terça-feira, 11 de outubro de 2011

Outubro rosa!

http://www.psfsantamarta.com/
Outubro rosa!: Você não sabe o que é o Movimento Outubro Rosa? Eu conto! É um movimento que dura um mês e é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Ele foi criado no ano de 1997, nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou pelo mundo.

Todo mês de outubro, como demonstração de apoio da causa, várias cidades ao redor de todo o mundo iluminam seus principais monumentos, como a torre de Pisa, o Cristo Redentor, o Opera House, o Coliseu, o Arco do Triunfo e o Monumento às Bandeiras.

O principal símbolo desse movimento é o laço de fita rosa – sabem o laço de fita vermelho, usado nas campanhas contra a Aids? No caso do câncer de mama, o laço é rosa, para combinar com as meninas. Neste mês, vemos muita gente adicionando os laços em suas fotos de avatar de Twitter, Facebook, blog e qualquer outra coisa por aí.


Por que preocupar-se com o câncer de mama?

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a informação de que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o câncer mais comum entre as mulheres. O número estimado de casos relatados de câncer de mama se aproxima dos 50 mil em 2011.

Quando esse câncer é diagnosticado cedo e tratado da forma correta, as chances de cura são bem maiores. Olho vivo, mulherada! Cuidem da sua saúde, façam seus exames periódicos, prestem muita atenção no corpo de vocês e parem já de adiar aquela consulta no médico! Isso se aplica principalmente àquelas mulheres que já tiveram casos de câncer de mama na família! (Machos, a dica vale para vocês também: pentelhem suas mães, irmãs, namoradas, esposas e etecéteras para realizarem seus exames!)

Vou contar uma coisa aqui pra vocês: neste ano, tomei um susto. Um dos meus exames de rotina veio com um resultado que preocupava a mim e minha médica. Por sorte, outros exames mostraram que tudo o que eu precisava fazer daqui pra frente era controlar minha alimentação, mas se eu não tivesse feito meus exames periódicos na data correta, poderia estar amargando uma doença muito séria daqui uns meses.

Sabe quais são as dicas dos médicos para quem tem predisposição (casos na família) ao câncer de mama?

  1. Diga não aos agrotóxicos: se você tem a oportunidade de priorizar os alimentos orgânicos, vá com tudo!
  2. Muito cuidado com as carnes que você come: da mesma forma que é bom evitar os agrotóxicos, também é bom comer carnes orgânicas, pois os animais crescem naturalmente, sem hormônios.
  3. Tofu: ele faz um bem danado para a pele, porque é feito de soja, e é rico em vitaminas B e E.
  4. Brócolis: ele tem propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que combatem vários tipos de câncer.

O CMS SYLVIO BRAUNER PROMOVE ATIVIDADE EDUCATIVA NA SEMANA DE COMBATE A SÍFILIS

http://otics-iraja.blogspot.com/
O CMS SYLVIO BRAUNER PROMOVE ATIVIDADE EDUCATIVA NA SEMANA DE COMBATE A SÍFILIS:
Foi realizado no dia 10/10/2011 no CMS SYLVIO BRAUNER na sala de espera com Equipe Costa Barros 05 e a Enf. Maria de Lourdes. 







CURIOSIDADE:

 A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum''''''subespécie pallidum''. A via de transmissão da sífilis é quase sempre através do contato sexual, embora existam exemplos de sífilis congênita através da transmissão de mãe para filho no útero.

Os sinais e sintomas de sífilis são numerosos; antes do advento dos testes sorológicos, diagnóstico preciso foi muito difícil. Na verdade, a doença foi apelidado de "grande imitador", pois muitas vezes era confundida com outras doenças, particularmente em sua fase terciária.

Capes oferece 1500 vagas para mestrado em matemática

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Capes oferece 1500 vagas para mestrado em matemática: Curso aperfeiçoa professores de matemáticaEstão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.

Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.

Ouça o Diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Clímaco.

Participe do Workshop de Culinária Saudável

http://nossospequenosleitores.blogspot.com/
Participe do Workshop de Culinária Saudável: O Conversas de Cozinha entrou para o seleto grupo de blogs que fazem parte do projeto Viva Positivamente da Coca-Cola Brasil, num esforço de divulgar a opinião das pessoas sobre sua visão positiva da vida, afinal não existe sustentabilidade sem respeito ao sentimento e a visão de mundo das pessoas.
Esta semana, fomos convidados a participar do Workshop de Culinária Saudável com Maria Cecília Corsi que acontece no dia 20/10/2011, das 15h às 17h30, no Espaço Carioca de Gastronomia (rua Teresa Guimarães, 26, Botafogo, RJ)
O workshop faz parte do projeto EMAGRECE, BRASIL!, promovido pelas revistas SAÚDE e BOA FORMA e que recebeu patrocínio da Coca-Cola. O objetivo é reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para conquistar um peso adequado e ganhar saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física.



Temos dois pares de convites para os nossos leitores que moram na Cidade Maravilhosa.
Para participar, é preciso:

1- ser residente na cidade do Rio de Janeiro;
2- seguir @cozinhaconversa ;
3- tuitar com link para este post ou deixar um comentário aqui dizendo: “Quero ir ao Workshop de Culinária Saudável com @ceciliacorsi a convite de (colocar o@twitter de vcs ou do blog)” (neste caso, não esqueça de indicar o nome que você utiliza para se identificar no Twitter).

ATENÇÃO: é preciso cumprir os 3 itens citados acima. Se o sorteado não for seguidor dos perfis, será desclassificado e outro sorteio será realizado em seguida.
[Esta promoção terá validade apenas para internautas residentes na cidade do Rio de Janeiro, ficando claro que este blog não se responsabilizará pelo transporte do ganhador até o local do evento.]
A promoção vale até a meia-noite de quinta-feira, 13/10/2011, com sorteio aleatório pelo Random.org e divulgação no dia seguinte, sexta-feira, 14/10/2011.


PESQUISA - EDUCOPÉDIA

http://educopedia2010.blogspot.com/

PARTICIPEM!!
PESQUISA - EDUCOPÉDIA:
Olá!

Como você sabe, testamos a Educopédia em algumas escolas-piloto no ano passado e começamos a utilizar a plataforma em toda a rede nesse ano. Ainda enfrentamos algumas dificuldades com a instalação de equipamentos e problemas com a conexão de internet, mas, mesmo assim, gostaríamos de saber a opinião de professores e alunos que já conseguiram utilizar a Educopédia com frequência (no mínimo 3 horas por semana) há pelo menos 2 meses, ainda que tendo de baixar apresentações e recursos para utilização offline. Não há qualquer risco ou prêmio associado à sua participação nessa pesquisa, mas você estará nos ajudando a melhorar a Educopédia e a educação pública na nossa cidade.

Contamos com a sua colaboração. Agradeço, desde já, a sua atenção e o seu tempo.


Rafael Parente

ATENÇÃO!!!!Centro de Estudos

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Centro de Estudos:
Atenção creches, EDIs e escolas que atendem à
 Educação Infantil!!!

A partir do dia 13/10, o material para o próximo CE 
será disponibilizado pela sua CRE!!!
É um DVD com o programa feito pela MultiRio,
 sobre a temática do ASQ-3.
Entre em contato com a GED para mais informações!!!

Bom trabalho!!!

UMA HOMENAGEM À PROFESSORA GRAÇA DA OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO POLO .

http://petanrj.blogspot.com/
UMA HOMENAGEM À PROFESSORA GRAÇA DA OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO POLO .: PARABÉNS PARA A PROFESSORA GRAÇA PELOS  40 ANOS DE
MAGISTÉRIO. ATUANDO E AINDA   CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS.
PROFESSORA GRAÇA.

Sonhamos tanto com os melhores momentos, que só percebemos quando eles já se foram.
Por isso viva somente o presente aproveitando ao máximo todos os momentos felizes que te acontecerem.
Dos momentos tristes, guarde somente a experiência que eles deixarem.
Porque as tristezas deverão ser apenas intervalos entre as alegrias...



VEJAM ALGUMAS CONSULTORIAS DE ATIVIDADES REALIZADAS NO POLO PELA ILUSTRE PROFESSORA GRAÇA.


CHOCOLATE MITO OU VERDADE! FAZ BEM OU NÃO PARA OS SERES HUMANOS?












CONHECENDO MELHOR SOBRE OS ALIMENTOS.


ALIMENTOS REGULADORES, ENERGÉTICOS  E CONSTRUTORES.














ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS?










A VERSATILIDADE DO MILHO.















HUMANIZANDO E ESCLARECENDO SOBRE A QUARESMA.
ATIVIDADE REALIZADA NA ÉPOCA DA PÁSCOA.

TEXTO EXTRAÍDO DA INTERNET



VEJAM AGORA UMA ATIVIDADE EM SALA DE AULA SOBRE O TEMA ABORDADO ACIMA.
UM DOS ALUNOS REPRESENTOU JESUS CRISTO NA ÚLTIMA CEIA.
VESTIDO DE BRANCO .
COMPARTILHARAM OS ALIMENTOS ETC.