terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana Amy Winehouse!

http://rknoticia.blogspot.com/
Semana Amy Winehouse!: "

"

Agenda dos próximos educoencontros

http://educopedia2010.blogspot.com/
Agenda dos próximos educoencontros: "
Educopedistas,

Os educoencontros de agosto e setembro terão uma dinâmica especial, pois realizaremos as capacitações da #nova metodologia da Educopédia.

A presença de todos é extremamente importante!

Agendem os dias:
  • 20 de agosto - 08h30min às 16h
  • 17 de setembro - 08h30min às 16h

Local: NAVE -Rua: Uruguai, 204, Tijuca.

Atenciosamente, Equipe Educopédia
"

PSE - NSEC 06 - PROJETO FALAÇÃO - EM DIA DE CINEMA




Falando de Amor - Violência - Namoro - Diversidade

PSE - NSEC 06 - REUNIÃO IABAS - EQUIPE MÓVEL

Aconteceu no dia 19 de Julho reunião com toda equipe e suas escolas.
Conversamos sobre o território, o andamento do trabalho, planejamento do 2º semestre.

TRANSFORMANDO VIDAS, UM SORRISO DE CADA VEZ

http://elosdasaude.wordpress.com/
TRANSFORMANDO VIDAS, UM SORRISO DE CADA VEZ: "


Em 2009 tive a chance de participar do programa da Operação Sorriso, no Rio de Janeiro, e me apaixonei pela particularidade e pela força desta causa. A Medicina me pareceu, então, uma ótima oportunidade para, um dia, poder fazer a mágica de trazer o sorriso de volta às crianças com fissura-palatino.


Agora, no âmbito da Escola de Medicina Souza Marques, estamos iniciando um grupo estudantil que integra uma iniciativa internacional chamada Associação Universitária da Operação Sorriso (OSCA, na sigla em inglês). Nós estamos formando a primeira OSCA do Rio de Janeiro e nossa meta é multiplicar mais e mais grupos, para conquistar cada vez mais sorrisos. O principal objetivo é plantar desde cedo, junto aos estudantes de medicina, a semente do voluntariado, da ajuda ao próximo; fomentar a responsabilidade social e dar um basta ao preconceito e à discriminação.


A estudante de medicina Victoria Mey e as crianças atendidas pela Operação Sorriso


Por enquanto, contamos com a participação de 15 alunos da Escola de Medicina Souza Marques. Começamos nosso trabalho com a divulgação dos Programa Cirúrgico que acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro. Espalhamos cartazes da Operação Sorriso em lugares considerados vulneráveis e de grande circulação, fazendo desde contatos com grandes empresas até simples pedidos para colar um cartaz em uma igreja, farmácia ou loja. Tínhamos a tarefa de explicar o que é uma fissura lábio-palatino, para que essas crianças pudessem ser identificadas e direcionadas à triagem da Operação Sorriso.


O segundo passo foi auxiliar a ONG na arrecadação de doações necessárias para as crianças e suas famílias alojadas na Marinha, como alimentos especiais para o período pós-operatório. O retorno foi extremamente positivo, especialmente pelo grande apoio dos outros alunos da faculdade.


Aguardamos ansiosamente o início do Programa Cirúrgico no Rio de Janeiro. A iniciativa será realizada a partir de 08 de agosto, com a triagem de pacientes no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro (CTAC), e as cirurgias serão realizadas posteriormente, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Esta experiência nos ensina que existem mudanças desejadas que podem ser alcançadas. Com a criação oficial da OSCA Souza Marques, a primeira do Rio de Janeiro, queremos trabalhar ao longo do ano com questões que envolvam não só as crianças com lábio leporino, mas promover também outras ações sociais que levem educação em saúde e conscientização para a população, na busca por uma vida melhor.


Agimos inspirados pelo lema da Operação Sorriso Brasil: Transformando vidas, um sorriso de cada vez”.


Victoria Mey, estudante de medicina e voluntária da Operação Sorriso.


Assista ao vídeo da campanha da Operação Sorriso no Rio de Janeiro:


"

Prefeito e secretária de Educação inauguram escola na Zona Norte

Nova unidade, no entorno do Complexo do Alemão, tem capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano

02/08/2011

O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram, na manhã desta terça-feira (dia 2), a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, em Inhaúma, Zona Norte da cidade. Com capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano, a nova unidade, que fará parte do programa Escolas do Amanhã, está situada no entorno do Complexo do Alemão, conjunto de comunidades pacificadas pelas forças de segurança e com uma série de intervenções da Prefeitura do Rio. Inicialmente, a unidade receberá os 280 alunos, do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Henrique Foréis, também em Inhaúma, que após ser totalmente reformada passará a funcionar como Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI).

Durante a cerimônia de inauguração, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre alegria de estar inaugurando mais uma escola da Rede Municipal de Ensino.

- Estamos celebrando três ações muito positivas hoje, a primeira delas é a inauguração desta escola, que vai receber, também, os alunos da Escola Municipal Henrique Foréis, que era uma Escola do Amanhã. A nova unidade, além de ampliar a oferta de vagas, vai continuar oferecendo o mesmo tipo de atendimento, pois fará parte do programa Escolas do Amanhã. A segunda é a construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil no local onde ficava a antiga unidade escolar. E em terceiro lugar, estamos celebrando um ensino de qualidade para estes alunos, pois os resultados educacionais da escola que precedeu esta já eram bons e aqui, com este novo prédio, serão ainda melhores – afirmou a secretária.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas áreas já pacificadas da cidade. A nova escola, além de abrigar os 280 alunos da antiga unidade, terá mais 200 vagas para o Ensino Fundamental, inclusive passado a atender também o 6º Ano. As outras 100 vagas estão destinadas à Pré-Escola. Na região do Complexo do Alemão, a previsão é que sejam implantados até o fim deste ano mais quatro EDIs, que atendem creche e Pré-Escola. Além disso, estão previstas, também, a reconstrução de uma unidade escolar e a reforma de outras duas. Atualmente, a região conta com sete creches, um EDI e 17 Escolas Municipais, com um total de 12.700 crianças e adolescentes atendidos.

O prefeito Eduardo Paes discursou, durante a inauguração, sobre a revolução que está sendo feita na educação da cidade do Rio desde o início de sua gestão.

- Estamos fazendo uma revolução na educação da cidade do Rio de Janeiro. Desde que assumimos a prefeitura, no início de 2009, acabamos com a aprovação automática, já convocamos cerca de 5 mil professores e estamos próximos de dobrar o número de vagas em creches. Essa revolução representa a construção de um novo futuro, é a aposta de que essa cidade vai melhorar – declarou o prefeito.

A nova Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti conta com seis salas para Ensino Fundamental, duas para Educação Infantil, sala de saúde, auditório, biblioteca, sala de informática, sanitário infantil, sanitário para criança com deficiência, rampa e pátio coberto e descoberto.

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores terminam no próximo domingo

http://www.oglobo.com.br/
Inscrições para o programa Jovens Embaixadores terminam no próximo domingo: "

RIO - O prazo de inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2012 termina no próximo domingo (7)
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Educoalfabetizando e letrando!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Educoalfabetizando e letrando!: "Novo projeto do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes utiliza a Educopédia para reforço na alfabetização dos alunos de ano inicial. As aulas são ministradas pelos alunos monitores de tecnologia, vejam:





"

Participe! Sua colaboração é fundamental!

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Participe! Sua colaboração é fundamental!: "
Queridos amigos e seguidores
Está acontecendo uma votação para eleger o melhor blog de escola: Troféu Rioeduca!
Contamos com seu voto! Continue valorizando o trabalho de sua escola!
Acesse o seguinte link:
Desde já agradecemos

"

FÓRUM DE SAÚDE MENTAL NA AP 3.3

http://otics-iraja.blogspot.com/
FÓRUM DE SAÚDE MENTAL NA AP 3.3: "
Fórum de Saúde Mental
Data: 11/08/2011 (quinta-feira)
Horário: De 9:00 às 12:00h
Local: Auditório do Mercadão de Madureira
Abordaremos o tema sobre o atendimento de crianças e adolescentes na AP 3.3. Contaremos com a presença dos assessores de crianças e adolescentes e de NASF/Ambulatórios da Coordenação de Saúde Mental.



"

Escolas do Bairro Educador marcam presença nos 5º Jogos Mundiais Militares

http://bairroeducador.blogspot.com/

Escolas do Bairro Educador marcam presença nos 5º Jogos Mundiais Militares: "
O Bairro Educador Pavuna proporcionou aos estudantes da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, juntamente com seus responsáveis, a oportunidade de participarem como expectadores de algumas modalidades dos 5º Jogos Mundiais Militares.




As modalidades assistidas foram: vôlei feminino e masculino no Estádio do Maracanãzinho, futebol no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Atletismo. No domingo, dia 24/07 houve o encerramento no Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro.




Essa participação foi possível por  meio da parceria estabelecida entre o Projeto Bairro Educador e a Torcida da Paz, que contou com o apoio e disponibilidade da mãe voluntária, Marília Cecília, da Escola Municipal Zilda Nunes, que articulou a participação de 300 pessoas para o evento, dentro da comunidade Chico Mendes, na Pavuna.




Um dos alunos da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, Deni, participou de uma atividade de pênalti interativo com a torcida no dia do jogo de futebol, no estádio do CIAGA.




Tanto as crianças quanto os adultos que foram aos Jogos tiveram a oportunidade de fotografar e pedir autógrafos aos atletas, fazendo com que todos saíssem dos estádios extasiados!!!




"

Olha que idéia bacana - Seu filhote é bom de colherinha?

http://www.copyepaste.com/

Seu filhote é bom de colherinha?: "
Chega a hora do almoço e começa o drama: a criança não tem fome, separa a cenoura no cantinho do prato, não come a salada e faz beicinho. Mamãe, se armar o circo na hora do almoço já não anda surtindo efeito, melhor recolher os aviõezinhos e mudar a estratégia.
Descobrir novas formas de apresentar os alimentos pode ser um bom truque. Veja algumas ideias de como decorar um prato para fazer a criança se interessar pela comida.
"

Jornal "Tô Ligado"

http://construtoresdecidadania.blogspot.com/
Jornal "Tô Ligado": "Fonte: Professor Nilton Barbosa Filho

O Jornal Eletrônico 'Tô Ligado' organizado pelo Professor Edson R. Mendes, é outro trabalho de inclusão às novas TIC's desenvolvido e produzido por alunos do PET Telêmaco Gonçalves Maia.

Recorte e cole o link abaixo em seu navegador para ter acesso ao jornal on-line:
http://www.toligadopettelemaco.blogspot.com/

Abaixo uma edição do mesmo jornal impresso.






"

AMAMENTAÇÃO

http://www.oglobo.com.br/servicos/pop_infografico.asp?p=/saude/vivermelhor/info/amamentacao/amamentacao.swf&l=620&a=500

Mamando e ouvindo histórias para pegar no sono

http://www.samshiraishi.com/
Mamando e ouvindo histórias para pegar no sono: "


Mais aleitamento, sim senhor!


Nesta Semana Mundial da Amamentação (SMAM) fanpage de Johnson’s Baby no Facebook (de onde tirei a foto linda que ilustra o post) tem falado muito de aleitamento materno, relembrando pontos geralmente esquecidos, como a higiene antes e depois de mamar e chamando as famílias para conversar sobre o assunto.


Na semana passada o assunto era Amamentar antes de dormir. Meus meninos adoravam este momento de mamar antes de dormir e com o mais novo criamos uma tradição: o livro da noite. Virou um momento em comum, mamando e ouvindo histórias para pegar no sono.


E lembro que eu cuidava até da higiene das gengivinhas, limpando-as com uma fraldinha de pano e soro fisiológico para acostuma-los à higiene noturna. Funcionou, eles estão ótimos até hoje na dentição, #aos11 já trocou todos os dentes de leite e nunca teve uma única cárie.



Você também tem histórias?


Passe lá e compartilhe as dicas também.


P.S. E para quem não entendeu bem o que é esta semana, vale ouvir no vídeo abaixo o editor do site Aleitamento.com, pediatra Marcus Renato Carvalho, sobre a Semana Mundial do Aleitamento em 2011 e as campanhas dos anos anteriores.




Share on Facebook







"