quinta-feira, 25 de agosto de 2011
1ª Conferência Carioca de Juventude
1ª Conferência Carioca de Juventude: A 1ª Conferência Carioca de Juventude será uma atividade ímpar
na históriado movimento juvenil da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se
de uma primeiraexperiência de participação juvenil na formulação de
políticas públicas dejuventude para o município. A Conferência Carioca
é também a primeiraetapa de um processo nacional que culminará na
2ª Conferência Nacional deJuventude, a ser realizada em Brasília-DF
em dezembro de 2011. Com arealização desta Conferência Carioca
de Juventude, a cidade do Rio deJaneiro assume o seu papel federativo
e republicano na construção de umapolítica nacional de juventude em nosso país.
As etapas municipais deste processo nacional de conferências são um momento
privilegiado para se debater a transversalidade das políticas públicas de juventude,
refletindo o olhar e as demandas da juventude na sua relação com o território.
Temas como educação, saúde, mobilidade, cultura, esporte, lazer e infraestrutura
urbana serão analisados e debatidos sob a perspectiva dos jovens, fortalecendo os
valores de cidadania, pertencimento e engajamento político e social.
Neste sentido, a conferência também é um espaço para intercâmbio e troca
de experiências entre os mais diversos atores que participam da
formulação, elaboração e implementação de iniciativas, ações e políticas
direcionadas à juventude na cidade. Serão convidados a participar do
processo da conferência as mais diversas redes e movimentos juvenis,
organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa.
A conferência pretende aprovar resoluções e recomendações de políticas
públicas de interesse da juventude da cidade. Apostaremos em modelos
inovadores de diálogo e interlocução, privilegiando outras formas de
discurso, novas práticas e metodologias de encontro. Atividades culturais,
esportivas, oficinas, terão o mesmo destaque na programação que as
plenárias e grupos de discussão.
O cenário escolhido para a primeira edição da Conferência Carioca de
Juventude é o ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
A atividade irá agregar diretamente 600 pessoas durante 2 dias(17 e 18 de
setembro) de inúmeros encontros/debates, apresentações artísticas,
oficinas, práticas esportivas, exposições e espaços que se relacionarão de
forma dialógica.
Inscrições abertas para jovens de 15 à 29 anos.
www.conferenciacarioca.blogspot.com
A Rede Municipal de Educação do Rio na Feira Internacional de Arte Contemporânea
A Rede Municipal de Educação do Rio na Feira Internacional de Arte Contemporânea:
Repassando e-mail de Jacqueline Mac-Dowell:
Prezados Professores,
Quero convida-los a fazer parte do Projeto Piloto
de Curso de Extensão para alunos.
Este consiste em capacitar 10 alunos para
participarem da I Feira de Arte do Rio de
Janeiro, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de
setembro.
Primeiro iremos reunir um grupo de alunos que
tenham a partir de 16 anos e perfil para ser guia
de visitas orientadas na Feira. Você professor,
irá indicar esses alunos. Temos vagas para 50
alunos. O dia do curso será dia 31 de agosto de
2011, em dois horários no Centro de Arte Calouste
Gulbenkiam, ( Rua Benedito Hipólito, 125 próximo
ao Sambódromo e em frente ao terreirão do Samba).
Os horários são: Pela manhã, das 10h às 12h e à
tarde das 14h às 16h (que seja no contra turno do
aluno).
O aluno pode vir acompanhado do responsável ou do
próprio professor.
Os alunos escolhidos participaram apenas 1 (um)
dia da Feira. Ele estará recebendo duas escolas
neste dia e irá fazer a visita guiada com os dois
grupos.
Nós não estaremos todos os dias da Feira. Nosso
cronograma será: dias 8, 9 e 10 de setembro, ou
seja, quinta, sexta e sábado das 12h às 15h. Cada
grupo terá uma média de 30 a 35 alunos. A duração
da visita é de 1 (uma) hora.
Estaremos nos dias 25,26 e 29 de agosto, das 13hs ás 17hs
recebendo inscrições pelos telefones 2976 2328 e
2976 2335. Falar diretamente com Jacqueline.
O professor que se interessar em levar o seu
grupo também fará inscrições pelo mesmo contato.
Aguardo contatos
Sucesso!
Arte Educadora
SMERJ-CT Artes Visuais
IHA - Equipe Artes
NOTAS:
Ver postagem sobre a "Feira Internacional de Arte Contemporânea no Rio": http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/2011/08/feira-internacional-de-arte.html
Festa de cerimônia do troféu Rioeduca
http://marciabymarcia.blogspot.com/
Festa de cerimônia do troféu Rioeduca: Representei o CIEP Antônio Candeia Filho, um dos 5 finalistas na categoria "Rio, cidade de Leitores". A cerimônia aconteceu no Teatro Carlos Gomes. Valeu a participação!
SEMANA DA PÁTRIA - Hino da Nacional Ilustrado
Hino da Nacional Ilustrado:
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Música: Francisco Manuel da Silva
Escolas privilegiam alfabetização ao ensino da matemática, avalia secretária do MEC
Escolas privilegiam alfabetização ao ensino da matemática, avalia secretária do MEC:
(Brasília, 25/08/2011) – A secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, comentou na tarde desta quinta-feira, 25, o resultado da Prova ABC que fez avaliação da aprendizagem das crianças nos três primeiros anos de escola. De acordo com o estudo, os alunos do 3º ano do ensino fundamental têm mais dificuldade em matemática do que em leitura – apenas 42% dominam a adição e a subtração e conseguem solucionar problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Os resultados foram medidos por meio de uma avaliação aplicada a 6 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, das 27 capitais.
Segundo a secretária, nos últimos anos os governos municipais, estaduais e federal, além das próprias escolas, focaram mais a questão da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. “O diagnóstico tem que ser olhado com muito cuidado, e tem que servir para iluminar as nossas políticas. Em relação a matemática, é como se ele fosse um sinal laranja”, disse.
A Prova ABC é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Do total de alunos participantes, mais de 40% não têm o aprendizado em leitura esperado para esta fase, ou seja, que não dominam bem atividades como localizar informações em um texto ou o tema de uma narrativa. Em matemática, 57% teve desempenho abaixo do adequado.
O Ministério da Educação (MEC) só avalia os estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental. Antes desta fase, o único instrumento que existe para aferir o nível de aprendizado dos alunos é a Provinha Brasil, exame que é aplicado pelo próprio professor e serve para que ele possa saber como está o desenvolvimento dos seus alunos. Os resultados não são divulgados. Até o ano passado, a Provinha Brasil avaliava apenas os conteúdos de português e, a partir de 2011, a matemática foi inserida.
“O que a gente enxerga é que todos os nossos programas relacionados à alfabetização e à leitura estão efetivamente dando resultado. Sabemos que esse resultado [superior em leitura do que em matemática] tem relação com a Provinha Brasil, os programas de literatura infantil e o Pró-letramento que tem formado muitos professores na área de alfabetização”. A secretária avalia que agora é necessário aprofundar as ações em relação a matemática, especialmente a formação dos professores. (Texto da Agência Brasil)
Ouça entrevista com a secretária Maria do Pilar Lacerda [Sonora:4'15'']
MEC vai investir no ensino de matemática
MEC vai investir no ensino de matemática:
( (Brasília, 25/08/2011) – A secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, comentou na tarde desta quinta-feira, 25, o resultado da Prova ABC que fez avaliação da aprendizagem das crianças nos três primeiros anos de escola. De acordo com o estudo, os alunos do 3º ano do ensino fundamental têm mais dificuldade em matemática do que em leitura – apenas 42% dominam a adição e a subtração e conseguem solucionar problemas simples. Os resultados foram medidos por meio de uma avaliação aplicada a 6 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, das 27 capitais.
O Ministério da Educação (MEC) avalia os estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental. Antes desta fase, o aprendizado dos alunos é avaliado pela Provinha Brasil, exame que é aplicado pelo próprio professor e serve para que ele possa saber como está o desenvolvimento dos seus alunos. Os resultados não são divulgados. A partir deste ano, a Provinha Brasil que avaliava a aprendizagem de português passa também a aferir os conteúdos de matemática.
“O que a gente enxerga é que todos os nossos programas em relação à alfabetização e à leitura estão efetivamente dando resultado. Sabemos que esse resultado tem relação com a Provinha Brasil, os programas de literatura infantil, os acervos de biblioteca e o Pró-letramento que têm formado muitos professores na área de alfabetização”, diz a secretária.
Segundo Pilar é necessário aprofundar as ações em relação a matemática, especialmente na formação dos professores. Ela ressalta que nos últimos anos os governos municipais, estaduais e federal, além das próprias escolas, focaram mais a questão da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. “A gente tem de aprofundar a formação de professores nas séries iniciais, que muitas vezes priorizam a alfabetização. A criança tem de terminar o terceiro ano do ensino fundamental sabendo os fundamentos básicos da matemática”, afirma.
A Prova ABC é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Ouça entrevista com a secretária Maria do Pilar Lacerda [Sonora:4'15'']
Novidade em nosso blog!
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Em breve, mais fotos!
VIOLÊNCIA NO NAMRO É TEMA DE LIVRO
http://elosdasaude.wordpress.com/VIOLÊNCIA NO NAMRO É TEMA DE LIVRO:
A violência entre os jovens brasileiros, no contexto do namoro e do “ficar”, é tema de livro organizado pelas pesquisadoras Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/Fiocruz).
Intitulado Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros, o livro é resultado de um estudo pioneiro, desenvolvido por pesquisadores de nove universidades públicas e da Fiocruz. A pesquisa envolveu mais de 3 mil jovens, com idades entre 15 e 19 anos, de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Recife e Teresina.
A obra aborda os novos contornos da juventude no século 21, que implicam também mudanças nas relações amorosas e consquentemente, nas manifestações de violências íntimas.
“Nosso intento não foi apenas criar um conhecimento novo; ele vai muito além da publicação do livro. Envidaremos todos os esforços possíveis para que as descobertas aqui apresentadas possam subsidiar políticas, programas e planos de ação nos campos social, educacional e de saúde”, defendem as pesquisadoras na apresentação do livro.
>> Leia entrevista com a pesquisadora Cecília Minayo
Em junho, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro mobilizou unidades de saúde e profissionais que atuam na área em torno da gentileza no namoro e da prevenção das diversas formas de violência nos relacionamentos. O Mês de Prevenção das Violências no Namoro foi uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), em parceria com o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.
>> Conheça experiências de promoção da saúde e prevenção das violências no namoro
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Seminário de Pesquisa
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Dia 01/09/2011
Manhã: 8h 30 às 12h PUC/Rio "As muitas faces da creche"
UERJ (sala 12058 - F) Palestra
"SOCIOLOGIA DA INFANCIA & EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios mútuos no Brasil e em Portugal"
Mª Manuela Ferreira (Univ. do Porto) e Eloisa Rocha (UFSCatarina).
Metas e objetivos da e na Educação Infantil
Metas e objetivos da e na Educação Infantil:
Exemplos:
2° Encontro dos Embaixadores
2° Encontro dos Embaixadores:
Venham participar!!
2ª CRE - 30, 01 e 02/09
4ª CRE - 29
5ª CRE - 02
6ª CRE - 02
7ª CRE - 29, 30 e 31/09
8ª CRE - 31
9ª CRE - 02
10ªCRE- 31
1ª Cre
Local: Em Orlando Villas Boas – 13h
2ª Cre
Local: Orsina da Fonseca – 09h às 11h.
Em Marília de Dirceu – 13 às 15h.
3ª Cre
Local: auditório
Grupo 1 : 07:30h às 0:30h
Grupo 2: 10h às 12h
Grupo 3: 13h às 15h
4ª Cre
Local: auditório – 14h
5ª Cre
Local: auditório – 10h às 12h
6ª Cre
Local: auditório – 13h
7ª Cre
Local: auditório – 8h às 11h e 14h
8ª Cre
Local: auditório – 9h
9ª Cre
Local: auditório – 9h e 14h
10ª Cre
Local: Em Andrea Vidal de Negreiros – 8h às 12h.