a menos de 5%, evitando o surgimento de bacilos resistentes e possibilitando um efetivo controle da tuberculose no país.
Considerada como prioridade pelo governo federal desde 2003, a doença sempre esteve contemplada nas principais pactuações nacionais, como no Pacto pela Saúde, Mais Saúde, Programação das Ações de Vigilância em Saúde, Pacto da Atenção Básica e, mais recentemente, na Agenda Estratégica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
Histórico – Segundo algumas evidências, a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. Foram encontrados esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 a.C.) e, mais recentemente, uma múmia pré-colombiana no Peru com sinais da doença. Várias tentativas de tratamento foram feitas, desde a ingestão de preparados exóticos até a utilização de sangrias e a indução de vômitos. Alguns pacientes eram proibidos até mesmo de falar ou rir e ficavam deitados sem poder se movimentar.
Em 1882, o famoso bacteriologista alemão Robert Koch identificou o agente causador da enfermidade, a bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor. Em 1908, os cientistas Albert Calmette e Camille Guérin conseguiram isolar uma cepa do bacilo da tuberculose para produzir culturas vivas atenuadas a serem usadas como vacina. A cepa recebeu o nome de Bacilo Calmette-Guérin, de onde surgiu o nome “BCG”. Foi aplicada pela primeira vez em crianças em 1921.
No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses países encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.
Vale ressaltar que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Momento de refeição - Conteúdo curricular na educação infantil.

 http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/
Momento de refeição - Conteúdo curricular na educação infantil.:
 Maria Cristina dos Santos 




 

 

O que uma criança  pode aprender na hora da refeição?
A Professora Beatriz Ferraz em sua entrevista a Univesp TV diz que "a refeição  é conteúdo curricular na  educação infantil, pois as crianças estão aprendendo como segurar  diferentes talheres; o que significa uma situação de refeição na nossa cultura.
Os momentos das refeições são de encontro, de troca de estar junto. "
E questiona porque isso é vivido na escola de foma desconecta?
Durante os momentos de alimentação podemos  mergulhar na nossa cultura ou ser inserido em outras.
O cheiro, o  gosto  pode nos remeter a tantas sensações!
A forma que é servida as refeições  nas instituições de ensino revelam a nossa concepção de criança, escola e sociedade.
Ao assistir o  curta Merenda saudável nas escolas municipais de São Paulo percebo que existe práticas avançadas na rede municipal de ensino. As imagens revelam ao apresentar crianças comendo em prato de vidro optar entre o  que quer  e quanto comer, porém provocaram algumas inquietações.
Ao planejar o momento de alimentação  a equipe educadora deve ter clareza das aprendizagens envolvidas  e como cada um pode contribuir.
Ao diretor cabe  gerir os recursos financeiros para aquisição e manutenção desde o mobiliário aos utensílios utilizados nas diferentes refeições, bem como os recursos humanos  a partir do quadro de funcionários.
Cabe ao coordenador observar, avaliar,  formar a equipe educadora e  fazer as intervenções  necessárias para garantir a qualidade das aprendizagens.
Os professores precisam ter clareza nas aprendizagens envolvidas neste momento, nas interações como o objeto de aprendizagem, neste caso o próprio alimento, os talheres, com o colega e com as questões afetivas que envolvem este momento. 
A equipe de limpeza deve ter claro que neste momento de aprendizagem vai sujar o chão e o quanto é importante a sua atuação para garantir um ambiente limpo e saudável.
A equipe de apoio para dar sustentação a este momento, pois quanto menor for a criança maior a necessidade dos adultos para auxilia-los.

Para pensar:

Quem na  cidade de São Paulo almoça as 10h da manhã e janta as 15h?
Qual a necessidade nutricional  da criança fazer 5 refeições em um período máximo de 10h?
Como fica a questão das 3h de intervalo entre as refeições?
Este jantar as 15h será a ultima refeição da criança?
Prato Feito ? Onde está a autonomia?
Prato de plástico e colher? 
Como e quais são as aprendizagens do bebês?
Como o professor pode ajudar para que os bebes possam fazer parte deste processo?