sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Experiências bem-sucedidas de EJA vão receber medalhas na quarta-feira

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Experiências bem-sucedidas de EJA vão receber medalhas na quarta-feira:

A medalha é o reconhecimento de boas práticas.


Os autores das cinco experiências em educação de jovens e adultos vencedores da quinta edição da Medalha Paulo Freire receberão a premiação na próxima quarta-feira, 14. A solenidade será realizada às 19 horas, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.


Este ano, concorreram à Medalha Paulo Freire 72 trabalhos desenvolvidos nas cinco regiões do país. São vencedores os projetos nos estados do Acre, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e do Rio Grande do Sul. A comissão julgadora escolheu experiência da prefeitura de Teresópolis (RJ) para receber menção honrosa.


Promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, a Medalha Paulo Freire é concedida a iniciativas nas áreas de políticas, programas e projetos que ajudem a reduzir o analfabetismo e que possibilitem a jovens e adultos continuar os estudos na educação básica. A premiação é o reconhecimento de ações e políticas bem-sucedidas. Sua concessão não está vinculada a prêmio em valor de qualquer natureza.


Criada pelo já revogado Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003, que regulamentou o programa Brasil Alfabetizado, a Medalha Paulo Freire teve a continuidade assegurada pelo artigo 13 do Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007, reformulador do programa. O prêmio, que tem o nome de um dos mais notáveis educadores brasileiros, foi entregue pela primeira vez em 2005.


Confira os projetos premiados em 2011.


(MEC)

Então é Natal!!!Mais música

Então é Natal!!!Mais música

Analfabetismo cai, mas índice ainda é alto

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Analfabetismo cai, mas índice ainda é alto: Analfabetismo cai no Brasil entre a população com 15 anos ou mais de idade, mas taxa ainda é alta, apontam resultados Preliminares do Censo 2010.

Educação pública de qualidade é base para a garantia dos direitos infantojuvenis, defende professora finlandesa

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Educação pública de qualidade é base para a garantia dos direitos infantojuvenis, defende professora finlandesa: Em entrevista ao VIA blog, a finlandesa Sanna Ryynänen fala sobre os sistemas de proteção do Brasil e da Finlândia.

UNICEF lança relatório Situação da Adolescência Brasileira

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UNICEF lança relatório Situação da Adolescência Brasileira: A publicação revela como vivem e o que pensam os adolescentes e como o Brasil pode garantir aos seus cidadãos de 12 a 17 anos o direito de ser adolescente.

Educação: Distorção idade-série é grande no Brasil

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Educação: Distorção idade-série é grande no Brasil: Em 2009, apenas 50,9% dos adolescentes matriculados estavam no nível adequado para sua idade, ou seja, no ensino médio.

Vencedoras do Orgulho Glauber Rocha

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Vencedoras do Orgulho Glauber Rocha:
Parabéns, professora Edilza e Chefe III Ursulina!
Comprometimento e dedicação que crescem a cada dia!
Vocês são demais!

Plano Nacional prevê 8% de investimento do PIB para educação

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Plano Nacional prevê 8% de investimento do PIB para educação:

iG São Paulo

Comissão Especial da Câmara propõe porcentual abaixo do solicitado por entidades e acima do proposto pelo governo

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados protocolou nesta segunda-feira o relatório final do Plano Nacional de Educação que deve ser lido na terça-feira às 14h30. O documento define as estratégias para o setor para a década entre 2011 e 2020. O porcentual do Produto Interno Bruto (PIB) do País destinado à Educação, que era o ponto mais polêmico, ficou fixado em 8% até o fim da década. O projeto original do governo previa 7% e as entidades de defesa da área pediam 10%.


A leitura do relatório foi agendada e adiada cinco vezes. O relator da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) chegou a declarar que o total chegaria a 8,29% do PIB na semana passada, mas ele e outros parlamentares da base foram vencidos em discussões com o governo.


Após a leitura, abre-se o prazo de cinco sessões para apresentação de novas emendas ao texto. Desde a semana passada, vários parlamentares que são membros da comissão especial criada para avaliar o plano previam que caso a meta definida pelo relator fosse inferior a 10% do PIB seriam apresentadas mais emendas para tentar aumentar o patamar de investimento. Caso seja feito algum pedido de vista ao relatório, a aprovação do projeto pode ficar para 2012 já que o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro.


A versão original do relatório recebeu quase 3 mil propostas de emendas, um recorde do Congresso Nacional.


Principais mudanças


Entre as principais alterações está a garantia de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência que preferirem uma escola especializada. O ponto é polêmico, pois educadores defendem que cabe inclusão em todos os casos, mas instituições especializadas defendem que alguns estudantes perdem tempo em salas comuns.


A proposta do governo tratava somente da universalização do atendimento dos alunos com deficiência de quatro a 17 anos de idade na rede regular de ensino. O relatório de Vanhoni manteve a universalização, mas criou uma ressalva: caso não seja possível integrar esse aluno em classe comum, ele terá assegurado atendimento especial.


Outra demanda dos professores foi atendida no relatório. O projeto original trazia como meta a aproximação do rendimento dos professores àquele de profissionais de mesmo nível de escolaridade com equiparação até o fim da década. Pelo relatório, o governo terá seis anos para garantir que a renda do magistério some 80% da média dos outros profissionais. Ao final de dez anos, deverá atingir 100%.


O relatório também amplia a meta de expansão do ensino profissional técnico de nível médio. O governo propôs a duplicação dessas matrículas em dez anos. De acordo com o parecer, contudo, as matrículas serão triplicadas no mesmo período. Para o ensino superior, além de manter o aumento da matrícula no ensino superior para 33% da população de 18 a 24, o  relatório acrescenta que 40% desses estudantes deverão estar nas instituições públicas de ensino superior. Hoje o segmento privado responde por 75% das matrículas desse nível de ensino.


Já no caso do ensino em tempo integral, em que os estudantes têm aulas nos dois períodos do dia, o parâmetro de avaliação de cumprimento da meta também mudou. Pela proposta original, até 2021 deveriam ser oferecidas classes integrais em pelo menos 50% das escolas de todo o País. Segundo o documento apresentado hoje, em dez anos esse tipo de atendimento deverá beneficiar pelo menos 25% de todos os alunos da rede pública de educação básica.


Campanha comemora e critica


A Campanha Nacional pela Educação, que congrega ONGs e entidades representativas, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais, em uma primeira análise, avalia que o projeto apresentado avança em relação ao original do governo, mas precisa de revisões. Em nota, a campanha comemora dois pontos e critica outros três.


Para o movimento, o principal avanço foi a melhoria no Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQ). O indicador foi incorporado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) em maio do ano passado a partir de estudos feitos pela campanha com insumos como remuneração condigna dos profissionais da educação, formação continuada dos educadores, número adequado de alunos por turma, equipamentos e materiais didáticos, transporte e alimentação escolar, entre outros. 


Outro ponto enaltecido é o reforço do controle social. "Em primeiro lugar, para boa parte das metas, foram estabelecidas submetas ou metas intermediárias. Depois, foi determinada a inclusão das informações advindas das pesquisas e censos demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no escopo dos dados a serem utilizados para o monitoramento do novo plano. Por último e complementarmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ficará obrigado a produzir análises bienais para subsidiar a avaliação do novo PNE, que vigorará pelos dez anos imediatamente seguintes à sua aprovação", diz a nota. 


A Campanha, no entanto, avalia que há necessidade de mudanças essenciais no texto proposto pelo deputado. "A falha mais grave se dá na indeterminação de responsabilidades financeiras entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Em termos práticos, isso inviabiliza a expansão de matrículas com base em padrões de qualidade e coloca em risco a valorização dos profissionais da educação."


Também há críticas em relação a concepções pedagógicas como a questão da alfabetização até os 7 anos de idade, considerada precoce e em relação ao porcentual de investimento considerado baixo.



*Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara

Senado mudará projeto que expõe Ideb na porta da escola

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Senado mudará projeto que expõe Ideb na porta da escola:

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

Leitura da proposta na Comissão de Educação gerou pedidos de vistas para alterar forma de exposição da nota

A Comissão de Educação do Senado adiou a votação do projeto que torna obrigatória a exposição do Índice da Educação Básica (Ideb) na porta das escolas. O senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) alegou que a proposta pode causar constrangimento e pediu vistas para modificar a redação.


A proposta da senadora Lucia Vânia (PSDB-GO) obriga todas as unidades públicas de ensino fundamental e médio a instalar uma placa de pelo menos um metro quadrado junto a porta principal com os dados do Ideb. O relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), votou de forma favorável, mas em seguida dois parlamentares disseram que é preciso mais análise.


"Esses dados devem ser amplamente divulgados no interior da escola. Para que todos possam acompanhar. Expor na porta vai provocar disputa de escola para escola e corrida em busca de matrículas por parte dos pais nas escolas melhor avaliadas", afirmou.


Wellington Dias (PT-PI) também discordou. "Da forma como está pode criar estigma. Às vezes, a escola teve um problema conjuntural, um professor que adoece, por exemplo, e vai ser exposta unicamente por isso. Acho que o objetivo é nobre, bate com os interesses de ter o ideb, de dar o direito de escola de qualidade aos pais no momento da matrícula, mas podemos pensar em uma forma que não estigmatize", disse. Agora, o projeto fica disponível para revisão e propostas de modificações por cinco dias, depois pode voltar a ser votado.


O projeto foi proposto tanto no Senado quanto na Câmara a partir de uma ideia do economista Gustavo Ioschpe. Educadores se mostraram contrários. Ainda assim o projeto entrou em vigor no Estado de Goiás e no município do Rio de Janeiro.


O iG entrevistou especialistas no Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA) que analisaram o projeto e apontaram a inconstitucionalidade da medida. Em seguida, entidades como a Fundação Abrinq iniciaram campanha contra a proposta. A promotoria do Rio foi acionada pelo Movimento de Direitos Humanos, mas nunca se posicionou.

Filho(a) estabanado(a)

http://educaja.com.br/
Filho(a) estabanado(a): É muito comum quando o menino ou menina começa a chegar perto da adolescência e, de um dia para o outro, dá um salto de crescimento. Cresce a olhos vistos. Dependendo do fator genético este crescimento acelerado é até esperado. O que não se espera é o efeito que este crescimento rápido pode ocasionar. Quando [...]

FORMATURA DOS ALUNOS DO GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

FORMATURA DOS ALUNOS DO GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

Jogue e aprenda a Combater a Dengue

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Jogue e aprenda a Combater a Dengue: Um Jogo da memória para combater o Mosquito da Dengue. Jogue e me diga o que achou! Clique aqui: Memória …

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Criação de história em quadrinhos no Br.Office Impress

Idéia interessante.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html

Criação de história em quadrinhos no Br.Office Impress:





Identificar a arte antiga através da pesquisa, observando a produção artística da civilização egípcia;



Desenvolver a imaginação e a criatividade;



Utilizar novos softwares para elaborar a construção de uma narrativa;



Representar a oralidade através do discurso direto dos quadrinhos;



Despertar o interesse pela leitura e escrita.

Notícias do Seminário de Saúde Mental

A 6ªCRE foi a única CRE presente e muito elogiada pelo excelente trabalho realizado.
Notícias do Seminário de Saúde Mental:
Hoje (08/12) teve início o seminário anual de Saúde Mental da SMSDC, realizado na UERJ. O evento teve o apoio das CAP 2.1, 2.2 e 3.1,  Viva Comunidade  e FIBRA, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A abertura contou com a presença da Coordenadora de Saúde Mental da Cidade do RJ - Pilar Belmonte, do Superintendente dos Institutos - Mário Barreira, da Coordenadora Estadual de Saúde Mental -Ingid Jann, e do Subsecretário da SUBHUE/SMSDC  João Luis.

Emerson Merhy, realizou sua conferência sobre os 10 anos da Lei 10.216, para cerca de 370 pessoas que se dividiram em 2 auditórios no nono andar da UERJ.
Com sua fala marcante, pontuou sobre os avanços e dificuldades atuais da reforma psiquiátrica no Brasil, além de sua experiência na cidade de campinas. No final foi aplaudido de pé por todos.
No período da tarde, a mesa foi moderada por Domingos Sávio (ex-Coordenador Nacional de Saúde Mental), onde foi apresentado aos profissionais da rede de saúde, a prestação de contas das ações realizadas em 2011 e as propostas para 2012 pela área técnica de saúde mental do município.
Vale ressaltar ainda que estiveram presentes parceiros intersetoriais da Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, além das universidades: UFF, UFRJ e UERJ.
Amanhã (09/12) o evento continua com 3 mesas temáticas no período da manhã,  e termina ás 17hs com uma mesa comemorativa sobre os 15 anos de CAPS na cidade do Rio.

MEC quer tornar escolas espaços de produção.

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MEC quer tornar escolas espaços de produção.:

Ministérios da Cultura e da Educação querem tornar escolas públicas espaço de produção

Brasília - Os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad, assinam nesta quinta-feira  acordo de cooperação técnica sobre a política de cultura para a educação básica. O objetivo é fazer da escola um espaço de produção. O pacto prevê, inicialmente, seis ações entre as duas pastas, com orçamento estimado em R$ 80 milhões.
Projetos como os pontos de Cultura, pontos de Memória (museus), as Bibliotecas, os agentes de Leitura, o Cine Mais Cultura e os espaços culturais estão entre as ações previstas no acordo a serem implementadas nas escolas públicas a partir do próximo ano. A ideia é possibilitar também maior acesso dos alunos a livros de arte e a demais acervos culturais. Está prevista ainda a formação continuada dos professores de arte e a definição de uma política de cultura para os currículos escolares.
As informações são da Agência Brasil  

CRECHE ZILKA SALABERRY: COMEMORANDO A REELEIÇÃO DE DIRETOR

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CRECHE ZILKA SALABERRY: COMEMORANDO A REELEIÇÃO DE DIRETOR:            A CHAPA  UNIÃO FOI ELEITA COM 124 VOTOS O QUE NOS CAUSOU GRANDE ALEGRIA.        RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS VIERAM ASSISTIR A ...