quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CONVÊNIO SMSDC - COMLURB

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CONVÊNIO SMSDC - COMLURB:
EXTRATO DE INSTRUMENTO CONTRATUAL
(Decreto nº 3.221, de 18 de setembro de 1981)


Processo instrutivo nº: 09/000.166/2010

Convênio nº: 088/2011 – Livro II - 2- N - Fls: 242 a 248

Data da assinatura: Em 01/01/2008

Convenentes: MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, através da SMSDC e a COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA - COMLURB.

Objeto: Cooperação técnica, objetivando a cessão de 170(cento e setenta) profissionais da COMLURB para apoio operacional à SMSDC visando melhoria da eficiência dos serviços de Controle de Mosquitos no Município do Rio de Janeiro, consistentes em ações de prevenção e controle de insetos dípteros das famílias Culicidae (Aedes aegypti, Aedes albopictus, Aedes taeniorynchus, Aedes scapularis, Anopheles spp e Culex quinquefasciatus) e Simullidae (Simullium spp).

Recursos orçamentários:

Valor total: R$ 13.238.115,19 (treze milhões duzentos e trinta e oito mil cento e quinze reais e dezenove centavos).

Programa de Trabalho: 1801.10.305.0308.2856

natureza da despesa: 3.3.91.39.08

nota de empenho: 2011/003168

Prazo: de 01/07/2011 até 30/06/2013.

Fundamento: Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993, inclusive com as alterações introduzidas pela Lei nº 8883 de 08 de junho de 1994, pelo Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública, Lei nº 207, de 19 de dezembro de 1980, e suas alterações, ratificadas pela Lei Complementar nº 01, de 13 de setembro de 1990 e o Regulamento Geral do Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município do Rio de Janeiro - RGCAF, aprovado pelo Decreto nº 3.221, de 18 de setembro de 1981, e suas alterações.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 29 dez. 2011 (edição de 26 dez. 2011) 

8ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE

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8ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE:



06 jan 2012

às 9 horas


Participe!!!

Cidade do Rio avança mais de 600% na área de Saúde da Família

28/12/2011

A cidade do Rio passou por grandes avanços na área de saúde nos três últimos anos com a expansão da atenção primária pela Estratégia de Saúde da Família. O investimento permitiu que a cidade deixasse de ser a capital com pior cobertura, saindo de 3,5% em dezembro de 2008, e chegando ao final de 2011 com 26,5% da população beneficiada com assistência integral de saúde. Hoje, mais de 1,6 milhão de cariocas têm saúde de qualidade garantida. A esse crescimento de mais de 600%, soma-se a implantação de 52 clínicas da família, 46 academias cariocas, 10 Upas e os programas de Atendimento Domiciliar ao Idoso e Cegonha Carioca. Com metas ousadas, os números continuarão crescendo em 2012: a SMSDC deve chegar a marcar de 35% de cobertura de saúde, levando assistência a mais de 2,2 milhões de cidadãos em 70 clínicas da família. Nunca se investiu tanto em tão pouco tempo. Em apenas quatro anos, serão criadas cem novas unidades de saúde. “O que está sendo feito nesta gestão em termos de ampliação equivale ao mesmo crescimento desde Pereira Passos até 2009”, ressalta o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

OMS e Ministério da Saúde reconhecem avanços na saúde do Rio

28/12/2011

O trabalho desenvolvido pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) nos últimos três anos recebeu o reconhecimento público de diversos nomes da área de Saúde nacional e internacional. As clínicas da família, inovação em modelo de unidade de saúde, já foram visitadas e elogiadas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan. Na Clínica da Família Sergio Vieira de Mello, no Catumbi, o ministro disse que “queria mostra ao mundo o que o Brasil está fazendo de melhor” e, por isso, resolveu levar a diretora da OMS para conhecer as novas clínicas. Na ocasião, o ministro anunciou um programa de incentivo e premiação para as equipes da estratégia de Saúde da Família com melhor desempenho. “Meu sonho como diretora da OMS é ver clínicas assim em cada país”, ressalta Margaret. O médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene também conheceu as novas unidades e externou sua boa impressão em artigo publicado no jornal O Globo (10/11/11). “Faz bem à alma ver que, em nosso país, as pessoas começam a receber das autoridades o respeito e a consideração que merecem”, cita Jatene em seu artigo.

Institutos federais dominam oferta de vagas do Sisu em seis estados

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Institutos federais dominam oferta de vagas do Sisu em seis estados:

Em seis estados de quatro regiões, apenas institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem vagas em cursos de graduação na primeira edição de 2012 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.


Na região Norte, a oferta é de 416 vagas nos institutos federais do Acre (240), Amapá (160) e Rondônia (16); no Nordeste, de 145 no instituto de Sergipe; no Sudeste, de 850 no do Espírito Santo; no Sul, 650 nos institutos de Santa Catarina e Catarinense.


Ainda na região Norte, há oferta de vagas também nas universidades federais do Pará (90) e de Roraima (209). Mas é superada pela dos institutos. O do Pará, com 905 vagas; o de Roraima, com 210.


Nos 26 estados da Federação, institutos federais e estaduais oferecem 20.071 vagas em cursos tecnológicos, de licenciatura e de bacharelado. Apenas o instituto federal de Brasília não abre vagas nesta edição do Sisu.


Agenda — Os candidatos a vagas na educação superior por meio do Sisu podem consultar, pela internet, a relação das instituições de ensino que aderiram ao sistema para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, cursos que oferecem e número de vagas. Está à disposição um roteiro para orientar o processo de inscrição, que estará aberto de 7 a 12 de janeiro próximo.


O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.


(MEC)

Projeto limita número de alunos por turmas em escolas públicas e privadas

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Projeto limita número de alunos por turmas em escolas públicas e privadas:

Projeto de lei do Senado (PLS 504/2011), de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), estabelece um número máximo de estudantes em cada turma da educação pré-escolar, do ensino fundamental e do ensino médio. O projeto determina que turmas da pré-escola e dos dois anos iniciais do ensino fundamental devem ter, no máximo, 25 alunos. Já as demais turmas do ensino fundamental e do ensino médio devem reunir no máximo 35 estudantes.


Na justificativa do projeto, Humberto Costa explica que não é aceitável o funcionamento de turmas com mais de 40 alunos no ensino fundamental e mais de 60 no ensino médio, como ocorre hoje em dia. O excessivo número de estudantes, afirma o senador, é muitas vezes motivado por uma “falsa economia” nas redes públicas e pela lucratividade acintosa nas escolas particulares.


As classes numerosas, argumenta o senador, acabam impedindo o melhor aproveitamento do ensino. E no caso da pré-escola impede o atendimento individualizado e a avaliação contínua do aluno no processo de alfabetização.


“De fato, de que adianta obter um gasto por aluno menor em rede pública se não se consegue a correspondente aprendizagem e os estudantes precisam de muitos mais anos para concluir a etapa de ensino? E qual é o proveito de se reduzir o valor das mensalidades, se o preço é a deseducação dos adolescentes e jovens?”, indaga o senador.


O projeto, que altera o parágrafo único do artigo 25 da Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional (Lei 9.394/1996), deve ser votado em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).


Na CE, o projeto foi relatado pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que apresentou voto favorável à aprovação da matéria, com apenas uma emenda de redação. O projeto está pronto para ir à pauta da comissão.


(Agência Senado)

ROSE KLABIN - MENSAGEM

(título desconhecido):

A MultiRK Deseja a Todos os Alunos de Nossa Escola e aos Nossos Internautas um Próspero 2012.

Nós não podemos deixar de agradecer especialmente as Professoras Saionara (Língua Portuguesa), Letícia (Artes Cênicas) e Andrea Casadonte (Sala de Leitura) por estarem sempre dispostas a nos ajudar. 

VALEU POR TUDO! ATÉ 2012! 

Prefeitura anuncia vencedores da primeira etapa do Desafio Rio Ideias e lança novo concurso

Idéia bem bacana da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Serão premiadas sugestões de aplicativos para melhorar a qualidade de vida na cidade

28/12/2011 » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht

Foto: J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira, dia 28, os vencedores da primeira etapa do Desafio Rio Ideias, um concurso de criatividade – lançado no dia 5 de outubro – para a escolha das melhores iniciativas que possam melhorar o dia a dia da cidade do Rio. As ideias premiadas serão transformadas em programas para internet, smartphones, tablets e outras plataformas disponíveis.



Durante a cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, entregaram os prêmios de R$ 1 mil para os autores das melhores ideias que integram o grupo das Top 10. No total, 30 ideias foram premiadas, sendo que as integrantes do Top 20 receberam R$ 500.



- Nosso objetivo aqui é desenvolver esse caráter de cidadania, a transparência do poder público, o caráter econômico e empreendedor da nossa cidade, mas, principalmente, aumentar a qualidade de vida dos cariocas a partir do momento em que se desenvolvem ideias e aplicativos que podem melhorar a vida de todos nós. Queremos que as ideias se transformem em algo objetivo. Muitas sugestões podem ser implementadas e são importantes para o dia a dia da cidade. Daqui podem sair soluções fantásticas para transformar o Rio numa cidade melhor – afirmou Paes.



No período de inscrições, foram mais de 2 mil ideias propostas com temas que abordaram, na sua maioria, aspectos relevantes ao cotidiano da cidade: social, educacional, viário, ambiental, econômico, arquitetônico, cultural, etc. Desse total, após seleção prévia, 1.876 sugestões foram anunciadas. A lista completa das ideias premiadas está disponível no site http://ideias.rioapps.com.br.



Foto: J.P. Engelbrecht

Em seguida, o prefeito lançou o Concurso Rio Apps, a segunda etapa do desafio, agora voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Os interessados em participar terão que colocar em prática as ideias vencedoras na primeira etapa. Os ganhadores desta nova fase do Rio Ideias receberão até R$ 30 mil em prêmios. As inscrições contemplam qualquer tipo de aplicativo de software, seja para a web, para computador pessoal, dispositivo móvel, SMS, ou qualquer outra plataforma de software amplamente disponível para o público. O cadastro é gratuito, através do site http://rioapps.com.br.



O prazo para participar vai de hoje até o dia 3 de abril de 2012 e os resultados serão divulgados no dia 4 de junho, após avaliação de uma comissão julgadora e de votação pública. Serão avaliadas a criatividade, originalidade, qualidade e implantação da ideia, potencial impacto e desenvolvimento.



- A ideia surgiu de um modelo já existente em Nova York. Só que lá, pouco mais de 600 ideias foram sugeridas, enquanto aqui tivemos mais de 2 mil, destacando o potencial criativo da população. Vivemos em uma cidade que naturalmente nos sugere ideias, seja no trânsito, saúde, educação, transporte, turismo. E esse desafio é uma nova concepção de planejamento da cidade. Queremos tornar público e de fácil acesso à população dados que só a prefeitura tem, como as informações do Centro de Operações Rio, as câmeras da Cet-Rio, os serviços georeferenciados. Criamos para isso o Rio Datamine, uma base de dados pública, dinâmica e aberta, voltada para o desenvolvimento de aplicativos – explicou o secretário Franklin Coelho.



Foto: J.P. Engelbrecht

O assistente administrativo Vinicius Gonçalves, de 24 anos, foi um dos contemplados com o prêmio de R$ 1 mil. Ele se inscreveu no desafio com a sugestão “Eu queria um aplicativo que permitisse à população votar em serviços que achasse necessários em sua região, como: UPAs, clínicas, iluminação, praças, escolas, teatros”.



- Moro na Zona Oeste, um local que ainda tem carência de alguns serviços e pensei nisso como uma forma da população votar nos itens que julgar necessário para a região onde mora. Às vezes, no local há uma vila olímpica, mas falta uma unidade de saúde, por exemplo, e as pessoas ajudando e avisando o poder público isso fica mais fácil. Como hoje em dia internet e redes sociais fazem parte da vida das pessoas, acho que se essa ideia for transformada em aplicativo será um instrumento muito rápido, prático e dinâmico – disse o jovem, que já adiantou que vai participar do Concurso Rio Apps com um amigo que é programador.



Outro vencedor, o designer Flávio Nazário, foi escolhido pela ideia “Eu queria um aplicativo que permitisse acessar os projetos e obras em andamento da Prefeitura e Estado. Além de poder sugerir melhorias no meu bairro ou município”.



- Essa sugestão surgiu principalmente para dar uma ideia de transparência no que está sendo feito na cidade, para a população poder ficar atenta e saber dos prazos. Muitas obras hoje estão acontecendo como a da Transcarioca, em Cascadura, e ao mesmo tempo em que as pessoas irão acompanhar o andamento dessas intervenções, elas poderão sugerir outras transformações para o seu bairro, como poda de árvores, asfalto, iluminação, lixo e outros serviços que necessitem de manutenção – explicou.

Programa Bairro Maravilha Norte urbaniza ruas de Anchieta

Treze ruas serão urbanizadas, num investimento de aproximadamente R$ 6,9 milhões

29/12/2011

A Secretaria Municipal de Obras vai levar o Programa Bairro Maravilha Norte a Anchieta. Treze ruas serão urbanizadas, num investimento de aproximadamente R$ 6,9 milhões. Serão instalados 27.795 metros quadrados de pavimentação, 27.235 metros quadrados de meios-fios e 156 rampas de acessibilidade. A rede de drenagem existente no bairro será recuperada. A licitação para as obras, por concorrência, está marcada para 31 de janeiro, na Gerência de Licitações da SMO, na Cidade Nova. O prazo de entrega das intervenções é de 450 dias.

Funcionamento das unidades de saúde no Réveillon

Nessas datas, as unidades primárias de saúde (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família) estarão fechadas

29/12/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro os hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão normalmente. Nessas datas, as unidades primárias de saúde (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família) estarão fechadas. Para mais informações a população deve ligar para o Disque-Rio da prefeitura, no telefone 1746.



Veja as unidades que funcionam 24 horas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro

- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea

- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier

- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca

- Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador

- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá

- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá

- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão

- Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth – Praça XV

- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos

- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira

- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes

- Hospital Maternidade Leila Diniz – Barra da Tijuca

- Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho

- Policlínica César Pernetta – Méier

- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo

- UIS Arthur Villaboim – Paquetá

- UPA de Vila Kennedy

- UPA da Rocinha

- UPA do Complexo do Alemão

- UPA de Manguinhos

- UPA da Cidade de Deus

- UPA de Santa Cruz / João XXIII

- UPA do Engenho de Dentro

- UPA de Madureira

- UPA de Costa Barros

- UPA de Senador Camará

Orgulho 6ª CRE é o reconhecimento dos profissionais que fazem a educação da nossa coordenadoria!

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Orgulho 6ª CRE é o reconhecimento dos profissionais que fazem a educação da nossa coordenadoria!:









A LITERATURA E O VIDEOGAME

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A LITERATURA E O VIDEOGAME: De uns tempos para cá, uma da obsessão dos "nerds" do Vale do Silício é criar um game que tenha tanta complexidade narrativa quanto Moby Dick, de Herman Melville. Quem confirma o fato é o jornalista Harold Goldberg. O caderno Link (do Estadão) publicou um artigo interessantíssimo assinado por ele comentando as ideias por trás de seu livro All Your Base Are Belong to Us: How Fifty Years of Videogames Conquered Pop Culture (importado - ainda sem previsão de lançamento em português).

No tal artigo, Goldberg menciona a ascensão dos desenvolvedores de jogos nas últimas décadas a verdadeiros "mestres do ritmo, do clima e dos diálogos de uma narrativa". A ponto de fazerem os jogares sentirem um nó na garganta, por exemplo. A certa altura ele diz "a história de um jogo pode ser tão envolvente quanto a trama de um best-seller da literatura".

Não restam dúvidas quanto a capacidade dos games de criarem universos tão imersivos quanto os romances. Sobretudo se pensarmos em jogos tão populares quanto LA Noire ou a série God of War. Mas será mesmo que grandes obras da literatura podem render grandes jogos? Por enquanto a resposta é não. Como tudo na vida, a literatura e os jogos de videogame são "narrativas" com uma linguagem própria e específica. A experiência de ler algumas palavras nas páginas de um romance é bem diferente de acionar o avatar de um jogo a fim de vencer um obstáculo. Da mesma forma que as ações dos avatares não fazem muito sentido quando transportadas para os livros. Sendo assim, melhor encararmos um jogo como um jogo e um romance como um romance - ainda que entre os dois universos tenham retirado suas inspirações uns dos outros.

Foi partindo dessas ideias que pensei no tema videogame para a terceira edição do fanzine. É saudável que a literatura deixe de lado aquele ambiente sacro em que muitos gostam de trancafiá-la para se aproximar de um tema pop - para não dizer, um tema do cotidiano das pessoas. Ao longo do ano vários "joguinhos" inspirados no universo literatura foram aparecendo. Talvez o mais famoso tenha sido a adaptação de O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald para a versão 8 bits em estética Nintendo. Ambos estão presentes no fanzine por meio de um trecho da nova tradução feita por Vanessa Bárbara (saiu pela Penguin-Companhia); e de uma entrevista com os dois desenvolvedores do jogo. Vale dizer que não foi a primeira vez que o romance de Fitzgerald foi adaptado para os games, a Big Fish Games também fez uma tentativa meio frustrada.

Outros destaques do fanzine são: o artigo de escrito especialmente por G. Christopher Williams relacionando o universo do Cormac McCarthy com os videogames; e o texto de Antônio Xerxenesky imaginando dez romances como se fossem videogames. Não podia faltar também uma recomendação de três livros que viraram jogos - os jogadores podem opinar se a adaptação foi boa ou ruim.

A cereja do bolo está nas ilustrações em estilo 8 bits feitas para a edição com exclusividade pelo designer Grafilu. Para fazer o download do fanzine Casmurros #3 basta clicar nesse link.

*Imagem: reprodução da tela inicial do jogo The great Gatbsy.

Sobre Ritalina, Prozac e outros remédios: Psicólogo, levanta-te e anda!

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Sobre Ritalina, Prozac e outros remédios: Psicólogo, levanta-te e anda!:


O periódico do Conselho Federal de Psicologia (CFP) número 102, publicado em outubro de 2011, aborda a questão da crescente medicalização como um fenômeno que preocupa a Psicologia. Segundo dados do IMS Health Brasil, 23,2 milhões de cápsulas de fluoxetina (antidepressivo também conhecido pelo nome comercial Prozac) foram vendidas em 2007, e entre janeiro e junho de 2011 esse número saltou para 34,6 milhões. O IMS-PMB – Pharmaceutical Market publicou um levantamento sobre as vendas de metilfenidato (conhecido pelo nome comercial Ritalina, usado para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): 71 mil caixas vendidas em 2000 e 1,14 milhão vendidas em 2008.


Talvez os psicólogos devam fazer a sua mea culpa nessa estatística, pois muitas vezes cedem à expectativa social de oferecer respostas imediatas. O espetáculo midiático em torno dessas medicações exerce uma pressão enorme sobre os psicólogos, que não receitam a medicação mas fazem sua parte encaminhando muita gente aos psiquiatras e neurologistas. Existe aí uma grande oportunidade para o psicólogo investigar as causas desses transtornos, sobretudo mediante a psicologia profunda, através da qual o paciente pode alcançar respostas duradouras e esclarecedoras a respeito do seu mal-estar.


Não sou contra o uso da medicação, porém não há dúvida acerca da banalização dessa forma de tratamento. Infelizmente, encontro livros de psicologia e matérias de jornais e revistas em que a participação do psicólogo nem de perto acrescenta o que deveria. Em geral, ele lamentavelmente se coloca como coadjuvante do tratamento psiquiátrico, que por sua vez promove a ideia de que a “cura” depende dos avanços da indústria farmacêutica. O que de fato ocorre é o contrário: se o paciente não se entregar ao tratamento psicológico, de baixo custo a longo prazo, a perspectiva será permanecer refém da medicação a vida inteira.



Filed under: Psicologia, Saúde Mental, TDAH Tagged: cfp, medicalização, prozac, ritalina

MENSAGEM DE FIM DE ANO - SMSDC

MENSAGEM DE FIM DE ANO - SMSDC:

Projeto PÉ DE VENTO: Conheça as diferenças entre os métodos de alfabeti...

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Projeto PÉ DE VENTO: Conheça as diferenças entre os métodos de alfabeti...: Projeto PÉ DE VENTO: Conheça as diferenças entre os métodos de alfabeti...: DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO Fônico Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas "correntes". Na sintética, o aluno conh...

Projeto PÉ DE VENTO: DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CONHECER SUA NOV...

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Projeto PÉ DE VENTO: DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CONHECER SUA NOV...: Projeto PÉ DE VENTO: DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CONHECER SUA NOV...: Professores alfabetizadores carregam dentro de sí uma certa ansiedade e ao término do ano letivo sempre nos perguntamos porque, embora nos ...

Déficit de professores nas redes estaduais e municipais é de 300 mil

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Déficit de professores nas redes estaduais e municipais é de 300 mil:

RIO - O ano de 2012 começará com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país — nas redes estaduais e municipais —, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões). Salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores — muitos estão desviados de função — são apontados como causas da carência. Para amenizar a crise, estados e municípios recorreram a concursos e contratos temporários, e professores passaram a lecionar em áreas diferentes da sua formação.

Hoje o piso nacional do magistério para 40 horas é de R$ 1.187. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe), o valor não motiva a permanência na escola. De acordo com o Sepe, em 2012 a falta de professores continuará a ser crônica na rede estadual, que perderá um educador a cada dia útil por exoneração, mantendo a média deste ano. O déficit nas escolas — a maioria de ensino médio —, chegaria a 10 mil profissionais. Na capital, os números são igualmente preocupantes: 5 mil estimados.

Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho diz que a saída é a aprovação, em 2012, do Plano Nacional de Educação (PNE).

— O PNE prevê plano de carreira. O professor quer buscar a chance de crescimento profissional. Se não for feito nada chegaremos a um ponto que haverá orçamento e alunos, mas não educadores — diz Cleuza, que aponta as áreas de Química, Física e Matemática como críticas.

Carência atinge todo o país

Maristela Kaminski, de 16 anos, que cursou o segundo ano do ensino médio no Colégio Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, vive uma realidade comum em Santa Catarina. Ela faz parte dos alunos sem aula por falta de professores na rede estadual. A jovem conta que, neste ano, teve aula somente no segundo semestre nas disciplinas de Geografia, Química, História e Sociologia. Levantamento do Sindicato da Educação do estado feito em 400 das 1.234 escolas estaduais apontou que há falta de professor em 90% delas. Cerca de 50% dos professores (34 mil) são temporários.

O secretário de Educação, Marcos Tebaldi, afirmou que existem casos pontuais. Mas a assessoria técnica da diretoria de Gestão de Pessoas informou que faltam cerca de dois mil professores e a carência é maior em Matemática, Literatura, Química, e Física, no ensino médio, e Artes, Português, Matemática, e Ciências, no fundamental. Santa Catarina foi um dos estados contrários ao piso nacional do magistério e pagava salário de R$ 609.

Em Mato Grosso do Sul, dos cerca de 17 mil professores efetivos e convocados da rede estadual, a metade não é concursada e está em sala de aula substituindo profissionais de licença médica, que estão ocupando outras funções ou cedidos para outros poderes. Já no Rio Grande do Sul, dos atuais 77 mil professores que estão em sala de aula, 26 mil não são concursados. Eles foram contratados por razões emergenciais, substituindo docentes fixos afastados.

A Secretaria de Educação do estado do Rio informou que investiu na melhoria salarial. O estado afirma que, neste ano, a carência de professores diminui de 11.773 para 1.550. Está em andamento um concurso para o preenchimento inicial de 3.321 vagas. Já a Secretaria municipal de Educação afirmou que havia déficit de 7.500 professores em 2009. Foram contratados 11.531, faltando hoje 91 educadores.

MEC abre inscrições para o ProUni em 14 de janeiro

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MEC abre inscrições para o ProUni em 14 de janeiro:

RIO - As inscrições para a primeira etapa de 2012 do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam no próximo dia 14 de janeiro, anunciou nesta quarta-feira (28) o Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições terminam no dia 19 e poderão ser feitas pelo site do Prouni. São Paulo é o estado com o maior número de bolsas disponíveis (68.513), seguido pelo Paraná (20.426) e Minas Gerais (19.522).

Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas. É preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem), com nota média igual ou superior a 400 nas provas objetivas e não ter zerado a redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma particular com bolsa integral.

Confira a oferta de bolsas de estudos do ProUni por unidade da Federação

As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Também podem solicitar a bolsa portadores de deficiência e professores efetivos da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar o benefício para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).

No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Lista de espera

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Criado em 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Evasão nos cursos de Pedagogia preocupa o MEC

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Evasão nos cursos de Pedagogia preocupa o MEC:

SÃO PAULO - O Brasil terá de correr contra o tempo para conseguir atingir a meta de zerar o déficit de professores no país em 2020. De 2005 a 2009, o país até conseguiu atrair mais alunos para os cursos de Pedagogia e formação de professor de educação básica, mas mais da metade das turmas desistiram antes do fim do curso.

O problema, dizem os especialistas, é a falta de valorização do professor. O salário — o piso nacional é de R$ 1.187,14 — equivale em média a 60% do que ganha outro profissional do mesmo nível no mercado. Segundo dados do Conselho Nacional de Educação, com base em números do IBGE, enquanto o salário de um professor no Distrito Federal fica em média em R$ 3.472, outros profissionais com formação similar ganham 28% a mais. Em Pernambuco, a diferença é de 48%.

— É um grande desafio, mas estou confiante que podemos alcançar a meta até mesmo antes de 2020 — afirma Luiz Cláudio Costa, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Segundo dados do MEC, em 2005 o país tinha 440.279 matriculados em cursos de Pedagogia ou licenciatura. Quatro anos depois, 118.376 se formaram e nada menos do que 55,36% deles (65.534) em cursos à distância. Na avaliação de Costa, a maioria das pessoas que procura pelos cursos à distância já dava aula, mas não tinha concluído curso algum ou lecionava em disciplina diferente da qual tinha se formado.

O número de estudantes que concluiu os cursos presenciais de pedagogia ou de formação de professor de educação básica está em queda. Em 2005, 103.626 se formaram. Em 2007, 79.196. Em 2009, foram 52.842.

Segundo dados do Boletim da Educação no Brasil, publicado pela Fundação Lemann em 2009, boa parte dos estudantes que decidem seguir a carreira tem educação básica fraca. "... Os dados do Enem mostram que 30% dos que ingressam nos cursos de Pedagogia e licenciatura estão entre os piores alunos do ensino médio. Além disso, mesmo entre os graduandos dos cursos de formação docente, 20% afirmam que a carreira de professor é uma segunda opção nos seus planos profissionais", diz o documento.

— O desafio é reduzir a evasão. Pessoas ingressam, mas quando olham a valorização de outros profissionais, mudam de área. O Brasil tem avançado, mas na formação de professores estamos aquém dos planos que temos para o país — diz o secretário.