sábado, 6 de agosto de 2011

Mais uma inovação! - ROSE KLABIN

http://rknoticia.blogspot.com/
Mais uma inovação!: "

Ontem, dia 4 de agosto, a empresa que nos fornece água estava fazendo reparos em sua rede. Todos nós saímos às 15h30min no 2° turno. Para todos os professores nos darem aula, os tempos de 50 minutos foram reduzidos para 30 minutos, tendo todos eles dado os seus conteúdos.

Parabéns a direção da escola!

E.M. ROSE KLABIN - UMA ESCOLA DE TODOS!
"

PROJETO RECICLANDO E CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, SALVANDO O PLANETA

http://zilkacreche.blogspot.com/

PROJETO RECICLANDO E CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, SALVANDO O PLANETA: "
Visando preservar os direito das novas gerações a um planeta saudável, apresentamos para os nossos responsáveis o lançamento do Projeto Reciclando e conservando o meio ambiente, salvando o Planeta, que envolverá pais, crianças e funcionários no clima da Sustentabilidade a fim de despertar e promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade local. Usando material reciclável oferecido pela comunidade, usaremos de criatividade para transformá-los em objetos utilizáveis tanto pelas crianças em suas atividades lúdicas quanto pelos adultos. Com isso, todos saem ganhando e contribuindo para a preservação do meio ambiente, transformando o que seria lixo em material reutilizável.
 

PROJETO: RECICLANDO E CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, 
SALVANDO O PLANETA

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista nossa preocupação com o planeta e que essa década passa por uma transição na direção da sustentabilidade, o nosso compromisso em contribuir com as transformações e preservar os direitos das futuras gerações a um planeta saudável, passamos a reciclar tudo que for reciclável. O essencial para nós é certamente o direito das nossas crianças ao desfrute de um meio ambiente capaz de oferecer boas condições de vida permanentes.  Foi pensando nisso que passamos a trabalhar com os mais variados tipos de materiais recicláveis, pois encontramos neles uma forma de economizar, criar e garantir a preservação do meio ambiente, tornando o que seria “lixo” em material reciclável fazendo uso deles em nossas atividades pedagógicas.
               
OBJETIVOS:
Promover a exploração dos ambientes externos (explorar todos os espaços da creche e o externo);
 Uso de recursos planetários (água, terra, ar);
Promover o equilíbrio entre o meio ambiente e as relações humanas;
Envolver a comunidade nos princípios básicos da sustentabilidade cuidando para que o envolvimento seja total e que ela ganhe algo com isso, todos ganham e cuidam para que o projeto atinja o sucesso esperado.
Trabalhar a biodiversidade local a fim de manter, ou melhorar, a qualidade de vida da comunidade;

DESENVOLVIMENTO:
Dando início ao projeto iniciamos uma conversa com os responsáveis sobre preservação do meio ambiente para uma vida saudável e sustentável. Falamos sobre as idéias de projetos empresariais de sustentabilidade que começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo, provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Convidamos então para contribuírem começando em preservar a comunidade em que vivem, fazendo bom uso dos recursos naturais, aproveitando caixas de papelão, caixas de ovos, garrafas petis entre outros e trazendo para nós a fim de aproveitarmos em nossas atividades pedagógicas, fazendo desse jeito a reciclagem. Foram apresentados quatro contêineres para o armazenamento do material que serão trazidos por eles.
Nas turmas, as educadoras, sob orientação da direção, usarão os materiais recicláveis junto com as crianças nas atividades pedagógicas, usando da criatividade na confecção dos trabalhos realizados.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
-Encontros com os responsáveis para participarem, sugerirem, modificarem o que for necessário;
-Confecção de bolsinhas feitas com caixas de leite e caixinhas de papelão;
-Confecção de enfeites com garrafas petis;
-Trabalhos pedagógicos com material reciclável
RECURSOS: caixas de leite, pilhas usadas, tampas de garrafas, garrafas petis, caixas de ovos, papelão, canudinhos, pau de churrasco, palito de picolé, retalhos, barbantes, sobra de fios de lã,  etc.


AVALIAÇÃO:
Culminância no fim de cada bimestre com o material reciclado usado no tema trabalhado;
Exposição das fotos no Blog para comentários de todos que o visitarem;

Relatórios de avaliação

DURAÇÃO: Durante todo a ano.

 
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.


"