terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR HOJE!!!

http://www.vithais.com.br/ Comece com um sorriso, Cumprimente as pessoas com simpatia, Distribua abraços entre os familiares e amigos, Faça com que suas palavras sejam sempre de estímulo, Amplie os sentidos, Perceba a vida ao seu redor, Há beleza em todos os lados e em cada pessoa, Ajude as pessoas que precisam de algum apoio e incentivo, Valorize o seu entorno, Faça com que sua presença irradie confiança, Plante o entendimento, regue e promova seu crescimento, Goste de si mesmo e leve esse sentimento para os outros, Faça orações em seu coração, Agradeça pelas pessoas e pelo que vive, Seja solidário, bem humorado, disposto e confiante, Saboreie cada os passos de sua jornada, que são únicos, Trabalhe com disposição, Tenha a alegria como companheira profissional, Realize-se e a quem serve com sua labuta diária, Ao final do dia agradeça por tudo o que fez, viveu e realizou, O mundo só poderá ser um lugar melhor se acreditarmos que isso é possível e que cabe a cada um de nós, em nossas ações cotidianas, fazer com que isso se realize, com que isso aconteça de fato. Por João Luís de Almeida Machado Membro da Academia Caçapavense de Letras

CARNAVALEANDO NA CRECHE

Ai que lindo!!!!
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CARNAVALEANDO NA CRECHE:
                   Na sexta-feira que precede a semana do carnaval, as crianças vestiram fantasias e brincaram ao som de marchinhas carnavalescas. As mamães mandaram as fantasias e a criançada animada se divertiu. Bailarinas, Coelhinhas, Havaianas, Gatinhos,...
               Vejam:

                

                             Olha o Natan fantasiado... Que gatinho lindo!!
               

AUXÍLIO - CRECHE / PREVI-EDUCAÇÃO / PREVI-MATERIAL ESCOLAR

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AUXÍLIO - CRECHE / PREVI-EDUCAÇÃO / PREVI-MATERIAL ESCOLAR:

Apresentação de documentos deve acontecer até dia 05/mar. Confira as listas do primeiro lote do Previ-Material Escolar e do Auxílio-Creche de janeiro

Terminou em 24/fev o prazo de inscrições para o Auxílio-Educação 2012, em duas de suas modalidades: Previ-Educação e Previ-Material Escolar, que começou no dia 18/jan. As solicitações dos benefícios foram feitas exclusivamente pela internet. O Auxílio-Creche permanece aberto o ano inteiro. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Os pagamentos do 1º lote do Previ-Material Escolar e do Auxílio-Creche de janeiro saem na próxima quarta-feira, dia 29/fev. Receberão este primeiro benefício 24.519 servidores, somando R$ 1.225.850. Clique aqui e confira a lista. No segundo, serão beneficiados 2.332 servidores, no valor total de R$ 583.000. Clique aqui e confira a lista.

Ainda não está sendo pago o 1º lote do Previ-Educação porque o Instituto aguarda o repasse de um volume mínimo de documentos para análise. A entrega da documentação do Previ-Educação expira no dia 5 de março e os RHs das respectivas áreas têm até dia 12 de março para entregar os documentos.


O Previ-Educação será concedido aos servidores que ganharem até R$ 2.180 em dezembro de 2011 e a ajuda é equivalente ao salário mínimo (R$ 622) por dependente menor matriculado na escola. Pensionistas menores também têm direito ao benefício.  Já o Previ-Material Escolar, no valor de R$ 50 por filho ou de R$ 100 para quem tem mais de um, será concedido independemente da faixa salarial. Ambos benefícios são pagos apenas uma vez no ano.


O Previ-Creche contemplará filhos com idade de 1 a 6 anos e será de R$ 250 mensais por criança, desde que a remuneração do servidor não tenha ultrapassado R$ 1.635 no mês de dezembro passado.

Para ser habilitado a receber o Previ-Educação, o servidor deve apresentar a declaração escolar constando que o beneficiário encontra-se matriculado para o ano letivo de 2012; com assinatura do funcionário ou do responsável pela instituição de ensino com a respectiva identificação e a portaria expedida por órgão oficial competente da área de educação, autorizando o funcionamento do estabelecimento de ensino, dispensando-se tal exigência quando se tratar de estabelecimento de ensino público. Também são necessários a cópia do contracheque de dezembro de 2011 e o comprovante de inscrição pela internet. A apresentação da documentação deve ser feita até o 5 de março de 2012.

O servidor ativo deverá entregar a documentação ao Órgão Setorial de Recursos Humanos em que estiver lotado, que se encarregará de repassá-la à Gerência de Atendimento da Diretoria de Previdência e Assistência do PREVI-RIO, até o dia 12 de março de 2012. O servidor inativo, o pensionista ou o representante legal do beneficiário deverá apresentar a documentação na Central de Atendimento do PREVI-RIO, à Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, bloco II, térreo, das 09 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, ou no posto de atendimento do PREVI-RIO no Poupa Tempo, localizado no 2º andar do Shopping Bangu, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, excetuados os dias e horários em que não haja expediente normal no serviço público municipal.

No caso do Previ-Creche, a comprovação de uso correto do benefício deverá ser feita em 2012 apenas no final do ano. Não é exigida documentação para o recebimento do Previ-Material Escolar.

SERVIDORES JÁ PODEM ACESSAR COMPROVANTES DE RENDIMENTOS DO IR 2012 PELA INTERNET

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SERVIDORES JÁ PODEM ACESSAR COMPROVANTES DE RENDIMENTOS DO IR 2012 PELA INTERNET:
IR 2012: servidores já podem acessar os comprovantes de rendimentos pela internet

A Secretaria Municipal de Administração divulga que já estão disponíveis na internet os comprovantes de rendimentos dos servidores municipais em atividade, referentes ao exercício de 2012 (ano-base 2011). Para fazer a consulta basta acessar o site www.rio.rj.gov.br/web/sma, clicar no link Contracheque – Direta, informar a matrícula, o CPF e a senha.

Os comprovantes impressos podem ser obtidos pelos funcionários, também, nos núcleos de pessoal da prefeitura. Os servidores cedidos ao Tribunal de Contas do Município, Tribunal de Contas do Estado, Assembléia Legislativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro receberão os documentos no setor de Recursos Humanos desses órgãos. Os cedidos a entidades da Administração Indireta deverão procurá-los na unidade de RH da Secretaria a que estiverem vinculados.

Nos demais casos de cessão de pessoal, a entrega será feita na Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos da SMA (Rua Afonso Cavalcanti, 455, bloco 2), Cidade Nova. Quanto aos funcionários que deixaram o Município em 2011, deverão procurar o núcleo de pessoal do último órgão de lotação.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 28 fev. 2012 (edição de 28 fev. 2012) 

Rio+20 para a juventude

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Rio+20 para a juventude:
De 13 a 22 de junho, vai rolar no Rio de Janeiro a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Ela tem esse nome porque marca os 20 anos de um encontro mundial muito importante sobre meio ambiente e desenvolvimento, conhecido como Rio-92 ou ECO-92. Na reunião desse ano, líderes de governos de todo o mundo e gente como a gente vão discutir assuntos superimportantes para o futuro do planeta.

Também em junho, vai haver um encontro voltado só para os jovens: a Youth Blast - Conferências das Juventudes para a Rio+20. Do dia 7 ao 12, os participantes vão receber uma preparação para participar do evento principal. Vão ser cinco dias de atividades: dois para brasileiros, só em português, e três para jovens de todo o mundo (inclusive brasileiros), com tradução para português, inglês, francês e espanhol.

Vale lembrar que quem tem menos de 18 anos precisa de um responsável para participar. Não é preciso se inscrever, mas você pode se registrar por um formulário e saber mais sobre a Youth Blast clicando aqui. Você pode também visitar o site (em inglês) do Grupo Principal da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável para Crianças e Jovens

Inca inicia inscrições para programa de voluntariado

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Inca inicia inscrições para programa de voluntariado:

Foto: Inca


Cerca de 700 pessoas atuam como voluntárias em um programa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O INCAvoluntário reúne trabalhadores da saúde e interessados em auxiliar pacientes com câncer a enfrentar as dificuldades da doença. As inscrições de 2012 começaram nesta semana.


O trabalho em conjunto é feito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e acompanhantes, com atividades de inclusão social e resgate da cidadania. A coordenadora do INCAvoluntário, Emília Rebelo, afirma que o retorno é positivo para quem recebe os cuidados e para aqueles que atuam como voluntários. “Existe uma série de razões para se candidatar, mas grande parte dos voluntários diz que o maior beneficiado é ele próprio, muito mais que o paciente”, garante.


Antes de começar o trabalho, os selecionados passam por uma entrevista. Caso sejam habilitados, são distribuídos para atuar em uma das cinco unidades do INCA no Rio de Janeiro. “Eles passam por um treinamento, onde conhecem as regras do voluntariado”, explica Emília Rebelo. “Em nossa equipe, temos pessoas que estão conosco há 15 anos”, afirma.


A coordenadora conta que o objetivo é acolher os pacientes. “É preciso ouvir, estar ao lado. Não permitimos, por exemplo, que os voluntários emitam opinião sobre o tratamento”, afirma. Segundo ela, eles não podem cumprir o papel de um profissional da saúde, mesmo que sejam tenham formação para isso. “Enfermeiros não podem emitir palpite sobre o soro, ajudar o paciente a se mexer ou dar banho. Nenhum voluntário pode alterar qualquer procedimento da área médica”, enfatiza.


Emília explica que além de oferecerem apoio, os voluntários estão atentos às necessidades dos usuários do instituto. “Uma vez nos pediram luvas para os pacientes. Não entendemos o motivo. Porém, logo depois, descobrimos que durante a noite a temperatura dos quartos cai e os pacientes ficavam com frio”, conta. “Esse é um exemplo de como a atenção dos voluntários pode levar mais conforto”.


Pacientes em fase de reabilitação e seus acompanhantes também têm à disposição ações voltadas para a geração de renda. O objetivo é oferecer alternativas para os pacientes que interrompem o trabalho em razão de tratamentos longos ou impossibilidades físicas. “Temos um ateliê onde ensinamos informática, damos aulas de bijuteria e pintura em tecido, por exemplo. A intenção é reintegrá-lo à sociedade”, explica a coordenadora do INCAvoluntário, Emília Rebelo.


A equipe de voluntariado ainda realiza eventos nas datas comemorativas para tornar a estrutura hospitalar mais parecida com a de uma casa, proporcionando sensação de bem-estar.


Como participar – Para se candidatar, é necessário ter mais de 21 anos e possuir disponibilidade e comprometimento para trabalhar quatro horas fixas por semana. “A pessoa precisa ter amadurecimento emocional e psicológico para lidar com a finitude humana, parte da realidade de uma instituição que trata de câncer” explica Emília Rebelo. Outra exigência é que o candidato não esteja em tratamento de câncer, tampouco com pessoas na família com a doença. “Alguém como esse histórico tem grandes chances de estar muito envolvido com o problema. Deve haver um prazo mínimo de um ano de distanciamento”, argumenta.


Os interessados devem entrar em contato com o INCAvoluntário às segundas-feiras, de 8h às 17h, pelos telefones (21) 3970-7831 ou 3970-7962. Os vinte primeiros agendados do dia participam de uma entrevista quinzenal, no auditório do instituto.



Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

Esfriar áreas atingidas com queimaduras pode amenizar cicatrizes

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Esfriar áreas atingidas com queimaduras pode amenizar cicatrizes:

Foto: Corbis Images


De acordo com dados do Ministério da Saúde, acidentes com queimaduras respondem por boa parte dos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que mais de 30% deles ocorra em crianças de uma a quatro anos. Existem três tipos de queimaduras: as de primeiro, segundo e terceiro graus.


O cirurgião plástico e chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Federal do Andaraí, Luiz Macieira Junior, ressalta que na hora do acidente, a vítima deve procurar imediatamente um pronto-socorro. Ele dá dicas do que fazer nesses casos. ”A principal medida a ser tomada quando uma pessoa se queima é aplicação de água fria, embebida em toalhas para aliviar a dor e neutralizar o calor. Não devemos passar pó de café, pasta de dente, água sanitária, porque esses agentes, para serem removidos no momento do atendimento médico, vão provocar mais dor ainda e um risco de aprofundar a queimadura, porque na remoção desse material, a pele vai ser manipulada e pode gerar um aprofundamento da ferida.”


Segundo o cirurgião plástico, as cicatrizes podem ser menores se o atendimento à vítima for feito da forma recomendada. “Essas cicatrizes vão ser consequência do grau, da profundidade e do tratamento recebido. Quem recebe, imediatamente, tratamento neutralizando o calor, limpando a ferida já deu o primeiro passo acertado para que essas queimaduras não se aprofundem. Porque o que vai determinar cicatriz na queimadura é a profundidade dela. Com o atendimento feito corretamente, é claro que vai atenuar sequelas futuras.”


Por meio de uma portaria, em novembro de 2000, o Ministério da Saúde criou mecanismos para a implantação de redes Estaduais de Assistência a Queimados. A ação, que deu origem a muitos Centros de Tratamento, tem como objetivo dar condições técnicas para realizar atendimento especializado para queimados.



Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Padilha pede apoio da Câmara para ‘tolerância zero’

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Padilha pede apoio da Câmara para ‘tolerância zero’:

Foto: Luís Oliveira - ASCOM/MS


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, apoio para a votação do Projeto de Lei 2.788/11 – oriundo do Senado – que estabelece a chamada “tolerância zero” para o consumo de álcool por motoristas. Padilha explicou que este PL está entre as grandes prioridades do Ministério da Saúde, lembrando que, só em 2010, foram registrados mais de 40 mil óbitos relacionados a acidentes de trânsito. O ministro também destacou que, neste mesmo ano, o Brasil ultrapassou 145 mil internações no Sistema Único de Saúde decorrentes de acidentes de trânsito.


“Só entre as mulheres, aumentou 16 vezes o número de vítimas fatais por causa de acidentes com motocicletas”, alertou. Alexandre Padilha observou também que, ultimamente, a maior redução de acidentes de trânsito foi registrada justamente nos estados que aplicaram a Lei Seca com mais rigor. “Por isso, defendemos que não se deve dirigir após consumir bebida alcóolica, seja qual for a quantidade”, ressaltou. O ministro considerou ainda a importância de os agentes de trânsito serem capacitados para melhor reconhecerem situações em que motoristas dirigem alcoolizados.


O PL 2.788/11 tramita na Câmara dos Deputados em regime de prioridade e ainda deve ser submetido à primeira comissão (de Viação e Transportes). Em seguida, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, pelo Plenário.


Fonte: Débora Pinheiro / Agência Saúde 

Prorrogado prazo para tutoria nos congressos e fóruns na área de DST, aids e hepatites virais

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Prorrogado prazo para tutoria nos congressos e fóruns na área de DST, aids e hepatites virais:

A tutoria de trabalhos para o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário foi estendida até o dia 9 de março. O serviço, que está disponível no site www.aids.gov.br/congressoprev2012, é uma oportunidade de aprimoramento do resumo. Também poderão submeter seus trabalhos à tutoria os falantes de língua espanhola.


A tutoria é um processo completamente independente da avaliação dos trabalhos e não garante a aprovação posterior do trabalho para o congresso. Os autores que participarem da tutoria não estão, portanto, automaticamente inscritos no congresso.


No dia 12 de março será aberto o prazo para inscrição de trabalhos, por meio do formulário de cadastro específico na internet. O evento será realizado de 28 a 31 de agosto de 2012, em São Paulo (SP), com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”.


Mais informações sobre o congresso

E-mail: congressoprev2012@aids.gov.br


Fonte: Aids

NENHUMA CRIANÇA A MENOS

CircularE/SUBE nº 008 Rio deJaneiro, 16 de fevereiro de 2012. Senhor (a) Coordenador (a) deE/SUBE/CRE Senhor (a) Gerente deE/SUBE/CRE/GED OProjeto Nenhuma Criança/Jovem a Menos torna-se cada vez mais importante para oPrograma Reforço Escolar, constituindo-se na prática pedagógica que deveráestar sempre presente na Rede Municipal de Ensino: não deixar nenhum aluno paratrás. 2. Nesse ano de 2012, a orientação é iniciar oprojeto no dia 5 de março, com alunos nas seguintes condições: § alunos queparticiparam do NCM em 2011 e repetiram o ano; § alunos que nãoobtiveram sucesso no Realfabetização 1 A e Realfabetização 2 A; § alunos que repetiram o3° ano escolar. 3. Esses grupamentos estão sendo encaminhados nalistagem em anexo para que as E/SUBE/CRE/GEDs e as Direções das Unidades Escolarespossam organizar a proposta do trabalho e marcar os alunos participantes doprojeto na coluna NM do Sistema de Controle Acadêmico (SCA). 4. Cabe relembrar que o projeto tem como propostauma ação mais cuidadosa e um acompanhamento intenso do aluno pelo professorregente da turma, no primeiro segmento, e pelo professor de Língua Portuguesa,prioritariamente, no segundo segmento. As principais ações são: §o aluno permanece 3 vezes por semana em horário no contraturno, com atividadesde reforço escolar, com estagiários ou voluntários; §o aluno tem acompanhamento quinzenal, com base no preenchimento de fichas deobservação, já disponibilizadas desde o ano passado; §o aluno faz provas mensais, permitindo, assim, intervenções mais rápidas naaprendizagem; §o aluno tem leitura obrigatória de livros pré-determinados; §uso do reforço digital e da educopédia; §termo assinado pelos pais, com ciência de que o filho participa do projeto. 5. Os alunos que seguiram para o 2º ano e para o3º ano com conceito I, conforme listagem enviada pelo prof. Antonio Mateus,anteriormente, iniciaram o processo de recuperação paralela no início do anoletivo. Os alunos do 3º ano, ainda analfabetos, podem também ingressar noprojeto Nenhuma Criança a Menos. 6. Nalistagem agora enviada existem dois pontos de atenção: a) alunos reprovados noRealfabetização 1 e enturmados no Aceleração 1 e b) alunos reprovados (conceitoI) no 3º ano, porém com notas altas nasprovas. Após verificação daCoordenadoria, alguns alunos poderão ser incluídos ou excluídos do projetoNenhuma Criança/Jovem a Menos. 7. Caso o aluno recupere-se na aprendizagem, podesair do projeto, preferencialmente ao final do bimestre. 8. Os alunos com baixo desempenho na ProvaRioingressarão no projeto, assim que consolidarmos a listagem dos que deverãoparticipar. 9. Outrosalunos poderão também ingressar, a partir da necessidade observada pelosprofessores das turmas e pelo desempenho apresentado nas provas bimestrais. 10. Estamos à disposição para quaisqueresclarecimentos. Atenciosamente, JuremaRegina Holperin Gerentedo Reforço Escolar

Quando a natação pode ser um problema?

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Quando a natação pode ser um problema?:



 




Além da exposição ao cloro propriamente dita, a atividade física intensa da criança promove uma respiração mais rápida, não permitindo que o ar seja aquecido e filtrado pelo nariz. Este ar frio e seco pode desencadear a contração dos brônquios e levar ao chiado.

Para crianças com alergia respiratória, o exercício aquático desenvolve a coordenação motora, o controle respiratório e a sociabilidade, podendo atuar como atividade fisioterápica.

Porém, é essencial que seja em piscina com boa ventilação, com normas de higiene que sigam protocolos e métodos de desinfecção menos irritantes, promovendo um ambiente interno e externo salubre.

A cloração de piscinas também pode provocar irritação cutânea e coceira. O cloro em concentração exagerada funciona como irritante da pele. Os vapores do cloro flutuantes na superfície da água desencadeiam um ressecamento intenso.

Quando a natação pode ser um problema?

Crianças com dermatite atópica

Crianças com dermatite atópica (alergia na pele) apresentam distúrbios na barreira cutânea, com diminuição de gorduras estruturais. O cloro pode diminuir ainda mais esta gordura natural da pele. O xampu (que tem detergente) também retira a gorduras naturais que se formam nas glândulas sebáceas.

A utilização de cremes que contenham ceramidas e gorduras estruturais, e a diminuição na quantidade e periodicidade do uso de xampus minimizam os efeitos do cloro na pele.

Nesta situação específica da criança com alergia na pele, os banhos de imersão podem agravar o quadro. É importante perguntar quais os métodos utilizados pela instituição (clube, academia ou escola) para tratamento da água da piscina e verificar se eles estão dentro das normas preconizadas pela vigilância sanitária.

Fonte: Conversando com o Pediatra
Foto: Stock.xchng, DoortenJ
Última atualização: 15/01/2012.

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Bloco dos Amigos anima Baile de Carnaval de estudantes

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Bloco dos Amigos anima Baile de Carnaval de estudantes:
No dia 16 de fevereiro, o CIEP Antônio Candeia Filho, através de mediação e participação direta do Bairro Educador Acari, recebeu a ilustre presença do "Bloco dos Amigos" formado pelos percussionistas Fabrício (Músico), Maurício Guimas (Músico e Produtor), Ricardo Carvalho (Músico), Lidiane Lobo (professora do CIEP Candeia) e Carlos Carvalho (Músico e Gestor de Projetos dos B.E's Acari e Vicente de Carvalho).

Bloco dos Amigos

A banda chegou ao CIEP às 10h da manhã, ao mesmo tempo que as crianças,  já fantasiadas. A escola estava decorada e a recepção foi bastante calorosa. Esta foi a primeira atividade que marcou o início das ações do Bairro Educador no CIEP Antônio Candeia Filho, no ano de 2012.
"Foi um enorme prazer, foi muito bom estar lá como parceiro. Teve um significado muito forte pra mim, a brincadeira e interação com os alunos, junto à troca de energia"- disse Maurício Guimas, músico, produtor e parceiro do Bairro Educador) .



Músico Maurício Guimas com os estudantes

O Bloco, dirigido pelo gestor de projetos (dos B.E's Acari/Vicente de Carvalho), não se limitou em tocar somente sambas e marchinhas do carnaval carioca, também apresentou uma aula interativa explicando os fundamentos de cada instrumento – suas histórias e potencialidades na bateria – para as crianças e os adultos presentes.

O baile no CIEP Antônio Candeia Filho também contou com um concurso de samba que aconteceu em duas categorias, envolvendo a participação de estudantes e mães. Dentre os estudantes, dois deles venceram o concurso, já entre as mães houve empate. As quatro participantes, diante de uma forte torcida, sambaram ao som da batucada ao vivo do Bloco dos Amigos, que tocou por aproximadamente uma hora e vinte minutos de apresentação.

Toda comunidade escolar agradeceu a presença do Bloco que levou música ao vivo para o baile de carnaval da escola. Logo após o evento, o gestor de projetos do Bairro Educador se reuniu com a equipe de professores da escola para realizar uma avaliação do evento. Todos os professores deram um maior destaque à participação dos responsáveis. Eles chegaram à unânime conclusão de que é preciso elaborar mais eventos para promover a interação dos pais com a escola.


Estudantes dançando marchinhas no baile de carnaval


"É muito bom ver pais, alunos, professores e funcionários brincando juntos ao som de sambas e marchinhas de carnaval que resgatam histórias e valorizam o carnaval. Precisamos disso para fomentar a participação dos pais na escola. Os responsáveis ficaram super bem." – declarou a professora Lidiane Lobo da turma 1201.


Lidiane Lobo - Professora do CIEP Antônio Candeia Filho


Por Carlos Carvalho



PSE NSEC06 - DIA 2 DE MARÇO TODOS CONTRA A DENGUE

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DIA 2 DE MARÇO TODOS CONTRA A DENGUE:
É realizada mensalmente em todas as unidade de saúde do Município do Rio de Janeiro a caminhada Contra a Dengue, que tem como objetivo conscientiza a população sobre o perigo do mosquito.
Venha participar dessa luta!






SOBRE A PRÓXIMA CAMINHADA CONTRA A DENGUE

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SOBRE A PRÓXIMA CAMINHADA CONTRA A DENGUE:

Esperamos que após o Carnaval todos estejam animados e prontos para continuarmos os preparativos para a nossa 10ª Caminhada de Mobilização contra Dengue no dia 02/03/2012.

As Escolas voltaram com força total e reativar essa parceria é fundamental. Precisamos ampliar cada vez mais a área de abrangência, buscando mais integração dos escolares, que tem sido muito positiva.

Lembramos que as áreas onde existem uma concentração maior de prédios / condomínios é importantíssimo o contato com os síndicos e moradores para que eles também participem, assim como o comercio local. O envolvimento de todos nesse compromisso faz toda a diferença!!

Organizar com antecedência essas integrações possibilitará melhores resultados.

Fortalecer as ações com a Associação de Moradores, Empresas, Grupo Articulador Local (GAL's), Conselho Distrital de Saúde, Bairro Educador, Escolas de Samba, Blocos, etc. é estratégico para ampliar a possibilidade de maior participação da população do território e o seu permanente comprometimento com as Mobilizações contra a Dengue.

A preocupação continua e mais do que nunca precisamos continuar alertas.

Contamos com o esforço de todos!

Relatório destaca iniciativas brasileiras de combate ao tráfico de drogas

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Relatório destaca iniciativas brasileiras de combate ao tráfico de drogas:  As iniciativas brasileiras para combater o tráfico de drogas no país, como as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), foram destacadas em relatório divulgado nesta terça-feira, 28, pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE - NSEC06


O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.

O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socio-econômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.

O tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.

Todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Na prática, o que ocorrerá será a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde. Os municípios interessados devem manifestar sua vontade em aderir ao programa. Portaria do Ministério da Saúde definirá os critérios e recursos financeiros pela adesão e orientará também a elaboração dos projetos pelos municípios.

O Ministério da Saúde, além de incentivo financeiro, ficará responsável pela publicação de almanaques para distribuição aos alunos das escolas atendidas pelo PSE. A tiragem da publicação poderá chegar a 300 mil exemplares este ano. O ministério fará ainda cadernos de atenção básica para as 5.500 equipes de Saúde da Família que atuarão nas escolas.