domingo, 4 de março de 2012

COISAS LINDAS - RIO MARAVILHA

http://gatinhosunidos.blogspot.com/
RIO MARAVILHA:

Creche MunicipalSônia Maria de Moraes Angel Jones

PROJETO RIO MARAVILHA


“A leitura do mundo precede a leitura dapalavra”
Paulo Freire

Justificativa

O município do Rio de Janeiro possuibelezas encantadoras e um povo alegre, trabalhador e festivo. Seu aniversáriorepresenta um feliz dia para todos os cariocas e, nada mais extraordinário quecomemorar com nossas crianças. A Creche Sônia Maria de Moraes Angel Jonesaproveita esse dia para celebrar todo o encantamento do Rio com os nossoscarioquinhas mais especiais.
Objetivos
  • Identificar as belezas do Rio de Janeiro e ressaltar a importância de cuidar do nosso município;
  • Ampliar o vocabulário das crianças;
  • Expressar-se oralmente em pequenos grupos e expor opiniões;
  • Apresentar as diferentes manifestações culturais do município.
  • Explorar e manusear uma representação do Cristo feita de lixa.

Turmas envolvidas

Maternal I – EI-30 e EI-31

Ações e suas metodologias

Ações
Metodologias
Preparação
· Confeccionar o Cristo Redentor na lixa.
· Separar fotografias e cartões postais da Cidade do Rio de Janeiro.
·
Desenvolvimento
  • Conversa informal sobre o aniversário do Rio de Janeiro:
  • Apresentação de alguns pontos turísticos através de fotografias e cartões postais;
  • Exploração de uma imagem do Cristo Redentor feita de lixa, percepção tátil e discussão em grupo;
  • Risco com giz de cera na folha de ofício do contorno do Cristo;
  • Apresentação em grupo do trabalho realizado.

Registros






· Tirar fotos e fazer filmagens de atividades .
· Registrar, através de desenhos o que foi observado.
· Construir, coletivamente, com os alunos uma história sobre a aula e registrar no blocão.
Avaliação





· Dialogar com os alunos, na roda de conversa o que foi aprendido.
· . Observação do grupo durante todas as etapas das atividades.

Conclusão
Com esta aula os carioquinhas compreenderamatravés de suas experiências porque a nossa cidade é “ RIO MARAVILHA”




BOAS IDÉIAS - Dez atividades para estimular a leitura (por @samegui)

 http://nossospequenosleitores.blogspot.com/
Dez atividades para estimular a leitura (por @samegui): Dicas postadas no blog da Bibliopote e que sugerem ações que estimulam a fantasia infantil relacionada à leitura:

1- CONTOS
Relato Oral – Contos.
Como proceder:
Abrir as portas à fantasia;
Dar conhecimento de outros costumes e tradições;
Apresentar as dificuldades forma simples;
Transmitir a forma de ver o mundo que cada povo conserva ao longo do tempo;
O conteúdo escolhido deve ser do agrado do narrador;
Deve haver identificação com o público;
O contador tem que dominar bem a narração;
O conto deve seguir uma ordem lógica;
Ele deve ser simples, claro, direto;
A leitura pode ser realizada dentro da sala de aula;
Pode ser capítulo a capítulo, criando uma atmosfera de suspense e mistério.
2 – MUSEU DOS CONTOS
As crianças são instadas a levar objetos que aparecem nos contos que elas ouvem em sala.
Evitar objetos de plástico, comprados, sendo, preferencialmente, os objetos usados, antigos.
Recolhidos os objetos faz-se uma ficha com os dados do objeto e respectivo dono. A entrada no museu dos contos será mediante uma retribuição que poderá ser a entrega de uma poesia, um travalíngua, uma adivinha.
3 – ÁLBUM DE FIGURINHAS
Populariza as personagens;
Selecionam-se os livros da biblioteca que farão parte do álbum;
Desses títulos, os alunos retirarão os livros do seu agrado;
Cria-se o álbum;
Distribuem-se as figurinhas, conforme o critério que o professor adotar, sorteio, por exemplo;
Depois é aferir: quem ler mais, ganha mais cromos e fica mais próximo de completar o álbum;
Estimular não apenas a competição, mas a curtição da atividade.
4 – VISITA DE UM AUTOR
Pode ser um Autor/ilustrador;
Conhecer o trabalho deles, explicar a necessidade e importância da leitura.
5 – CONTO PROIBIDO
Aguçar a curiosidade;
Havendo suficiente interesse, o professor lerá alguma coisa como aperitivo;
E vai repetindo a leitura até levar o livro, devolvido, para a biblioteca.
6 – MALETA DO INDIANO
Maleta velha com objetivos variados e exóticos;
Constrói-se uma narrativa com os objetos;
Objetos podem ser substituídos por cartas, ilustrações, poemas.
7 – CONTOS DOS AVÓS
Fazer os mais velhos contarem tradições. Reavivar a tradição oral.
Utilizar as dicas dos contos.
8 – BRUXAS, PIRATAS, DRAGÕES
Personagens fantasiados visitam inadvertidamente a escola;
Cria-se uma atmosfera lúdica.
9 – JORNADAS LITERÁRIAS
Cartazes dramatizações visitas à biblioteca municipal;
Organizar oficinas de escrita, leitura, recitações, contar contos.
A poesia deve invadir a atmosfera sob diversas formas.
10 – LIVRO-FÓRUM
Escolhe-se cuidadosamente um título;
O livro tem que ser lido por todos os participantes;
Professor/animador em dia e local previamente ajustados coloca as questões, estimulando a participação.
Veja aqui também 12 links com atividades pedagógicas que se pode fazer a partir de literatura de cordel.
Fonte
SOBRINO, Javier García (org.), et. al. A criança e o livro: A aventura de ler, Portugal: Porto Editora, 2000.

http://bibliopote.com/10-atividades-para-estimular-a-leitura-nas-criancas/

Assunto: Horário Extraclasse Semanal para os profissionais da Educação Infantil – Pré–Escola revisto

http://adaoblogado.blogspot.com/

Assunto: Horário Extraclasse Semanal para os profissionais da Educação Infantil – Pré–Escola revisto:




Senhora Coordenadora de E/SUBE/CRE
Senhor (a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Senhor (a) Gerente da E/SUBE/CRE/GRH
Senhor (a) Diretor (a) de Escola com turmas deEducação Infantil
Senhor(a) Diretor (a) de Espaço de Desenvolvimento Infantil
Senhor(a) Diretor (a) de Escola Exclusiva de Educação Infantil
Senhor(a) Diretor (a) de Creche



Complementando o disposto naresolução nº 1178, de 2 de fevereiro de 2012 e atendendo às especificidades daEducação Infantil, orientamos, em anexo, o horário de atividade extraclasse dosprofessores regentes de pré-escola, professores articuladores de creche,professores de Educação Infantil e agentes auxiliares de creche.

2. Estehorário será gradativamente ampliado de acordo com a disponibilidade derecursos humanos da rede, visando garantir, a cada professor II e professor deEducação Infantil, 7 horas e 30 minutos para atividade extraclasse.

3. Informamos que o horário deatividades extraclasse do Agente Auxiliar de Creche já está garantido, segundoa estrutura em anexo.


Atenciosamente,



Mariade Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
Mat.70/193.141-9

☆ Aprendendo sempre com: Profª Célia ☆: LIVRINHO DA ADIÇÃO!!!

http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/
☆ Aprendendo sempre com: Profª Célia ☆: LIVRINHO DA ADIÇÃO!!!: MAIS UM TRABALHINHO LINDO DA IVANA KAIPER - http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/. 

Ideias - Casa e Jardim

Idéias para deixar tudo mais verde.
http://www.copyepaste.com/
Ideias - Casa e Jardim:
São tantas ideias lindas que chego a ficar zonza quando navego pelo site Casa e Jardim.
Hoje fiz uma pequena seleção com sugestões verdes. Veja e me diga o que achou.
via
via
via
via
via
via

Orações por Lia Diniz

 Nos sentimos incapazes de encontrar palavras de consolo para sua dor, mas desejamos expressar nosso profundo pesar pela morte do querido do Rafael.   
Estamos orando por você  para que Deus console o teu coração.
Que Deus cuide de você e de toda a sua família dando conforto e Paz .
Receba o nosso abraço,
Inclua a Lia e sua família em suas orações para esta família
Conte conosco,  conte com Deus, pois Ele tem cuidado de nós.