Publicação traz balanço da Reforma Psiquiátrica brasileira:
sábado, 17 de dezembro de 2011
Publicação traz balanço da Reforma Psiquiátrica brasileira
Publicação traz balanço da Reforma Psiquiátrica brasileira:
E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: E o Papai Noel chegou na Thomas Jefferson!!!
E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: E o Papai Noel chegou na Thomas Jefferson!!!: Com muita alegria, recebemos a visita do Papai Noel. Numa manhã festiva, onde 214 alunos foram presenteados, compartilhamos sentimentos que...
Abrigados da Unidade de Reinserção Social se formam pelo PEJA
Abrigados da Unidade de Reinserção Social se formam pelo PEJA:
Participei na manhã
de hoje, dia 15, da formatura das primeiras turmas do Programa de
Educação de Jovens e Adultos (PEJA), com 34 abrigados adultos da
Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor, em Paciência.
Todos eles participaram do projeto Classe Anexa Ciep Ismael Nery, uma
parceria entre a SMAS e a Secretaria Municipal de Educação
(SME).
São homens e mulheres que frequentaram aulas dentro do
próprio abrigo, nas categorias alfabetização, ensino fundamental e
informática. Alguns deles nunca haviam ido a escola; outros não
tinham o ensino primário concluído, e muitos tiveram contato com o
computador pela primeira vez. Além da leitura, escrita e operações
fundamentais da matemática, a proposta pedagógica do PEJA explorou
temas como deveres e leis que regem o mundo do trabalho, preservação
do meio ambiente e noções de saúde física, psicológica e
mental.
Mais do que o trabalho que estamos realizando, vale
destacar a força de vontade dessas pessoas. Essa formatura nos
encheu de esperança e mostrou que é possível todos recomeçarmos
do início, mesmo quando perdemos a fé em nós mesmos. A dedicação
dos profissionais que participaram do projeto, tanto os professores
do PEJA, quanto a equipe do Rio Acolhedor, também é outro fato
que merece nosso aplauso. São profissionais que não cumprem apenas
uma carga horária, mas que se empenham para que esse projeto dê
certo. E é um projeto que está apenas começando. Em 2012 teremos
muito mais o que comemorar.
Secretária vê avanços, mas destaca necessidade de expansão da educação integral
Secretária vê avanços, mas destaca necessidade de expansão da educação integral:
Ao abrir reunião técnica sobre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, nesta terça-feira, 13, em Brasília, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse que a educação integral caminhou centenas de quilômetros desde 2007, quando foi instituída, mas que há muito espaço para crescer. Hoje, segundo a secretária, a educação integral é oferecida em cerca de 15 mil escolas do ensino fundamental, que atendem 3,2 milhões de estudantes.
Maria do Pilar ressalta que a expansão dessa modalidade de ensino, com qualidade, precisa envolver estados, prefeituras, secretarias de educação, ministérios, universidades e a sociedade. Ela salientou que o investimento do MEC na educação integral alcançou R$ 1 bilhão este ano e que os recursos devem ser ampliados em 2012.
Uma reunião de trabalho trouxe à Brasília cerca de 350 coordenadores estaduais e regionais dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Durante três dias, diretores, técnicos do MEC e coordenadores vão discutir os desafios da educação integral, a expansão em escolas na área urbana, o ingresso de escolas do campo no programa e o currículo, além da apresentação de experiências desenvolvidas em vários estados.
Expansão da educação integral [2011-2012] | ||
Unidades | 2011 | 2012 |
Escolas urbanas | 14.900 | 25.000 |
Estudantes | 3.200.000 | 4.500.000 |
Municípios | 1.500 | 3.500 |
Escolas no campo | — | (previsão) 5.000 |
De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), Jaqueline Moll, entre as questões importantes do debate estão como preparar crianças e jovens para viver como cidadãos plenos de direitos, não apenas para o mercado de trabalho, a competitividade e o uso de novas tecnologias. “Nosso desafio não é simples”, disse ela aos coordenadores.
Jaqueline também destacou a importância da integração das políticas públicas na melhoria da educação. Para ela, a educação integral precisa estar em conexão com programas como Escola Aberta, Saúde na Escola, e Bolsa-Família. “Nossa pauta diz que os agentes desses programas e dos territórios devem conversar cada vez mais para a ampliação do programa ser alcançada com qualidade”, afirmou. Jaqueline lembrou ainda que a presidenta da República, Dilma Rousseff, pretende levar a educação integral a 60 mil escolas públicas, urbanas e rurais, até 2014.
Grupos de trabalho também reúnem coordenadores do programa Ensino Médio Inovador para discutir currículo escolar, educação integral e expansão. No próximo ano, segundo Jaqueline Moll, o ensino médio inovador deve chegar a 2 mil escolas das 27 unidades da Federação.
Proposto pelo Ministério da Educação em 2009, o ensino médio inovador é um projeto de apoio técnico e financeiro oferecido a estados dispostos a melhorar a qualidade do ensino de nível médio. Entre as inovações estão o aumento da carga horária, nos três anos do ensino médio, das 2,4 mil horas atuais para 3 mil; a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas; o estudo da teoria aplicada à prática; o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva.
Conheça o programa Ensino Médio Inovador
Conheça o programa Mais Educação
(MEC)
MEC premia a criatividade de 39 professores
Brasília, 14/12/2011- O ministro da Educação, Fernando Haddad, entregou troféu aos 39 professores da educação básica pública que tiveram seus projetos pedagógicos escolhidos como os melhores em 2011 pelo Prêmio Professores do Brasil. A solenidade foi realizada no auditório do edifício sede do Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quarta-feira, 14.
Cada educador recebeu ainda um cheque de R$ 5 mil e a escola na qual leciona equipamentos audiovisuais no valor de R$ 2 mil. A quinta edição do prêmio recebeu 1.616 inscrições de professores de 18 estados. Os trabalhos premiados estarão disponíveis no Portal do Professor.
“Sabemos o quanto é difícil reinventar os cursos que damos para que os estudantes se motivem mais e mais com o conhecimento. É uma tarefa que dura para sempre, de reinventar a educação. E é isso que instiga o professor, que o faz querer continuar”, disse o ministro.
Ouça a íntegra do discurso do ministro Fernando Haddad [10’32’’]
Adiadas inscrições do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas realizado pelo MEC
Brasília, 15/12/2011 - As inscrições para o II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças estão prorrogadas para 16 de março de 2012. Serão premiados relatos de experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação. Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados em escolas públicas, também podem se inscrever enviando um texto narrativo. A experiência inclusiva da educação infantil que se destacar receberá menção honrosa.
O prêmio é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Mapfre. O objetivo é valorizar experiências escolares inovadoras de inclusão escolas de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação realizadas por gestores, professores e estudantes.
“Haverá diferentes categorias de premiação. As secretarias de educação e as escolas premiadas farão intercâmbio e os estudantes receberão computadores e uma visita a Brasília”, explica Martinha Clarete, diretora de políticas de educação especial do MEC.
Ouça entrevista com Martinha Clarete [Sonora: 3’05’’]
YouTube lança serviço exclusivo para escolas
YouTube lança serviço exclusivo para escolas:
YOUTUBE FOR SCHOOLS VAI REUNIR VÍDEOS EDUCATIVOS DE TEMAS COMO HISTÓRIA E MATEMÁTICA, FILTRANDO CONTEÚDOS QUE SÃO CONSIDERADOS MOTIVOS DE DISTRAÇÃO DOS ALUNOS.
Para ajudar a equilibrar o conteúdo, o YouTube trabalhou com professores e 600 organizações, como o Smithsonian e TED para selecionar o conteúdo disponível. Há também mais de 400 playlists classificadas por disciplinas.
Os professores podem sugerir novas listas e comentários para ajudar a integrar ainda mais o YouTube em sala de aula.
Os pilares
Os pilares:
A escola real não concretizou os direitos de aprender, conhecer e fazer, entre outros ideais
José Pacheco*
"O que resta para a escola ensinar?", perguntou a minha amiga Ely. E logo me vieram à mente os quatro pilares do relatório da Unesco. Terá a escola ensinado aquilo que Jacques Dellors, há muitos anos, recomendava? Os jovens terão aprendido a conhecer, a fazer, a ser e a conviver? Vejamos.E estamos conversados quanto ao aprender a fazer, a ser e a conviver: atentemos na manutenção de um ensino livresco, ao desprezo pelo desenvolvimento pessoal e social, consideremos o bullying e os assassinatos de professores.
No último reduto da transmissão de informação, os professores arriscam-se a ser uma espécie em vias de extinção. A carreira dos professores "conteudistas" está por um fio. A Ely contou-me que "professor Google" lhe ensina quase tudo. Nos seus 60 anos, como qualquer professor que se preze, a aposentada Ely continua a aprender. Achou um site em inglês com uma animação interativa do efeito do sal nas moléculas de água. E pôde experimentar como era a reação da água ao sal nas temperaturas que colocava no site. Entendeu uma das complexas propriedades coligativas da química. E o "professor Google" traduziu o texto, com perfeição, do inglês para o português.
Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, criou uma proposta metodológica para usar a internet de maneira investigativa e criativa: a webquest. E eu vi na TV um comercial, no qual uma jovem dizia que tinha tudo aquilo que precisava para estudar. Em casa. Na internet. Sem precisar cumprir horário de aula.
A escola que, infelizmente, ainda temos não logrou concretizar os quatro pilares da Unesco. E nem supeita de que há mais três: o aprender a desaprender, o aprender a desobedecer e o aprender a desaparecer. Aprender a desaprender, porque, como diria o Manoel, aprender é desaprender, para vencer o que nos encerra e aliena, porque desaprender vinte e quatro horas por dia ensina princípios, e porque precisamos emancipar-nos da tralha cognitiva que nos foi imposta.
Aprender a desobedecer, porque a maior parte dos normativos que regem o funcionamento das escolas são desvarios teóricos. Como diriam os mestres da não violência, leis injustas não merecem respeito e não deverão ser acatadas.
Os projetos humanos são produtos de coletivos. Já lá vai o tempo dos seres providenciais e insubstituíveis. Deveremos evitar gerar dependência em outrem, para que não nos tornemos (supostamente) "imprescindíveis". É preciso aprender a desaparecer, a fomentar autonomia nos grupos humanos em que participarmos. Uma autonomia que não pressupõe independência, mas interdependência. Como diria um amigo: interdependência, ou morte!
*José Pacheco é educador e escritor, ex-diretor da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal)
Fonte: Revista Educação - Edição 176 ( http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/176/os-pilaresa-escola-real-nao-concretizou-os-direitos-de-aprender-242586-1.asp)
Educomunicação é prioridade para a Conferência Nacional de Juventude
Educomunicação é prioridade para a Conferência Nacional de Juventude:
De acordo com o site, o professor considera que a educomunicação contribui para garantir uma maneira solidária e democrática de gestão, especialmente dessas tecnologias. E completa que “a prioridade dada a esta proposta mostra que a educomunicação foi eleita como uma maneira de dar sentido ao uso desses recursos que podem contribuir para as soluções que a juventude busca para suas questões cotidianas”.
ANTECIPAÇÃO DA DATA DE PAGAMENTO
ANTECIPAÇÃO DA DATA DE PAGAMENTO:
Antecipa a data de pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de dezembro de 2011, na forma que menciona.
CVAS: Clipping: AÇÃO CONTRA A DENGUE
CVAS: Clipping: AÇÃO CONTRA A DENGUE: Acompanhe uma ação de combate de mosquito da Dengue no rio, exibida no programa Bem Estar da Rede Globo. Exibido em 14 dez. 2011 - Progr...
DECRETO Nº 34947 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011
DECRETO Nº 34947 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011:
Art. 2° - O resultado da infração sanitária em dengue é imputável a quem lhe deu causa ou para ela
Art. 3º - A pena de multa consiste no recolhimento de importância em dinheiro, variável segundo a
Art. 4° - As infrações serão apuradas em processo administrativo próprio, iniciado com a lavratura
Art. 5° - A Notificação de Infração será lavrada pelo agente de saúde e posteriormente será
Art. 6°- As penalidades previstas neste Decreto serão aplicadas pelas autoridades sanitárias
Art. 7° – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura
Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura:
Publicação semanal traz panorama da doença na cidade e de seu combate.
Em 2011, segundo o prefeito, 1,7 milhão de criadouros foram eliminados.
Feliz Natal da CM Zuzu Angel...
Feliz Natal da CM Zuzu Angel...:
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.
Natal é tempo...
de olhar para o céu,
encantarmo-nos com a luz das estrelas
e seguir a estrela-guia.
e às que encontramos em nosso peregrinar,
à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.
de mais uma vez ouvir, acolher
e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.
É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e,
olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição,
para tornar este nosso espaço
um pouco mais parecido com o Céu.
de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe
e envolvermo-nos em silêncio orante.
É tempo de agradecer as manifestações de Deus
e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que,
na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria,
veio iluminar nossa fé.
de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.
É tempo de seguir com atenção
e humildade os passos dos pastores
em gestos de ternura,
sintonizar mentes e aconchegar corações.
de pensar no irmão próximo e distante
e de colaborar para o renascer do amor.
É tempo de, amorosamente, recompor a vida,
perdoar e abraçar, com a ternura
e a misericórdia do Coração de Deus,
os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.
estejamos atentos para perceber
e realizar o bem que estiver ao nosso alcance
e sermos um compreensível eco da mensagem de paz
daquela noite em que, gerado por obra do Espírito Santo,
de Maria nasceu o Salvador.
Festa de Natal
Muito Lindo!!1Parabéns!!!
Festa de Natal: Encerramento das aulas com o "Sonho de Natal", realizado no dia 12/12/2011.
Foi muito bom!!!
As crianças apresentaram uma Cantata de Natal, montaram um presépio vivo... todos adoraram este momento!
Cooperação prevê oferta de 10 mil bolsas em instituições francesas
Cooperação prevê oferta de 10 mil bolsas em instituições francesas:
Brasil e França assinaram nesta quinta-feira, 15, memorando de entendimento que possibilitará a concessão de 10 mil bolsas de estudos a brasileiros em instituições francesas no período 2012-2015. O acordo foi celebrado no Palácio do Planalto entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e o ministério francês das Relações Exteriores e Européias, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.
As bolsas previstas pelo acordo destinam-se a estudantes e pesquisadores brasileiros dispostos a fazer cursos de graduação na modalidade sanduíche ou doutorado nas modalidades sanduíche e pleno, nas áreas de matemática, física, química e biologia, engenharias e ciências tecnológicas. O processo de seleção será conduzido conjuntamente pelos coordenadores do programa no Brasil e na França.
Durante a cerimônia, também será firmado convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC e a CampusFrance, a agência nacional francesa de ensino superior para estrangeiros. A partir desse convênio, começam os trâmites para a concessão de 50% das bolsas previstas no acordo binacional.
Caberá à Capes garantir os recursos financeiros para transporte e manutenção dos bolsistas na França, bem como o pagamento das anuidades e taxas acadêmicas. A CampusFrance ficará responsável por colocar e supervisionar os bolsistas durante a estada no país europeu.
As 5 mil bolsas de estudos previstas no convênio serão concedidas por meio de editais específicos, a serem organizados por uma comissão mista da Capes e da CampusFrance. Podem participar do programa instituições públicas francesas de ensino superior e de pesquisa, com boa avaliação, de maneira a garantir a qualidade das instituições que acolherão os brasileiros.
Intercâmbio — O programa Ciência sem Fronteiras busca desenvolver a ciência e a tecnologia no Brasil por meio do intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Até 2014, serão oferecidas 101 mil bolsas de estudos — 75 mil pelo Poder Público e 26 mil em parceria com empresas estatais e instituições particulares. A oferta prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação —doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.
(MEC)
Situação da dengue no Rio é mais grave do que a anunciada, diz Eduardo Paes
Situação da dengue no Rio é mais grave do que a anunciada, diz Eduardo Paes: O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta quarta, 14, que a situação da capital fluminense em relação à dengue é mais grave do que a anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o Rio é um dos municípios em estado de alerta de epidemia da doença. "Na nossa
Reposição hormonal na menopausa melhora vascularização do cérebro
Reposição hormonal na menopausa melhora vascularização do cérebro: SÃO PAULO - Pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que o hormônio estrogênio tem efeito vasodilatador nas artérias e pode melhorar a vascularização do cérebro de mulheres na menopausa. (Clique na imagem abaixo para ampliar) Participaram do estudo, publicado
Grupo de GESTANTE!
Grupo de GESTANTE!:
Meio Ambiente apoia campanha de eletrorreciclagem
Meio Ambiente apoia campanha de eletrorreciclagem:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, realizará entre os dias 19 de dezembro de 2011 e 6 de janeiro de 2012, no Centro Administrativo São Sebastião, a Campanha Natal da Eletrorreciclagem. A iniciativa é para sensibilizar os funcionários e visitantes na sede da Prefeitura do Rio para os problemas causados pela disposição inadequada dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A campanha ocorrerá, também, em algumas estações do Metrô, como General Osório, Botafogo, Carioca e Pavuna. |
Projeto “Cidade para Pessoas” quer parcerias com escolas públicas
Projeto “Cidade para Pessoas” quer parcerias com escolas públicas:
De maio a dezembro deste ano, a jornalista Natália Garcia deu início ao projeto Cidades para Pessoas, percorrendo sete cidades – Copenhague (Dinamarca), Amsterdam (Holanda), Londres (Inglaterra), Paris (França), Estrasburgo (França), Friburgo (Alemanha) e Lyon (França). Foram mais de 50 entrevistas, relatando iniciativas que podem ajudar a melhorar as cidades brasileiras.
Todos os lugares contemplados pelo projeto foram planejados pelo urbanista Jan Gehl – grande inspiração para Natália -, tiveram sua consultoria ou são considerados por ele um bom exemplo de planejamento urbano para as pessoas.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
A primeira etapa se concretizou graças ao apoio de 285 micro patrocinadores, que juntos levantaram R$ 25.785 pelo site de financiamento coletivo Catarse. Natália agora trabalha no fechamento das reportagens que produziu, com um detalhe: todas elas serão licenciadas em Creative Commons, ou seja, sem restrições para reprodução ou utilização em obras derivadas.
Em 2012, a jornalista pretende dar início à segunda etapa do Cidade para Pessoas, com três novos destinos: as cidades de Accra (Ghana), Thympu (Butão) e Rishikesh (Índia). O próximo passo inclui também uma parceria com escolas públicas para o lançamento didático do projeto. Para isso, uma nova cota de patrocínio foi lançada no Catarse. A meta é arrecadar R$ 30 mil, com doações a partir de R$ 20.
Confira o site do projeto.
GRUPO DE TABAGISMO / CMS DR. NASCIMENTO GURGEL
GRUPO DE TABAGISMO / CMS DR. NASCIMENTO GURGEL: