sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vamos ajudar! Doação de Potes de Vidro

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/
Vamos ajudar! Doação de Potes de Vidro: "

A SMSDC-RJ está realizando campanha de arrecadação de POTES DE VIDRO COM TAMPA PLÁSTICA (café solúvel, mate, etc) para acondicionamento de leite humano a ser doado para a Rede Rio de Bancos de Leite Humano, que funcionam nas maternidades públicas.

As mães que tiverem excesso de leite materno podem ligar para os Bancos de Leite Humano para esclarecerem qualquer dúvida sobre como retirar, guardar e doar o seu leite.

O leite humano doado passará por um processo de pasteurização e controle rigoroso de qualidade antes de ser fornecido para os recém-nascidos internados nas unidades neonatais que não possam a ser amamentados por suas mães.

Hoje, tivemos a oportunidade de divulgar esse trabalho no telejornal matinal da Rede Record.

Lista dos Bancos de Leite Humano para entrega de potes de vidro:

Hosp Maternidade Oswaldo Nazareth: Pça XV Novembro, s/nº – Centro; tel: (21) 2224-3875.

Hosp Maternidade Fernando Magalhães: Rua General José Cristino, nº 87 – São Cristóvão; tel: (21) 3878-1498.

Hosp Maternidade Carmela Dutra: Rua Aquidabã, nº 1037 – Lins de Vasconcelos; tel: (21) 3111-6763.

Hospital Maternidade Herculano Pinheiro: Av. Ministro Edgard Romero, nº 276 – Madureira; tel. (21) 2458-8601. Ramal 220 ou 228.

Hospital Matern Alexander Fleming: R. Jorge Schmit, nº 331 – Marechal Hermes; tel: (21)2458-3343

Maternidade Leila Diniz: Av. Ayrton Senna, nº 2000 – Barra da Tijuca; tel: (21) 3111-4929

Casa de Parto David Capistrano Filho: Av. Pontalina, s/nº – Realengo; tel: (21) 3462-5593.

Hospital Municipal Miguel Couto: Rua Mario Ribeiro, nº 117 – Gávea; tel: (21) 3111-3712.

HUPE/ Núcleo Perinatal - Av Professor Manoel de Abreu, 500. Maracanã- tel: 2868-8451



Instituto Fernandes Figueira: Av Rui Barbosa, 716, Flamengo tel: 2554-1703



Hospital Central do Exército: Rua Francisco Manoel,126, Benfica tel: 3891-7000



Hospital Estadual Rocha Faria: Av. Cesário de Melo, 3215, Campo Grande tel: 2333-6797



Hospital dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral,178, Centro te l2291-3131



Hospital Maternidade Escola: Rua das Laranjeiras,180, Laranjeiras. tel: 2285-7935

"

04 X 00 nos jogos estudantis!

http://rknoticia.blogspot.com/
04 X 00 nos jogos estudantis!: "


Nossa escola ganhou de 4 X 0 contra a E.M. Antenor Nascente! 
Parabéns a todos os jogadores e a Professora Andreia Fialho de Educação Física!

"

AFETO E PATERNIDADE

http://elosdasaude.wordpress.com/
AFETO E PATERNIDADE: "
“Cresce a consciência  sobre a importância da presença masculina na vida dos filhos, desde a sala de parto. O apoio para que a mulher amamente, a participação direta na educação dos filhos e nas tarefas domésticas, mais que bandeiras, são necessidades da vida e da consciência modernas”.

>> Leia a carta do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, intitulada Afeto e paternidade


>> Acesse a página do Mês de Valorização da Paternidade



"

Seminário sobre Desenvolvimento Infantil

http://rioeducainfancia.blogspot.com/2011/08/seminario-sobre-desenvolvimento.html
Seminário sobre Desenvolvimento Infantil: "
"

Craft para o Dia dos pais

http://soumaisminhacasa.blogspot.com/
Craft para o Dia dos pais: "


Tem muita gente que chega nesta época comemorativa do ano e fica semanas sem saber o que vai dar para o pai no domingo, como eu! Ou porque ele tem tudo... ou porque ele é chato... ou porque não tem vaidade e não faz serviços de casa e muito menos gosta da parte gourmet (aff, o meu só sabe fazer arroz com ovo e macarrão com sardinha enlatada... hahahaha)... ou por outro motivo difícil de se dar para o nosso tão querido pai! Confesso que pra mãe sempre é mais fácil... mulher tem tantas opções... percebo isto até na hora de escolher o presente do meu priminho que acabou de nascer!!!

Como eu sempre (mas, sempre meeeeesmo...) amei esta coisa de cortar, colar, fazer cartão, criar algo diferente e personalizado, preparar surpresinhas (essa puxei do meu pai)... achei que o craft cairia suuuuper bem, até para aquele papis (exceção total, eu garanto) tem várias opções de dar!!!

Além de ser algo feito por você, filho e filha dele, é algo que ele vai guardar pro resto da vida. E se ele for igual ao meu, vai colecionar todos os cartões e criações suas desde pequeno. Acho que esse é o tipo do presente que tem mais valor do que uma camisa, um kit churrasco ou qualquer outra opção do mercado!

Achei estas ideias fantásticas da Martha (olha a intimidade... 'da Martha'... hahahah) e simples de fazer! Quem quiser, pode adaptar a seu gosto, a suas ideias e ao tipo de papi que você tem! Eu lembro que uma vez, eu pequena, adorava aquela propaganda do Batom Garoto, 'compre batom, seu filho merece batom...' (vocês lembram?! Essa aqui ó!) fiz um cartaz (aff, era da época da bombação da cartolina) desenhando várias gotas de chocolate e dizendo: 'compre batom, sua filha merece batom...' hahahahahaha Ele amou, chega chorou (ah, mas pra quem conhece ele, sabe que ele é chorão mesmo... se emociona com tudo, até com novela, caldeirão do Huck... hahaha). Resultado?! O presente era pra ele, mas quem ganhou uma caixa inteirinha do Batom fui eu! Espertiiiinha, né?! ;)

Bom, espero que criem bastante. Mas, se quiserem se inspirar em presentinhos mesmo, olha só aqui estas dicas que dei ano passado. Sempre servem!!!



"

MULHERES E DIREITOS

http://elosdasaude.wordpress.com/
MULHERES E DIREITOS: "

Em comemoração aos 5 anos da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, as Nações Unidas e o Instituto Maria da Penha lançaram, em agosto, no Rio de Janeiro, a campanha Mulheres e Direitos.


A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para a redução da violência e a promoção da igualdade de gênero e saúde da mulher e divulgar a rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil, como a Central 180, delegacias especializadas, casas-abrigo, juizados, varas criminais, núcleos e centros de atendimento.


Assista aos vídeos da campanha Mulheres e Direitos:










>> Acesse o canal de vídeos das Nações Unidas no Brasil



"

Relato de experiência bem sucedida_ Projeto Coral.

http://rioeducaideias.blogspot.com/
Relato de experiência bem sucedida_ Projeto Coral.: "

“Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro”.
Gadotti 

Logotipo da camisa do Coral Fazendo Vozes


A idéia do coral surgiu como uma das atividades para a festa que marcou na EM 05.14.024 Alte. Newton Braga de Faria o 21º aniversário da escola e aniversário natalício do patrono, em 18 de março de 2004.
Os alunos escolhidos para cantarem o Hino Nacional e a Canção do Marinheiro, acompanhados da Banda dos Fuzileiros Navais, foram os representantes de turma, que se apresentaram com apenas três ensaios.
 Ao encerrarmos as comemorações, tamanho entusiasmo dos alunos, surgiu a possibilidade de um coral que representasse a escola.

E assim aconteceu o Projeto Coral Fazendo Vozes, nome escolhido pela maioria dos alunos.

 Apresentação no Corcovado em 2006

Embora eu não tivesse formação em música tinha uma grande vontade de fazer um trabalho diferenciado, estimulando um melhor desempenho dos alunos. O Coral seria minha grande oportunidade.

E assim começamos...

Os ensaios transcorriam com a apresentação das músicas em CD. Depois passei a baixar da Internet músicas instrumentais em MIDIS e transformava-as em MP3. Tive a ajuda do site Beatriz Kauffmann's Web _ http://www.beakauffmann.com/

Após dois meses sentimos necessidade de crescimento e comecei investir na procura de uma pessoa que nos desse um suporte musical, orientando nos ensaios técnicos.
Dessa busca surgiu o Amigo da Escola João Lucas Evangelista, que esteve à frente dos ensaios nos orientando no possível, durante quase todo nosso trajeto.

Recomeçamos os ensaios uma vez por semana, durante uma hora e meia, e mais adiante, passamos a ensaiar duas vezes, as terças e sextas-feiras, no intervalo do almoço, para que todos pudessem estar presentes sem atrapalhar as aulas nos dois turnos. 
No segundo semestre alguns alunos deixaram o Coral, pois, naquele momento estavam no 8º e 9º ano e precisavam de mais tempo para a preparação de uma nova fase dos estudos, o ensino médio.
Então resolvemos abrir vagas para alunos do 3º e 4º ano.
Crescemos em número, mas tivemos que recomeçar os primeiros ensinamentos pela quantidade de novatos.


Nossas participações sempre tiveram um cunho de solidariedade e de patriotismo e dessa forma a cada dia melhorávamos.

Nosso lema era amizade, união, responsabilidade, respeito, comprometimento com o coral e, principalmente, com os estudos.

Sempre que possível, procurava levá-los a passeios culturais dando oportunidade de conhecerem a história da nossa cidade, pois nosso repertório tinha como base músicas do século passado e de exaltação a Cidade do Rio de Janeiro.

Passeio ao Corcovado _ 2007

 Parceria com o 1º Distrito Naval

Festa de fim de ano do grupo _ 2006

Coral na Cidade da Criança _ 2006

Coral na Ilha Fiscal _ 2007

Todas as estratégias usadas para o êxito do projeto foram baseadas nos objetivos propostos do Projeto Político Pedagógico da escola:
“formar em nossos alunos o verdadeiro significado de cidadania, construindo uma consciência de solidariedade, sociabilidade, fraternidade, respeito, entre outros valores, garantindo, no que a escola pode oferecer, o direito de opção através das atividades sócio-educativas que nos propomos realizar, respeitando a individualidade. Pretendemos com isso que eles construam, também, a consciência dos direitos e deveres de um cidadão no contexto histórico, mas sem utopia”.

Um dos maiores desafios para o projeto foi de manter o grupo coeso e frequente, objetivando o crescimento, sem a obrigatoriedade da frequência para aprovação ou não no ano letivo.

Os objetivos:
  • produzir resultados harmônicos nas ações voltadas para a socialização visando à cidadania;

  • repensar a necessidade de se ter responsabilidade, maior freqüência escolar, melhor desempenho na escola, pois, estas eram as regras para os que fizessem parte do Coral, permitindo que muitos se lançassem na busca por mais atenção e entusiasmo com os estudos, ampliando, assim, a auto-estima;

  • desenvolver capacidades de trabalhar em equipe;

  • desejar participar de um grupo que resultasse na efetivação do processo de ascensão pessoal e social;

  • valorizar vida, o afeto, a amizade, o companheirismo e o respeito recíproco;

  • conhecer o maior número possível de estilos musicais, através do repertório variado, de acordo com as atividades que a escola e outras instituições se propunham;

  • desenvolver o gosto pela música, ampliando a percepção musical; desenvolver a capacidade de expressão oral através do canto;

  • possibilitar, com o apoio da Marinha do Brasil_1° Distrito Naval, da Comlurb – UNICON, da Guarda Municipal e de outros Órgãos que a escola tinha parceria, conhecerem pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, a participarem de passeios culturais, a assistirem espetáculos musicais e a tudo que pudessem fazê-los “olhar a vida com outros olhares”.


Avaliação
As avaliações eram constantes, tanto pela equipe pedagógica, quanto pelo grupo.
Ao fim de cada ano fazíamos uma avaliação mais minuciosa, principalmente, daqueles que estavam com baixo desempenho ao ingressarem no Projeto.
Estes, visivelmente, tinham uma certa melhora no desempenho das atividades escolares ou mesmo no tocante a responsabilidade ou atenção às aulas e respeito ao professor, além do comportamento no dia a dia.

O Projeto incluía:
•  Ficha de inscrição do aluno assinada pelo responsável;
•  Termo de responsabilidade por parte do responsável e aluno quanto ao horário dos ensaios e autorização de imagem;
•  Ensaios duas vezes por semana;
•  Reunião com os pais trimestralmente;
•  Entrega do repertório ao aluno, com explicações da relação existente entre o mesmo e o evento, dando oportunidade aos alunos de aprenderem um pouco da história da música popular brasileira;
•  Sessão de vídeo com apresentação de outros grupos de Corais;
•  Pesquisa ininterrupta das músicas através de sites para melhor adaptação da interpretação;
•  Baixa de músicas em MIDI instrumentais, de sites na Internet, e conversão das mesmas em MP3, para gravação do repertório a ser apresentado;
•  Cópias xerografadas das letras das músicas com arquivamento em pastas de cada integrante doadas pelo 1º DN;
•  Apresentação em eventos e atividades na própria escola e em outras Unidades Escolares e locais onde o Coral fosse convidado, além de passeios cuturais.

Nossas apresentações de 2004 a 2008 foram muitas e relaciono apenas algumas, além da presença em eventos culturais:

1ª Mostra de Dança e Música na EM Newton Braga

Lona Cultural João Bosco_ 100 Anos da Avenida Rio Branco

Apresentação no Brunch da EM Tarsila do Amaral_5ªCRE

24º Aniversário da EM Newton Braga de Faria

Apresentação pelos 70 anos da EM Mato Grosso_5ªCRE

Projeto Irajá_EM Newton Braga de Faria

Cantando na Praça_Aniversário do bairro Irajá

 Asilo Cantinho da Vovó_Rocha Miranda (Dia das Mães)

25º Aniversário da EM Newton Braga de Faria

Auto de Natal_EM Newton Braga de Faria
E... Quem era o Papai Noel?

Entrega da Premiação no 1º DN_Operação Cisne Branco

Reportagem na Revista Nós da Escola_Edição 46

Reconhecimento como Projeto Solidário_2005
INSTITUTO FAÇA PARTE, UNESCO, UNDIME, COMDEDINE e MEC 

No final de 2008 o Projeto Coral Fazendo Vozes chegou ao fim...

“Por acreditar que o mundo é passível de transformação a consciência crítica liga-se ao mundo da cultura e não da natureza... O educando deve primeiro descobrir-se como um construtor desse mundo da cultura”.
Paulo Freire
"

FESTA DAS CORES: VEJO

http://zilkacreche.blogspot.com/
FESTA DAS CORES: VEJO: "
         No dia 05 de agosto de 2011 fizemos a culminância das cores. Cada turma ficou com uma cor e durante a semana as educadoras trabalharam aquela cor em todas as atividades realizadas com as crianças. Confeccionaram aventais, viseiras, roupinhas, etc. Colocaram a mão na massa colorida e usaram a criatividade para modelagem de pintinhos, peixinho,... Usaram material de sucata e fizeram apresentações de musiquinhas, brinquedos cantados e teatrinho. Convidamos os responsáveis para participarem. Teve saladinha de frutas e doce de mamão com coco. Hum...Foi um sucesso!!!!
                                          NO EI-40


                                           NO EI-51
                                       

                                          EI-41


                                           
                                          EI-30
                                          

                                                   




                                      
                                         EI-31



                                        
                                          EI-50

                       

                                                                                    

                                         
                                         
                                        

                                        
          
                                      
                                                 
"