sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Blog da Professora Mônica Queiroz: Menina bonita do laço de fita

Blog da Professora Mônica Queiroz: Menina bonita do laço de fita: Nesse mês de Novembro nossos trabalhos estão sendo realizados em torno do tema: Menina bonita do laço de fita . Depois de ler e assistir ...

Formação de redes para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes

http://www.viablog.org.br/
Formação de redes para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes

Secretária de Educação, Claudia Costin, participou do lançamento da série "Escolher dá trabalho"

A produção é voltada para alunos do segundo segmento da rede municipal
09/11/2011 » Autor: Fernanda Reis

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participou, na manhã desta quarta-feira (dia 9), do lançamento do programa “Escolher dá trabalho”, na Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca. A série, produzida pela Multirio, é voltada para alunos do 2º segmento e tem como objetivo abordar projetos de vida dos estudantes, levando-os a refletir sobre seus caminhos profissionais e a necessidade de investir desde cedo em suas escolhas. Além da secretária Claudia Costin, também estiveram presentes no evento a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, a coordenadora da 2ª CRE, Maria Inês Brazuna, a diretora da escola, Rose Antunes e a diretora do programa, Paola Barreto.

Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a importância da série na vida dos alunos do 2º segmento das escolas municipais.

- Este é um material para que os alunos de 6º a 9º Ano possam ser expostos a diferentes profissões, ouvir profissionais que fizeram diferentes escolhas e saber o que deu certo e o que deu errado na carreira deles. Quem vai fazer a escolha será o aluno, mas é muito importante que eles ouçam pessoas que já fizeram suas escolhas e conheçam diversas profissões através da série – declarou a secretária.

Em 13 episódios, a série explora diversas áreas do mercado, como engenharia, arquitetura, saúde, gastronomia e comunicação, entre outras. A cada programa, dois profissionais em atividade na área – um de nível técnico e outro superior – contam suas experiências, esclarecem dúvidas e dão dicas que ajudam a despertar o interesse do jovem em conhecer as profissões. O programa “Escolher Dá Trabalho” é gravado com alunos de cinco escolas que fazem parte do Ginásio Experimental Carioca. A estreia será neste sábado (dia 12), às 19h, no canal 14 da Net.

Para a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, este programa vai complementar o trabalho realizado com os alunos do Ginásio Experimental Carioca (GEC), que tem como uma das bases, o apoio ao projeto de vida do aluno.

- A ideia do programa é trazer, com uma série televisiva, alguns esclarecimentos para os alunos, principalmente os do GEC, sobre vida profissional, carreiras que podem ser seguidas, entre outras coisas. Todo esse trabalho será somado com o que já veio sendo feito com os alunos ao longo do ano – afirmou a presidente a MultiRio Cleide Ramos

A aluna do 9ª ano do Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, Priscilla Ximenes, aprovou o programa.

- É muito importante essa inciativa, o programa ajuda a esclarecer várias dúvidas que nós temos em relação ao futuro, questões que só a gente pode resolver. Além disso, os professores do GEC nos ajudam muito na descoberta da nossa vocação – disse a aluna.

GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

O Ginásio Experimental Carioca, implantado este ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. O novo modelo de ensino, com atendimento em tempo integral, mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês e professores com dedicação exclusiva, além de outras ações, é voltado para alunos do 7° ao 9° ano. O programa passou a ser adotado em dez unidades escolares e para o próximo Ano Letivo será ampliado, com a inclusão de mais sete escolas.

Entre algumas das ações do programa estão disciplinas eletivas, que serão de livre escolha dos alunos, salas de aula temática, ou seja, há o deslocamento dos alunos até a sala de cada disciplina e bibliotecas compostas com grande clássicos da literatura e material de pesquisa de profissões.

GLAUBER ROCHA - 11-11-11 Feira de Ciências

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
11-11-11 Feira de Ciências:
As crianças trabalharam muito, pesquisaram e fizeram lindas atividades!
PROJETO HORTA ESCOLAR

Projeto de Reciclagem
Os morcegos invadiram o CIEP! Imaginem tudo no escuro!
Que charme o trabalho da EI-10!
...


Mídias sociais facilitam interação com alunos e podem ser instrumento pedagógico, defendem especialistas

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Mídias sociais facilitam interação com alunos e podem ser instrumento pedagógico, defendem especialistas:
Escolas precisam experimentar o uso das mídias sociais para aproximar o conteúdo pedagógico da realidade dos alunos, apontaram especialistas em educação que participaram nesta quinta-feira de seminário sobre o tema, no Rio. Segundo eles, o ideal é testar várias tecnologias e ver qual se adapta às regras da escola e os recursos disponíveis aos alunos, aos professores e aos pais.
Ao apresentar casos bem sucedidos e problemas gerados pelo mau uso de redes sociais, o autor do livro Socialnomics: Como as Mídias Sociais Transformam o Jeito que Vivemos e Fazemos Negócios (na tradução livre), o norte-americano Erik Qualmn, disse que é preciso ousar na educação e não restringir as aulas ao método tradicional que se resume a palestras, sem interatividade.
- Precisamos prestar atenção nos alunos, ver com qual ferramenta ou equipamento eles estão mais familiarizados e dar o primeiro passo - disse Qualmn no seminário Conecta, organizado pelo Sesi/Senai. Ele sugeriu, por exemplo, que escolas passem deveres de casa que possam ser apresentados pelo Youtube e substituam livros pelos ipads - aparelhos que reúnem computador, video game, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital.
- Em muitos lugares, existe o debate sobre o uso, pelas crianças, de telefones celulares - disse sobre a disseminação dos smartphones - celulares conectados à internet.
- As escolas precisam checar ao que é melhor para si. Na (Universidade de) Harvard, o ipad é permitido em algumas aulas. Outras aulas são dadas da mesma forma há cem anos - acrescentou Qualmn, que também é professor de MBS da Hult International Bussiness, nos Estados Unidos .
Em uma escola pública do município de Hortolândia (SP), Edson Nascimento, professor de educação física, deu o primeiro passo na adoção de novas tecnologias como instrumento pedagógico. Ele criou um blog para divulgar o conteúdo das aulas e conquistou alunos até de outras escolas. Nascimento diz que o principal desafio para difundir a tecnologia na escola é convencer os demais professores a aceitá-la como um recurso educativo.
- Isso não é uma coisa tranquila, não temos adesão de 100% dos professores. Pessoas entendem que se migrarem para a tecnologia não vão mais saber dar aula. Apegam-se ao giz e à lousa como se isso lhes desse controle da turma. Mas os alunos acabam prestando atenção em outras mil coisas - disse Nascimento, que dá aulas para uma escola de 500 alunos de ensino médio e fundamental.
O professor americano Qualmn acrescentou que o próprio uso da internet pode estimular debates sobre a veracidade de conteúdos disponíveis na rede, além de incentivar a produção de conhecimento de forma colaborativa, como o que está disponível no Wikipedia, uma espécie de enciclopédia online aberta, que aceita contribuições de qualquer usuário.
Pedagoga de uma escola particular do Rio, que criou sua própria rede social, Patrícia Lins e Silva relatou que a ferramenta ofereceu "ganchos" para que a escola discutisse tópicos como o uso de "palavrões" e a superexposição de ídolos de adolescentes na rede.

Fonte: O Globo 03/11/2011

Como usar o Twitter a favor da Educação

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Como usar o Twitter a favor da Educação:
Compartilhamos abaixo texto e dicas do blog CadernoDia para uso do Twitter na Educação. Leia, reflita e veja se são boas para você!!!

"Adotar novas ferramentas de comunicação não é nada fácil! Muitas vezes o que nos passa pela cabeça é que nunca iremos conseguir dominar as inúmeras plataformas que surgem, a cada segundo, no mundo digital!
Descobrir qual a melhor maneira de explorar o Twitter, utilizando todos os benefícios que ele tem a oferecer, parece mais complicado ainda! A boa notícia é que, se você se sente perdido frente às novas redes sociais, atenção: você não está sozinho! Por isso é que já surgiram diversos sites que tentam instruir como fazer uso do Twitter de maneira inteligente.
Nosso objetivo, porém, é falar do uso do Twitter na educação. Como esse link pode acontecer? Como os professores podem utilizar essa ferramenta em sala de aula?
Professores que vivem na correria, sempre ocupados, com inúmeras atividades intermináveis, talvez pensem que o Twitter não valha a pena e que não conseguiriam NUNCA dominá-lo! Se pensam assim, possivelmente ainda não reconheceram que seus alunos estão em peso no microblog, trocando informações e criando redes de troca de saberes!
Por isso, a solução é se arriscar e ir atrás de dicas, manuais, sugestões que possam facilitar a familiarização com o miniblog.
Abaixo listamos alguns sites que poderão lhe ajudar nesse processo"
  • Dicas para usar o twitter na sala de aula

  • Lendo pensamento dos alunos – Twitter na sala de aula

  • Como usar o twitter na sala de aula?

  • 12 dicas para usar o twitter na sala de aula

  • Twitter chega à sala de aula como ferramenta para aprender técnica literária

  • O Uso do Twitter em sala de aula

  • Em vez de apostilas, o twitter entra em cena na sala de aula

  • Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula

  • Twitter para ensinar literatura

  • Twitter: uma ferramenta para ensinar síntese e coesão textual

  • Twitter chega à sala de aula com micro contos

  • Um guia para professores usarem o Twitter

  • Dicas para usar o twitter na sala de aula

  • Usos educativos do twitter (slideshare – Em espanhol)

  • Um passarinho me contou… Uso do Twitter na educação básica

  • O twitter na Educação (SlideShare)

  • As possibilidades do twitter na Educação


  • Fonte: 
    http://cadernodia.wordpress.com/2011/07/28/351/

    ENTREVISTAS COM OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA

    http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
    ENTREVISTAS COM OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA:         Na Oficina Histo é Geociências, os alunos entrevistam Milton da COMLURB, sob a orientação dos
    profs. Nadir e Walter.

    BlogAdão!: CIRCUITO CINE CURTAS

    BlogAdão!: CIRCUITO CINE CURTAS:  Hoje dia 07/11/2011 foi um dia diferente em nossa escola, recebemos a visita do projeto cine curtas .Aconteceram exibições durante to...

    CONVITE IMPERDÍVEL!!!!

    http://tramasdaleitura.blogspot.com/
    CONVITE IMPERDÍVEL!!!!: