sábado, 3 de dezembro de 2011

E. M. GENERAL OSÓRIO

(título desconhecido):

RJ registra mais de 163 mil casos de dengue desde janeiro, diz secretaria

http://www.google.com/reader/view/feed/http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fdynamo%2Fluta-contra-a-dengue%2Frss2.xml
RJ registra mais de 163 mil casos de dengue desde janeiro, diz secretaria: Foram confirmadas 137 mortes pela doença.
Em novembro, segundo o governo, foram registrados 559 casos de dengue.

SOLIDARIEDADE-Papai Noel dos Correios

http://bancodeatividades.blogspot.com/
SOLIDARIEDADE-Papai Noel dos Correios: A Campanha Papai Noel dos Correios, ainda está aberta.
Divulgue aos seus contatos e colabore para um Natal mais feliz de crianças carentes.
Todo o cronograma e como apadrinhar as cartinhas através do link:
http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011/index.cfm

Semana oitenta e um

http://www.blogdacompanhia.com.br/
Semana oitenta e um:

Os lançamentos da semana são:



O espetáculo mais triste da Terra, de Mauro Ventura

Com base num minucioso trabalho de campo e de pesquisa, Mauro Ventura traz à tona um drama sem precedentes na história do Brasil: o incêndio no Gran Circo Norte-Americano, que tem entre seus heróis médicos, escoteiros, religiosos e até uma elefanta, que salvou dezenas de espectadores ao abrir um rasgo na lona.


Reparação, de Ian McEwan (Nova edição econômica; Tradução de Paulo Henriques Britto)

Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.


14 contos, de Kenzaburo Oe (Tradução de Leiko Gotoda)

Estes contos brilhantes e provocadores revelam a trajetória literária de um dos maiores escritores japoneses vivos, ganhador do prêmio Nobel de 1994. Escritos entre 1957 e 1990, eles refletem não apenas a evolução da escrita do autor, mas também os seus temas recorrentes. Kenzaburo Oe foi construindo aos poucos um universo tipicamente japonês, habitado por personagens que jamais poderiam ser ocidentais. Inéditos em português e traduzidos direto do japonês.


Bom dia para nascer, de Otto Lara Resende

Em textos leves e cheios de estilo, o escritor comenta, discute e ilumina grandes momentos da história, mas

também aqueles eventos que quase passam desapercebidos em nosso cotidiano. Publicadas originalmente no início dos anos 1990, as crônicas de Otto converteram-se em um clássico instantâneo do gênero. Lirismo, comentário político, literatura e humor — nada escapa ao olhar agudo daquele que foi chamado por Paulo Francis de “o mais carioca dos mineiros e o mais mineiro dos cariocas”.


O Rio é tão longe: cartas a Fernando Sabino, de Otto Lara Resende

Um dos maiores missivistas das nossas letras em cartas francas, doloridas, engraçadas e altamente literárias. Honesto e até impiedoso consigo mesmo, Otto Lara Resende enfileira cartas em que relata ao amigo Fernando Sabino seu cotidiano em lugares como Bruxelas e Lisboa. A insônia, a literatura, os amigos (como Vinicius de Moraes, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos) e as mudanças culturais no Brasil e na Europa aparecem na prosa encantatória e sempre inteligente desse carteador incurável.


O romancista ingênuo e o sentimental, de Orhan Pamuk (Tradução de Hildegard Feist)

Em ciclo de seis conferências ministradas em Harvard, Orhan Pamuk fala sobre seu gênero literário de predileção, o romance, e sobre a experiência de ser escritor em um país periférico.


O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, adaptado por Stanislas Gros (Tradução de Carol Bensimon)

Em sua versão para os quadrinhos do clássico de Oscar Wilde, Stanislas Gros reconta com maestria a história do jovem narcisista que se dedica aos prazeres da vida, morais ou imorais, enquanto um retrato escondido em sua casa mostra sua decadência ao passar do tempo.


Mercado sombrio, de Misha Glenny (Tradução de Augusto Pacheco Calil, George Schlesinger e Luiz A. de Araújo)

A internet mudou a face do crime. Os novos ladrões e falsários têm conhecimentos avançados em engenharia eletrônica e programação, e podem lucrar milhões morando confortavelmente na casa dos pais. Misha Glenny narra aqui a história do crime organizado na internet e das primeiras comunidades eletrônicas do crime, grandes feiras digitais em que era possível adquirir e vender números de cartões de crédito e dados pessoais de usuários, além de uma série de outros serviços e programas escusos.


Madame Bovary, de Gustave Flaubert (Tradução de Mário Laranjeira)

Madame Bovary, publicado pela primeira vez em 1856, ainda é uma história atual sobre desilusão, infidelidade e a busca da felicidade. Revolucionário em sua época, foi o primeiro romance a exprimir a extenuante busca de Gustave Flaubert pela perfeição. Além do prefácio de Lydia Davis, um dossiê recupera a importância de Flaubert em seu tempo, com destaque para um artigo de Charles Baudelaire, escrito em defesa do escritor, reconhecendo a beleza deste livro.


Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac (Tradução de Rosa Freire d’Aguiar)

Por volta de 1830, aos trinta e poucos anos de idade, Honoré de Balzac elegeu seu projeto de vida: escrever uma série de romances, novelas e contos que retratasse a sociedade de sua época em todos os seus aspectos. Publicado em três partes entre 1837 e 1843, Ilusões perdidas explora com maestria três aspectos fundamentais para compreender a sociedade francesa do século XIX: os jogos de poder e intriga das classes aristocráticas, o contraste entre a vida na capital e na província e o lado sujo — cínico e politiqueiro — da atividade jornalística.


Apontamentos de viagem, de Joaquim de Almeida Leite Moraes

Diário de viagem escrito no final do século XIX pelo político e jurista J. A. Leite Moraes, avô de Mário de Andrade, é considerado um marco do gênero no Brasil. Introdução de Antonio Candido.


Saúde em questão, de Francisco I. Bastos (Ilustrações de Mariana Newlands)

Dos átomos e moléculas mais elementares até as grandes estruturas econômicas e sociais, Saúde em questão explica em linguagem acessível as bases do funcionamento da vida humana e de sua incessante luta contra as doenças. Da mesma série de Biodiversidade em questão, desenvolvida em parceria com a Fiocruz.


Biodiversidade e renovação da vida, de Henrique Lins de Barros (Ilustrações de Mariana Newlands)

Volume de lançamento da série Em Questão, desenvolvida em parceria com a Fiocruz, Biodiversidade apresenta a história da vida na Terra e sua atual degradação ambiental, propondo uma nova abordagem para a preservação dos ecossistemas ainda não destruídos — entendendo-a num sentido global, indissociável da cultura e da cidadania.


De olho em Zumbi dos Palmares, de Flávio dos Santos Gomes

Neste novo volume da coleção De Olho Em, Flávio Gomes elabora uma biografia de Zumbi dos Palmares a partir de ricas fontes documentais, discutindo a transformação do personagem em herói da resistência contra a escravidão e em símbolo da luta contra o preconceito racial.






Facebook
Twitter
del.icio.us
Tumblr
Digg
Google Bookmarks
LinkedIn
MySpace
Netvibes
Reddit
StumbleUpon
Technorati
RSS




IDÉIAS PARA O NATAL - Guirlanda de Natal

http://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com/
Guirlanda de Natal

5 Ideias de Natal

Passem no neste Blog, pois muitas idéias simples e práticas para decorar.
http://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com/
5 Ideias de Natal

Diretores de escola de ensino médio de SP e RJ ganharão MBA

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/index.html
Diretores de escola de ensino médio de SP e RJ ganharão MBA:

iG São Paulo

Entidades ligadas à indústria vão pagar formação para gestores das 3.800 escolas da etapa em São Paulo e 1.100 no Rio de Janeiro

Todos os diretores de escolas do ensino médio dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro serão convidados a fazer um MBA em Gestão Empreendedora com os custos pagos. A iniciativa é das Federações das Indústrias dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, Firjan e Fiesp, que investirão R$ 35 milhões na formação dos gestõres.


A proposta foi apresentada nesta quinta-feira como parte de um conjunto de ações em colaboração com o governo chamado de "Proposta para um Brasil + Competitivo". O documento traz colaborações nas áreas de energia, logística, banda larga e educação.


Na área de educação, Firjan e Fiesp criaram em conjunto um programa para qualificar, em até quatro anos, todos os diretores de escolas estaduais do ensino médio nos dois Estados. Serão 3.800 escolas contempladas em São Paulo e 1.100 no Rio.


Segundo as entidades, o objetivo é contribuir para a formação dos gestores no uso dos conhecimentos e ferramentas da gestão educacional, institucional e empresarial, tendo como base o desenvolvimento de conduta empreendedora. “Isso é uma revolução. Podemos mudar a qualidade de ensino nos nossos estados. Juntos, podemos mudar a história da educação brasileira”, declarou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio.


O MBA, semipresencial, tem atividades em ambiente virtual e encontros presenciais em todos os meses. Durante as aulas, são abordados estudos de caso, utilizadas linguagens eletrônicas (fórum, chat, quiz, wiki) e material em meio eletrônico e impresso. Os participantes recebem também indicação de bibliografia e links para material de apoio e aprofundamento.


Alunos terão iniciação a nanotecnologia


Outra oferta das federações é estender o programa de iniciação à nanotecnologia para alunos de escolas públicas. Serão 100 mil atendidos em até quatro anos, novamente com o custo – previsto em R$ 5 milhões – totalmente coberto pelas duas federações e realizado em escolas móveis.


Acompanhe: Ensino médio poderá ter grade horária flexibilizada


 

Como os agressores escolhem suas vítimas?

http://marcosliba.com.br/
Como os agressores escolhem suas vítimas?: Olá! Como você está?  Vamos conhecer mais um pouco do bullying? Nos posts anteriores falamos sobre os agressores e o espectadores. Hoje continuaremos falando dos agressores, mas vamos apontar as características das vítimas. É muito importante conhecermos as características de cada participante deste fenômeno para podermos ajudar as vítimas, ensinar a tolerância para os agressores [...]

III Mostra Pequenos Leitores

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Nossa além de lindos todos leitores. Parabéns meninas!!!
III Mostra Pequenos Leitores:
“A criança deve ser incentivada a ler imagens, admirar as obras de artes, desenvolver a criatividade e capacidade de “ler” os detalhes expressos na tela, pelo artista”

  A Creche Zuzu Angel mobilizou nesta sexta feira, 02 de dezembro  toda a comunidade para o encerramento de um projeto desenvolvido pelas nossas crianças e educadoras. O projeto “Pequenos Leitores” que teve o objetivo de apresentar às crianças do maternal I e II,  as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios artísticos  de forma prazerosa, rica e envolvente.
  Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
 A criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
  Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. dentro de seu universo de conhecimento e de percepção, as crianças da creche Zuzu Angel foram direcionadas pelas educadoras e produziram peças artisticas com massa de modelar, argila, areia, tinta, EVA...
  Os trabalhos foram expostos no pátio coberto da creche e poderão ser apreciado pelos familiares, colegas e convidados. Ao término do evento, cada criança levou sua produção e sua peça artística para casa e os familiares participaram na produção de um cartaz coletivo 
"Aqui você faz a sua arte".



Confira:

IVAN CRUZ

(1947)

Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível o resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras. Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...
Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou:

 “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço no coração”.



DI CAVALCANTI

(1897-1976)

A obra de Di Cavalcanti mostra a cultura brasileira e temas típicos do país, como o carnaval, o samba e o negro. Ele dizia que a mulata era o símbolo do Brasil e ficou conhecido no mundo todo como “O PINTOR DAS MULATAS”.
Além de pinturas, também fez ilustrações e caricaturas.

“Moço continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono”.


ALFREDO VOLPI

(1896-1988)

Suas obras retratavam as casas dos bairros vizinhos e paisagens do litoral sul paulista. Com o tempo sua pintura se modificou. As figuras humanas e animais foram desaparecendo de suas paisagens e Volpi passou a se concentrar nas fachadas das casas. Aos poucos, as portas e janelas que pintava foram se transformando em figuras geométricas, como quadrados, retângulos, triângulos, círculos e semicírculos.
Com quadrados e triângulos, Volpi pintou as bandeirinhas, tão conhecidas em sua obra.




TARSILA DO AMARAL

(1897-1973)

Em suas telas registrou a realidade do interior com suas árvores, riachos, laguinhos, bichos, igrejas e santos, usando as cores rosa, azul e verde.
Retratou também a cidade de São Paulo, suas pontes, trilhos e chaminés, os trabalhadores e viajantes desamparados das ruas.
Sua obra é um retrato do Brasil e Tarsila é considerada a mais modernista das artistas brasileiras.




Apresentações, participações e visitas: 


Olimpíada de Matemática da 1401

Parabéns aos alunos e toda equipe.
Isto é bom demais.
http://emthomasjefferson.blogspot.com/
Olimpíada de Matemática da 1401:

"Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência."
(Irene de Albuquerque)

      Na última semana, os alunos da turma 1401 participaram de uma Olimpíada da Matemática
e os que mais se destacaram foram premiados com medalhas e brindes.
Parte dos vencedores de 2011

Juntinhos com a nossa coordenadora Vera

Com a diretora Célia Regina
Alguns vencedores com a professora Mara e a diretora adjunta Eva

       Parabéns pra essa galerinha vitoriosa  que enfrentou os desafios e mostrou que sempre existe uma solução para tudo!!!

Os destaques da Matemática da  turma 1401 em 2011


Grupo completo com a professora Mara

         Aos que não foram premiados dessa vez, continuem treinando,
pois ano que vem tem mais!!!