domingo, 7 de agosto de 2011

CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL: Reunião de responsáveis na CM Zuzu Angel.

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
de-responsaveis-na-cm-zuzu.html?spref=fb
CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL: Reunião de responsáveis na CM Zuzu Angel.: "Nossa reunião de pais aconteceu no dia 06/08/2011 com a participação da equipe do PSF- Posto de Saúde da Família - Morro União. A Reunião d..."

MONTE CASTELO TEM BLOG - SEMANA LITERÁRIA

http://escolalmontecastelorj.blogspot.com/
SEMANA LITERÁRIA: "Oi Galera!!
Em breve teremos a Semana Literária na nossa escola,mas você já pode entregar o seu Poema,Versos,qualquer material literário que você tenha produzido.
Vamos fazer um VARAL DE POESIAS..
Participe!! Contamos com você.
Mostre que você tem uma veia poética e muito talento

OBS:O material deverá estar escrito bem legível em papel ofício,cartolina,e poderá conter desenhos ilustrando o tema do seu trabalho e deverá conter o seu nome.
"

IDÉIAS - Cenoura recheada

http://www.copyepaste.com/
Cenoura recheada: "
Não só me apaixonei pela ideia como também pela maneira como foi usada. Neste caso serviu para embalar um presente: enrole uma ou mais notas (dinheiro) amarre com uma fita e recheie a cenoura.
Gostou? Se a ideia lhe interessa a Arlette explica como fazer. 
via

"

Semana sessenta e quatro

http://www.blogdacompanhia.com.br/
Semana sessenta e quatro: "

Os lançamentos da semana são:



E se Obama fosse africano?, de Mia Couto

O moçambicano Mia Couto, um dos mais importantes escritores da África, reflete sobre as mazelas e maravilhas do continente nos artigos e ensaios deste livro de “interinvenções”. Da corrupção endêmica de boa parte dos governos africanos à destruição do meio ambiente, da força da tradição oral às complexas relações entre as culturas locais e a modernidade urbana, do entrelaçamento do português com as línguas nativas à herança de séculos de escravismo, tudo passa pelo crivo do autor, que também fala de escritores que lhe são caros, como Jorge Amado e Guimarães Rosa. Nestes textos militantes, em que se atacam os principais entraves ao desenvolvimento dos povos africanos, Mia Couto se serve de sua dupla experiência de biológo e escritor, combinando rigor intelectual e imaginação poética para ler melhor um mundo em permanente mutação.


O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli

Comprar barato e vender caro pode ser um processo mental vicioso. Devido à prática, o dono de uma loja de quinquilharias atinge essa condição extrema ao expor a clientela a tal materialismo cínico. Prestes a se casar, dispensa a noiva com frieza e apaixona-se pela bunda de uma garçonete. Lê livros policiais e sua mente adota um ritmo alucinante. No entanto, algo de errado no encanamento dos fundos da loja põe tudo sob a seguinte perspectiva: o mau cheiro vem do ralo ou do protagonista? Surpreendente estreia literária de Lourenço Mutarelli, o livro exploca alguns dos temas prediletos do autor, como a desumanização progressiva, o absurdo e a crueldade, com a linguagem ágil que foi amadurecida em sua carreira nos quadrinhos. Adaptado às telas, resultou em atuação memorável de Selton Mello, além de marcar a história recente do cinema brasileiro.


A importância de ser prudente e outras peças, de Oscar Wilde (Tradução de Sonia Moreira)

Muito da fama de Oscar Wilde se deve ao romance O retrato de Dorian Gray, mas foi como dramaturgo que ele alcançou o maior sucesso em vida, com as comédias de costumes Uma mulher sem importância, Um marido ideal e A importância de ser prudente, reunidas neste volume. Nas peças que em larga medida satirizam a alta sociedade vitoriana que jamais o aceitou de bom grado, Wilde aponta de maneira irônica para si mesmo. Há algo do autor nas observações cínicas de lorde Illingworth em Uma mulher sem importância, assim como no estilo de vida despreocupado de lorde Goring, o bon vivant que é a fonte de sensatez de Um marido ideal, e também no inconsequente dândi Algernon de A importância de ser prudente. Com introdução e notas de Richard Allen Cave, diretor e estudioso do teatro britânico, a edição da Penguin-Companhia situa o leitor sobre o contexto em que as peças foram encenadas e as inovações que Wilde, um intelectual de grande apuro técnico, trouxe para a dramaturgia moderna.


Burocracia e sociedade no Brasil colonial, de Stuart B. Schwartz (Tradução de Berilo Vargas)

Entre o fim do século XV e o começo do século XVI, a monarquia portuguesa passou a contar cada vez mais com a burocracia estatal para centralizar o poder, processo esse quase contemporâneo — e de alguma forma propulsor — da expansão ultramarina. Esse esforço pela construção de uma burocracia régia acabou por legar às colônias a herança de uma estrutura administrativa bem desenvolvida e de uma concepção curiosamente legalista do governo e da vida. Este livro (publicado originalmente nos anos 1970 e reeditado agora com nova tradução, apêndice documental inédito e nova introdução do autor) foi estudo pioneiro da burocracia colonial na América portuguesa, tanto pelo enfoque, a justiça, como pela abordagem, que privilegiou as teias humanas que formavam a burocracia.


Visões da liberdade, de Sidney Chalhoub

Rio de Janeiro, últimas décadas do século XIX. Adão Africano, Genuíno, Juvêncio, Bonifácio, Francelina, Maria de São Pedro — todos negros, vários escravos: esses são alguns dos personagens que, outrora esquecidos em meio à documentação dos arquivos, protagonizam este livro. Um trabalho de pesquisa minucioso e sensível permite a Sidney Chalhoub analisar os processos criminais e de obtenção de alforria em que esses negros estavam envolvidos, revelar seus desejos e interferências nas operações de compra e venda a que tinham de se submeter e, por fim, desvendar o papel que a cidade do Rio desempenhava em suas vidas. Recuperando aspectos da experiência dos escravos na Corte, seus modos de pensar e atuar sobre o mundo, Chalhoub mostra que as lutas entre diferentes visões de liberdade e cativeiro contribuíram para o processo que culminou com o fim da escravidão no Rio de Janeiro.


Histórias de mistério, de Lygia Fagundes Telles

Esta bela reunião de seus contos apresenta a escritora Lygia Fagundes Telles em alguns de seus aspectos mais importantes. Seus temas, aqui, são a ansiedade e a morte, assim como o desamparo diante da perda do amor. Ao mesmo tempo encontramos a surpresa, o inusitado surgindo sem aviso do cotidiano bem conhecido. É o que acontece, por exemplo, em “As formigas”, em que duas estudantes alugam um quarto no sótão de uma pensão e descobrem, abandonado pelo locatário mais recente, um caixotinho cheio de ossos. Assustadas, elas veem como noite após noite uma fileira maciça de formigas entra na caixa e, aparentemente, não sai. As formigas parecem ter uma missão. Nesse e nos outros contos deste livro, o leitor encontrará os temas e o clima que caracterizam os contos de Lygia Fagundes Telles, escritos na linguagem ao mesmo tempo delicada e incisiva de uma das maiores escritoras brasileiras de nosso tempo.


Escuta só, de Alex Ross (Tradução de Pedro Maia Soares)

Em Escuta só, Alex Ross reúne momentos significativos de sua atuação como crítico musical da prestigiosa revista New Yorker, da qual é colaborador desde 1996. Após o sucesso de O resto é ruído, o livro convida a uma urgente reavaliação dos rótulos e preconceitos que continuam a segregar a chamada “música clássica” do cotidiano da maioria das pessoas. De Kurt Cobain a Bach, de Schubert a Bob Dylan, o repertório selecionado pelo autor propicia uma fascinante viagem pelo mundo da música e de seus compositores. A escrita erudita e refinada de Ross, híbrida entre a reportagem, a crítica e o ensaio, relaciona assuntos tão contrastantes como a estrutura da sonata clássica e a vitalidade anárquica do punk com a sutileza das modulações de um prelúdio de Debussy. Leia o prefácio do livro aqui.


Meu filho pato (Organização de Ilan Brenman e Instituto 4 Estações; Ilustrações de Rafael Anton)

Nem sempre é fácil falar sobre a morte, mas vivemos o sentimento de perda desde a infância. Pensando na dificuldade que muitos adultos têm em falar com seus filhos sobre o tema, o escritor Ilan Brenman, autor de inúmeros livros de sucesso destinados ao público infantil, e a equipe de psicólogas do Instituto 4 Estações, especializadas em lidar com situações de perda, resolveram convidar seis escritores de renome (Angela-Lago, Índigo, Lalau, Flávia Lins, César Obeid e Roger Mello) para criar histórias para os pequenos sobre esse assunto. O resultado é um livro tão variado em estilos — há contos de humor, outros mais tristes, um mais psicodélico, cordel e poesia — quanto em conteúdo — muitas possibilidades para que as crianças possam falar sobre a morte e entendê-la como um fenômeno inerente à vida.


Forma e exegese & Ariana, a mulher, de Vinicius de Moraes

Este livro reúne Forma e exegese (1935) e Ariana, a mulher (1936), o segundo e o terceiro livro de Vinicius de Moraes, respectivamente. Forma e exegese foi publicado quando Vinicius tinha apenas 22 anos. Mas se o jovem poeta já chamara a atenção da crítica com seu primeiro livro, O caminho para a distância (1933), o segundo trouxe a consagração ao receber o prestigioso prêmio da Sociedade Felipe d’Oliveira. Ariana, a mulher é um único e longo poema que põe em cena, como num transbordamento, o mundo emotivo e existencial de um sujeito. O texto se inicia com o relógio “batendo soturnamente a Meia Noite” e termina com o mesmo relógio “parado sobre a Meia Noite”. É nesse mundo estagnado, morto, que o poeta clama por Ariana. Mas ela não é apenas uma mulher; como o título sugere, ela é a mulher. E é também a morte, a vida, a natureza.






Facebook
Twitter
del.icio.us
Tumblr
Digg
Google Bookmarks
LinkedIn
MySpace
Netvibes
Reddit
StumbleUpon
Technorati
RSS




"

Do lixo à elite das escolas da rede pública estadual

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
Do lixo à elite das escolas da rede pública estadual: "Rio - Lições de superação de pais, alunos e professores estão ..."

Bilhetinhos e/ou mensagens para a semana do dia dos pais

http://vivianepatrice.blogspot.com/
Bilhetinhos e/ou mensagens para a semana do dia dos pais: "
http://vivianepatrice.blogspot.com/feeds/posts/default
"

Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido)

http://www.samshiraishi.com/
Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido): "

” A fase da gravidez dura só nove meses, mas a fase seguinte dura o resto da vida. A gravidez introduz você à escola da paternidade, mas o parto, longe de ser uma conclusão, é só o começo.”

Renato Kaufmann (@diariogravido) em Como nascem os pais



Desde que conheci Kaufmann no trabalho (como redator e pai ele foi um dos pensadores da ação de Pritt, da qual fui Madrinha) eu tive uma impressão de que o conhecia… seria a aparência de cover de Wolverine e Nasi? Conversa vai, conversa vem, acabei descobrindo que ele tem um pé em Curitiba. Ainda não sei de onde nos conhecemos, mas, seja de onde for, a verdade é que sempre ouço falar (e nosso amigo em comum @edmarbulla é quem mais diz isso) que somos parecidos em nossas diferenças.


Será que o Kaufmann é o pai que eu seria? Eu estou descobrindo se é mesmo ao ler seus dois livros, resultantes do blog Diário Grávido, e que conta as agruras de ser “um cidadão de segunda categoria durante a gravidez” e “um marido de terceira depois“… como nas conversas ao vivo com ele, nas quais eu e Gui sempre rimos muito e não vemos o tempo passar, a leitura é das melhores.


Ficou curioso?


"As capas dos dois livros, ambas com ilustrações incríveis do também paizão @souzacampus - que, segundo a esposa, talvez seja um dos nossos pais convidados na semana que vem"


Daqui a poucos dias acontece o lançamento oficial do segundo livro – Como nascem os pais – que já está à venda, mas terá noite de autógrafos com direito a vinho para os pais e brincadeira para as crianças no dia 10/08 na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, a partir das 19h30. Mais detalhes (e confirmação de presença) aqui.


E para quem comentar neste post, concordando ou criticando, mas em especial contando da sua história como pai, tem um presentinho do autor: um exemplar de Diário de um grávido e outro de Como nascem os pais.


:D


A promoção rola até o dia do lançamento, 10/08, tá?


(e sei que eu esqueço dos prazos, podem me cobrar no dia 11 de manhã)



“Pai é um cidadão de segunda categoria durante a gravidez. E depois que o bebê nasce que ele passa a ser um marido de terceira. Na maternidade, se não fosse a pulseirinha azul, seríamos invisíveis. Pô, sabiam que a gente participa do processo? Ao menos da concepção. Ou assim gostamos de acreditar.


Pra ser pai a gente tem que participar nem que seja na base da porrada. Vou levar minha filha no médico”, você diz no trabalho, e te olham com cara de “ela não tem mãe não?” Eu não consegui dar banho na primeira semana, a mãe da pequena queria todos os banhos só pra ela. Ou é o que ela dizia, acho que tinha medo que eu derrubasse o bebê. E bebê ensaboado e sabonete na prisão, já viu, derrubou tá ferrado.


Por essas e outras comecei a contar como era a gravidez do ponto de vista masculino, primeiro no blog www.diariogravido.com.br e depois no livro Diário de um grávido. Quando a Lucia nasceu, comecei a falar da paternidade, também no blog e agora no meu novo livro, Como nascem os pais.


Tem também a fan page e o twitter @diariogravido.


De vez em quando aparecem respostas a perguntas que ninguém fez, como De onde vieram os alemães.


O lançamento do livro é dia 10, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, a partir das 19h30. Quem quiser aparecer é muito bem vindo. Mais detalhes aqui.


E, claro, Pais de Todo Mundo, Zumbi-Vos!”


Renato Kaufmann (@diariogravido e @neural_noise) é pai da Lucia e padrasto da Maria. Gosta de escrever livros mas trabalha porque, segundo dizem, crianças precisam de alimento. É mestre em comunicações interativas pela New York University, redator na R/GA e jornalista nas horas vagas, mas faz tempo que não tem horas vagas, suspeitando que sejam lenda.


P.S. Quer ter um gostinho da leitura? A revista Pais & Filhos publicou na íntegra o texto de introdução. Não tem como não se encantar, rir e se identificar com o texto que tem tiradas como esta, que, como este especial dos pais no @avidaquer, faz a gente rever muitos conceitos sobre o papel do pai!


“A vida no hospital é dura para o pai, este ser desimportante, você só ganha uma pulseira azul, um sofá desconfortável e um amassado no rosto de tanto ficar com a cara colada no vidro. Mas é preciso aproveitar bem o hospital, porque depois que você vai pra casa a vida é bem mais difícil.”


[update]

Leia todos os posts do especial de pais blogueiros:


Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido)


Ué, papai também usa avental! (por @cristianoweb)


O pãe que o diabo tentou amassar (por @rafanoris)


O parto do Padawan em livetweeting (por @nerdpai)


10 coisas que mudei depois que virei pai (por @hdiener)


[/update]


Share on Facebook




"

Chorei – e muito – com este vídeo lindo! #vivapositivamente

http://www.samshiraishi.com/
Chorei – e muito – com este vídeo lindo! #vivapositivamente: "

“Quando você se vê como catador de lixo, você se vê como lixo. Quando você se vê como catador de material reciclável, você sabe que é um profissional, que você tem valor.”

Tião Santos, em depoimento no “Cada garrafa tem uma história”



cada garrafa tem uma história - tião santos


Este comercial entra no ar agora, no Jornal Nacional, e nós, colaboradores do agregador de notícias Viva Positivamente, recebemos o material em primeira mão. Confesso que ao ouvir eu chorei sentida, mas ao ver a dignidade no rosto (e nas imagens da vida de Tião), eu sorri. E lembrei não só dos cooperados que conheci na visita à ONG Doe seu lixo em maio, mas por todos os homens e mulheres que merecem muito respeito pelo trabalho que fazem todos os dias por nós. E como diz a filha do Tião: “meu pai recicla – e e o teu?”


Tião é líder do movimento de catadores de materiais recicláveis e parceiro do programa “Reciclou, Ganhou”. Ele mesmo é filho de catadora de lixo, além de pai profissional de cooperativa de reciclagem. E um exemplo para nós, que reclamamos da vida (literalmente) de barriga cheia, né?

:-)



Share on Facebook




"

JOSUETE SANT'ANNA DE OLIVEIRA SAÚDA NOVA CLÍNICA EM DEL CASTILHO

http://smsdc-cfjosuetesantannadeoliveira.blogspot.com/
JOSUETE SANT'ANNA DE OLIVEIRA SAÚDA NOVA CLÍNICA EM DEL CASTILHO: "
     A Clínica da Família Josuete Sant'anna de Oliveira compareceu  na inauguração da nova clínica da família em Del Castilho, no dia 28 de julho de 2011.  Lá também contaram com a presença do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e do ex- presidente do Brasil, o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva,  em meio uma grande festa tipicamente julina, onde também comemoramos a cobertura de 25% de clínicas das famílias já inauguradas e em atividade.
     Estiveram por lá nossa gerente Helena Fialho, os administrativos Anderson do Nascimento, Valéria Terra, Fabiane além dos agentes que representaram suas equipes e a técnia bucal Rafaela que representou a equipe odontológica, todos prestigiando o evento e desejando a todo corpo profissional da nossa nova clínica da família muito sucesso.









 

Fotos Cristiane - Equipe Operária



Edição: Marisa S Cardoso
"

PROJETO INTERDISCIPLINAR FORMANDO CIDADÃOS

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
PROJETO INTERDISCIPLINAR FORMANDO CIDADÃOS: "
CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO INTERDISCIPLINAR FORMANDO CIDADÃOS
Professores: Márcia Cristina Neves Reis (Língua Portuguesa)
                       Nadir de Castro (Geografia e História)
                       Walter Valentim (Ciências)
                       Sílvia Rosa (Matemática)
                       Professora Orientadora de PEJA: Anita Generosa

Apresentação:

Nós, professores de PEJA II diurno do CIEP Antônio Candeia Filho estamos desenvolvendo um projeto inovador. Estamos utilizando a última hora de aula de cada dia, para desenvolver oficinas variadas, cada uma com seu objetivo definido, num verdadeiro clima de interdisciplinaridade. O trabalho está fluindo de forma harmoniosa e já apresenta resultados visíveis e indiscutíveis.
Nossa clientela é formada, em sua grande maioria, de jovens adolescentes. Por isso procuramos inserir projetos e atividades que despertem o interesse desses alunos. Acabamos de trabalhar atividades relacionadas à preservação ambiental e agora entramos no tema “Cultura e Cidadania”.  Aproveitamos esses temas e os inserimos nas oficinas.

Justificativa:

Percebemos que uma grande parte dos nossos alunos apresentava muitas dificuldades em leitura e escrita. Isso nos causou muita preocupação, pois essa deficiência afetava a todas as disciplinas, direta ou indiretamente.
Estamos conscientes da nossa responsabilidade na formação desses jovens e adultos que precisam ser inseridos no mercado de trabalho e que é importante que estejam preparados para a competitividade que o mundo atual os submeterá. Criamos então um projeto interdisciplinar onde todos os alunos fossem atendidos, de uma forma ou de outra, de acordo com as necessidades de cada um.
Temos a preocupação de trabalhar temas de relevância para a formação plena dos alunos e prepará-los para o exercício da cidadania em todos os seus aspectos.
Objetivos

·         Sanar as dificuldades em leitura, escrita e cálculos;
·         Preparar os alunos para que sejam inseridos no mercado de trabalho futuramente;
·         Resgatar o interesse pela escola;
·         Diminuir a evasão e a baixa freqüência.

Desenvolvimento:

Ao percebermos as dificuldades em leitura e escrita, resolvemos oferecer aos alunos em situação mais crítica, aulas de reforço em Língua Portuguesa. Essas aulas, que resolvemos chamar de “Oficina de Letramento”, acontecem sempre no último horário de aula, diariamente. Como não podemos dispensar os demais alunos, pensamos no que seria feito com eles. Decidimos criar então, a “Oficina de Cálculos”, ministrada pela professora de Matemática. Os demais alunos ficaram sob os cuidados pedagógicos dos professores de Geografia, História e Ciências.
No primeiro momento, fizemos uma avaliação diagnóstica, uma triagem para saber exatamente quem iria para onde. Essa avaliação durou duas semanas. Cada aluno foi submetido a testes de matemática, leitura e escrita.
Feita a triagem, partimos para as oficinas. Alguns alunos inicialmente ofereceram um pouco de resistência, mas logo se adaptaram e já estão gostando muito.
As oficinas de letramento, ministradas pela professora de Português, oferecem atividades variadas para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.
A professora de Matemática criou várias baterias de exercícios e os alunos, como em um jogo, vão mudando de “fases” até que o desafio acabe e sejam liberados para as oficinas de Geografia, História e Ciências.
Os professores de Geografia, História e Ciências trabalham juntos. A oficina, batizada de “Histo é Geo-Ciências”, procura trazer temas relevantes para serem debatidos entre os alunos além de inúmeras outras atividades, que inclusive auxiliam o trabalho de aprimoramento da leitura e da escrita.
Todas as atividades atendem a uma ordem de prioridades. Ficou estabelecido que em primeiro lugar está a oficina de letramento, seguida pela de cálculos e por último, história, geografia e ciências. 
"

SEMANA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
SEMANA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE: "
NOS DIAS 28 E 29 DE JULHO FOI REALIZADO NO CMS FLÁVIO DO COUTO VIEIRA PALESTRAS SOBRE HEPATITE.

REALIZADA PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, EQUIPES 02 E 03 DA ENFERMEIRA LIANE MEDEIROS E A ENFERMEIRA CAMILA COELHO.

ENFERMEIRA CAMILA E SUA EQUIPE
FOI UM DIA DE  ATENDIMENTO À POPULAÇÃO LOCAL, COM PEDIDOS DE EXAMES DE HEPATITE E MUITA INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.

"

AÇÃO DE SAÚDE DA MULHER

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
AÇÃO DE SAÚDE DA MULHER: "
HOJE NO CMS FLÁVIO DO COUTO VEIRA, FOI REALIZADO PELA ENFERMEIRA CAMILA COELHO, DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA UMA AÇÃO DE SAÚDE DA MULHER.
ELA FALOU SOBRE A SAÚDE ÍNTIMA DA MULHER, SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AO FINAL DA PALESTRA ENTREGOU RESULTADOS DE PREVENTIVOS DE PACIENTES ATENDIDAS POR SUA EQUIPE.
FORAM TAMBÉM DISPONIBILIZADOS POR ELA EXAMES DE HEPATITE, AIDS E OUTROS PARA AJUDAR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE VÁRIAS DOENÇAS, E FOI EXPLICADO SOBRE COMO COLOCAR A CAMISINHA MASCULINA E FEMININA.
FOI UMA MANHÃ AGRADÁVEL E MUITO EDUCATIVA.
PARABÉNS À ESTA PROFISSIONAL EXEMPLAR!!!

"