sexta-feira, 27 de abril de 2012

DICAS DA SAÚDE - Saúde dos ossos é garantida pela ingestão de alimentos ricos em vitamina D

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde dos ossos é garantida pela ingestão de alimentos ricos em vitamina D:

Foto: Corbis Images
Inúmeros fatores contribuem para a saúde dos ossos. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido e a depositá-lo, juntamente com fosfato, no esqueleto. A ingestão de alguns alimentos e a exposição correta aos raios solares adéquam as taxas da vitamina e garantem boa qualidade de vida.
As fontes alimentares de vitamina D são basicamente peixes como atum e sardinha, óleo de fígado, manteiga, laticínios e gema de ovo. Os vegetarianos, por conta da alimentação, têm uma tendência a ter níveis menores de vitamina D. “O nosso próprio corpo, no entanto, é capaz de sintetizar naturalmente a vitamina, através do colesterol. Nós produzimos a vitamina D, através da exposição aos raios solares ultravioletas, no início da manhã e do final da tarde. A ação dos raios em nossa pele transforma esse colesterol em vitamina D”, explica Sylvio Provenzano, médico endocrinologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde.
Além dos vegetarianos, os portadores de doenças renais crônicas também podem ter deficiência de vitamina D, já que a absorção feita dos raios solares precisa passar pelos rins antes de se tornar ativa em nosso corpo. Os idosos, por conta da textura da pele, e os negros, por conta da hiperpigmentação, necessitam de mais tempo de exposição ao sol para a produção de vitamina D em quantidade suficiente.
“As crianças, de uma forma geral, produzem a vitamina em boa quantidade, principalmente enquanto são amamentadas”, afirma Sylvio Provenzano. “Os idosos sempre preocupam muito, por causa da pouca atividade física, da pouca mobilidade. A osteoporose e as fraturas decorrentes dela acabam sendo um problema muito sério. A suplementação pode ser importante para a prevenção”, complementa.
Tratamento – Os medicamentos são indicados para as pessoas que já apresentem doenças ósseas ou estejam acamadas durante muito tempo sem pegar sol, como os que se recuperam de fraturas ou têm sequelas neurológicas. “Se a pessoa tem uma doença óssea e os níveis de vitamina D circulantes estão muito baixos, tratamos com medicamentos, que devem ser ministrados para repor rapidamente os estoques da vitamina”. “Caso contrário, provoca baixa de cálcio no sangue, elemento tão importante no organismo, que quando o nível dele no sangue começa a cair, o organismo retira o cálcio do tecido ósseo para estabelecer o equilíbrio no sangue, agravando a situação óssea e aumentando os riscos de deformidades e dores ósseas e fraturas”, assegura o médico do Hospital dos Servidores do Estado.
Fonte: Marcos Moura/ Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário