terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ACOLHENDO AS CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS

http://zilkacreche.blogspot.com/
As Famílias sendo recebidas e acolhidas.
ACOLHENDO AS CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS:
           Dia 06 de fevereiro retornamos nossas atividades com as crianças na creche. O ambiente foi preparado previamente para esse momento acolhedor pela direção, educadores e funcionários. Criamos um ambiente confortável, seguro e alegre a fim de que toda a comunidade escolar seja acolhida e se sinta feliz. 
            Na primeira semana estamos recebendo as crianças as 7h e permanecemos com elas duas horas, acrescentando a cada dia uma hora a mais para que as crianças aos poucos se adaptem. 
            Preparamos também a recepção para os responsáveis e estamos fazendo reuniões para nos conhecermos melhor e trocarmos idéias. Para isso estamos promovendo dinâmicas, entrevistas e muita conversa a fim de criarmos laços com as famílias, convidando-as a se envolver com a creche. A adaptação está transcorrendo com tranquilidade e alegria. 
                                       Acolhendo os bebês...
                           Maternais...
                           
                          
                        Responsáveis...

                          

                         

                         
                        "Bem aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor." Sl 119;1



Blog - CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL - R.J.

Trabalho admirado, reconhecido e divulgado por outros Blogs
Parabéns Equipe, Famílias, Crianças da Zuzu.
E curtam mais uma vez o trabalho.


Blog - CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL - R.J.:

02/12/2011

III Mostra Pequenos Leitores

“A criança deve ser incentivada a ler imagens, admirar as obras de artes, desenvolver a criatividade e capacidade de “ler” os detalhes expressos na tela, pelo artista”

A Creche Zuzu Angel mobilizou nesta sexta feira, 02 de dezembro toda a comunidade para o encerramento de um projeto desenvolvido pelas nossas crianças e educadoras. O projeto “Pequenos Leitores” que teve o objetivo de apresentar às crianças do maternal I e II, as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios artísticos de forma prazerosa, rica e envolvente.
Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. dentro de seu universo de conhecimento e de percepção, as crianças da creche Zuzu Angel foram direcionadas pelas educadoras e produziram peças artisticas com massa de modelar, argila, areia, tinta, EVA...
Os trabalhos foram expostos no pátio coberto da creche e poderão ser apreciado pelos familiares, colegas e convidados. Ao término do evento, cada criança levou sua produção e sua peça artística para casa e os familiares participaram na produção de um cartaz coletivo
"Aqui você faz a sua arte".



Confira:

IVAN CRUZ

(1947)

Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível o resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras. Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...
Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou:

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço no coração”.



DI CAVALCANTI

(1897-1976)

A obra de Di Cavalcanti mostra a cultura brasileira e temas típicos do país, como o carnaval, o samba e o negro. Ele dizia que a mulata era o símbolo do Brasil e ficou conhecido no mundo todo como “O PINTOR DAS MULATAS”.
Além de pinturas, também fez ilustrações e caricaturas.

“Moço continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono”.

ALFREDO VOLPI

(1896-1988)

Suas obras retratavam as casas dos bairros vizinhos e paisagens do litoral sul paulista. Com o tempo sua pintura se modificou. As figuras humanas e animais foram desaparecendo de suas paisagens e Volpi passou a se concentrar nas fachadas das casas. Aos poucos, as portas e janelas que pintava foram se transformando em figuras geométricas, como quadrados, retângulos, triângulos, círculos e semicírculos.
Com quadrados e triângulos, Volpi pintou as bandeirinhas, tão conhecidas em sua obra.




TARSILA DO AMARAL

(1897-1973)

Em suas telas registrou a realidade do interior com suas árvores, riachos, laguinhos, bichos, igrejas e santos, usando as cores rosa, azul e verde.
Retratou também a cidade de São Paulo, suas pontes, trilhos e chaminés, os trabalhadores e viajantes desamparados das ruas.
Sua obra é um retrato do Brasil e Tarsila é considerada a mais modernista das artistas brasileiras.




Apresentações, participações e visitas:


Resultado das vagas remanescentes

http://educopedia2010.blogspot.com/
Resultado das vagas remanescentes:

Prezados professores, 

Confiram o resultado das inscrições das vagas remanescentes das Oficinas da Educopédia.

Teremos mais capacitações ao longo do ano. Use e abuse da Educopédia.
Clique no link http://bit.ly/xgrbs1

Att, Equipe Educopédia

Brasil tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola

http://oglobo.globo.com/
Brasil tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola:

SÃO PAULO - O atraso escolar, causado principalmente pelo ingresso tardio no colégio, pela repetência e pelo abandono, é um problema que persiste no país e, segundo a ONG Todos Pela Educação, pode fazer com que o Brasil não atinja as metas de conclusão dos ensinos fundamental e médio, até 2022. A conclusão, que faz parte do relatório "De Olho nas Metas 2011", divulgado nesta terça-feira, não é a única que preocupa educadores. Segundo a entidade, 3,8 milhões de indivíduos de 4 a 17 anos ainda estão fora da escola. Baseado no censo de 2010, o estudo mostra que este número representa 8,5% da população nesta faixa etária. São Paulo é o estado com mais crianças e jovens a incluir no sistema de ensino: 607 mil. Na sequência estão Minas Gerais (363.981 crianças e jovens fora da escola) e Bahia (277.690).

Uma das metas traçadas pelo Todos Pela Educação estabelece que, até 2022, 98% de crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar na escola. Com este foco em mente, já foram estabelecidas metas intermediárias que, em 2010, não foram cumpridas por nenhuma das unidades da federação. De acordo com o relatório, o principal desafio dos estados está relacionado com a inclusão no sistema escolar das crianças na pré-escola e dos jovens no ensino médio. Os governos, segundo a ONG, não devem esquecer que o problema vai além da ampliação do número de vagas. O combate à evasão e ao atraso escolar deve estar nas agendas políticas para que a meta seja cumprida.

Menias leem e escrevem melhor do que os meninos

O estudo também leva em consideração dados da Prova ABC (avaliação brasileira do final do ciclo de alfabetização), realizada em 2011, que trouxe dados inéditos sobre a alfabetização das crianças brasileiras. Aplicado em todas as capitais brasileiras a 6 mil alunos do início do 4º ano (que concluíram com êxito o 3º ano) de escolas públicas e privadas, o teste avaliou o desempenho das crianças em matemática, leitura e escrita. Em média, apenas 56,1% atingiram o conhecimento esperado em leitura, 53,3% em escrita e 42,8% em matemática. No "De Olho nas Metas 2011", novos dados sobre a avaliação foram publicados, e eles apontam para uma diferença entre o aprendizado de meninos e meninas no início da vida escolar. Em escrita, a proporção de meninas com nível igual ou superior ao esperado foi 16,4 pontos percentuais maior que a dos meninos. A diferença em leitura foi de 9,4 pontos percentuais, favorável às meninas. Em matemática, não houve diferença estatística.

Um meta pelo menos foi atingida: a de fazer com que todo jovem brasileiro tenha concluído o ensino fundamental aos 16 anos. A meta de terminar e o ensino médio até os 19 anos foi superada. O resultado nacional foi de 63,4% no ensino fundamental enquanto a meta intermediária (para 2009) era 64,5% (dentro do intervalo de confiança que vai de 62,1% a 64,7%). No ensino médio o resultado foi de 50,2% para uma meta de 46,5%. No entanto, o TPE tem fortes indícios de que essa meta, que deveria ser atingida em 2022, não será cumprida. As previsões indicam uma taxa de conclusão (com até um ano de atraso) de 76,8% para o fundamental e 65,1% para o médio.

Ainda segundo o relatório, nenhuma região – nem o Brasil como um todo – atingiu a meta prevista para 2010 de 80% das crianças com aprendizado esperado até o final do 3º ano. No país, entre as três áreas avaliadas, a melhor situação foi a de leitura, na qual 56,1% dos alunos tiveram desempenho adequado para a etapa do ensino. Já em matemática, somente 42,8% dos estudantes demonstraram possuir as habilidades esperadas. O estudo completo está no site do Todos Pela Educação.

Sobre acolhida e entrevista

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Sobre acolhida e entrevista:
De mãos dadas neste período tão importante...