sexta-feira, 27 de abril de 2012

PSE DÁ DICAS DE SAÚDE - Especialista dá dicas de como montar marmita

 http://www.blog.saude.gov.br/
Especialista dá dicas de como montar marmita:

Foto: Divulgação
Para especialistas, a escolha mais saudável para quem não pode ir comer em casa na hora do almoço é a marmita. Fazer a comida em casa e levar para o trabalho é mais prático, seguro e barato do que comer fora todo dia. Mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com o transporte e a conservação dos alimentos.
A nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadenti, explica que a comida precisa ser conservada na geladeira: ”Na geladeira também não seria interessante guardar o alimento direto num recipiente de alumínio. Então, o recipiente mais adequado para se conservar, para se manter esse alimento, é recipiente plástico ou, então, de louça, alguma coisa assim, mas evitar o recipiente de alumínio. O vidro pode ser usado também.”
A especialista lembra ainda de evitar colocar na marmita carnes mal passadas, alimentos derivados de leite e ovos porque têm alto risco de contaminação e conta que o ideal é levar a marmita numa embalagem térmica e não se esquecer da salada: “Não se esquecer de uma saladinha, se possível, porque normalmente a gente tem que levar um recipiente separado para salada porque se deixa junto com a marmita principalmente se a comida ainda não está bem fria ela pode ficar murcha, pode perder um pouco do sabor, da propriedade, mas sempre um legume refogado, ou sempre um verdinho, ou pelo menos uma verdura, um legume cozido ou refogado com certeza vai equilibrar bem mais a refeição, garantir mais vitaminas, mais sais minerais.”
A nutricionista orienta não encher demais a vasilha, para não criar o hábito de consumir mais que o necessário. O ideal é montar a marmita de acordo com a quantidade de um prato.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário