quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

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GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA:
O Programa Ginásio Experimental Carioca é voltado para atender jovens do 2º segmento do Ensino Fundamental. Em 2011, dez escolas aderiram ao Programa:

1ª. CRE – E.M. Rivadávia Correa, no Centro da cidade;

2ª. CRE – E.M. Orsina da Fonseca, na Tijuca;

3ª. CRE – E.M. Bolívar, no Engenho de Dentro;

4ª. CRE – E.M. Anísio Teixeira, na Ilha do Governador;

5ª. CRE – E.M. Mario Paulo de Brito, em Vista Alegre;

6ª. CRE – E.M. Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque;

7ª. CRE – E.M. Governador Carlos Lacerda, na Taquara;

8ª. CRE – E.M. Nicarágua, em Realengo;

9ª. CRE – E.M. Von Martius, em Campo Grande;

10ª. CRE – E.M. Princesa Isabel, em Santa Cruz.


EM 2012, MAIS OITO ESCOLAS PARTICIPARÃO DO PROGRAMA:
 

1ª. CRE – E.M. Nilo Peçanha, em São Cristóvão;

2ª. CRE – E.M. Epitácio Pessoa, no Andaraí; 2ª. CRE – E.M. André Urani, na Rocinha;

3ª. CRE – E.M. Rio de Janeiro, no Jacaré

5ª. CRE – E.M. Malba Tahan, no Irajá;

6ª. CRE – E.M. Fernando Rodrigues da Silveira, em Costa Barros;

8ª. CRE – E.M. Mario Casasanta, em Magalhães Bastos;

9ª. CRE – E.M. Embaixador Araújo Castro, em Campo Grande

ESCOLAS DE TURNO ÚNICO- 7 HORAS

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ESCOLAS DE TURNO ÚNICO- 7 HORAS:
Escolas que Funcionarão em Horário Integral em 2012

Alunos de 120 escolas municipais terão aulas em tempo integral em 2012. Mais aulas de Português, Matemática e Ciências estão incluídas no novo currículo, que prevê turnos de sete horas.
A mudança na grade já havia ocorrido em 22 unidades da Prefeitura do Rio este ano. Das 120 unidades, 58 são CIEPs. O novo projeto de turno único beneficiou, nesse primeiro momento, escolas que ficam nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Das 22 escolas que já possuem horário integral, 10 são Ginásios Experimentais – escolas de segundo segmento, que possuem disciplinas eletivas e trabalham o projeto de vida dos alunos - e 12 são escolas da rede, adaptadas para funcionar em turno único.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, as unidades que passaram por essa transição em 2011 apresentaram melhores resultados nas provas bimestrais. - Nossa intenção é alcançar toda a rede municipal com o horário integral.
Mas escolhemos essas para dar um salto de qualidade e, assim, tornar a rede mais igualitária – declarou a secretária. Dentro do conceito de turno único, os alunos ficarão nas escolas durante sete horas. Ao longo do dia, terão mais aulas de Português, Matemática, Ciências, Educação Física e Inglês. Além disso, ainda terão disciplinas optativas, como Matemática Financeira, Artes e Leitura. A rede municipal de ensino possui 1.065 escolas, com mais de 670 mil estudantes.
Listas das escolas em tempo integral:
ESCOLA MUNICIPAL DARCY VARGAS

ESCOLA MUNICIPAL MAL MASCARENHAS DE MORAES

CIEP JOSÉ PEDRO VARELA

ESCOLA MUNICIPAL CANADÁ

ESCOLA MUNICIPAL MESTRE WALDEMIRO

ESCOLA MUNICIPAL GUARARAPES CÂNDIDO

CIEP PRESIDENTE TANCREDO NEVES

CIEP PRESIDENTE AGOSTINHO NETO

ESCOLA MUNICIPAL CAPISTRANO DE ABREU

CIEP PRESIDENTE JOÃO GOULART

CIEP NAÇÃO RUBRO NEGRA

ESCOLA MUNICIPAL BOMBEIRO GERALDO DIAS

ESCOLA MUNICIPAL DIOGO FEIJÓ

CIEP SAMUEL WAINER

CIEP ANTOINE MAGARINO T. FILHO

ESCOLA MUNICIPAL AFRÂNIO PEIXOTO

CIEP PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE CIEP DR. BENTO RUBIÃO
ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS

ESCOLA MUNICIPAL EURICO VILLELA

ESCOLA MUNICIPAL HERMENEGILDO DE BARROS

CIEP PATRICE LUMUMBA

CIEP CEL. SARMENTO

ESCOLA MUNICIPAL SEN. JOÃO LYRA TAVARES

ESCOLA MUNICIPAL REPÚBLICA DO PERU

ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MENDES

ESCOLA MUNICIPAL JEAN MERMOZ

ESCOLA MUNICIPAL TOBIAS BARRETO ESCOLA MUNICIPAL SENEGAL

ESCOLA MUNICIPAL LINS E VASCONCELOS

CIEP VINICIUS DE MORAES

CIEP MAESTRO FRANCISCO MIGNONE

ESCOLA MUNICIPAL PROF. SOUZA CARNEIRO

ESCOLA MUNICIPAL MIN. AFRÂNIO COSTA

ESCOLA MUNICIPAL MIN. PLÍNIO CASADO

CIEP DEPUTADO JOSÉ CARLOS B.MONTEIRO

ESCOLA MUNICIPAL HOLANDA

CIEP OLGA BENÁRIO PRESTES

CIEP JOÃO MANGABEIRA

CIEP JOÃO RAMOS DE SOUZA

CIEP HÉLIO SMIDT
CIEP PRES. SAMORA MACHEL

CIEP ELIS REGINA

CIEP LEONEL DE MOURA BRIZOLA

ESCOLA MUNICIPAL MONTESE

ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE GRONCHI

CIEP MESTRE CARTOLA

CIEP GRACILIANO RAMOS

ESCOLA MUNICIPAL J. CARLOS

ESCOLA MUNICIPAL PIRES E ALBUQUERQUE

CIEP DOM OSCAR ROMERO

ESCOLA MUNICIPAL PARAGUAI

CIEP AUGUSTO P. DE CARVALHO

CIEP MANOEL MAURÍCIO ALBUQUERQUE

CIEP METALÚRGICO BENEDITO CERQUEIRA

ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIO CARLOS

CIEP POETA FERNANDO PESSOA

CIEP GENERAL AUGUSTO CESAR. SANDINO

CIEP OSWALD DE ANDRADE

CIEP JOÃO DO RIO

ESCOLA MUNICIPAL MAX FLEIUSS

ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSONCIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO

CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES

CIEP ZUMBI DOS PALMARES

CIEP GLAUBER ROCHA

ESCOLA MUNICIPAL RODRIGUES ALVES

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DÍDIA MACHADO FORTES

ESCOLA MUNICIPAL ENGENHEIRO ÁLVARO SODRÉ

ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BANDEIRA

ESCOLA MUNICIPAL SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

ESCOLA MUNICIPAL RAUL FRANCISCO RYFF

CIEP AMÍLCAR CABRAL CIEP VILA KENNEDY

CIEP GILBERTO FREIRE CIEP CÉLIA MARTINS MENNA BARRETO

CIEP PADRE PAULO CORRÊA DE SÁ

CIEP ANTÔNIO EVARISTO DE MORAES

CIEP MAL.JÚLIO CAETANO HORTA BARBOSA

CIEP OLOF PALME CIEP MESTRE ANDRÉ

CIEP POETA CRUZ E SOUSA

CIEP MAESTRINA CHIQUINHA GONZAGA

ESCOLA MUNICIPAL LIMA BARRETO CIEP FREI VELOSO

ESCOLA MUNICIPAL PROF. IVAN ROCCO MARCH
CIEP MAL. HENRIQUE D. TEIXEIRA LOTT

CIEP THOMAS JEFFERSON

CIEP FRANCISCO SOLANO TRINDADE

CIEP ARACY DE ALMEIDA

ESCOLA MUNICIPAL PROF. FLORIANO DE BRITO

ESCOLA MUNICIPAL CORA CORALINA

ESCOLA MUNICIPAL PROF. GONÇALVES

CIEP ANITA MALFATI CIEP RAYMUNDO OTTONI DE CASTRO MAYA

CIEP PROF. DARCY RIBEIRO CIEP NELSON MANDELA

ESCOLA MUNICIPAL ALDEBARÃ

ESCOLA MUNICIPAL PROFª ZULMIRA TELLES DA COSTA

CIEP PRIMEIRO DE MAIO

CIEP MAESTRO HEITOR VILLA LOBOS



 

Educação Infantil: desafio é entender as necessidades do aluno

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Educação Infantil: desafio é entender as necessidades do aluno:

Muito antes de ensinar crianças a ler e escrever, escola e família devem estar preparados para lidar com uma série de outras necessidades que vão garantir que o aluno se desenvolva plenamente durante os anos seguintes. Voltada a crianças de zero a seis anos, a Educação Infantil é uma obrigação do Estado, mas inserir ou não a criança no ambiente escolar durante essa etapa é uma escolha da família. Especialistas afirmam que as diretrizes pedagógicas estão melhorando a qualidade do ensino, mas a área ainda apresenta carências.


Segundo a diretora da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdiC) da Unicamp, Roberta Borges, a escola precisa prestar atenção às necessidades das crianças nesta etapa, que diferem dos alunos mais velhos. “A educação infantil esbarra na formação do professor e na organização de espaços. O professor realmente preparado deve realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento da criança, e não apenas adaptar aquilo que é proposto aos estudantes maiores”, diz.


De acordo com Roberta – também organizadora do 2º Fórum Internacional de Educação Infantil, realizado em novembro -, a Educação Infantil deve voltar-se às habilidades cognitivas sem deixar de lado o desenvolvimento afetivo e físico. “É preciso ensinar valores, regras, limites, como se relacionar bem com o outro. Esses pontos não recebem muita atenção das escolas. O físico também é muito importante. Ela deve aprender a cuidar do corpo, se alimentar de maneira saudável, ter uma rotina, se trocar”, exemplifica. Segundo a professora, o desenvolvimento nos primeiros anos de escola – principalmente entre zero e três anos – é essencial para a formação posterior. “As experiências devem ser mais pausadas, para que ela realmente compreenda aquilo que está acontecendo e se desenvolva de acordo com sua faixa etária”, diz.


As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que contemplam normas de credenciamento e indicadores de qualidade, são responsáveis por regulamentar creche, frequentada de zero a três anos, e pré-escola, que antecede o Ensino Fundamental. Segundo a presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar de São Paulo (Omep/SP), Vera Miles, nessas duas etapas, a preocupação está voltada ao desenvolvimento pessoal, estimulando atividades lúdicas, a linguagem artística e oral, além de jogos simbólicos. “É uma fase para brincar. Os alunos são desafiados a resolver conflitos, cooperar e se relacionar”, diz.


De acordo com a professora, a Educação Infantil tem avançado muito em relação a legislação, diretrizes e propostas pedagógicas, que tem o objetivo de garantir um ambiente adequado e seguro. Mesmo assim, garante, um dos maiores problemas está ligado à falta de preparo dos educadores. “Esses professores não sabem trabalhar com a família, com a comunidade, e isso reflete no espaço em que a criança passa a maior parte do tempo”, afirma. A especialista também aponta problemas nos ambientes aos quais os alunos são expostos. “As instituições têm pouco material estimulante, poucos equipamentos adequados e hoje está sujeita a se tornar muito acadêmica. Isso porque os professores não tem uma visão prática das atividades que devem realizar em sala de aula”, sugere.


Mudança na idade mínima gerou polêmica

Recentemente, uma mudança na idade mínima para frequentar o ensino fundamental também gerou polêmica entre especialistas. Anteriormente, a idade para cursar a 1ª série era de sete anos. Com a nova lei, crianças que completam seis anos até 31 de março estão aptas a cursar o 1º ano – que surgiu para servir de ponte entre as duas etapas. “A entrada no Ensino Fundamental aos seis anos preocupa porque os professores não estão preparados para lidar com esses alunos, que requerem uma metodologia diferente. A criança vai para o 1º ano e passa a ficar a maior parte do tempo sentada, seus pezinhos não alcançam o chão. Só que ela deveria estar brincando, já que a vivência deve ser a base desses primeiros anos”, pontua.


A professora Roberta chama a atenção para a adequação do 1º ano de Ensino Fundamental. Segundo ela, é preciso dar continuidade ao trabalho que teve início nos anos anteriores. “Nessa faixa etária, não dá para avançar o conteúdo. É importante que ela continue construindo um raciocínio próprio de sua idade, que tenha, sim, atividades de leitura e escrita, mas que não haja uma antecipação dos conteúdos. Forçar uma evolução fora das possibilidades de sua faixa significaria um retrocesso”, alerta.


Por outro lado, a especialista aponta aspectos positivos na alteração: “A educação infantil não é obrigatória, mas o ensino fundamental é, e essa mudança faz com que todas as crianças ganhem um ano a mais de desenvolvimento.” A nova resolução aponta que, agora, os conteúdos do 2º ano equivalem à 1ª série de antigamente, permitindo que o aluno passe por um ano de adaptação a uma estrutura de ensino diferente daquela a que estava acostumada.


(Terra)

Jovens podem ganhar R$ 9 mil com Prêmio Agente Jovem de Cultura

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Jovens podem ganhar R$ 9 mil com Prêmio Agente Jovem de Cultura:
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O Ministério da Cultura publicou, no Diário Oficial da União, o edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, o MinC vai escolher 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições para a premiação estarão abertas até 31 de janeiro de 2012.

Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Cada selecionado irá receber premiação no valor de R$ 9 mil.

Os concorrentes poderão se inscrever de acordo com a faixa etária: serão 200 bolsas para jovens entre 25 e 29 anos, número igual para aqueles que têm entre 18 e 24 anos e outras 100 para os jovens de 15 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do SalicWeb, ou pelos Correios.

O edital terá duas fases: habilitação das propostas (análise documental eliminatória) e seleção (eliminatória e classificatória). Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: criatividade, inovação e boas práticas; impacto social da iniciativa; comprovação da qualidade e efetividade das estratégias de comunicação e de estratégias que promovam o empoderamento para o autocuidado; sustentabilidade valorização da cidadania e da diversidade cultural brasileira.


Clique aqui e acesse todas as informações sobre o edital.

MAIS UM ANO CHEGA AO FIM....

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MAIS UM ANO CHEGA AO FIM....:
E com ele paramos para nos avaliar e fazer um grande balanço sobre tudo. Dos momentos vividos, das coisas que ganhamos, das coisas que perdemos, do que conquistamos. das amizades que fizemos, do esforço e da dedicação que tivemos....
Enfim termino esse ano muito feliz, pois pude conquistar muitas coisas e fazer muitos amigos, alem do grande desafio de trabalhar atualmente em uma creche com crianças tao pequenas!!! Mais tenho a sensação do dever cumprido, que fiz o melhor que pude e que me dediquei com muita paixão e alegria a tudo que fiz.
Desejo a todos UM FELIZ NATAL E UM 2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES E GRANDES CONQUISTAS!!!!








O cotidiano faz do aluno escritor

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O cotidiano faz do aluno escritor:

“Para que conheçam nossa história, para que nosso trabalho seja reconhecido e para passar algo a eles”. (A.P., aluna da 1902)


Sou Professor I de Língua Portuguesa, educopedista no projeto Educopédia, e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Pretendo apresentar, neste relato, a experiência de aplicação de uma sequência didática, realizada durante o último semestre deste ano letivo com os alunos de 9º Ano da Escola do Amanhã Fernando Barata Ribeiro.


O objetivo do ensino da língua materna é desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (PCN, 1998). Nessa competência, dois importantes objetos de ensino têm sido abordados, por vezes, de modo improdutivo na escola: a variação linguística e a produção textual.


Sendo assim, a pertinência de minha sequência didática está em dotar de valor fundamental esses dois pontos nodais, visando a reconhecer no estudante um “estrategista da linguagem” (KOCH, 2006). Instado no processo de autoria e de letramento, foi-lhe assegurado o direito de ser sujeito de linguagem, de organizar seu dizer conforme seus propósitos comunicativos, para, de modo intencional e expressivo, construir crônicas, produzindo efeitos de sentidos diversos e despertando o interesse dos leitores.


A sequência partiu da ideia de que o falante culto é aquele que melhor adequa sua linguagem às diversas situações (PRETI, 2004), e perfez o seguinte caminho:


a) Estudo do gênero crônica: os alunos leram crônicas de diversos autores e de variados tons (poéticos, críticos, reflexivos, humorísticos), para compreender aspectos composicionais, temáticos e estilísticos do gênero, seus domínios, seus suportes e suas linguagens;


b) Realização de uma primeira produção: os alunos produziram crônicas livremente, para que fosse realizada uma diagnose das convenções da escrita e de seus perfis sociolinguísticos, de modo que estas categorias auxiliassem as intervenções vindouras do professor;


c) Leitura das crônicas selecionadas pelo professor: os alunos leram criticamente crônicas de autores consagrados, fazendo macroanálises dos textos, com focos nos aspectos sociais (idade, profissão escolaridade), situacionais (formalidade e informalidade) e geográficos (origens rurais e urbanas de localidades brasileiras), juntamente com microanálises, que consideraram aspectos linguísticos (fonéticos, morfossintáticos e léxico-semânticos), empregados pelos autores como intento estético para construir a verossimilhança dos enredos e dos personagens e narradores;


d) Produção final das crônicas: os alunos produziram crônicas, buscando aliar estratégias de variação linguística aos universos de personagens e narradores criados em seus enredos, de modo verossímil, seguindo processos de planejamento, produção e revisão dos textos, mediados pelo professor.


Conscientizar-se do trânsito entre as diversas variedades, padrão e não padrão, da língua e se apoderar do modo como elas são tecidas nas crônicas, certamente despertou em meus alunos um novo olhar sobre o uso linguístico, menos preconceituoso e mais humano.


A aplicação da sequência gerou excelentes frutos: um livro artesanal, que reúne as produções, e um blog, que pode ser acessado em barata9ano2011.criarumblog.com. Essas realizações dotaram os textos dos estudantes de sentido social, já que, como disse uma das minhas alunas, “ninguém escreve pra não ser lido”.


Anderson de Souto (PI – Língua Portuguesa)


 

MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011

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MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011:

Hoje foi o dia da formatura dos nossos alunos concluintes do 9º ano. Quando os vemos chegando  levamos um susto, e isso se repete todos os anos.Não são mais as crianças que aqui chegaram, são rapazes e moças feitos!
Eles chegam , nós os acolhemos, ensinamos a eles, aprendemos com eles, e gora lá se vão. Mas com certeza não serão “gauche na vida” como o poema de Drummond.
Fizemos o possível para que se tornassem pessoas de bem, demos conselhos, exemplos, conversamos e estamos os deixando irem, mas as lembranças que eles guardam vão com eles, e as nossas aqui, bem no escondidinho, com uma ponta de receio ficam guardadas, como se tivéssemos um reservatório para guardamos todas estas lembranças.
Daqui a alguns anos encontramos com algum dele, e ele nos diz: professora! Olha o susto, não me lembro do nome dele, mas aquele rostinho eu conheço!De qual escola será? De repente ele fala: professora eu sou o Joel, aquele que sentava na terceira fila lá na escola tal. Pronto foi o suficiente!Lembrei-me, ele não era lá essas coisas. Pergunto: O que você anda fazendo ele vai e me diz orgulhoso: sou gerente do banco tal! Pura felicidade deu certo, e eu também contribuí para isso! Valeu o esforço.
E assim vamos nós no nosso ofício de ensinar e de aprender, passando pela vida dos nossos jovens levando a eles, que estão tão desesperançados, a esperança de que ainda vale a pena ser correto, agir com lisura, ter um comportamento ilibado.
Enquanto estivermos por aqui, desempenhando o nosso ofício, ouviremos estes risos sem motivo aparente para nós, pediremos: Abaixe a blusa, escola não é lugar de umbigo de fora!Ela olha sem entender bem. Como? O que tem demais umbigo de fora! É assim mesmo que acontece, estamos precisamos explicar o óbvio, para nós, mas algo totalmente sem nexo para eles.

                                               À Direção, os Professores e Funcionários
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MAIS UM ANO SE VAI

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MAIS UM ANO SE VAI:
Estamos chegando ao fim de mais um ano letivo, e nós sempre nos fazemos a seguinte indagação. Fiz tudo o que devia? É possível que digamos, não.
Explicamos tudo, utilizamos os recursos que nos são oferecidos, trabalhamos com o concreto e com o abstrato. O concreto  é fácil de ser trabalhado,ele está na escola, e lá  fica quando vamos embora. Mas o abstrato não. São  emoções às quais estamos expostos todo o tempo problemas que percebemos, mas que nem sempre podemos resolver, e nos acompanham mesmo longe do recinto escolar.
Assim vamos desempenhando a nossa função, com muitas certezas e uma infinidade de dúvidas. Dúvidas próprias dos seres humanos, não do profissional que sabe colocar em prática o seu ofício, com competência e dedicação.
Fizemos planos, projetos, tentamos realizar o melhor e, apesar das dúvidas, chegamos a conclusão de que sim, fizemos o melhor! Lidamos com sonhos, com esperanças, com realizações e com derrotas, mas é importante que tenhamos como objetivo, também  preparar os nossos alunos para aprenderem a conviver com tais emoções, o que irá certamente prepará-lo para o mundo que irá encontrar lá fora. Vamos então nos despedir deste ano, e recarregar as baterias para o ano que irá começar após as férias.

Boas Férias

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GLAUBER ROCHA - Confraternização de fim de ano - grandes revelações dos amigos-anjos!

Confraternização de fim de ano - grandes revelações dos amigos-anjos!:
Descobrimos vários cantores no karaokê!
...
Muita alegria e muita descontração!
Mais uma homenagem ao Orgulho 6ª CRE!

AGUARDEM MAIS FOTOS!

MOMENTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO NA CM ZILKA SALABERRY

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MOMENTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO NA CM ZILKA SALABERRY:
                NO DIA 13 DE DEZEMBRO FOI DIA DE CONATERNIZAR E COMEMORAR O NATAL NA CRECHE ZILKA. AS EDUCADORAS PREPARARAM OS ENFEITES, MENSAGENS, ENSAIARAM COM AS CRIANÇAS ...
          CONVIDAMOS OS RESPONSÁVEIS PARA CONFRATERNIZAREM CONOSCO E FORAM MOMENTOS DE ALEGRIA E PRAZER NA NOSSA CRECHE, QUE ESTÁ SEMPRE ABERTA A ACOLHER TODOS OS QUE PARTICIPAM CONOSCO. A COMUNIDADE SE FEZ PRESENTE E COMEMORAMOS JUNTOS O NATAL. FOI LINDO!!!
          AS CRIANÇAS CURTIRAM O CLIMA NATALINO A TODO VAPOR...




                          RESPONSÁVEIS ANIMADOS CONFRATERNIZARAM CONOSCO



                            E ASSIM, FECHAMOS O ANO DE 2011 COM MUITO LOUVOR!!!

                            "E SERÁS COMO A ÁRVORE PLANTADA JUNTO A RIBEIROS DE ÁGUAS, QUE NA ESTAÇÃO CERTA DÁ MUITOS FRUTOS." PROVERBIOS 3