quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diário de Carreira: amplo trabalho de pesquisa junto a alunos, pais e funcionários vai dizer o que eles consideram que seria a escola ideal - O Globo

http://adaoblogado.blogspot.com/
Diário de Carreira: amplo trabalho de pesquisa junto a alunos, pais e funcionários vai dizer o que eles consideram que seria a escola ideal - O Globo: Diário de Carreira: amplo trabalho de pesquisa junto a alunos, pais e funcionários vai dizer o que eles consideram que seria a escola ideal - O Globo

PSE NSEC06 NA ESCOLA MUNICIPAL PARAÍBA

INTRODUÇÃO:
O Programa de saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008 é
resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que tem
como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações
de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das
vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da
Rede Pública do Brasil.
Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE, é de fundamental
importância compreender a educação integral como um conceito que compreende a
proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera
da Saúde, as práticas das equipes de saúde da família, incluem prevenção,
promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos
humanos.
Para alcançar estes propósitos, o PSE na Escola Municipal Paraíba, foi dividida
em alguns momentos:
1. Dia 01 de agosto: Reunião com professores e diretora da escola, a fim de lhes
apresentar sobre a Estratégia de Saúde da Família, bem como as propostas
de trabalho com as crianças (19 professores e 11 funcionários presentes);
2. Atividades lúdicas e teatrinho de fantoches para as crianças, a fim de lhes
apresentar e desmistificar o trabalho da odontologia;
3. Levantamento Epidemiológico;
4. Intervenção sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta,
estabelecendo a relação com a Unidade de saúde;
5. Implementar a criação de espaços promotores de saúde para a incorporação
de hábitos de auto-cuidado com escovação dentária, realização de
Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) e encaminhamento de alunos
para as UBS.
A escola Municipal Paraíba tem 22 turmas da pré-escola ao sexto ao do ensi
no
fundamental, com faixa etária de 4 a 15 anos, com um total de 845 alunos




2ª ETAPA DA VACINAÇÃO

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
2ª ETAPA DA VACINAÇÃO:
NO DIA 13 DE AGOSTO FOI REALIZADA A 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA POLIOMIELITE PARA CRIANÇAS DE 0 À 5 ANOS.
E CLARO LÁ ESTÁVAMOS NÓS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, DANDO NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE.
 VACINANDO NOSSAS CRIANÇAS.

AÇÃO DE SAÚDE EQUIPE 3 DO PSF FLÁVIO DO COUTO

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/

AÇÃO DE SAÚDE EQUIPE 3 DO PSF FLÁVIO DO COUTO:
NO DIA 17 DE AGOSTO FOI REALIZADA UMA AÇÃO DE SAÚDE PELA ENFERMEIRA CAMILA E SUA EQUIPE, NAS MICRO ÁREAS 02/03/04 DE SUA EQUIPE, COM A FINALIDADE DE INFORMAR NOSSA POPULAÇÃO SOBRE A HIPERTENSÃO E DIABETES, FOI EXPLICADO TUDO SOBRE A PREVENÇÃO,O TRATAMENTO E OS RISCOS DESSAS DOENÇAS CRÔNICAS.
ENFERMEIRA CAMILA

TODO MUNDO INTERESSADO NO ASSUNTO.FOI NOTA 10!!!
PARABÉNS PARA TODOS, TÉC.DE ENFERMAGEM: VALÉRIA, ACS: LILIANE, ENFERMEIRA CAMILA, ACS: CLAUDIA, ACS: DANIELLE E ACS: ALESSANDRO.

Portal oferece provas resolvidas e comentadas do Enem e vestibulares

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Portal oferece provas resolvidas e comentadas do Enem e vestibulares:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 já está próximo. Para quem está estudando para prestar a prova, o Centro Educacional Objetivo oferece apoio pedagógico pela Internet. O Portal Educacional Objetivo reúne as resoluções comentadas das edições do Enem desde 2008.


Além disso, o site disponibiliza os vestibulares mais conhecidos do país para download. Provas realizadas pela Unesp, Unicamp, UnB, Fatec, ITA, Mackenzie e outras, além da Fuvest, podem ser utilizadas para simulados. O acesso é gratuito.


Segundo o Portal Objetivo, a ideia é o aluno poder estudar sozinho em casa ou ajudar aqueles que montam grupos de estudos com os colegas, mas não têm materiais para treinar.


As questões foram resolvidas e comentadas por professores do cursinho Objetivo, conhecidos pela experiência em ministrar aulas para quem vai prestar vestibulares.

Projeto do PNE prevê R$ 20 bilhões a menos do necessário para educação em tempo integral

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Projeto do PNE prevê R$ 20 bilhões a menos do necessário para educação em tempo integral:

Aluna é orientada em atividade do Projeto Tempo Integral, no município de Monte Carmelo (MG).


O projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso, prevê pouco mais de R$ 3,7 bilhões para investimentos na educação em tempo integral no país. O valor é R$ 20 bilhões menor do que o necessário, de acordo com estudo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, divulgado nesta quarta-feira (17/8).


Leia também:

-Cumprir metas do PNE custará R$ 170 bilhões; valor equivale a 10% do PIB



Segundo os cálculos apresentados na pesquisa, o mínimo investido deveria girar em torno de R$ 23,9 bilhões. A conclusão do estudo é a de que “a proposta do Executivo Federal não busca consagrar um padrão mínimo de qualidade. Desse modo, colaborará apenas com a expansão precária da educação pública”.


Uma das 20 metas do PNE, previstas para serem colocadas em prática durante os próximos dez anos, trata especificamente da educação em tempo integral. O texto da meta 6 no documento aponta para o esforço em “oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica”.


Alunos do Tempo Integral praticam esportes em horário de recreação.


Para alcançar a meta, o Ministério da Educação (MEC) informou que dez milhões de alunos deverão ser incluídos nessa modalidade de ensino. Em 2009, havia 1.131.767 crianças e adolescentes em escolas de tempo integral, o que representava 2,5% das matrículas no país.


A diferença nos números existe porque a campanha utiliza valores superiores aos adotados pelo ministério para contabilizar o investimento por aluno. Baseado no Custo Aluno Qualidade (CAQi) do Ensino Fundamental Séries Iniciais, a Campanha pelo Direito à Educação acredita que a matrícula em tempo integral deve receber, adicionalmente, ao respectivo custo aluno/ano da etapa e modalidade cursada pelo aluno, o valor de R$ 2.396,44.


“Muitas matrículas atuais de educação integral são precárias, haja vista que o MEC [Ministério da Educação] calcula que o valor adicional desta modalidade para o próximo PNE é de apenas R$ 369,75”, de acordo com análise da Campanha.

Edital regulamenta concurso público para professor



18/08/2011

A Secretaria Municipal de Administração publica hoje edital que regulamenta o concurso público para o cargo de Professor II do Município do Rio de Janeiro. Serão oferecidas 100 vagas no total. As inscrições serão recebidas das 10h do dia 25/08/2011 até às 23h 59min do dia 08/09/2011, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

QUEM ESTÁ NO CIEP ADÃO?

http://carmemc.blogspot.com/
QUEM ESTÁ NO CIEP ADÃO?: GERALMENTE ESTAMOS SEMPRE FALANDO DO TRABALHO, DE COMO É, O QUE FAZEMOS, MAS POR TRÁS DE TUDO QUE DIARIAMENTE NOS RODEIA E FAZ PARTE DE NOSSA VIDA NA MAIOR PARTE DE NOSSO DIA, ESTÃO AS PESSOAS DO TRABALHO. 
PASSAMOS MAIS TEMPO NELE DO QUE COM A FAMÍLIA, MAS É PRAZEROSO...
É O QUE ACONTECE NA ESCOLA, TEMOS CONTATO COM MUITAS PESSOAS E É SEMPRE UM PRAZER TER MAIS ENTROSAMENTO COM QUEM ESTÁ AO NOSSO LADO E QUE PODE FAZER PARTE DE NOSSA VIDA MAIS DO QUE SOMENTE COMO COLEGAS QUE DIVIDE TURMA...
AINDA COLOCAREI MAIS PESSOAS...FALTARAM FOTOS GENTE, DESCULPE!




CLAUDIA E GWENDOLYN...COMO SEMPRE ANIMADAS!




MARIA ALICE, DEPOIS TEM MAIS FOTOS DELA MAIS BONITINHA...ELA ESTAVA COM INVEJA  PORQUE EU E A TURMA ESTÁVAMOS INDO AO MUSEU NA QUINTA DA BOA VISTA, E ELA...NÃOOOOOO!




ESSE TRIO TEM ESTÓRIA, SÓ GENTE BOA DEMAIS!!!




MENINAS DO BAIRRO EDUCADOR,  DÉBORA E ANA CAROLINA E AO FUNDO, CLÁUDIA...EITA ENERGIA!




SOLANGE MEDEIROS(SOL), TRABALHEI COM ELA DURANTE UNS CINCO ANOS DIRETO...COMPETÊNCIA, ISSO ELA TEM DE SOBRA!




HELOÍSA...ESSA PROFESSORA TEM GARRA! ENGRAÇADÍSSIMA...TUDO QUE ELA QUER  É  QUE SEUS ALUNOS TENHAM O MELHOR!




QUARTETO 1500




MINHA DIRETORA ADEMILDA...ANIMADA, SEX, ALTO ASTRAL...TRABALHA E FALA DOS NETOS, O MELHOR DE TUDO É QUE NUNCA DEIXA A LÍNGUA CORRER ANTES DO PENSAMENTO, NOS CHAMA DE GATINHA DO BOLE-BOLE...




CARLA MARISTELA, SEUS EMAILS SÃO SHOW! QUER RIR? LEIA UM...NÃO TEM BAIXO ASTRAL!




DANIELLE, PROFESSORA DA 1302, DIVIDIMOS A TURMA TAMBÉM...GOSTO DE SUAS IDÉIAS...CALMA DANI, ELES VÃO MELHORAR SIM!!! 




SR. RONALDO, OLHA A POSE!!!




ANA RAQUEL...DORME NÃO HEIM?!
 AJUDA MUITO  NA DISCIPLINA!




SANDRINHA, SAUDADES FOFA!!!




AMIGOS DE LONGE, ESTIVERAM CONOSCO E ESTÃO SEMPRE NO CORAÇÃO!




MOMENTO FASHION...FORAM 23 ANOS DE CIEP NESSE DIA. 



ESSAS MENINAS SÃO SENSACIONAIS!
MICHELLE E GWENDOLYN




AMIGOS SEMPRE CONOSCO, MARÍLIA MINHA PRIMEIRA COLEGA DE TURMA E ATÉ HOJE,  A CRE ESTÁ SEMPRE PRESENTE CONOSCO TAMBÉM! MISS SIMPATIA.




PRECISO DIZER ALGO? CASSIA! ALTO ASTRAL, NUNCA A VI UM DIA SEQUER SEM SORRIR, CRIATIVDADE ROLANDO A TODO MOMENTO! SAUDADES!




OIEEEEEEEEEEE! QUE GALERA FERA NA COZINHA! 




ULTIMO DIA DE CIEP EM DEZEMBRO DE 2007...OLHA O SORRISO!
E OLHA A RITA  DE CASSIA DO ESPIRITO SANTO AI!




OIE RITA!!!




DAYANE E RITA, TRABALHARAM NO CIEP  E TEM AS PORTAS ABERTAS...




JACQUELINE...TRABALHAMOS JUNTAS ESTE MAS POR TEMPO, QUE PENA...DEDICADA...
OBRIGADA PELAS IDÉIAS TAMBÉM!




IDALICE...VOOU PARA OUTROS ARES...ADJUNTA DE UMA OUTRA ESCOLA, ESCOLHA CERTA!  DA-LHE MENINA!




BÁRBARA E RAQUEL...AMO VOCÊS! RAQUEL MINHA AMIGA QUE ME OUVE E  ACONSELHA...




E AI CAROL??? MARIA SORRISO!




DANIELLE E DENISE, AS MENINAS DO ANDAR SUPERIOR! UAU!






SÓ JESUS! NÃO PERGUNTA...MELHOR NÃO SE ENVOLVER!!!





ESTE É MEU CIEP...AVENIDA BRASIL S/Nº... IRAJÁ.
APARECE LA! VOCÊ VAI VER TRABALHO, ÂNIMO, COMPETÊNCIA E ENTROSAMENTO 







AQUI VOCÊ VISUALIZA MELHOR O CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES...LUGAR PARA APRENDERMOS  O VALOR  DO TRABALHO, DAS AMIZADES E DO QUE REALMENTE IMPORTA NO DIA A DIA...
BJÃO GENTE!

Prefeitura e Governo Federal firmam acordo para políticas públicas voltadas à primeira infância



Parceria vai integrar as áreas de saúde, educação e assistência social em ações para crianças com até seis anos

15/08/2011 » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Moreira Franco, assinaram nesta segunda-feira,dia 15, acordo para a formulação de políticas públicas voltadas para a primeira infância do município, em cerimônia realizada no Teatro Carlos Gomes, no Centro.O termo, que inclui ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, também foi assinado pelo presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Ricardo Manuel Henriques, e pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.


Na ocasião, foi apresentado umestudo inédito que avaliou o desenvolvimento das crianças matriculadas nascreches da rede municipal. O relatório, fruto de parceria entre a Prefeitura doRio (por meio da Secretaria Municipal de Educação) e a Secretaria de AssuntosEstratégicos da Presidência da República, foi coordenado pelo subsecretário deAções Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros.

Durante a cerimônia, a secretária Claudia Costin destacou a importância do acordo, bem como do estudo:

- No ano passado, realizamos uma avaliação do desenvolvimento infantil das crianças da rede municipal de creches para saber se vinham se desenvolvendo adequadamente. Com o resultado em mãos, procuramos a Secretaria de Assuntos Estratégicos e propusemos uma parceria. É fundamental saber o que tecnicamente se recomenda para o desenvolvimento de nossas crianças. A partir de agora, eles nos ajudarão na análise de dados, juntamente com o IPP. Essa parceria vai nos ajudar a avaliar as crianças e propor roteiros de ação - disse Costin, completando que a avaliação, realizada em caráter piloto, passará a ser feita anualmente.

- Queremos trabalhar com dados concretos e boas práticas. E esse estudo nos deu embasamento para agir de maneira melhor com os nossos bebês para que eles tenham, de fato, um desenvolvimento pleno na pré-escola e no ensino fundamental - concluiu a secretária municipal de Educação.

Em seu discurso, Moreira Franco afirmou que espera contar com a experiência dos professores da rede municipal do Rio no desenvolvimento eficiente de políticas públicas para a área da primeira infância:

- Precisamos estabelecer programas sociais que beneficiem essas crianças. Por isso, é de extrema importância que o trabalho realizado por esses profissionais possa dimensionar nossas ações futuras. A experiência dos professores vai permitir que os valores apresentados no estudo se tornem realidade através de programas que sejam aplicáveis em todo o país. Estou confiante de que vamos cumprir um compromisso fundamental: oferecer um futuro grandioso aos nossos pequenos brasileiros - disse Moreira.


O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, destacou as ações de sua secretaria voltadas para a primeira infância:


- A dedicação à primeira infância nos permitiu reformular toda a linha de cuidado a essa faixa etária na cidade, através dos nossos programas. Entre outras ações, temos o combate à mortalidade infantil, a reformulação de nossas maternidades. Ou seja, estamos trabalhando para que o Rio receba uma geração mais bem cuidada e estimulada - falou Dohmann.

Os números apontados no estudo receberam a atenção do presidente do IPP, Ricardo Manuel Henriques, que destacou em seu discurso a relevância deste material na transformação da vida de muitas crianças:

- Devemos dar alma e vida aos números para que se traduzam em inteligência. O conhecimento científico pode aumentar a qualidade de vida de nossas meninas e meninos - afirmou Henriques.



Segunda reunião com a Secretaria da Pessoa com Deficiência gera encaminhamentos

http://pordentrodacidade.blogspot.com/
Segunda reunião com a Secretaria da Pessoa com Deficiência gera encaminhamentos: Os GALs participaram na segunda-feira, dia 11, da segunda reunião com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que tinha sido encaminhada na última reunião, veja aqui.

Desta vez, participaram os profissionais do RBC (Programa de Reabilitação Baseado na Comunidade), que conversaram com as lideranças sobre a viabilidade de capacitações dentro das comunidades, pois a maior reclamação das lideranças é que, além da cidade ainda ser precária no atendimento às pessoas com deficiência, os responsáveis por essas pessoas também não recebem informações e encaminhamentos corretos sobre como lidar com a situação.

Dona Márcia, do GAL Sempre Unidos II, falou da dificuldade. “A secretaria não chega dentro da comunidade. O GAL é isso, a gente entra na comunidade e tenta viabilizar parcerias”, reclama.

Ana Flor, do RBC, observou que as pessoas de referência da comunidade precisam ser capacitadas. “Temos que capacitar as pessoas de referência de cada GAL em multiplicadores e articular o trabalho dos serviços com os pólos.”, afirma.

Deste encontro, surgiram alguns encaminhamentos, como, por exemplo, ser dos GALs a responsabilidade em organizar e enviar uma lista de pessoas de referência dos pólos. A Secretaria se comprometeu a marcar reuniões com coordenações locais. Ambos fecharam uma agenda de reuniões para assegurar os direitos das pessoas com deficiência dentro da área de atuação dos GALs.