domingo, 11 de março de 2012

Como usar Objetos de Aprendizagem(OAs) e Aulas digitais nas escolas?

 http://asantos22-informatica-educativa.blogspot.com/

Como usar Objetos de Aprendizagem(OAs) e Aulas digitais nas escolas?:
(Clique na imagem e acesse o Objeto de Aprendizagem de História)

Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um projeto político pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando, portanto, que o computador se torne um brinquedo.
Sem uma perspectiva do que queremos ao usarmos aulas digitais ou OAs, cairemos na mesmice do quadro branco e do livro escolar, só que agora de forma mais sofisticada.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Um grande conhecimento da sua disciplina, sua filosofia e quais as correntes teóricas metodológicas que estão por trás de sua prática pedagógica é fundamental para “colorir” as aulas com esses recursos.
O grande desafio para a educação deste século é fazer com que a escola se sintonize com o Mundo Contemporâneo. Para isso será preciso muita observação, reflexão e debate, com urgência e presteza diante da velocidade com que a técnica e a tecnologia produzidas transformam em obsoletos os sistemas até então em vigor.
A Educopédia vem desenvolvendo Aulas Digitais para ajudar essa conexão: escolas públicas X educação de qualidade. O portal disponibiliza desde os planejamentos de aula por série, disciplina e tema, até o seu desenvolvimento passo a passo. 
Acesse o portal: Clique na Imagem!

Próximo assunto: planejando uma aula digital.
Angela dos Santos Araújo

Visita a exposição Água na oca.

Visita a exposição Água na oca.: As professoras Michelle, Claudia e Maria Alice levaram seus alunos a exposição Água na Oca. As crianças adoraram , essa foi a primeira aula passeio do tema gerador desse ano: Sustentabilidade e Educação. As crianças adoraram e os professores também. Obrigada ao Bairro Educador, Sangari e Metrô Rio grandes parceiros de nossa equipe.






CARNAVAL - Cyro Folia


Cyro Folia:

Ambiente alfabetizador!

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Ambiente alfabetizador!: A turma 1302 da professora Heloísa foi recebida em 2012 com uma salinha decorada com todo carinho pela professora. As crianças adoraram. É importante ter um ambiente assim para aprendizagem.






Charge de Maurício Ricardo para a campanha contra o Bullying_xvid.avi

Para reflexão!

Tu és, divina e graciosa estátua ...

 Dia internacional da mulher na E. M.Dep. Pedro Fernandes.
 http://emdpedrofernandes.blogspot.com/
Tu és, divina e graciosa estátua ...:
No Dia Internacional da Mulher a E.M. Deputado Pedro Fernandes homenageou todas as mulheres com  a letra da música de Pixingunha, que retrata bem a mulher brasileira. Também trabalhamos em sala de aula  onde os alunos contaram aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliamos a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientamos que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
Tulipa com a letra da música de Pixinguinha.

Recorte e colagem de mulheres.

Com a tulipa na mão para entregar a mulher que eles acham mais importante na vida deles.

Morar Carioca discute relação entre favela e asfalto

 http://www.iabrj.org.br/
Discussões interessantes!

Morar Carioca discute relação entre favela e asfalto:
A sede do IAB-RJ, no Flamengo, recebeu no dia 8 de março a sétima edição do Painel Morar Carioca, uma iniciativa que objetiva discutir a relação entre a cidade e seus habitantes.
O painel sempre conta com a presença de pessoas que podem oferecer uma perspectiva diferente sobre a cidade. Segundo Pedro da Luz Moreira, Vice-Presidente de Administração do IAB-RJ, a finalidade dos encontros é lançar novos olhares e abrir novas perspectivas sobre a questão urbana no Rio.
Nesta edição, o Painel se dedicou a discutir a relação entre favela e asfalto no Rio de Janeiro, e de que maneira essa relação pode vir a mudar com a urbanização das favelas cariocas, que a Prefeitura se comprometeu a completar até 2020.
O jornalista Sidney Rezende foi o moderador do debate, que contou com a participação da cineasta e atriz Carla Camurati, que desde 2007 preside a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do renomado músico Hermínio Bello de Carvalho e do arquiteto Luiz Fernando Janot, ex-presidente do IAB-RJ.
Em meio a recordações de infância e ‘causos’ dos mais variados, os participantes falaram da importância de se integrar esses dois mundos e de tornar a favela verdadeiramente parte da cidade.
Segundo Carla Camurati, esse é um processo que passa necessariamente pela criação e revitalização das áreas comuns de lazer das favelas.
“Tem que se criar o espaço comum, senão você mantém o apartheid,” disse Camurati, salientando que as várias incursões do Theatro Municipal nas comunidades pacificadas, que incluem concertos e balés, ajudam a diminuir as barreiras culturais entre favela e asfalto.
Hermínio, um habitual frequentador da Mangueira na época dos grandes baluartes da escola, como Cartola e Carlos Cachaça, lembrou que é necessário que haja uma verdadeira ocupação dos espaços culturais.
“Cultura tem que circular. Se não circular, ela não existe,” disse ele. “Conhecer a cidade e habitá-la com propriedade é sempre uma grande conquista.”
Por fim, Luiz Fernando Janot enfatizou que essa integração favela-asfalto não pode ser só física, mas também existencial. É necessário, disse ele, que haja uma integração não apenas dos espaços, mas também das pessoas.
“A cidade só pode acontecer de fato quando nós tivermos uma integração com a favela, quando a favela não for mais vista com os preconceitos com que foi vista por várias gerações”, lembrou ele.

CIEP CANDEIA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

(título desconhecido): DIA  INTERNACIONAL  DA  MULHER
     Inspirados no tema, os professores do PEJA II trabalharam o tema nas aulas de História/Geografia, Ciências  e Lingua Portuguesa, assim como as professoras do PEJA I que usaram interpretação de textos,
redação, apresentação de DVDs, pesquisa, palestra e músicas.




    A profª Mariana de Ciências realizou uma palestra no dia 8 de março sobre Saúde da mulher, frisando especialmente a questão da TPM e os exames preventivos, também promoveu  uma pesquisa sobre os
cuidados com a prevenção as DSTs com as alunas presentes. O trabalho contou com a ajuda dos demais professores do PEJA I e II. Confira.
http://youtu.be/WZ7cIZa9kKU

LUTO. ESTAMOS DE LUTO.

 http://rknoticia.blogspot.com/
Lamentamos a morte de nosso aluno juntamente com toda comunidade escolar da E. M. Rose Klabin, como já foi dito sobre estes acontecimentos, não temos palavras, não sabemos o que aconteceu, só sabemos que um sonho foi interrompido.
Nosso pesar a família e a todos da Escola E. M.  Rose Klabin

LUTO. ESTAMOS DE LUTO.:
HOMENAGEM DA TURMA DO CARLOS. CARTAZES
FEITOS COM ESSA FRASE, ESTÃO ESPALHADOS POR
TODA ESCOLA.

Na noite da quinta-feira passada, quando voltava da escola,nosso colega e amigo Carlos, foi brutamente assassinado. Sobre acontecimentos deste tipo, não temos muito que falar, só sabemos que ocorreu e mais nada, realmentemais nada.
Isto nos atingiu profundamente, pois imaginar que aquele amigo, que brincava conosco, estava ali diariamente estudando para no futuro ser um cidadão e poder alcançar todos os seus sonhos e desejos, simplesmente foi assassinado.
O grupo E.M. ROSE KLABIN e todos seus segmentos, alunos,professores e funcionários sentem muito pelo ocorrido. O que sabemos, é que o Carlos foi para um lugar muito melhor e que ele deixou muitas pessoas com saudade e tristeza.
Se o R.K. Notícia estivesse funcionando a pleno vapor, faríamos o que fizemos com a Tragédia da Tasso da Silveira, mas estamos passando por reformas, então o nosso luto são as palavras, seguir em frente eesperar que isso não se repita mais.
SAUDADES DO MANO CARLOS,
Grupo MultiRK

CIEP Zumbi dos Palmares: uma escola de leitores... e autores!

 http://ciepzumbidospalmares.blogspot.com/
CIEP Zumbi dos Palmares: uma escola de leitores... e autores!: Com a inclusão do trabalho da Sala de Leitura na grade curricular das turmas de primeiro segmento, os alunos do CIEP passaram a contar com mais uma atividade prazerosa e muito importante para o seu desenvolvimento. Além de serem incentivados a manusear e ler os livros do acervo, os alunos ouvem e até criam suas próprias histórias! A turma 1402 está produzindo o livro "Final Feliz", que está em fase de finalização e em breve terá sua história postada por aqui.