sexta-feira, 29 de julho de 2011

Comunique-se!

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/
Comunique-se!: "

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da WABA tendo sido iniciada em 1992 com o objetivo principal de mobilizar a sociedade num mesmo período para em torno de um tema estabelecido promover ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro.

Em 2011, o tema da SMAM é “COMUNIQUE-SE! AMAMENTAÇÃO – uma experiência 3D.”

Mas por que 3D? Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em 2 dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a TERCEIRA dimensão: a comunicação!

A comunicação é parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação. Atualmente, a internet nos traz a possibilidade de encontrar facilmente informação sobre qualquer coisa. Usamos as redes sociais para encontrar rapidamente amigos e familiares que moram longe. Em relação à amamentação, existe muita informação disponível através destes canais. Não há dúvida de que a amamentação fornece uma bagagem de saúde nutricional e preventiva para bebês e crianças, e é uma das práticas mais sustentáveis da terra. A amamentação também é importante para as mulheres – ajudando-as a perder peso após o parto, protegendo-as contra o câncer de mama e outras doenças, e adiando o retorno da menstruação e ovulação. No entanto, em muitos lugares do mundo ainda travamos uma batalha contra os baixos índices de amamentação exclusiva e continuada. Por que existe uma lacuna entre o que sabemos e o que está efetivamente acontecendo, e o que podemos fazer a respeito? Assim como os componentes do leite materno, que formam um complexo vital de nutrientes e células vivas, a interação renovada e animada entre as pessoas é vital para cultivar e apoiar as mães que amamentam! Estas interações fazem com que a mãe saiba que não está sozinha!

O tema da SMAM 2011 nos lembra que amamentar é uma experiência 3D – uma oportunidade de ter um maior alcance, um investimento em um futuro saudável e, finalmente, uma lente ímpar através da qual vemos o mundo.

Confira quais foram os temas ao longo desses anos:
2011 – Comunique-se! AMAMENTAÇÃO – uma experiência 3D.
2010 – Aleitamento Materno – apenas 10 passos!
2009- Aleitamento Materno: Resposta Vital nas emergências. Estamos Preparados?
2008 – Amamentação: Apoio às mães vale ouro
2007 – Amamentação na primeira hora: proteção sem demora!
2006 – Amamentação: Garantir este direito é responsabilidade de todos.
2005 – “Peito e comida caseira: saúde pra vida inteira!”.
2004 – Amamentação exclusiva: segura, saudável e sustentável.
2003- Amamentação: Trazendo Paz num Mundo Globalizado
2002 – Amamentação: Mães Saudáveis, Bebês Saudáveis.
2001 – Amamentação na Era da Informação.
2000 – Amamentar é um Direito Humano
1999 – Amamentar é educar para a Vida
1998 – Amamentação :O melhor Investimento
1997- Amamentar é um Ato Ecológico
1996- Amamentação responsabilidade de todos
1995- Amamentação Fortalece a Mulher
1994- Amamentação Fazendo o Código Funcionar
1993- Amamentação:Direito da Mulher no Trabalho
1992- Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Website: http://www.worldbreastfeedingweek.org/

"

Divulgação da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta, em todas as AP!

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/
Divulgação da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta, em todas as AP!: "
Praticamente todas as Áreas de Planejamento (AP) da cidade já tiveram reunião de divulgação da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta!!!

Tem sido impressionante a adesão e o entusiasmo à ideia de realizarmos esse evento que chama a atenção da sociedade carioca para as ações que potencializam o desenvolvimento integral da Primeira Infância.

Além do Evento de Mobilização Popular, que encerra as atividades da I Semana, no dia 28/08/2011, a programação científica está muito atrativa!

No dia 23, realizaremos o Seminário Científico (Teatro Noel Rosa - UERJ), quando serão discutidos temas fundamentais para esse desenvolvimento: alimentação saudável, especialmente amamentação; vínculo; paternidade; proteção legal, em suma a potencialização do ambiente favorável à vida.

Além disso, contaremos com a Mostra de Trabalhos Científicos e Experiências Bem Sucedidas que vem sendo produzida na Rede Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e com a Mostra de Fotografias sobre valorização da Primeira Infância.

As fichas de inscrição e a orientação para inscrição de trabalhos e fotografias será publicada ainda essa semana! Fiquem atentos! O prazo de inscrição será entre 01 e 31 de julho de 2011.
"

As Vantagens do Aleitamento Materno

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/
As Vantagens do Aleitamento Materno: "

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno.

1. Evita mortes infantis: Fatores existentes no leite materno protegem contra infecções. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos. A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico.

2. Evita diarréia: Há fortes evidências de que o leite materno protege contra a diarréia, principalmente em crianças mais pobres. É importante destacar que essa proteção pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer à criança amamentada água ou chás, prática considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco de diarréia nos primeiros seis meses.

3. Evita infecção respiratória: A proteção do leite materno contra infecções respiratórias foi demonstrada em vários estudos. Além disso, a amamentação diminui a gravidade dos episódios. O aleitamento materno também previne otites.

4. Diminui o risco de alergias: A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

5. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes: Há evidências sugerindo que o aleitamento materno apresenta benefícios em longo prazo. Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta.

6. Reduz a chance de obesidade: A maioria dos estudos que avaliaram a relação entre obesidade em crianças maiores de 3 anos e tipo de alimentação no início da vida constatou menor freqüência de sobrepeso/obesidade em crianças que haviam sido amamentadas.

7. Melhor nutrição: O leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento ótimos da criança pequena, além de ser mais bem digerido, quando comparado com leites de outras espécies. é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses.

8. Efeito positivo na inteligência: Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

9. Melhor desenvolvimento da cavidade bucal: O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral. O uso de chupetas e mamadeiras prejudica a respiração nasal.

10. Proteção contra câncer de mama: Já está bem estabelecida a associação entre aleitamento materno e redução na prevalência de câncer de mama. Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.

11. Evita nova gravidez: A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.

12. Menores custos financeiros: Não amamentar pode significar sacrifícios para uma família com pouca renda. Ao gasto com a compra do leite, devem-se acrescentar custos com mamadeiras, bicos e gás de cozinha, além de eventuais gastos decorrentes de doenças, que são mais comuns em crianças não amamentadas.

13. Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho: Amamentação é uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e o bebê e uma oportunidade de a criança aprender muito cedo a se comunicar com afeto e confiança.

14. Melhor qualidade de vida: Crianças amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, o que pode implicar menos faltas ao trabalho dos pais, bem como menos gastos e situações estressantes. Além disso, quando a amamentação é bem sucedida, mães e crianças podem estar mais felizes, com repercussão nas relações familiares e, conseqüentemente, na qualidade de vida dessas famílias.

Fonte: Ministério da Saúde.

"

A Madrinha da Semana Mundial de Aleitamento 2011

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/
A Madrinha da Semana Mundial de Aleitamento 2011: "

Juliana Paes e seu filho Pedro serão protagonistas da campanha de amamentação do Ministério da Saúde deste ano. Ela foi escolhida para ser a madrinha da 20ª Semana Mundial de Aleitamento.

Em entrevista para a revista QUEM, Juliana revela: “São os meus melhores momentos com Pedro. Quando ele acaba de mamar, suspira olhando para mim e sorri, eu me sinto a mulher mais poderosa do mundo”.

No dia 1º de Agosto, ocorrerá a Cerimônia de Abertura da Semana Mundial da Amamentação, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.


Fotos: Renata Xavier
"

O Papel do Profissional de Saúde

http://semanadobebecarioca.blogspot.com/

O Papel do Profissional de Saúde: "
Os profissionais de saúde aprendem a identificar e resolver problemas. Contudo, para que essa ajuda seja efetiva não basta dar informação. Também é necessário auxiliar a identificação da origem dos problemas, sugerindo possíveis caminhos. Para isto, é importante não só o que se diz, mas a forma como se diz.

Aconselhamento da Amamentação no Pré-natal:
O formulário de História da Amamentação pode auxiliar a abordagem na consulta individual e na visita domiciliar:
1. Saúde materna.
2. Alergias maternas e familiares.
3. Mamas e mamilos, cirurgias e doenças.
4. Historia prévia de amamentação.
5. Gravidez atual (conhecimentos e preocupações da mãe, planos para utilização de leites artificiais).

Temas a serem abordados na consulta individual/visita domiciliar ou grupos:
· Discussão sobre preocupações, duvidas e expectativas sobre o aleitamento materno e a maternidade;
· Valorização do alojamento conjunto;
· Importância da amamentação na sala de parto e nas primeiras horas apos o parto para o estabelecimento de um aleitamento materno com sucesso;
· Abordagem das técnicas de posição da mãe e do bebe, pega da aréola, massagem e expressão manual das mamas; amamentação sob livre demanda e alternância das mamas.

Cuidados com as mamas e os mamilos:
· E recomendado banho de sol, sem soutien, sempre que possível, por aproximadamente 10 minutos diários ate as 9 h ou apos as 16h. Como alternativa pode-se utilizar banho de luz com lâmpada de 40w, a 50 cm de distancia da mama.
· Não são recomendadas massagens com cremes, fricções ou expressão de colostro.
· Deve ser aconselhada a lavagem das mamas com água sem sabão (para não remover os óleos naturais da sua pele) durante a higiene diária.
· E favorável a utilização de um soltem confortável, não apertado, de preferência de tecido de algodão.
· Não se recomenda manobras para mamilos rasos ou invertidos durante essa fase. Este tipo de prática e ineficaz ou até associada a um impacto negativo na amamentação.
· Implantes de silicone ou redução mamária quase sempre não impedem ou interferem na amamentação.

Manejo da Amamentação:
O acompanhamento da amamentação precisa ser realizado em momentos-chave, como: a Visita Domiciliar na Primeira Semana de Vida e o Acolhimento Mãe-bebê na unidade de saúde. Essas ações devem acontecer justamente quando há grandes probabilidades da mãe estar ansiosa, com dúvidas e dificuldades para amamentar. Atenção à apojadura, quando as mamas costumam ficar cheias, doloridas e com maior risco de fissuras mamilares. Esses encontros favorecem o vínculo da família com a unidade de saúde. Lembrar que deve ficar muito claro a disponibilidade de busca da unidade em qualquer situação de dúvidas e/ou dificuldades no cuidado do bebê ou da própria mãe.


Fonte: 'Saúde da Criança na Atenção Primária', Equipe da Gerência de Programas de Saúde da Criança da SMSDC-RJ
"

Grupo de Trabalho a todo vapor!!!

Grupo de Trabalho a todo vapor!!!: "
Na última quarta-feira o Grupo de Trabalho da I Semana do Bebê Carioca se reuniu mais uma vez. Todos os integrantes estão empolgadíssimos com o andamento das atividades para organização da Semana.


A exposição da Mostra “AMAMENTAÇÃO VIVA” já tem como local confirmado a estação de metrô da Carioca. No dia 22/08, será realizada a ação de divulgação da campanha “ 1ª Semana do Bebê Carioca. Rio: A Cidade que Amamenta” com distribuição de folders informativos e início da mostra. A exposição permanecerá durante toda a semana.

Para o evento Científico, no dia 23, está programado para a abertura um show musical com o Coral do Alemão, com cerca de 30 crianças da comunidade. Para finalizar o evento, o grupo Saudarte, da UFF, apresentará um divertidíssimo show de paródias.

A programação para o Fórum Científico da Rede Rio de Banco de Leite Humano já está finalizada:
Mesa: Aleitamento Materno: Visão de Futuro
09:00 - abertura
09:30/10:00 – Dra. Nicole O. Mota Gianini - 'Prematuridade e Aleitamento Materno'
10:30/11:00 - Dra. Maria Elizabeth Lopes Moreira - 'O Futuro Começa Aqui'
11:00/11:30 - Dr. João Aprígio Guerra de Almeida - 'O Desenvolvimento Tecnológico à Serviço dos Bancos de Leite Humano'
11:30/12:00 - Dra. Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes - 'Investimentos Realizados no Crescimento da Rede Municipal de Bancos de Leite Humano'.





Luciana Phebo, do UNICEF, ofereceu a possibilidade de apoio de empresas para montagem de um palco para show durante o evento de Mobilização Popular, distribuição de kits educativos e ecobags para as mães. Ainda para o dia 28, já estamos pensando em várias idéias para o Espaço Brincar, com conforto e segurança para as mães e suas crianças.


Estamos articulando as parcerias com as instituições de ensino (UERJ,UFF, Bennett, ENSP, UniRio), que poderão montar stands, apresentar trabalhos no evento de mobilização popular (28 de agosto), sendo esclarecido que a Prefeitura não arcará com as despesas referentes a participação dessa instituições. O documento formalizando as inscrições já está sendo divulgado.
"

Biblioteca volante da Prefeitura retorna às zonas Norte e Oeste



29/07/2011

Na próxima semana, entre os dias 1º e 5 de agosto, a Biblioteca Volante João Antônio, da Prefeitura do Rio, voltará a bairros das zonas Norte e Oeste, para empréstimo gratuito de um ou dois livros a cada solicitante, mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência no Município do Rio de Janeiro.

Com atendimento das 10h às 14h, na segunda-feira, 1º de agosto, a biblioteca estará na Cidade Alta (Praça Dom Justino); terça-feira, dia 2, em Coelho Neto (Praça Virgínia Cidade); quarta-feira, 3, no Jardim América (Rua sebastian Bach); quinta-feira, dia 4, em Madureira (Praça do Patriarca); e sexta-feira, 5, em Realengo (Avenida Santa Cruz, 1.025).

A devolução do (s) livro (s) deve ser no prazo de 14 dias, no mesmo local, quando a biblioteca volante retornar ao bairro; pelo Correio; ou diretamente na sede da biblioteca, na Avenida Monsenhor Félix, 512, em Irajá, que mantém o telefone 2482-3086 para mais informações.

Operação Volta às Aulas: GM-Rio monta esquema especial de trânsito e reforço na Ronda Escolar



29/07/2011

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 6h desta segunda-feira, dia 1º, a Operação Volta às Aulas. Além dos 300 guardas que diariamente monitoram os principais corredores viários da cidade, a GM-Rio colocará um reforço de 84 guardas, sendo 40 no trânsito e mais 44 GMs da Ronda Escolar. Os guardas estarão distribuídos em acessos a escolas públicas e particulares próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina das unidades.

Para este segundo semestre, o Grupamento de Ronda Escolar recebeu também mais 118 guardas, o que equivale a um aumento de mais de 57 % do efetivo da ronda escolar. Com este aumento, os guardas poderão aperfeiçoar o trabalho de patrulhamento de rotina nas escolas da rede municipal de ensino, o atendimento de ocorrências, e ainda ampliar os projetos socioeducativos desenvolvidos pela GM-Rio, como aulas de judô e jiu-jitsu, o projeto de palestras e o lúdico.


TRÂNSITO - Na Volta às Aulas, a Coordenadoria de Trânsito da GM-Rio vem priorizando o patrulhamento durante o horário de saída e entrada dos alunos do turno da manhã e da tarde. Os principais corredores são: Rua São Clemente (via de acesso aos Colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico) e Rua Voluntários da Pátria (acesso ao Colégio Santa Rosa de Lima), em Botafogo; Rua das Laranjeiras (acesso ao Colégio Liessen), em Laranjeiras; Rua Marques de São Vicente (acesso aos Colégios Teresiano, Parque e Americano), na Gávea; Rua José Linhares (acesso ao Colégio Santo Agostinho), no Leblon; Rua Conde de Bonfim (acesso ao Colégio Batista), na Tijuca; Estrada da Barra (acesso aos Colégios Santa Mônica e Ph) e no Condomínio Novo Leblon (acesso às unidades Santo Agostinho e Albert Einstein), na Barra da Tijuca.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - O comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro, esclarece que a multa é o último recurso. “Os agentes de trânsito só multam condutores que desobedecem a sinalização ou não atendem aos guardas. Cada um deve fazer a sua parte”, ressalta o comandante.

Abaixo algumas dicas para motoristas e outros responsáveis que vão deixar ou buscar alunos nas escolas:
1- Seguir a fila indiana;
2- Não fazer fila dupla;
3- Não parar em local indevido;
4- Não ocupar calçadas, dificultando a passagem de pedestres;
5- Fazer paradas rápidas;
6- Em caso de carros com apenas duas portas, deixar o banco do carona já abaixado para facilitar a entrada no veículo;
7- Combinar previamente um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais;
8- Conferir se o transporte escolar é legalizado.

9 motivos para seu filho aprender a dançar

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
9 motivos para seu filho aprender a dançar: "Quais os principais benefícios da dança para o desenvolvimento das crianças e adolescentes"

Abertas inscrições para bolsas a professores brasileiros nos EUA

http://ultimosegundo.ig.com.br/
Abertas inscrições para bolsas a professores brasileiros nos EUA: "

iG São Paulo

Programa pagará estadia e despesas de 30 docentes brasileiros de língua portuguesa por nove meses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona 30 bolsistas para professor assistente de língua portuguesa nos Estados Unidos por nove meses entre 2012 e 2013. As vagas são para brasileiros licenciados ou bacharéis em Língua Portuguesa ou Língua Inglesa.


A bolsa inclui os benefícios de moradia, alimentação, transporte loca, seguro saúde e passagem

aérea de ida e volta. Os valores dos benefícios aferidos se darão de acordo com a localidade em que o profissional for selecionado para trabalhar.


De acordo com o edital nº 30/2011, o candidato não deve ter nacionalidade estadunidense, precisa ter proficiência em inglês e residir no Brasil durante o processo seletivo. Também é vedada a participação a pessoas que recebam bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.


Os interessados deverão preencher, até 30 de setembro, o formulário de inscrição disponível na página da Comissão Fulbright e enviar documentação complementar descrita no edital. Mais informações pelos telefones (61) 3248.8603 (Comissão Fulbright) e (61) 2022-6668 (Capes) ou pelos endereços eletrônicos rejania@fulbright.org.br e marcelo.fonseca@capes.gov.br.

"

10 motivos para aprender Robótica

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
10 motivos para aprender Robótica: "Quais habilidades e competências seu filho desenvolve ao

fazer um curso de robótica"

USP sobe 8 posições em ranking de universidades e lidera entre latinas

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/
USP sobe 8 posições em ranking de universidades e lidera entre latinas: "Rio - A Universidade de São Paulo (USP) é a 43ª universidade melhor ..."

Vem, vem, vem ver o circo de verdade

http://dobrasdaleitura.blogspot.com/
Vem, vem, vem ver o circo de verdade: "peter o,sagae

O circo é um lugar dentro do coração, afirma Alexandre Brito ao encerrar o livro Circo mágico: poemas circenses para gente pequena, média e grande, com ilustrações de Eduardo Vieira da Cunha (Projeto, 2007). E é preciso realmente concordar. Debaixo do teto de lona, a imaginação encarna formas e cores, voa sob o olhar atento do respeitável público. Dentro do circo, há o incerto instante da corda bamba e do globo da morte, a destreza da moça que engole fogo, a balbúrdia dos filhos do palhaço, o silêncio do leão frente ao domador, a confiança da mulher do atirador de facas... Perigo e poesia que fazem a vida rir, respirar mais fundo, “cego aplaudir, mudo gritar”. Do bilheteiro à família de trapezistas, cada personagem vem aqui se apresentar com humor, força elegante e sincera humanidade. Vai, vai, vai começar a brincadeira ;-)

"

Leitura complementar

http://educopedia2010.blogspot.com/
Leitura complementar: "Educopedistas, Rioeducadores e Professores,


Se vocês tiverem textos, artigos e reportagens interessantes para leitura complementar, colaborem!

Enviem para educopedia@rioeduca.net com título: leitura complementar.

"

8 ª SEMANA DE POESIA

http://tramasdaleitura.blogspot.com/
8 ª SEMANA DE POESIA: "
CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO
A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe nossa programação no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital, no Canal 123 da Embratel, na
NET (consulte sua operadora local) ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965
ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR: tvescola.mec.gov.br

"