sábado, 24 de setembro de 2011

O Retorno da Coqueluche

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O Retorno da Coqueluche:

Não sei se muitos de vocês perceberam, mas a Coqueluche foi bastante noticiada pelos jornais brasileiros nos últimos dias. Foram publicadas matérias no Globo, no Dia e no Terra, todas falando sobre o mesmo assunto, o aumento do número de casos da doença no Brasil e em vários países do mundo. As matérias podem ser conferidas no Clipping CIEVS RIO neste mesmo Blog.


Dados oficiais disponíveis na internet mostram que na América Latina, o número de casos da infecção pela bactéria Bordetella pertussis cresceu quase cinco vezes entre 2003 e 2008, e em todo o mundo são 50 milhões de casos por ano, com 300 mil mortes (OPAS e OMS respectivamente). Especialistas estão surpresos com surtos da doença registrados nos últimos anos. Em 2010, ocorreram 9.774 casos em um surto na Califórnia, o pior em 50 anos, onde 72% das vítimas eram bebês com menos de seis meses. Na Austrália a coqueluche atacou 35 mil pessoas, de julho de 2010 ao mesmo período deste ano, e 40% foram internadas.


Para relembrar, o Guia de Vigilância Epidemiológica traz informações úteis nesse momento de alerta, como vemos a seguir. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda transmissível que compromete o aparelho respiratório, causada pela bactéria Bordetella pertussis. O homem é o único reservatório natural e a transmissão se dá pelo contato de suscetíveis com doentes, por gotículas de secreção.


De distribuição universal, ocorre sob as formas endêmica e epidêmica. Em populações aglomeradas, condição que facilita a transmissão, a incidência pode ser maior na primavera e no verão. Contudo em populações dispersas tal sazonalidade nem sempre é observada. A suscetibilidade é geral, não existe uma distribuição geográfica preferencial, nem características individuais que predisponham à doença, a não ser a presença ou ausência de imunidade específica. Inclusive, a vacinação dos suscetíveis é a medida de controle mais indicada. O indivíduo adquire imunidade duradoura, mas não permanente, após contato com a doença ou vacinação adequada. A proteção pode declinar, em média, de 5 a 10 anos, após a última dose da vacina.


No Brasil, a morbidade já foi muito elevada até o início da década de 80, quando eram notificados mais de 40 mil casos por ano. A partir de 1983, a incidência foi caindo graças à elevação da cobertura vacinal, principalmente a partir de 1998. Entretanto, nos últimos anos, surtos vem sendo registrados, principalmente em populações indígenas. Em 2010, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 427 casos, sendo 80% deles em bebês menores de um ano. No Rio, o número de casos notificados saltou de 13, em 2010, para 27 neste ano, até agora.


Recentemente, as Prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, emitiram alerta solicitando atenção dos serviços de saúde para a detecção de casos suspeitos, tratamento e realização de coleta oportuna de amostras para a pesquisa específica de Bordetella pertussis.


O agravo é de notificação compulsória e o grande objetivo da vigilância epidemiológica é acompanhar a tendência temporal da doença para detectar precocemente surtos e epidemias.


Até sexta-feira que vem,


Equipe CIEVS RIO



Caixa Cultural Rio - Bullying Terceira edição do Cineducando

Caixa Cultural Rio mostra todas as faces do Bullying Terceira edição do Cineducando discute um dos mais preocupantes temas da atualidade A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 20 de setembro a 2 de outubro, a terceira edição do Cineducando, mostra dedicada ao cinema e à educação que, este ano, discutirá um tema da maior relevância: o bullying. A palavra “bullying” - de origem inglesa – definiu a violência juvenil, fenômeno conhecido dos personagens envolvidos no cenário escolar, mas que vem, nos últimos anos, ganhando contornos mais fortes e preocupantes em toda a sociedade. A despreocupação de discutir seriamente e combater o bullying termina por devolver o problema à sociedade, com casos de bullying no trabalho, nos condomínios etc. E o número crescente de filmes que abordam o tema sinaliza para a urgência de discussões profundas sobre a violência nas escolas e a delinquência juvenil. O evento oferecerá um ambiente fértil para reflexões sobre as relações entre cinema e educação por intermédio de filmes, livros, oficinas, encontros e palestras. Mostra de filmes: De 20 de setembro a 2 de outubro, em sessões às 16h e às 18h 18h30min serão exibidas obras clássicas e contemporâneas sobre o tema “bullying”, fornecendo elementos para o público refletir sobre o tratamento que o assunto vem recebendo no cinema, desde a metade do Século XX, até os dias atuais. Entre os filmes, destacam-se clássicos como: “Juventude Transviada”, que traz James Dean no papel de um jovem problemático que tenta se envolver com a namorada do líder da gangue da escola, gerando uma rivalidade com sérias consequências. E “Amor, Sublime Amor” (West Side Story), adaptação de Romeo e Julieta onde uma gangue de anglo-saxões persegue, debocha e oprime os integrantes de outra gangue composta por porto-riquenhos numa escalada de violência típica das gangues de rua. Além desses dois clássicos, outros destaques da mostra são: “Elefante” e “Se…”, ambos vencedores da Palma de Ouro, no Festival de Cannes, “Tiros em Columbine”, Oscar de Melhor Documentário, “Evil – Raízes do Mal”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e “Cobardes”, filme espanhol não lançado comercialmente no Brasil. Palestra com lançamento de livros: No dia 27 de setembro, às 18h, a psicóloga Maria Tereza Maldonado fará uma palestra sobre bullying. Uma oportunidade para que o público em geral, e a comunidade escolar em particular, sobretudo diretores e professores, ampliem seus conhecimentos sobre o tema. Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos com a psicóloga, para o lançamento de seus livros “Bullying e cyberbullying – o que fazemos com o que fazem conosco?” (Ed. Moderna) e “Teias” (Ed. Lafonte). Oficina para Professores: De 20 a 23 de setembro, às 18h, será realizada uma oficina de capacitação de professores, para uso do audiovisual em sala de aula. A oficina é gratuita e será ministrada pela equipe do CINEDUC. Os professores interessados deverão fazer a inscrição prévia, pelo endereço eletrônico: oficina@cineducando.com.br Encontro de Estudantes: Nos dias 28 e 29 de setembro, às 15h, será a vez dos estudantes se encontrarem, em uma sessão de vídeos de alunos, produzidos recentemente nas escolas. Para essa sessão, serão convidados os alunos responsáveis por alguns dos vídeos exibidos, e alunos de outras escolas que ainda não produzem vídeos, para que, após a sessão, eles possam trocar ideias sobre a experiência de produção de vídeo no espaço escolar. Serviço: 3º Cineducando – Cinema, Educação e Bullying Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ) Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (estação metrô Carioca) Telefone: (21) 2544 40802 Data: de 20 de setembro a 2 de outubro de 2011 Horário: Sessões às 16h e 18h30min Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes Entrada: R$ 2,00 (inteira) R$ 1,00 (meia) – além dos casos revistos em lei, clientes CAIXA pagam meia-entrada – Gratuito para professores Acesso para portadores de necessidades especiais.
Programação completa: http://www.facebook.com/l/7AQBYQ9CsAQChuSRBCpPoop_O1IrBZIiFESa3dx_iwYXWwA/www.caixa.gov.br/caixacultural e http://www.facebook.com/l/7AQBYQ9CsAQAQxoNq3hak1C_46-m0rbWGdWzsKtjcCm53fg/www.cineducando.com.br

Esportes e Lazer realiza Festival Olímpico Intervilas

FONTE - PORTAL PCRJ

O objetivo da competição é desenvolver os talentos oriundos das Vilas Olímpicas e aquecer para a Copa do Mundo de 2014

23/09/2011

Foto: Divulgação SMEL

Neste sábado e domingo, dias 24 e 25, será realizada mais uma etapa do III Festival Olímpico Intervilas 2011, após cinco semanas de competição. Os jovens atletas, entre 11 e 17 anos, estarão vivendo um pouco do clima da Copa do Mundo e Olimpíadas nesses dois dias de jogos entre as Vilas Olímpicas. O objetivo da competição é desenvolver o talento oriundo dos equipamentos esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e estimular o Projeto Rio em Forma Olímpico.

Ginásio Experimental Olímpico: novo modelo de ensino integra formação acadêmica e esportiva

FONTE: PORTAL DA PCRJ
23/09/2011

O Ginásio Experimental Olímpico terá como principal objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. A primeira escola do programa, em Santa Teresa, receberá o nome do ex-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, que faleceu em abril de 2010. O começará a funcionar no início do ano letivo de 2012 e oferecerá cerca de 420 vagas para 6º ao 8º Ano.



As escolas integrantes do programa contarão com um modelo pedagógico inspirado no Ginásio Experimental Carioca, que inclui três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. No caso, uma ênfase especial será dada aos valores olímpicos. Além disso, os alunos também farão uso da Educopédia, uma plataforma de aulas digitais de todas as disciplinas do 6º ao 9º Ano, e terão aulas de Inglês todos os dias.



Na parte esportiva, serão trabalhados os valores e as modalidades olímpicas. Os alunos participarão de diversas competições e terão duas horas, pelo menos, de prática desportiva por dia. Metodologias inovadoras também farão parte do programa, como a matriz curricular integrada e o NADE (Núcleo Avançado de Desenvolvimento Esportivo).



Em 2012, o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch terá:



- Educação em tempo integral

- Mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. Além de mais duas horas diárias de prática esportiva.

- NADE (Núcleo Avançado de Desenvolvimento Esportivo), que terá por objetivo criar novas metodologias voltadas para a prática esportiva, que posteriormente serão disseminadas para as demais escolas da rede.

- Sala de leitura compostas por um acervo atraente para a faixa etária, inclusive com material de pesquisa sobre as modalidades esportivas e grandes clássicos da literatura.
- Campo de futebol, ginásio, piscina, quadra poliesportiva, vestiários, pátio coberto, pisos de orientação e alerta, construção de rampas.

- 15 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de leitura, sala de artes e auditório.

- Aulas de Basquete, Vôlei, Handebol, Natação, Futsal, Futebol de Campo, Tênis de Mesa, Judô e Xadrez.

- Atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos de atleta e, assim, elaborar um projeto de vida relacionado ao esporte.

- Protagonismo juvenil, que será incentivado com: círculos de leitura, jornal escolar, rádio escolar.