domingo, 9 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO EAV DO PARQUE LAGE

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
PROGRAMAÇÃO EAV DO PARQUE LAGE:

ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE

PALESTRAS

Coleção Fórum Permanente
19 de outubro, 19h, Salão Nobre

Lançamento da coleção de publicações, seguido de mesa redonda com a participação de Anna Bella Geiger, Ana Maria Tavares, Glória Ferreira, Maria Tornaghi e Ricardo Basbaum.

Curadoria de Martin Grossmann
Mediação Claudia Saldanha


Programa Aprofundamento - Debates e Palestras
22 de outubro, 16h, Salão Nobre

Encontro com Brígida Baltar

O encontro integra a programação de debates e palestras do Programa Aprofundamento. Coordenado por Anna Bella Geiger, o programa conta com a participação dos professores Fernando Cocchiarale e João Modé, e Pedro França, como organizador e mediador dos encontros.


CINE LAGE

21 de outubro, 20h | Salão Nobre

Exibição mensal de vídeos e filmes programados por convidados.

Especial Antonio Manuel

Curadoria Ronald Duarte

Um dos filmes da programação, Anônimo e incomum, de Rogério Sganzerla, discute a posição do artista no mundo contemporâneo, implícita na poética de Antonio Manuel. Sua performance Corpobra, em que desce nu as escadarias do MAM, em 1970, assim como seus trabalhos com páginas de jornais sugerem um papel transformador da arte e uma postura radical do artista na sociedade.

Fazem parte da programação os seguintes curtas: Ocupações/Descobrimentos - 1998, Anônimo e Incomum - 1990, fantasma - 1994, Sucessão de Fatos - 2003 e Arte Hoje - 1976.

Na ocasião será lançado o nº22 da Revista Arte & Ensaios e haverá uma conversa com Antonio Manuel, entrevistado pela Revista e autor da capa desta edição.

A revista Arte & Ensaios é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e tem se destacado pela publicação de textos relevantes para o campo das artes visuais, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros.

ABERTURA DE EXPOSIÇÕES

MODELO VIVO
21 de outubro, 19h | Galerias 1 e 2
Professor e curador: Gianguido Bonfanti
Para essa exposição de alunos do curso de Modelo Vivo, o critério de escolha dos cinco nomes foi a passagem do período de aprendizado e domínio do desenho para o início de pesquisa de uma linguagem pessoal. Participam: Franklin Teredo, Gustavo Alves da Silva, Michael Sasso, Paulo Vieira e Rodrigo Heleno Vergueira. Saiba mais

Matriz_Digital_Urbano
21 de outubro, 19h | Galeria EAV
Professora e curadora: Tina Velho
Os trabalhos apresentados são resultado das propostas realizadas durante o curso "Matriz Digital". O mapa de bits foi a base para a investigação e o desenvolvimento de idéias sobre o movimento, a comutação e a interatividade. Participam: Aline Besouro, Bernardo Marques, Cadu Lacerda, Dalva Boleira, Felipe Felizardo, Grasi Femasky, José Fernando, Márcia Rommes, Lúcia Dias, Renato Leme Lopes, Thiago Antonio e Tom Ferr. Saiba mais
Afinal, o que há por trás da coisa corporal?
21, 22, 23, 27, 28 e 30 de outubro | Cavalariças

Ana Vitória
Neste trabalho, Ana Vitória realiza uma trajetória inspirada em seu diálogo com Lygia Clark, produzindo uma dimensão estética em que forma e matéria tornam-se operadores para a desconstrução do lugar comum. Saiba mais
Quinta e sextas-feiras, às 20h
Sábado e domingos, às 17h

EVENTOS

Ciclo Arte Sonora - Sala Cecília Meireles
15 e 16 de outubro, 19h | Pátio da Piscina

Dia 15
Le Soleil Même Pleut é um teatro musical com texto autobiográfico de Françoise Berlanger sobre a impotência perante a morte, a dor, a perda e a distância. O monólogo é acompanhado pela partitura original de Bo Van Der Werf executada pelo Octurn Ensemble. Além disso, o projeto envolve o trabalho do artista plástico Marcel Berlanger, responsável pela cenografia do espetáculo.

Dia 16
Octurn Ensemble é um grupo de jazz contemporâneo que há mais de uma década vem desenhando sua paisagem sonora através de abordagens diversas, mantendo, ao mesmo tempo, a originalidade e o espírito de pesquisa. Serão executadas obras de Fabian Fiorini, Jozef Dumoulin, Gilbert Nouno and Bo van der Werf.

CURSOS

Inscrições abertas

Arte: reflexão e atitude
Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale
Curso sobre a arte e sua prática, localizada entre a reflexão e o fazer, entre o pensamento e a ação artística. No início de cada mês são levantadas questões para reflexão sobre tópicos da arte contemporânea e sua relação com a filosofia. Num segundo momento, os trabalhos realizados pelos alunos são comentados e avaliados pelos professores.
5ª feira | 19h30 - 22h30 | Até 24 nov

A cidade sonora - Interferências urbanas, som e território
Romano
Conhecer a cidade sonora é perceber através dos seus ruídos e silêncios os territórios que a formam e seus agentes. Interferir sobre ela é tornar-se ativo nessa discussão deflagrando através das interferências sonoras, questões que estavam invisíveis, criando assim outros territórios na cidade.
Sábados | 10h - 13h | Até 26 nov


Workshop: o processo criativo - pensamento criativo e conceitualização
Charles Watson
O workshop consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo. Ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Destinado a grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers, e aqueles que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental.
Módulo III: Visualização
6ª feira: 19h - 22h | Sáb e Dom: 10h - 15h | 21, 22 e 23 out

EAV INDICA

Ronald Duarte
Curadoria Fernando Cocchiarale
Abertura 19 de outubro, 19h
Até 4 de dezembro
Galeria Laura Alvim


Valérie Belin
Curadoria de Evangelina Seiler e Adon Peres
Até 6 de novembro
Casa França-Brasil

João Modé
Até 26 de novembro
A Gentil Carioca

OBJETOS EXTREMOS
Icléa Goldberg
Até 6 de novembro
Galeria Anna Maria Niemeyer

ADJETOS
Alexandre Dacosta
Até 15 de novembro
Museu da República / Galeria do Lago

RELEVOS TRANSITÓRIOS
Cristina Bahiense
Até 27 de novembro
Centro Cultural da Justiça Federal

EAV do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ
eav@eav.rj.gov.br
Tel 21 3257 1800
Fax 21 3257 1822

Imagens: pesquisa Goolge


Informações enviadas por:

Jacqueline Mac-Dowell

Arte Educadora

SMERJ-CT Artes Visuais


Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Vacinas - atualização

http://toqueginecologico.blogspot.com/
Vacinas - atualização: Genteeeeee...
Semana passada fui numa aula sobre vacinas. Não estava levando nenhuma fé, pensei que fossem falar a mesma coisa de sempre, mas não! Temos mudanças!

Pra começar, eu queria chamar a atenção de todos para colocar suas vacinas em dia, pois todo mundo só se preocupa com vacinas durante a infância ou quando engravida. Às vezes, quando o governo faz campanha. Confesso que a culpa é nossa, profissionais de saúde. Mas eu me redimi. Desde que fui numa jornada sobre o tema entendi a importância de perdermos 5 minutinhos da consulta para conversar sobre vacinas com nossos pacientes. Na verdade isso não é perder minutos e sim ganhar, concordam?

Atenção MENINOS!!! a vacina para HPV já está disponível.

Falei disso em post anterior, mas quero ressaltar a importância em se vacinar. Meninas também!!! Agora, sabe o que é mais legal? Muitos planos de saúde cobrem a vacina. Alguns reembolsam, outros dão desconto! Não é ótimo??? Para as meninas a vacina se apresenta de duas maneiras, a bivalente e a quadrivalente, já para os meninos só existe a quadrivalente.

Uma coisa que me surpreendeu foi o retorno da Coqueluche no país. Já está presente em vários estados e mesmo que você tenha tomado a vacina na infância, deve se vacinar novamente. Além disso a meningite, que também é uma doença muito perigosa, está forte na Bahia, mas não é exclusividade daquele estado. A vacina que tomamos na adolescência era diferente da atual. Vale vacinar novamente.

Cabe aqui um parágrafo sobre a vacina contra o tétano. Antigamente, para o reforço desta vacina eram administradas três doses com intervalos de 1 ou dois meses, principalmente nas gestantes com vacina anterior há mais de 10 anos. As gestantes que se vacinaram há mais de 5 anos e menos de 10, necessitavam apenas de 1 dose na gestação. Essa recomendação se mantém, mas a anterior mudou. Mesmo as gestantes que se vacinaram há mais de 10 anos só necessitam de 1 dose de reforço, pois é só um reforço, como o nome mesmo diz. Melhor pra nós, porque essa agulhadinha dói, viu?

Procurem seus cartões de vacina (se ainda existirem, eu acho que nunca tive um, mas tenho uma reunião de papéis de comprovantes de vacina, todos juntinhos em algum lugar que não sei onde), conversem com seus médicos que irão lhes indicar as vacinas importantes que devem ser atualizadas, ok?

Uma aula de dar água na boca!

http://moniqueiroz.blogspot.com/
Uma aula de dar água na boca!:
O casamento é da Dona Baratinha, mas quem fez a festa foram os alunos do Maternal II. Com tantas especulações acerca dessa festa de casamento, nós decidimos experimentar uma receita de docinhos de leite em pó indicada pela Prof. Rafaela Cota.
O resultado??? Todos colocaram a mão na massa e os docinhos ficaram uma delícia!!!
Dona Baratinha já pode casar, que os docinhos são por nossa conta!





AGRADECIMENTOS:
Às amigas PEI's do EDI Ciep Gal. Augusto César Sandino, que sempre compartilham suas ótimas ideias com o grupo, contribuindo para o enriquecimento do trabalho realizado!

CIEP SANDINO - Festa do Dia das Crianças

http://moniqueiroz.blogspot.com/
Festa do Dia das Crianças:
No dia 07/10 aconteceu uma grande festa no EDI Ciep Sandino, antecipando a comemoração do Dia das Crianças.
Para que nossos alunos pudessem brincar e se divertir bastante, vários espaços da escola foram utilizados. Além do Parquinho e da Brinquedoteca, espaços lúdicos que fazem parte da nossa rotina, a quadra foi transformada em uma pista de velotrol com equipamentos acolchoados que foram explorados pelas crianças de diversas maneiras.
O pátio da escola também recebeu alguns brinquedos de parquinho que fizeram a alegria da criançada.
Para completar, guloseimas e uma decoração muito linda!
A Direção da escola aproveitou a festa para entregar os livros do projeto "Minha Primeira Biblioteca".

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 09 a 15 de outubro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 09 a 15 de outubro:




16ª PARADA LGBT

A 16ª Parada LGBT do Rio de Janeiro acontece neste domingo, 09 de outubro, a partir das 13h, na praia de Copacabana. O ponto de encontro é na Avenida Atlântica, na altura da Rua Figueiredo Magalhães, e a organização do evento pede que as pessoas se vistam de branco. A CAP 2.1 participa da 16ª Parada LGBT do Rio de Janeiro e, em parceria com a SMSDC-RJ, promoverá a distribuição de camisinhas masculinas, sachês de gel lubrificante, vacinação contra hepatite B e informativos sobre DST e Aids.


SERVIÇO SOCIAL, DIREITO À CIDADE  E POLÍTICA URBANA

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ) e a Rede Questão Urbana e Serviço Social (Rede Quess) promovem, nesta segunda e terça-feira o Seminário Estadual Serviço Social, Direito à Cidade e Política Urbana, na UERJ (auditório 91). A programação tem início na segunda-feira á noite, com a mesa de abertura Cidade Capitalista em Tempos de Exceção: conquistas e desafios do desenvolvimento urbano e do direito à cidade no Brasil, composta por Fátima Cabral, da Escola de Serviço Social da UFRJ, e Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Na terça-feira, o evento acontece de 9h às 18h, com debates e oficinas. As vagas são limitadas as inscrições devem ser feitas pelos telefones (21) 3147-8751 ou 3147-8753.

DIA DAS CRIANÇAS!

Em comemoração ao dia das crianças, o evento BrincaRio reúne designers e fabricantes de jogos e brinquedos educativos no Forte de Copacabana, de 8 a 12 de outubro. A programação inclui oficinas de papel, bonecos, malabares, brinquedos informativos, feira de brinquedos educativos, mesas de jogos para todas as idades, palestras para estudantes, pais e educadores e shows de artes circenses com os grupos ColetivoBravos e Trupe Performática Newronio. O evento é gratuito e a entrada no Forte de Copacabana custa R$4.


DOCENTES PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A SMSDC-RJ e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) realizam processo seletivo de docentes para o Curso de Formação Técnica de Nível Médio de Agentes de Vigilância em Saúde. O curso será ministro de novembro de 2011 a março de 2013, de forma regionalizada, nas dependências das Estações Observatórios de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde  (OTICS). Os candidatos devem ter nível superior, experiência em educação profissional (preferencialmente com atuação na área da saúde), habilidade para uso da ferramenta Office e da Internet e disponibilidade de 16 horas semanais (12 horas para atividades docentes em sala de aula e 4 horas para planejamento e reuniões de avaliação). Leia o edital do processo seletivo de docentes para o Curso de Formação Técnica de Agentes de Vigilância em Saúde

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Estão abertas até quinta-feira, 13 de outubro, as inscrições para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Ensp/Fiocruz. São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O curso, com duração de dois anos, está em sua oitava edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior. Acesse o edital do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.

 








Reunião 08/10/2011

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Reunião 08/10/2011: