terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como cuidar dos dentes do meu bebê

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Como cuidar dos dentes do meu bebê:
De acordo com estudos realizados pela Academia Americana de Pediatria, a cárie dentária em crianças, também conhecida como cárie precoce da infância, é a doença crônica mais comum em crianças nos Estados Unidos.
Portanto, é muito importante que os pais, dentistas e pediatras cuidem bem da saúde oral, desde as primeiras semanas de vida do bebê.
Tradicionalmente, associamos os cuidados com a saúde da boca exclusivamente aos dentistas. No entanto, o pediatra pode e deve colaborar com a saúde oral das crianças.
Considerando que o pediatra avalia a criança frequentemente, muitas vezes de forma preventiva, este profissional está em uma excelente posição para identificar crianças em situação de risco para problemas de saúde dentária. Ele pode orientar os cuidados básicos aos pais, encaminhando as crianças de alto risco ou com sintomas para o dentista.

Cáries: mais comuns do que se imagina

Segundo o CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças), a cárie dentária é cinco vezes mais comum do que a asma.
Mais de 40% das crianças já têm cáries na idade em que começam a frequentar a escolinha. E as crianças que têm cáries nos dentes decíduos (dentes-de-leite) têm risco muito maior para cáries nos dentes permanentes.

Cuidados com os dentes

Os profissionais de saúde sabem que a cárie dentária é uma doença que é, em grande parte, previnível.
Os pediatras estão cada vez mais conscientes de que esforços para proporcionar educação e bons exames de saúde bucal podem ajudar a prevenir a cárie dentária desnecessária em crianças.
Para os pais que desejam estabelecer uma boa saúde bucal de seus bebês, as seguintes orientações gerais podem ser úteis:

A importância do flúor

O flúor é um mineral natural encontrado em muitos alimentos, e também é adicionado à água potável em muitas cidades. Ele pode beneficiar a saúde dental, fortalecendo o esmalte dos dentes, tornando-o mais resistente a ataques ácidos que podem causar a cárie dentária. Ele também reduz a capacidade que as bactérias têm de produzir ácido.
Verifique com a Companhia de Águas local se a água da sua cidade possui flúor. Ou pergunte ao pediatra ou dentista se o seu filho deve receber o flúor por via oral.

Verifique e limpe os dentes do bebê

Dentes saudáveis ​​devem ser de uma cor só. Se você notar pontinhos ou manchas nos dentes, leve o seu bebê ao dentista.
Como cuidar dos dentes do meu bebê
Limpe os dentinhos do seu filho assim que eles começarem a apontar. Utilize um pano limpo e macio ou uma escova de dentes para bebê, pelo menos duas vezes por dia (o ideal é logo após o almoço e antes de dormir).
Por volta dos dois anos de idade, a maioria dos dentes já vai ter "nascido". Quando a criança adquirir a habilidade de cuspir o creme dental, sem engolí-lo (costuma acontecer entre dois e três anos de idade), já é possível utilizar creme dental com flúor. Use uma quantidade do tamanho de uma ervilha, limitando assim a quantidade que pode ser ingerida acidentalmente.
Quando a criança ficar mais velha, deixe-a usar sua própria escova de dentes. É melhor você colocar o creme dental na escova até que seu filho tenha cerca de seis anos de idade. Até os sete ou oito anos de idade, a criança ainda precisa de ajuda. Comece a escovação, espalhando bem o creme dental pelas cerdas da escova, e depois deixe a criança terminar.

Leve o bebê ao dentista

Assim como o bebê é levado ao pediatra rotineiramente, também deve ser avaliado pelo dentista.
O dentista vai querer ver a criança no seu primeiro aniversário ou dentro de seis meses após o surgimento do primeiro dente.
Nesta primeira consulta, o dentista avaliará os dentes do seu filho e determinará a frequência do acompanhamento.

Mais dicas

• Mamadeira não é chupeta: não utilize a mamadeira como meio de acalmar o bebê, principalmente com líquidos que contenham açúcar (e até mesmo o leite contém açúcares). Também não use a mamadeira para fazer o bebê dormir.
• Se o bebê usa chupeta, não a mergulhe em coisas doces, como açúcar ou mel.
• Perto de seu primeiro aniversário, ensine a criança a utilizar um copo, em vez de uma mamadeira.
• Escolha bebidas e alimentos que não tenham muito açúcar. Prefira frutas e vegetais, ao invés de doces e biscoitos.

Leia também:

Dentição
Como fazer o bebê largar a mamadeira
25 de Outubro: Dia do Dentista
Fonte: Pediatria Brasil / Healthy Children
Foto: Stock.xchng, csontoslea
Última atualização: 18/12/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário